A ação bloqueada no Instagram não é nenhuma novidade. Quando essa mensagem aparece para o usuário, significa que algo fere a política anti-spam do aplicativo. O mesmo, inclusive, já investe há tempos no monitoramento dos perfis.
Isso resultou na verificação quase que em tempo real de práticas suspeitas. Publicar conteúdo de forma repetida é uma delas, por exemplo, que faz a plataforma tomar essa atitude. Saiba mais sobre isso que, aliás, não é um bug no Instagram.
O que é ação bloqueada no Instagram?
Isso acontece quando o usuário faz uso de alguma das práticas não recomendadas da plataforma. Assim, fica sujeito a algumas punições, a saber:
- Perder o alcance dos posts, como a diminuição de likes;
- A interdição de interação por meio de posts ou de qualquer outro recurso do app;
- Suspensão da conta do Instagram.
Não há explicação em detalhes das razões. A mensagem que aparece no aplicativo, de modo geral, é que determinado conteúdo é limitado para proteger a comunidade.
Ao ganhar popularidade, o Instagram passou a conviver com práticas que violam os termos de uso. Como as contas que ganham números expressivos de seguidores, bem como, aquelas com grande aumento de visibilidade sem um número similar de interação.
Com isso e a fim de evitar que os usuários pratiquem ações em benefício próprio, o app colocou em prática a ação bloqueada no Instagram.
Quais os principais motivos que levam a uma ação bloqueada no Instagram?
Com o crescente número de contas bots, ou seja, de robôs, a política anti-spam do Instagram ganhou aperfeiçoamento. A resposta a possíveis atos de violação da política é rápida
O algoritmo da plataforma entende qualquer ação em demasia, como uma possibilidade de spam e desse modo, aparece o bloqueio. Veja, então, os motivos mais comuns para tal mensagem.
Conteúdo repetido
As ações repetitivas aparecem no Instagram como artificiais. Agora, qualquer conteúdo em excesso aparece como uma opção para sofrer a ação bloqueada no Instagram.
Há um certo tempo, os programas que automatizam as interações conseguiam burlar de modo mais fácil as políticas do aplicativo. Por exemplo, o número de curtidas em um post eram alvo desses robôs.
Uma das orientações do app é evitar comentários repetidos, bem como, os conteúdos. Além disso, deixar de lado o contato comercial em demasia sem a permissão dos usuários.
Conta com informação faltante
Perceba que, com certa constância, o Instagram faz contato, no próprio app, a fim de atualizar os dados da conta. Isso é uma das estratégias para verificar possíveis perfis bots.
As dicas do app são de listar a maior quantidade possível de informações, bem como, a sincronização da conta com o Facebook.
Embora a plataforma não cobre nomes reais para criar contas, ao perceber falta ou desatualização de informações, a ação bloqueada no Instagram é certa. De forma geral, esses casos são passíveis de exclusão do aplicativo.
Mencionar um usuário muitas vezes
Ao mencionar muitas vezes uma única conta, o app vê uma real possibilidade de spam. Isso porque, o algoritmo entende que é bot interagindo. Aliás, isso vale para:
- Comentários;
- Hashtags;
- Direct messages.
O caso de bloqueio no Instagram fica mais próximo de acontecer se as interações acontecem em um curto espaço de tempo. Não é proibido fazer ações de movimentação com as menções aos usuários. Desde que elas sejam naturais.
Violar direitos autorais
A política de direitos autorais é assunto que o Instagram leva a sério. As atualizações estão cada vez mais rígidas e protegem os conteúdos a saber:
- De arte visual, por exemplo, os vídeos e as transmissões de TV;
- Áudio, como músicas e gravações de voz;
- Obras escritas, como os livros e os manuscritos.
O caminho para evitar a punição da ação bloqueada no Instagram é publicar um material de autoria própria. No entanto, se quiser usar algo com direitos autorais, certifique que está de acordo com a autorização para isso.
Postar conteúdo inapropriado
Como conteúdo inapropriado estão os temas relacionados à nudez, a política do Instagram é direta quanto a não permitir vídeos ou imagens desse tipo. Até mesmo porque, uma boa parte dos usuários do app são menores de idade.
As fotos, os vídeos ou qualquer outra mídia que faça menção direta ou indireta à nudez sofrem bloqueios. O que a plataforma permite, no entanto, são imagens de amamentação, de cicatrizes de cirurgias de mastectomia ou a exposição nua de pinturas ou esculturas.
Como resolver ação bloqueada no Instagram?
Quando acontece uma ação bloqueada no Instagram, não há tempo mínimo ou máximo para resolução do problema. Os peritos em redes sociais não têm um consenso sobre o assunto. A variação pode ser de duas ou três horas, bem como, até 15 dias.
Ter uma atividade restrita, no entanto, é diferente de ter a conta desativada. Vale a ressalva, pois o Instagram sinaliza no perfil uma mensagem sobre essa questão.
De modo geral, é uma advertência. Neste caso, a recuperação pode acontecer por meio do pedido de reavaliação. Para os casos de bloqueio, existem alguns caminhos mais comuns de resolução, como se pode ver a seguir.
Enviar solicitação para o Instagram
O método oficial é enviar uma solicitação ao app, ao entrar em contato com a plataforma. Para fazer isso, acesse o perfil e logo após, na aba “Configurações”, clique em “Reporte um problema”.
Feito isso, o usuário pode escrever um breve relato e até anexar um print que o ajude na justificativa. Os analistas responsáveis verificam caso a caso e dão retornos com as respostas, bem como, o tempo previsto para a volta da atividade na conta.
Por último, para buscar por soluções mais rápidas, por outro lado, a orientação é o acesso a “Central de Ajuda” dentro do próprio aplicativo.
Suspender as atividades de 24h a 48h
Ao deixar a conta inativa por um ou dois dias, o perfil sinaliza ao Instagram que não é um robô. Além disso, indica que não tem interesse em violar as políticas do app.
De forma orgânica, após esses períodos, os conteúdos são entregues a audiência normal do perfil pelos algoritmos. Esse tempo em standby é fundamental para liberar tudo que a ação bloqueada no Instagram restringiu.
Faça vínculos com o Facebook
Eis um caminho que demonstra ao Instagram que você não é um robô. É uma maneira de atualização real. Para tanto:
- Vá nas “Configurações” do app;
- Depois, acesse “Contas Vinculadas”;
- Feito isso, em “Facebook”.
A sincronização acontece de modo automático. Mas, se for possível, vincule o perfil a outras redes sociais, por exemplo, o Pinterest. Isso aumenta o nível de confiança para os algoritmos do app. Dessa forma, evita-se o bloqueio na plataforma.
Desinstale apps de terceiros
Os apps de terceiros são um dos grandes motivos para a ação bloqueada no Instagram. A vinculação, no entanto, nem sempre acontece de forma consciente. Estes, muitas vezes, invadem a conta e fazem o vínculo quase de forma imperceptível.
Para checar essa situação:
- Vá até o perfil, na aba “Configurações”;
- Na sequência, clique em “Apps e Sites”.
Lá aparecerá a lista de todos que estão ativos, expirados, assim como os removidos. A dica é a exclusão de todos os apps de terceiros. Dessa forma, o perfil sinaliza aos algoritmos do Instagram que é um perfil natural.
Dicas para evitar ação bloqueada no Instagram
Seguir as dicas já mencionadas é fundamental para evitar a ação bloqueada no Instagram. Além delas, há ainda um check-list rápido abaixo:
- Evite interações em demasia e em curto espaço de tempo;
- Mantenha a bio atualizada, sempre renove a disposição das informações;
- Promova conteúdos originais, essa ação além de ser ética, favorece a conta.
Deve-se lembrar que a internet apesar de pública, não é de domínio público. Há muito material com direito autoral e o seu perfil deve replicá-lo, mas somente com autorização.
O Instagram é claro com as suas normas. A ideia de produzir conteúdo e interagir de forma natural, reforça o objetivo atual do app. Ou seja, compartilhar ideias e momentos,em tempo real, a fim de promover a experiência do usuário.
Vale a pena usar automações no Instagram para sua estratégia?
O tempo é fator decisivo para o trabalho nas redes sociais. Os profissionais de marketing que atendem a esse cenário dividem seu tempo para muitos canais e demandas diferentes.
Com isso, a automação pode ser sim um caminho mais benéfico para a marca. Pensar nisso envolve, acima de tudo, agilizar processos. No entanto, o que determina o sucesso dessa ação é a estratégia por trás dela.
Perguntas como “o que eu devo automatizar” orienta para qual atividade esse recurso será mais assertivo. Um exemplo é o monitoramento de hashtags.
A tecnologia pode fazer isso por você. No entanto, a resposta a um problema ou um elogio pode ter um tempo dedicado a ela. Imagine que o que funciona bem para o cliente A pode não surtir o mesmo efeito no cliente B.
Lembre que uma rede social é feita de contato humano. A partir disso, pense como a estratégia de automação pode beneficiar o seu perfil. Humanizar ainda é o melhor caminho para o sucesso da conta, bem como, para evitar uma ação bloqueada no Instagram.