Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Adobe InCopy: aprenda a usar este programa de edição de texto

O Adobe InCopy é uma ferramenta usada por muitos produtores de conteúdo que desejam otimizar as suas ações de marketing digital ao processar os seus textos.

Adobe InCopy, para quem não sabe, é um dos pacotes de programas da Adobe, como o Adobe Lightroom, é uma ferramenta de edição de texto disponível no mercado. Assim, os profissionais que trabalham com marketing de conteúdo podem criar assuntos de qualidade.

O que é o Adobe InCopy?

O Adobe InCopy é um programa de edição de texto criado pela Adobe Systems. Além disso, ele trabalha em conjunto com o Adobe InDesign e assim, oferece uma solução de publicação completa.

Mulher fazendo impressão de arquivo feito com auxílio do Adobe InCopy em ambiente que lembra escritório em empresa
O Adobe InCopy também tem suporte a vários formatos de arquivos. Imagem de freepik no Freepik

Ele apresenta ferramentas para que profissionais da área possam trabalhar de forma rápida e eficaz. Os usuários podem formatar, revisar e compartilhar conteúdos em vários formatos, como HTML, XML e PDF.

Também traz recursos de colaboração para ajudar na coordenação entre todos os envolvidos no processo de publicação. Assim, ele se torna uma ótima opção para quem precisa editar e publicar conteúdo digital e para impressão.

É fácil ter o Adobe InCopy?

O Adobe InCopy é um programa fácil de usar, basta baixar e instalar que você pode usar as ferramentas de edição para formatar, revisar e compartilhar seus textos. No entanto, ele tem a versão teste e a paga.

Ele não conta com o salvamento automático, como é o caso do Google Docs. Dessa forma, o usuário tem que fazer essa ação de forma manual ao selecionar a opção “Salvar todo o conteúdo” no menu “Arquivo” ou ao apertar as teclas “Ctrl + S” no teclado.

Verificação ortográfica

O programa conta com essa função, que inclui suporte a vários idiomas e dicionários. Além disso, é possível habilitar a verificação dinâmica, que detecta erros enquanto você digita e também a autocorreção, que faz a correção de forma automática.

Formatar texto usando estilos

Usando estilos, você pode formatar conteúdos aplicando elementos como fonte, tamanho e cor do texto, recuo, hifenização, cores de fundo, bordas, dentre outros.

É possível acessar as opções ao clicar em “Estilos” na janela do menu. Dessa forma, basta escolher um tipo dentre uma lista de alternativas disponíveis para aplicar na formatação de seu artigo.

Tabelas no Adobe InCopy

Ele permite criar tabelas que possam ajudar a organizar melhor o conteúdo em seu documento. Com elas, você pode tornar o texto mais claro e direto, assim, vai ajudar na leitura das suas personas.

Como usar o Adobe InCopy da melhor forma?

A melhor forma de usar o Adobe InCopy é criar um fluxo de trabalho entre os editores de texto e design. Então, o redator deve criar seu documento e exportá-lo. Em seguida, o arquivo pode ser aberto no InDesign para que o designer possa trabalhar.

O redator pode usar o programa para editar o conteúdo do documento e atualizar o layout do design. Enquanto, o responsável pelo aspecto visual também pode usar para criar elementos tais como fontes, cores, imagens e linhas.

Identificação dos usuários

Todos os membros da equipe, desde o diagramador até aqueles que cuidam da parte editorial do InCopy, devem acessar o comando Files > User em suas estações de trabalho para definir um nome de usuário e cor.

Ao definir esses detalhes para cada integrante, vai poder achar o responsável por cada alteração feita no documento, o que facilita o processo de revisão e aprovação.

Esta prática de identificação garante a transparência do processo de produção e a responsabilidade individual de cada um.

Mulher usando aplicativo em tablet para realizar comandos em smart tv para exibição de arquivos feitos com Adobe InCopy
O Adobe InCopy também é compatível com o Creative Cloud, assim você pode acessá-lo de qualquer lugar. Imagem de freepik no Freepik

Exportação

Para que os conteúdos do InDesign estejam acessíveis a todos os envolvidos, tem que exportar os elementos, como caixas de texto e imagens, para o formato Incopy (.icml).

Isso pode ser feito com o artigo já escrito ou não, mas é importante incluir os estilos de parágrafo para facilitar a edição.

Edição direta com arquivos de InDesign

Trabalhadores de Incopy usam da vantagem de abrir arquivos do InDesign sem perturbar a atividade do diagramador e também do designer.

Embora isso seja mais prático, recomenda-se que para equipes pequenas com no máximo 5 membros e publicações de até 12 páginas, sejam feitas edições diretas no arquivo de InDesign.

Para redações e grupos maiores, por outro lado, é bom que seja utilizado o fluxo de produção por atribuições para evitar o grande tráfego de informação na rede.

Edição via atribuições

Após a exportação para o formato .icml, o documento torna-se flexível, o que permite a edição de elementos específicos como textos e imagens. Dessa forma, torna o processo ideal para projetos de médio e pequeno porte que incluem várias publicações.

Para atribuir elementos do documento, selecione-os e vá no menu Edit > InCopy > Add Selection to Assignment. A janela que se abrirá exigirá algumas informações a serem preenchidas.

Opção de exportação

O programa oferece diversas opções de exportação para otimizar o layout das páginas. A partir desta ferramenta, é possível:

  • exportar seleções;
  • camadas específicas;
  • todos os textos e imagens.

Qual é o benefício do Adobe Incopy no fluxo de trabalho?

O Adobe InCopy oferece benefícios para o fluxo de trabalho da produção de publicações. Então, com ele os editores e os designers podem trabalhar em conjunto para criarem documentos sofisticados com velocidade e precisão.

Esses profissionais podem usar o programa para editar o conteúdo do documento em tempo real, enquanto os designers podem usar o InDesign para adicionar elementos visuais e de layout, mas podem ir além ao usar Photoshop para manipular e retocar as imagens.

Isso ajuda a garantir que os documentos sejam criados de forma rápida e eficiente, o que permite que o pessoal de design gráfico trabalhe em parceria e economize tempo.

Maior precisão

Editores e produtores criam textos no volume requerido. Adaptam-se a um fluxo de trabalho inteligente e flexível, assim, eles não vão produzir mais do que o necessário e nem menos do que o desejado.

Melhor integração

Todos os membros do projeto terão acesso a qualquer arquivo de onde quer que estejam. Portanto, isso vai permitir aos designers terem mais tempo para trabalhar melhor no layout da página

Mais velocidade na troca de dados

Atuar de forma integrada possibilita uma redução no tempo necessário para a produção e conclusão de uma edição, pois permite que vários profissionais trabalhem em simultâneo na mesma página.

Aliado a produtividade técnicas, sua equipe vai poder aproveitar o ganho de velocidade na troca de informações, o que vai economizar tempo e reduzir custos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes