Ter alto retorno com SEO envolve estratégia, de forma a enxergar a ação como parte de algo que atende aos objetivos da empresa, entre eles, o próprio retorno das ações.
Ter um alto retorno com SEO é o sonho de qualquer estratégia de marketing digital. No entanto, alcançar esse patamar envolve muito estudo e planejamento. Conheça, então, seis dicas importantes para sair na frente dos players e dominar o universo SEO.
É possível alcançar um alto retorno com SEO?
A empresa que alcança um alto retorno com SEO possui estratégias bem executadas. Mas, não é simples assim chegar em bons resultados, ou seja, em um bom ranqueamento nos buscadores. Trata-se de uma equação que envolve análise e tomada de decisão.
Parte dessa equação leva em conta números e esses podem mudar todos os dias. Portanto, é nesse cenário que um dos pecados mortais do SEO acontecem que é não se atentar às variáveis. Neste universo, os números falam, bem como alertam.
Outro pecado mortal que vai de encontro a uma boa performance de escaneabilidade e SEO é o comportamento do usuário. Não percebê-lo e deixar de atuar conforme suas mudanças, pode fazer com que seu cliente “fuja” da marca.
Vale dizer ainda que a acessibilidade da sua página conta na equação e pode somar números negativos, caso ela não cumpra os requisitos de velocidade e design responsivo.
Qual a função do marketing digital no alto retorno com SEO?
O marketing digital é o cérebro das ações para o alto retorno com SEO. Trata-se de um composto de ações que tem por objetivo ranquear da melhor forma possível nos buscadores e dessa forma, aumentar a receita.
Essa mescla reúne ações de diferentes níveis de complexidade para o alcance do objetivo da marca. Desde o design de página, que deve ser bem elaborado e condizente com a linguagem da empresa, até itens como:
- SEO Writing;
- cores;
- auditoria de SEO;
- análise de links, links externos e de SERP.
Todo esse trabalho contempla uma visão macro para bons resultados. A gafe reside, por sua vez, na falta de atenção ao cenário micro que deve ser observado. Plano esse que o Google tem investido por meio, por exemplo, dos snippets e local pack.
Quais estratégias vale investir para ter alto retorno com SEO?
O alto retorno com SEO envolve diversas ações que têm por norte o marketing digital. Para facilitar o seu trabalho, no entanto, veja 6 dicas que vão maximizar o seu retorno sobre investimento (ROI) com SEO.
1 – Opte por plataformas compatíveis
Você precisa ter mais que bom conteúdo para ter alto retorno com SEO. Na verdade, a sua marca precisa estar no lugar certo. E isso significa escolher plataformas compatíveis com esse trabalho, que incluem análise ou permitem que outras ferramentas façam isso.
Nesse sentido, investir em um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) “pequeno” pode atrapalhar o seu ROI. Logo, a opção mais conhecida é o WordPress, visto pelos especialistas como a plataforma de CMS mais indicada para o trabalho com SEO.
O WordPress é intuitivo e permite a instalação de vários plugins que realizam análises do SEO como um todo, bem como de suas “partes”, a saber palavras-chave ou taxa de conversão. Além disso, ela “conversa” bem com o Google.
2 – Foque nas palavras-chave
A escolha de boas palavras-chave (PCs) gera resultados certeiros para o alto retorno com SEO. Para tanto, a marca deve fugir do amadorismo e trabalhar de forma analítica, para optar pelas mais populares e diretivas, isto é, que perdurem na cabeça do consumidor.
O objetivo de ter PCs consistentes é permitir que elas continuem a ser utilizadas de maneira natural. Ou seja, que o público se depare com elas e reconheça ou relembre da sua marca.
Existem ferramentas, por exemplo, a Keyword Magic, que estudam seus conteúdos, seus objetivos de marca e a partir disso, listam os termos-chave ideais de trabalho para SEO. Para isso, você deve investir em estudos de como usar SEMrush.
3 – Trabalhe com SEO como parte de um sistema
Essa é uma ação que acontece no digital, no entanto, o universo que a marca percorre é híbrido (on e offline) e é importante para ter alto retorno com o SEO. Nesse sentido, por exemplo, o SEO para e-commerce funciona diferente de um para mídia.
Na prática, isso significa que a marca deve encarar o SEO como um sistema que roda junto com as demais ações. Ou seja, um “passo em falso” fora desse universo prejudica todo o composto.
Um bom exemplo está em um pronunciamento que a marca faz sobre uma reclamação de um consumidor. Já que, se mal feito, com palavras dúbias, a repercussão pode se dar por meio de avaliações negativas na internet e dessa forma, seu SEO vai cair.
4 – Na dúvida, comece por você mesmo
O trabalho bem feito e de alto retorno com SEO não precisa passar por diversos profissionais. A qualidade, nesse caso, não implica em quantidade. Você pode começar a entender sobre o cenário por meio de um tutorial de SEO gratuito disponível na internet.
A partir daí, elenque profissionais que atuem a partir do cerne que a marca deseja ter por retorno. Lembre da dica acima, que o SEO é parte de um sistema. Dívida ações e funções para que então os objetivos sejam alcançados.
5 – Tenha conteúdos dinâmicos
O conteúdo de um site normal é mais engessado e logo, não passa por tantas mudanças em curto período de tempo. Por isso, a importância de investir em blogs de SEO com conteúdo qualificado dentro da página comum.
Esse investimento é o que concede a dinâmica para o seu domínio, ao passo que os temas são atualizados e especializados. Uma dica importante para não falhar e obter alto retorno com SEO é tratar de assuntos que são, de fato, da área de atuação da empresa.
6 – Faça ações efetivas, mesmo que levem tempo
Esse trabalho implica conhecimento, paciência e perseverança. Os atalhos que a própria internet apresenta como caminhos para o alto retorno com SEO são, na verdade, armadilhas.
Bons resultados acontecem para as marcas que atuam com consistência e inteligência. Um exemplo é a Coca-Cola. Ela não está no topo por ter pulado etapas importantes de marketing, publicidade, dentre outras áreas.
A Coca conquistou o seu espaço, bem como a fidelidade de seus clientes, trabalhando um degrau por vez. Logo, no universo do SEO, cada passo é calculado e a velocidade para avançar é mensurada pelos resultados objetivos.
O que pode colocar em risco o alto retorno com SEO?
A migração da página em desktop para o mobile é um dos maiores riscos para o alto retorno com o SEO. Embora o tema da usabilidade seja recorrente, muitas marcas ainda patinam na migração para essa versão.
Migrar uma página de um desktop para o mobile envolve os conceitos de design responsivo (UX design), a fim de apresentar uma experiência positiva ao cliente independente da forma de navegação. Nesse sentido, o UX design prevê ações a saber:
- developer;
- writing;
- product design;
- strategy.
Esse mix resulta em páginas responsivas, com alta velocidade de carregamento e que por fim, possuem o mesmo conteúdo da versão web. Ou seja, o cliente não perde nada, inclusive quando gerencia artigos ou conteúdos sugeridos.
Como garantir que as estratégias de marketing resultarão no alto retorno com SEO?
De forma básica, pensar no marketing como o mentor intelectual das ações, já é um bom termômetro para um alto retorno com SEO. Para isso, lembre-se do conceito de sistema, apresentado como dica.
Ao enxergar o SEO como parte de um sistema, a sua marca consegue ter uma visão micro e macro de tudo que é preciso ser feito para atingir os resultados esperados.
Trabalhar com SEO, por sua vez, é incluir o padrão, como os backlinks, mas também se atentar às tendências. A partir do momento que a marca incorpora com estudo e planejamento às novas direções de mercado, ela se destaca.
Nesse sentido, já comece a pensar nos seguintes temas:
- indexação para mobile first;
- busca por voz.
Essas pautas, pelo olhar dos especialistas da área, são pontos que demandam atenção, pois são crescentes de mercado. Conquistar bons resultados com o SEO exige estudo e perseverança e é com base nos diferenciais que o sucesso começa a ser conquistado.