API: como utilizar esse recurso para otimizar as ações de marketing?

A API está presente no dia a dia das pessoas que navegam entre aplicativos, mas poucos sabem como essa ferramenta funciona de fato e como ajuda nessa rotina

Uma API é uma ferramenta capaz de integrar a comunicação entre dois ou mais aplicativos, como por exemplo, um blog e as redes sociais. Essa aplicação, no entanto, não se resume a compartilhar posts, pois serve também como ferramenta de marketing.

O que é API?

A sigla API é a redução para Application Programming Interface, ou seja, uma interface de processamento de aplicações. Em resumo, é um conjunto de códigos capazes de integrar aplicativos diferentes. 

Quando é enviada uma solicitação por um determinado programa, essa aplicação é responsável por decodificar e conectar a uma ação em outro aplicativo. Ou seja, ele recebe a informação de uma ponta e traduz para a linguagem do outro sistema.

Para que serve esse recurso?

Essa solução torna mais simples o trabalho de quem desenvolve aplicativos e programas, porque são capazes de conectar novos sistemas àqueles já existentes. Além disso, permite também que se compartilhe dados com clientes e usuários externos.

Com isso, a API é uma ótima ferramenta para otimizar as relações entre empresas e gerar parcerias até mesmo para ter como monetizar aplicativo.

Como obter esse recurso?

Existem muitas APIs públicas que são utilizadas de forma ampla integradas a redes sociais e outros aplicativos comuns no dia a dia. Mas, caso precise de uma solução específica, é possível criar um desses conjuntos de códigos para cada necessidade. 

Isso, é claro, requer um bom conhecimento em programação, uma vez que existem protocolos padrão para esse tipo de linguagem. No entanto, é possível encontrar diretórios na web para buscar por profissionais com esse conhecimento.

Sites como o RapidAPI, APIForThat e APIList contém um vasto repositório desse tipo de solução, assim, é possível navegar pelos segmentos e encontrar aquela que seja capaz de atender o que necessita.

A API é uma ferramenta que auxilia na integração entre aplicativos diferentes. Imagem de picjumbo.com no Pexels

Quais são os tipos de API?

A API é classificada de acordo com algumas características, como o nível de publicidade deste item, sendo divididos em três tipos principais:

  • públicas;
  • privadas;
  • de parceiros.

Públicas ou abertas

Esse é o tipo mais comum de API, utilizado de forma ampla em todo o mundo ao conectar dados em ambientes virtuais públicos. Entre as mais conhecidas estão alguns serviços comuns no dia a dia das pessoas, como por exemplo:

  • Facebook;
  • Google Docs;
  • Youtube;
  • Whatsapp.

É a ação desse tipo de recurso que faz com que um usuário possa compartilhar um conteúdo do Youtube em seu perfil na rede social. 

Privadas ou fechadas

Nesse caso, o que muda é a permissão de uso, que fica restrita a usuários que possuem um perfil de acesso. É o caso de sistemas internos de empresas ou do governo, bem como, aplicativos de internet banking.

APIs de parceiros de negócios

Esse último tipo é utilizado com um fim específico de estabelecer uma parceria entre duas ou mais empresas que precisem compartilhar bancos de dados. Dessa forma, é possível conceder o acesso a terceiros, desde que tenham uma relação comercial.

Um sistema de CRM que seja capaz de acessar dados de um ERP, por exemplo, terá que utilizar uma API para fazer isso. De igual modo, é possível usar essa tecnologia para integrar os dados de um hospital aos registros do SUS.

Quais os exemplos de aplicação de API?

A API está presente em vários apps utilizados no dia a dia, como nas redes sociais, pesquisas de preços, entre outros. Veja na sequência alguns desses exemplos e como essa tecnologia atua para tornar a experiência do usuário ainda mais completa.

Compartilhamento em redes sociais

No caso das redes sociais, esse recurso permite que um usuário compartilhe o conteúdo de seu blog no perfil, o que amplia o alcance de suas publicações. 

Outra forma como a interface funciona são os jogos integrados ao perfil do Facebook, que não pertencem à plataforma. Por meio dessa tecnologia, o desenvolvedor do game consegue utilizar as informações de perfil do usuário. 

Comparativos de preços

Sites que fazem a pesquisa de preços e comparam ofertas de várias lojas, também utilizam esse recurso para poder trazer essas informações. Afinal, eles precisam fazer a conexão entre canais de venda diversos para atualizar as informações de cada produto.

Pagamentos online

Ao inserir um meio de pagamento virtual em um comércio eletrônico, usa-se uma API para fazer a integração entre o e-commerce e a instituição bancária. 

Como se vê, por vezes sequer é possível imaginar tudo o que está envolvido em uma transação que ocorre em poucos minutos. 

A API está presente em várias atividades do dia a dia, como os pagamentos online. Imagem de Plann no Pexels

Como a API se aplica ao marketing?

As funções da API também podem ser muito úteis para as ações de marketing, em especial ao integrar informações em programas diferentes. Então, veja na sequência alguns dos usos desse recurso na área.

Facebook Leads Ads

Esse é um recurso que permite gerar anúncios que funcionam como um formulário para que os usuários insiram seus dados e se tornem leads. Assim, ao integrar esse aplicativo a um sistema de gestão, é possível otimizar o fluxo de captação e nutrição. 

Com isso, a área de marketing ganha tempo e consegue unir todas as ações e assim atualizar de forma automática as listas de contatos. 

Integração de formulários

Outro uso comum da API no marketing é a integração entre sistemas de automação com os formulários dos sites e landing pages. Nesse sentido, há diversas ferramentas que permitem inserir em uma página web um sistema para captar novos contatos, como:

  • Typeform;
  • SurveyMonkey.

Quando o usuário preenche seus dados em um formulário de contato, eles podem por meio dessa interface ir diretamente para o sistema de gestão de leads que utiliza. Logo, poupa o tempo de precisar exportar extensas listas.

Isso confere mais agilidade à rotina e permite que a equipe possa se envolver em outras tarefas, como criar os textos para campanhas e segmentar público.

Ferramentas de localização

Para empresas com sede física, o SEO local é um item muito importante que pode trazer mais resultados ao negócio. Isso requer a integração com recursos de localização, a fim de divulgar a presença da marca para pessoas na mesma região. 

Colocar um negócio no Google Maps, e integrar a página da empresa a ele é uma das formas de fazer isso, o que só é possível graças à tecnologia que faz essa conexão.

Quais as vantagens de usar a API?

O principal benefício da API é a facilitar a inovação e a troca rápida de informações entre diferentes sistemas. Assim, algumas das vantagens que é possível citar ainda:

  • possibilidade de ampliar o alcance para outras redes de forma simples;
  • aumento de parcerias de negócios;
  • otimização de tarefas.

Padronização de informações

Tudo isso só foi possível pelo desenvolvimento de uma linguagem padronizada para esse código. Dessa forma, a comunicação entre diferentes sistemas e aplicativos é hoje cada vez mais rápida e eficaz. 

Como resultado, as empresas ganham mais agilidade em tarefas cotidianas e também os usuários comuns na web têm a sua disposição recursos cada vez mais elaborados. 

Comentários (0)
Add Comment