O Asana é uma ferramenta versátil de gerenciamento de tarefas e projetos que pode melhorar a organização, bem como, a colaboração entre a sua equipe.
Asana é a ferramenta ideal para quem busca por eficiência e organização na gestão de projetos. Isso porque, ela simplifica e aprimora como equipes e indivíduos fazem a gestão de tarefas e colaboram em projetos. Leia o texto a seguir e saiba mais sobre esse aplicativo.
O que é o Asana?
Asana é uma aplicação de software de gestão de tarefas e projetos muito comum atualmente. Ele foi criado, aliás, para ajudar pessoas e equipes a organizarem, planejarem e acompanharem as suas atividades com eficácia.
Com ele, os usuários podem colaborar em tempo real e facilitar a coordenação, assim como a comunicação interna entre os membros da equipe, por mais que não estejam no mesmo local. O seu uso serve para vários setores, bem como empresas de todos os tamanhos.
Além disso, ele conta com uma interface simples e intuitiva, que é crucial para quem busca aumentar a produtividade, organizar as tarefas e garantir que os planos sejam concluídos da maneira certa.
Como instalar o Asana no seu dispositivo?
Para instalar o Asana, você precisa, antes de tudo, buscá-lo na loja de aplicativos do seu aparelho. Os próximos passos variam segundo o tipo de dispositivo que você utiliza. Sendo assim, para quem usa pelo celular as etapas são:
- baixar o app na Google Play Store ou App Store ;
- criar uma nova conta ou fazer login, caso já possua.
Para computadores:
- acessar o site oficial em seu navegador (www.asana.com);
- na página inicial, clicar na opção “Fazer o download do Asana” na parte superior;
- selecionar a versão apropriada para o seu sistema operacional (Windows ou Mac);
- seguir as instruções de download;
- localizar o arquivo de instalação e execute-o;
- aguardam o fim da instalação e abri-lo.
Feito isso, então, é a hora de explorar as funções do programa e ver qual a melhor forma de aplicá-las na sua gestão de tarefas e projetos.
Quais são os planos de assinatura do Asana?
O Asana conta com 3 tipos de planos que oferecem funções e recursos distintos, ao passo que cada deles atende a diferentes tipos de demandas. São eles:
- Basic (Grátis): Para as pessoas e equipes que estão no início na gestão de projetos;
- Premium (R$ 70 mensais): Para quem quer criar planos de projeto com confiança;
- Business (R$125 ao mês): Para quem deseja gerir o trabalho entre várias iniciativas.
Quais são as funções básicas do Asana?
O Asana oferece uma ampla gama de funções básicas, como envio de alertas, para auxiliar na gestão de tarefas e projetos do seu negócio. Assim, algumas das principais incluem:
- criar de tarefas com título, descrição, data de conclusão e outros dados notáveis;
- organizar os projetos em categorias;
- atribuir trabalhos a membros da equipe, com deveres claros para cada um;
- definir prazos para ações, para, de fato, garantir que as metas sejam atingidas;
- enviar alertas e lembretes para auxiliar os usuários a ver o seu progresso;
- colaborar e trabalhar juntas em tempo real;
- acessar um histórico de todas as atividades com uma trilha de auditoria;
- anexar documentos e arquivos para manter tudo em um só lugar;
- pesquisar e aplicar filtros avançados para achar o que precisa.
Como usar as funções de calendário?
As funções de calendário ajudam a ver e planejar tarefas e projetos com base nas datas de vencimento. Isso permite uma visão clara do cronograma, bem como uma forma eficaz de seguir as obrigações e prazos.
Além disso, facilita a gestão do tempo, ajusta a sua equipe e contribui para a manutenção de planos no prazo, o que, por sua vez, atua na eficiência e na produtividade.
Diferença entre o Trello e o Asana
O Trello se baseia em um modelo de quadros, listas e cartões, o que o torna muito visual e intuitivo. Desse modo, você organiza tarefas ao arrastar os cards de uma lista para outra em um quadro. É bastante eficaz para gerir as ações em um estilo de Kanban.
O Asana, por outro lado, é mais estruturado e dispõe de listas e projetos. É ideal para uma abordagem mais detalhada de gestão de atividades, uma vez que ele possui uma hierarquia de projetos, seções e tarefas.
Como usar os recursos de automação no Asana?
O Asana tem recursos de automação que agilizam a gestão de tarefas e projetos. Com isso, aliás, você define regras para ações automáticas com base em certos eventos ou condições. Portanto, veja o que é preciso para usá-los:
- faça login na sua conta e acesse o plano ou equipe onde vai configurar automações;
- veja se o “Asana Rules” está ativado, caso não, entre em contato com o suporte;
- clique na aba “Regras” (Rules) no painel à direita;
- escolha a regra que melhor se adapta à sua demanda;
- teste e ative o sistema.
Como criar e gerir tarefas no Asana?
Para criar tarefas no Asana, você deve buscar essa função no ícone de adição (+) no canto inferior direito da tela. Em seguida, basta:
- inserir um título para a tarefa na barra de entrada;
- adicionar uma descrição mais completa, datas de vencimento, etiquetas e anexos;
- definir uma data de conclusão;
- tocar “salvar” ou no ícone de marca de seleção para criar a tarefa.
Vale lembrar que após criada você pode editar, bem como inserir comentários, anexos, datas de conclusão e até mesmo marcá-la como concluída ou excluir.
Como colocar o Asana em português?
Para mudar o idioma, você deve seguir até a aba “Exibição”, que fica no menu de configurações. Depois, é só escolher entre as opções disponíveis, como, por exemplo, português.
Vale a pena usar o Asana?
O uso do Asana pode ser de grande valia para equipes de trabalho, desde as de menor porte, até em grandes empresas. Além disso, ele se integra com várias outras ferramentas, ajudando a conectar seu fluxo de trabalho com outros sistemas.
A decisão de usar ou não, no entanto, vai depender das suas demandas e de como essa aplicação pode contribuir para as suas tarefas e projetos.