A assessoria de imprensa se comunica com o público de interesse da empresa, como a mídia e fazendo isso de forma correta, incide em maior credibilidade de marca.
A assessoria de imprensa é uma das atuações de comunicação vitais em um cenário necessário para a mídia espontânea. Dessa forma, entender a sua função, bem como os benefícios desse tipo de serviço para uma empresa é crucial.
O que é a assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é uma função relevante para as empresas e organizações que buscam construir ou melhorar sua imagem. Isso, por meio da divulgação de suas ações e notícias aos meios de comunicação e ao público em geral.
O objetivo é criar e manter relações positivas com a imprensa. A fim de ampliar a visibilidade da marca, bem como transmitir informações precisas e atualizadas sobre a empresa.
A assessoria é uma forma eficaz de alcançar novos públicos e aumentar a credibilidade de marca. Ao passo que também é crucial para estabelecer relações de confiança com os meios de comunicação e construir uma imagem positiva da empresa.
Qual é o trabalho realizado por um assessor de imprensa?
O trabalho de um assessor de imprensa é decisivo para a construção e manutenção da imagem de uma marca. Ele é responsável por planejar, executar, assim como avaliar as ações de comunicação da empresa com a mídia e o público em geral.
Entre as principais atividades de um assessor estão a elaboração de press-release e notas à imprensa. Além disso, o estabelecimento de relações de confiança com jornalistas e veículos de comunicação.
Também são funções dele a constante monitoria da cobertura da empresa na mídia. Aliás, é seu dever se preparar para situações de crise, assim como avaliar os resultados das ações da assessoria de imprensa.
Quais são as ações de uma assessoria de imprensa na empresa?
As ações de uma assessoria de imprensa são muitas e a principal delas, sem dúvida, é a gerência de crises. No entanto, notas pontuais, lançamento de produtos e eventos, no geral, também compõem a atuação dessa equipe.
Elaboração do plano estratégico
Para trabalhar a comunicação de uma empresa, o marco zero é entender o universo da empresa. De forma a compreender também as suas necessidades, objetivos e metas.
É crucial, então, conhecer todo o público de interesse da marca, a começar pelos veículos de mídia. Afinal de contas, é por meio deles que a mídia espontânea acontece, assim como repercute.
Com essas informações em mãos, a assessoria consegue criar um plano de ação, a fim de atender o curto e médio prazo da empresa. Isso significa que os planejamentos do setor não têm duração maior que um ano e são revistos de forma constante.
Produção de conteúdo de ponta
A função da assessoria de imprensa é trabalhar para manter em alta a “marca na mente” da mídia, bem como do consumidor. Por isso, é primordial que os responsáveis do setor tenham afinidade máxima com a língua portuguesa.
Isso com o intuito de dominar os diversos tipos de produções, por exemplo:
- notas;
- texto publicitário;
- comunicados;
- formulários.
A qualidade de criação determina a maior atenção ou não dos veículos de mídia. Mas, independente do formato, qualquer texto deve ser atrativo e convidar o leitor a prosseguir, a fim de obter mais informações.
Criação e divulgação de notas e notícias
Também é função da assessoria de imprensa criar e divulgar conteúdos de interesse da marca. Ou seja, aqueles que repercutem de modo positivo, ao passo que atendem aos objetivos da empresa.
O primeiro passo desse trabalho, após a produção de conteúdo, é o envio direto e assertivo do material, a fim de garantir a publicação. Na sequência, é preciso acompanhar essa divulgação e coletar evidências de sua boa repercussão.
No setor, a saber, é comum a criação de clipping. Trata-se das pastas que salvam tanto o que foi produzido, bem como a sua cobertura. Isso é uma das formas de mensurar a eficiência da estratégia.
Relacionamento com os veículos de mídia
Ao falar em relacionamento, é crucial lembrar da importância do trabalho do assessor de imprensa na construção de laços com os veículos da mídia e os seus profissionais.
Quanto mais próximos forem tais contatos, maiores serão a chance de êxito na veiculação de informações. Nesse sentido, a assessoria de imprensa mapeia, com grau de relevância, os veículos de comunicação estratégicos ao negócio.
Monitoramento da mídia
Assim como é vital criar um relacionamento com os veículos de mídia, é também importante monitorar o seu trabalho. Dessa forma, os resultados são percebidos com maior clareza, de modo a identificar o quão assertivo ele está.
Gerência de crise
Em momentos de crise, nenhuma empresa está ilesa de passar por problemas, mas um plano estratégico determina o tamanho do estrago na imagem da marca.
Isso significa que quanto melhor o plano for, menor é a chance de repercussão negativa. O manual básico de crise de imagem resume a atuação de assessoria nos seguintes passos:
- não negue fatos;
- seja rápido para se posicionar;
- seja claro nas falas e nos textos;
- minimize respostas padrão.
Como não é possível prever quando uma crise acontece, é preciso simular cenários de atuação. Isso coopera com o trabalho real e facilita as ações em situações de extrema pressão.
Análise de resultados
Por último, a assessoria de imprensa deve ser flexível o suficiente para mapear, com constância, os resultados do trabalho de divulgação.
Isso significa criar métricas reais de análise, com base nos objetivos e metas da marca. A monitoria constante, por sua vez, permite que as ações boas se tornem melhores. Ao passo que as ruins, são corrigidas a tempo antes de reverberar de modo negativo.
Quais são os benefícios da assessoria de imprensa para a empresa?
A assessoria de imprensa traz diversos benefícios para uma empresa, por exemplo, o fortalecimento de imagem da marca. Além disso, as vantagens se somam desde a qualidade na produção de conteúdo, bem como a melhoria de resultados do setor.
Quando se fala em gerenciamento de imagem, se fala na construção e manutenção da mesma de forma positiva. Isso, por sua vez, promove a visibilidade e a credibilidade da marca perante o público e a mídia.
Também há uma melhora no uso dos recursos. A atuação da assessoria de imprensa permite que a empresa evite desperdícios e dessa forma, obtenha resultados mais eficientes em suas ações de comunicação.
Qual é a colaboração do marketing digital para a assessoria de imprensa?
O marketing digital é uma ajuda valiosa para a assessoria de imprensa. Isso porque entre os benefícios do marketing digital estão a ampliação da visibilidade, junto ao alcance das ações de comunicação da empresa.
A atuação conjunta da assessoria e do marketing podem incluir diversos serviços. Entre eles:
- divulgação de informações via mídias digitais;
- criação de conteúdo especializado;
- monitoria da presença da empresa na internet.
A parceria entre a assessoria de imprensa e o marketing digital é vital para amplificar a visibilidade e eficiência das ações de comunicação da empresa. Isso incide de forma direta na credibilidade da imagem, assim como em um alcance mais amplo de público.