Automação de marketing para e-commerce: saiba como implementar no seu negócio

A automação de marketing para e-commerce usa ferramentas para organizar as operações de comunicação com o cliente e para melhorar os seus resultados.

Investir na automação de marketing para e-commerce é crucial para seu negócio. Confira tudo que precisa descobrir sobre o assunto, seus benefícios e como implementá-la. Portanto, aproveite este conteúdo e faça com que seu comércio eletrônico seja lucrativo. 

Para que serve a automação de marketing para e-commerce?

A automação de marketing para e-commerce serve para que as empresas otimizem seus processos de atendimento ao consumidor e de todo o negócio em geral. 

Com a automação de marketing para e-commerce, pode-se aumentar o faturamento, além disso, encontrar clientes e coletar leads. Imagem de PhotoMIX Company do Pexels.

Ao gerenciar seu comércio eletrônico sozinho ou com a ajuda de uma equipe pequena sem um setor focado nesta área, pode não ser o bastante para ter bons resultados, mas há soluções ao seu alcance. Sendo assim, muitos recursos podem ser mecanizados, como:

  • estratégia de venda cruzada;
  • postagens em redes sociais;
  • e-mail marketing ou SMS.

Economize tempo 

Gerir o seu negócio a distância torna-se quase possível com a automação. Então, se livra de certas tarefas repetitivas, enquanto reduz o risco de erros e omissões.

Esquecer de enviar sua postagem para o Instagram, por exemplo, não é mais um problema, já que é possível programar essa ação como uma boa ferramenta de automação. 

Também fornece informações valiosas sobre quais postagens têm melhor desempenho, bem como os momentos em que seus seguidores se envolvem mais com seu conteúdo. 

Vale dizer ainda que ela é guiada passo a passo para não esquecer de nada e oferecer uma experiência muito agradável aos seus prospects.

Aumente seu faturamento

Além de poupar tempo, as ferramentas de automação de marketing ajudam você a encontrar leads, aumentar a conversão e assim, fidelizar o cliente.

Encontre clientes em potencial

Graças aos recursos existentes, você define com precisão o perfil dos visitantes mais interessados ​​em seus produtos. Além disso, pode analisar a conduta deles em seu site, refinar sua compreensão sobre seus gostos e os gatilhos que os levam à compra.

Colete leads de qualidade através das redes sociais

Ao ter dados valiosos sobre quais posts têm melhor desempenho ou horários ideais para subir um material, também alcança mais clientes em potencial que podem querer seus produtos e ofertas. 

Existem alguns recursos de automação que até dizem os tópicos mais relevantes que estão em alta para serem abordados em suas publicações futuras.

Indicações sobre o nível de interesse dos clientes em potencial

Graças a uma nota chamada pontuação, você obtém indicações sobre a posição de seus prospects em seu funil de vendas. Assim, terá todas as informações que precisa para segmentar sua lista de e-mails e adequar sua comunicação a cada perfil.

Automatize suas campanhas de e-mail

De A a Z, pode criar a jornada de cada novo inscrito para sua lista de endereço eletrônico, além disso:

  • mandar mensagem de boas-vindas;
  • envio de newsletter;
  • lembrete de carrinho abandonado;
  • códigos de promoções exclusivas. 

A jornada do cliente pode ser personalizada e pensada para aumentar sua eficácia. Com os recursos de automação, se torna possível segmentar sua lista de assinantes de acordo com critérios relevantes para o seu setor, além disso, pode guiar sua comunicação com precisão.

Fidelize mais clientes

Lembre-se dessa regra de ouro nas vendas de que é mais fácil vender para consumidores antigos que já confiam em você do que conquistar a confiança e preferência dos recém-chegados.

Tenha isso em mente ao criar sua estratégia e não descuide da fidelidade do cliente. Então, implementar cross-selling, recompensas e jornadas personalizadas, pode ser uma boa ação.

Quais os benefícios da automação de marketing para e-commerce?

Além da redução de custos e o aumento nas vendas, a automação de marketing para e-commerce tem vários benefícios. Com esse recurso, é possível melhorar o desempenho do seu comércio eletrônico em diversas áreas. 

A automação de marketing para e-commerce tem muitos benefícios como melhora de produtividade e redução de custos. Imagem de Karolina Grabowska do Pexels

Melhora na produtividade de vendas com automação

De acordo com o Findstack, a produtividade de vendas aumenta em até 14,5% após a automação. Em outras palavras, permite que empresas como a sua vendam mais e com menos esforços.

Chances maiores de superar a concorrência

Segundo o Lenskold Group, 63% das firmas superam seus concorrentes, ou seja, esse recurso potencializa seu e-commerce e faz com que ele se destaque no mercado.

Menos custos indiretos de marketing

De acordo com um estudo citado em um artigo da Findstack, houve uma redução da sobrecarga de marketing em aproximadamente 12%. Além disso, aumentou a taxa de pipeline de vendas dos profissionais de B2B em uma média de 2%.

Redução de despesas no suporte ao cliente

Chatbots e automatização andam de mãos dadas. Com respostas automáticas, os bots permitem resolver dúvidas com mais rapidez e reduzir o tempo de atendimento ao cliente, além de gastos com profissionais. 

Como fazer a automação de marketing para e-commerce?

A automação de marketing para e-commerce pode ser feita por listas de e-mails e outros canais de comunicação do seu negócio. Portanto, você também pode usar redes sociais, SMS, entre outros. 

No mercado atual, há várias empresas focadas em trazer soluções para o comércio eletrônico e outros segmentos que precisam mecanizar processos.

Use ferramentas completas

As ferramentas existentes podem atender todas as necessidades da sua loja virtual, no entanto, há outras que suprem apenas algumas demandas. Portanto, deve saber quais são as suas para poder escolher a ideal, confira algumas:

Hubspot 

Líder do segmento, pode ser uma verdadeira companheira em sua estratégia de inbound marketing. Pois, o foco dela é gerar leads e aumentar seu banco de dados de clientes. Então, entre as suas ofertas, duas soluções chamam a atenção, veja quais:

  • CRM gratuito para gerir sua lista de contatos e conhecer seus prospects;
  • Hubspot marketing, para aumentar sua taxa de conversão.

LeadSquared  

A Leadsquared é uma ferramenta voltada para a automatização de e-commerce, portanto, auxilia você em diversas operações da sua loja como:

  • segmentação da sua lista de assinantes;
  • criação de páginas de destino;
  • acompanhamento de leads em seu site com implementação de scoring;
  • gestão e automatização das suas campanhas de e-mail.

Keap

O Keap é mais adequado para iniciantes, pois possui um sistema muito fácil de usar, pode fazer suas ações de marketing e criar landing page em apenas alguns cliques. 

Ferramentas de e-mail

A web está repleta de ferramentas de e-mail com recursos de automação e preços para todas as necessidades. Então, veja as possibilidades de duas delas muito populares.

Mailchimp

O Mailchimp fornece vários meios para fazer automações muito válidas e fáceis de usar que vão além do campo do endereço eletrônico:

  • criação e envio automatizado de campanhas;
  • segmentação da sua lista de contatos de acordo com critérios avançados;
  • banners publicitários;
  • páginas de destino;
  • execução de campanhas por correio eletrônico ou nas redes sociais.

Sendinblue

A Sendinblue, uma plataforma francesa, está indo bem em termos de marketing por e-mail e SMS. Pois, a ferramenta também traz recursos de automação poderosos e um bom preço. Além disso, você também pode configurar:

  • um CRM completo para identificar cada prospect e visualizar o funil de vendas;
  • cenários para envio de e-mails automáticos com boa interface.
O e-mail é uma ferramenta importante para a automação de marketing para e-commerce, pois é um recurso muito utilizado. Imagem de Miguel Á. Padriñán do Pexels.

Quais as 6 dicas para uma estratégia de automação de marketing para e-commerce eficaz?

A eficácia da automação de marketing para e-commerce está em saber as demandas e desejos de seu cliente ideal, com uma boa dose de tentativas e análises para refinar sua estratégia. Aqui estão algumas dicas para pensar ao criar sua campanha.

1 – Contato próximo do cliente

Mantenha contato próximo com seu consumidor. Mostre que você conhece bem os problemas dele, por exemplo, personalize suas mensagens e coloque o primeiro nome dele em seus e-mails.

2 – Segmente seu banco de dados

Segmente seu banco de dados de várias maneiras, classifique seus prospects de acordo com seu nível no funil de vendas (leads, clientes fiéis e ativos). Além disso, aproveite também para identificá-los com ainda mais precisão.

3 – Monitore seu desempenho

Para seus e-mails, observe com cuidado as taxas de abertura, spam ou cancelamento de assinatura. Nas redes sociais, portanto, acompanhe de perto seu nível de engajamento e seu número de inscritos.

4 – Aproveite os testes A/B

Quase todas as ferramentas de endereço eletrônico oferecem esse recurso. Então, envie duas versões de sua campanha para duas amostras de seus assinantes. Por fim, o que funciona melhor é transmitido para o restante da lista de contatos.

5 – Evite spam

Evite spam ao encontrar o equilíbrio certo ao solicitar seus consumidores em potencial. O desafio é encontrar a frequência correta para que eles não se esqueçam de você, mas também não tenham a sensação de serem esmagados por seus incentivos à compra.

6 – Avaliação da compra

Sempre que um cliente faz uma compra, é o momento perfeito para interagir com ele. Então, no e-mail de resumo da aquisição, inclua um pequeno questionário para avaliar a experiência, solicitar uma avaliação ou promover vendas cruzadas.

Você pode, por exemplo, fazer uma campanha personalizada que é ativada quando alguém compra um produto. Depois envia uma mensagem após alguns dias para perguntar o que ele achou e sugerir outros itens que possam interessá-lo.

A automação de marketing para e-commerce pode realmente ajudar seu negócio?

Saiba que a automação de marketing para e-commerce pode ajudá-lo a otimizar seus negócios e também a torná-los mais lucrativos.

O segredo é escolher as ferramentas certas para suas necessidades e orçamento. Para empresas menores e com pouco recurso, então, você deve se concentrar em mecanizar seu processo e campanhas digitais primeiro.

Marcas maiores e mais estabelecidas devem usar automação em todas essas áreas-chave de marketing para se manterem competitivas.

e-commerceferramentas de automação de marketingMarketing
Comentários (0)
Add Comment