Na avaliação de desempenho, uma empresa pode obter informações acerca de seus funcionários para analisar o seu rendimento e também o potencial de crescimento.
A avaliação de desempenho ajuda a sua empresa a conhecer melhor o seu funcionário com base na análise de diversos fatores. Para saber mais, leia este artigo e veja quais são os modelos que você pode adotar e os benefícios que terá com essa ferramenta.
Do que se trata a avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho se trata de uma ferramenta de gestão de pessoas, cujo objetivo é avaliar o desempenho de cada membro de uma empresa. Essa metodologia dá ao RH dados individuais e coletivos de um funcionário ao:
- mapear;
- analisar;
- diagnosticar.
Esse processo dará informações de comportamento sobre os colaboradores de qualquer área de negócios. Por exemplo, uma agência de publicidade que ao adotar essa ferramenta, saberá como estimular criatividade em todos os membros do seu time.
Com essa avaliação, os resultados obtidos a partir dela serão cruciais para fazer melhorias, bem como otimizar a organização coletiva e individual dos funcionários. Assim, distribuir cada tarefa com o objetivo de que cada um faça de forma eficiente.
Qual o objetivo da avaliação de desempenho?
O objetivo da avaliação de desempenho é alinhar o trabalho dos funcionários com as metas da empresa, visto que a ferramenta avalia dados de comportamento. Além disso, habilidades e técnicas de cada colaborador entram em análise para melhorar aspectos de:
- produção;
- relação com os demais colegas;
- treinar pontos fortes;
- remover questões que prejudicam o ambiente de trabalho.
Entre muitos outros elementos que são cruciais para o dia-a-dia dos funcionários e fazem com que eles dêem o máximo em suas funções. Contudo, há outras questões que também vale a pena citar, veja nos tópicos a seguir.
Motivar os colaboradores
Nem só a palestra motivacional pode cumprir bem esse papel, com uma boa avaliação, a sua empresa pode cativar os seus colaboradores. Ao passo que as metas estabelecidas irão tornar o objetivo de cada um deles mais claro para que cumpram da melhor forma.
Seja gestor ou funcionário, todos poderão participar de forma ativa dos interesses do negócio de acordo com as expectativas criadas. Desse modo, eles focam no que tem que fazer de maneira transparente, e, assim, atingir as metas com mais eficiência.
As metas ajudam no desenvolvimento
Na avaliação de desempenho, as metas precisam ter como base desse processo tudo o que o colaborador tem que melhorar. Dessa forma, essa ferramenta irá servir como um guia útil para ele cumprir suas funções.
Outro ponto que vale destacar é fazer tudo isso conforme a limitação de cada um. Isso ajuda eles a fazerem suas tarefas de maneira mais fácil, bem como desenvolver suas técnicas e habilidades que trarão benefícios para a sua carreira.
Formalizar as expectativas
A avaliação de desempenho formaliza as expectativas que uma empresa tem acerca do seu colaborador. Seja para os desafios que ele terá pela frente e sobre o cargo que atua. Assim, a gestão da empresa pode deixar claro o que ele precisa fazer para evoluir.
Com os resultados, o RH pode chegar a uma conclusão sobre o funcionário sobre uma possível demissão, caso seu trabalho não seja satisfatório. Por outro lado, ele pode receber uma promoção justa de acordo com o que a empresa julga ser ideal pelo seu esforço.
Substituir os rankings
Os rankings são bem comuns nas empresas para medir as capacidades de um funcionário, no entanto, essa prática não é a ideal. Visto que isso pode gerar um desconforto nos demais membros do time, bem como ser uma forma de descriminação e até crime.
Avaliar o desempenho deles é a melhor maneira de obter dados de comportamento de cada um e dos aspectos de produção. Então, saiba como fazer um bom planejamento estratégico para motivá-los a dar o seu melhor e evoluir todos os seus atributos.
Dar justificativa para promoções
A avaliação de desempenho é crucial quando se fala em promoções, em especial quando há mais de um candidato, porque ajudará na escolha ideal. Isso também trará como benefício a transparência, visto que todos verão os critérios da decisão.
Quais os principais modelos de avaliação de desempenho?
Há alguns modelos de avaliação de desempenho, por exemplo o autofeedback, onde o funcionário faz uma auto avaliação do seu trabalho. Nessa análise, ele irá destacar quais são os seus pontos fortes e fracos.
Com isso, o gestor do RH ou responsável pelo projeto, irá avaliar tudo o que foi dito com base nos dados de acompanhamento. De modo que dirá os ajustes nos quais ele deve fazer para melhorar, seja de produção ou de atitude, isso mostrará também sua maturidade.
Há também outras formas de avaliação que você pode optar para analisar seus funcionários. Então, veja a seguir quais são e como elas podem ajudar o seu negócio a ter colaboradores com o perfil da empresa.
Avaliação da equipe
Como o nome já diz, é uma avaliação que tem o foco em analisar o time ou setor como um todo. Dessa forma, os resultados, bem como as metas, que a equipe alcançou serão mensurados conforme os objetivos que se espera do negócio.
Veja um exemplo para mostrar isso de uma forma mais clara, imagine que uma empresa queira gastar menos com o seu marketing, publicidade e campanhas. Em paralelo a isso, a mesma busca aumentar a sua presença nas redes sociais.
Para o sucesso desse objetivo, o responsável pela gestão de pessoas pode criar equipes e dar funções a cada membro para cumprir todas as metas. No fim do período, sem levar em conta a função, a avaliação será para todo o time de forma geral.
Quais os benefícios dessa avaliação?
Esse tipo de avaliação cria laços mais fortes, uma vez que eles irão trabalhar de forma mais próxima e em parceria para cumprir suas funções. Contudo, faz com que eles se comprometam mais com o trabalho e integrem novos colaboradores.
Avaliação por meio do supervisor
Um supervisor é vital para que sua empresa saiba como implantar a gestão de pessoas e avaliar os aspectos de desempenho de cada um deles. Contudo esse superior irá analisar os requisitos de cargo, desafios para um ciclo e informações sobre o perfil do colaborador.
Conhece o trabalho de cada um
Pelo fato de estar perto do funcionário todos os dias, ele sabe melhor quais são os resultados do trabalho que eles fazem. Essa supervisão tem como base os objetivos e metas que a firma deseja alcançar, então é crucial ter uma boa comunicação empresarial.
A abordagem deve ser imparcial
Para que a abordagem do funcionário tenha sucesso, é vital que todo o processo seja imparcial e justo na análise. Todavia, treinar o supervisor é o ideal, porque isso dará a garantia para todos de que a avaliação será sincera.
Avaliação em 360 graus
Essa avaliação consiste no convite a todos que fazem parte do processo de produção do funcionário para avaliar o seu trabalho. Isso inclui todos os seus colegas de trabalho que atuam em seu setor, superior, clientes, fornecedores e por fim, o próprio colaborador.
Depois de tudo isso, a empresa irá coletar os dados dessa análise sobre o profissional em questão e fazer deles um feedback. Esse método é muito famoso e eficaz para avaliar a equipe de um negócio.
Por competência
Essa é muito famosa e também uma das mais justa formas de avaliar o desempenho de um funcionário, porque o mérito é o fator vital. Aspectos como técnicas, habilidades, metas que ele conseguiu atingir e suas atitudes, são atributos que o fazem ficar em destaque.
Para obter esses dados do colaborador, ele deve responder questões sobre as competências que já possui, as que estão em desenvolvimento e que irá adquirir. Depois disso, o supervisor dará um feedback sobre quais os pontos que deve melhorar.
Por meio de escala gráfica
Esse método é um dos mais simples, basta apenas criar um formulário com duas colunas. Na primeira, você vai colocar os critérios que irá avaliar, como trabalho em equipe, atitudes, ser pontual e as variáveis,
No segundo, são as respostas que terá sobre esses aspectos e irá colocar, por exemplo, bom, ótimo, regular, péssimo ou ruim. Contudo, ela fica melhor ao usar com outros métodos, como as metas Smart, cujo objetivo é melhorar o desempenho da sua equipe.
Resultados e metas
Essa avaliação de desempenho é muito clara, pois o seu foco é nos resultados e nas metas que o colaborador apresenta. A base desse método são os indicadores que são definidos, assim, no final do ciclo, os dados obtidos irão para análise.
Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho ajuda a melhorar a gestão de pessoas de uma empresa. Todavia, não é só isso que essa ferramenta pode fazer, pois ela é vital para o processo de treinar e desenvolver profissionais, e outros, como:
- ajuda a melhorar a comunicação interna;
- motiva os funcionários;
- retenção de talentos;
- reforça a contribuição do colaborador para a empresa
Entre muitos outros fatores que geram vantagem para qualquer negócio, visto que as pessoas são responsáveis por fazer tudo acontecer. Por isso, é crucial adotar a melhor forma de avaliar todo o seu time para que a sua firma seja bem mais produtiva.
Como aplicar a avaliação de desempenho na sua empresa?
Para aplicar a avaliação de desempenho na sua empresa você terá que seguir algumas etapas, cuja primeira é definir os objetivos e as metas. Depois disso, as fases a seguir são vitais para que você tenha bons resultados ao usar o método que optar, são elas:
- dar um feedback todos;
- cada um deles fazer uma autoavaliação;
- reconhecer os que mais se destacam;
- documentar e guardar os resultados que obteve.
Esses são os passos ideais que você pode fazer na sua empresa para analisar como estão as pessoas que fazem parte do quadro de funcionários. Contudo, para adotar essa prática, é crucial entender como aumentar o engajamento dos funcionários.