O Bitcoin e suas funções no marketing de conteúdo

O Bitcoin é uma criptomoeda, considerada como o melhor investimento nos dias de hoje. Além disso, essa moeda pode ser uma ótima opção para o marketing de conteúdo. 

O que é o Bitcoin? 

O Bitcoin ou BTC é a primeira criptomoeda, podendo ser usada para a compra de produtos ou serviços. A principal diferença dessa moeda é que ela não tem uma cédula física, como o real ou o dólar, ou seja, é totalmente digital formada a partir de um código. 

Outro ponto que difere essa moeda digital do dinheiro comum é o fato da descentralização. Ou seja, o Bitcoin não é regulado por bancos, governos ou instituições financeiras, sendo possível enviar, receber e comprar o BTC sem nenhum intermediário. 

Bitcoin é uma moeda limitada 

Diferente do dinheiro físico que pode ser emitido sempre que houver necessidade, essa criptomoeda e o seu código de fabricação são limitados. 

Somente 21 milhões de Bitcoins podem ser emitidos, e nada mais do que isso. Sendo que em 2019 cerca de 18 milhões de BTCs foram emitidos. Esse fato torna essa moeda como um item de procura por conta da sua possível escassez. 

Como o Bitcoin funciona?

O Bitcoin funciona por meio de uma rede própria de internet, o Blockchain. Por meio desse banco de dados são registradas todas as transações dos participantes que têm o BTC. 

Mesmo sendo descentralizado, essa criptomoeda é aberta, ou seja, todas as informações, como quantia ou transações, podem ser visualizadas por qualquer pessoa. Contudo, os dados de quem vende, compra ou envia o BTC são anônimas.

Um software cada transação dessa moeda

Qualquer transação feita com o Bitcoin é realizada entre os membros. Onde é registrada por um software. Além disso, os mineradores registram e também verificam a procedência de todas as transações. 

Após a sua validação, todas as transações são incluídas em blocos, daí a origem do Blockchain. Assim, de dez a dez minutos novos blocos são criados. Por conta de todo esse procedimento, até hoje, não houve fraudes ou golpes. 

Onde o Bitcoin é armazenado? 

Cada usuário armazena os seus Bitcoins em carteiras digitais. Desse modo, é possível fazer o acesso e também transferir as moedas digitais. 

As carteiras digitais são software e programas que podem ser instalados em celulares ou computadores. Sem dúvida essa é a melhor forma de armazenagem, onde apenas o usuário tem acesso e é protegido por meio da criptografia. 

O que é a tecnologia Blockchain? 

O Blockchain é um sistema avançado de banco de dados que torna possível o compartilhamento transparente de informações e dados. Então, armazena dados em blocos interligados. 

Os dados que estão nesse sistema não podem ser excluídos ou modificados sem que os usuários da rede deem seu consenso. Portanto, é uma forma segura de armazenagem. 

Com o sistema do Blockchain, tem mecanismos que impossibilitam que entradas de transações não autorizadas. Além de mandar um alerta para os demais membros dos blocos. 

Utilidades do Blockchain 

Essa tecnologia permite o rastreamento do envio e também recebimento de algumas informações pela internet. Não só o BTC utiliza o Blockchain, mas também tem as seguintes utilidades:

  • validar documentos;
  • transações financeiras; 
  • comercialização de filmes, músicas e vídeos; 
  • rastreamento de postagens e remessas; 
  • votos eleitorais;
  • validação de troca de ações. 

O Blockchain é considerado um dos sistemas mais seguros e anti fraude. Garantindo assim a segurança dos dados e informações dos usuários do Bitcoin e de outras criptomoedas.

Por ser descentralizado, o Bitcoin não é regulado por nenhum banco ou governo. Foto retirado do site Pexels, autor Crypto Crow 

Como é formado o valor do Bitcoin? 

O  valor do Bitcoin é formado por meio da lei da oferta e demanda, sofrendo variações diárias. Ou seja, quanto maior a procura dessa moeda, mais cara ela fica, bem como, quando ocorre pouca procura, o valor fica menor. 

As moedas físicas sofrem pouca variação de valor. Entretanto, essa criptomoeda tem uma oscilação grande, onde em um único dia, pode variar de preço até 20%. Isso ocorre principalmente por dois motivos, que são:

  • limitação de unidades do BTC;
  • alta procura pela moeda.

Outro fator que fez com que o preço do Bitcoin evolua é o fato da popularização de carteiras digitais e também das corretoras. Além das informações em todos os locais sobre essa criptomoeda. 

A cotação do Bitcoin segue a referência do dólar. Portanto, quando a moeda norte-americana sofre alguma oscilação, impacta diretamente o preço do Bitcoin em países como o Brasil.

Problemas do sistema financeiro tradicional 

Há séculos que existem problemas no sistema financeiro e também nas políticas monetárias. Até hoje esses problemas são comuns. Contudo, com o surgimento do dinheiro digital, tornou mais visíveis para a população alguns problemas, como: 

Gasto duplo 

Em quase um século todas as nações decidiram criar os seus próprios bancos centrais. Assim, acreditando que centralizar o sistema financeiro fosse uma solução viável.

Entretanto, nos dias atuais, essa sistematização bancária centralizada tem se revelado complicada e também fácil para criar distorções no mercado financeiro. 

O gasto duplo é uma dessas distorções. Sendo que esse termo tem como significado manipular os registros eletrônicos bancários, com o intuito de criar dinheiro “do nada”. 

Ou seja, criar transações bancárias falsas, de modo que uma mesma transação seja computada igualmente duas vezes. Afinal, por meio de erros computacionais ou de fraudes, beneficiar ilicitamente alguém.

Como o Bitcoin pode resolver problemas como o gasto duplo?

Por meio de sua tecnologia P2P, ou ponto – a – ponto, onde o Bitcoin opera sem a necessidade de um banco ou de autoridade central. Ou seja, essa transação não passa por um terceiro agente.

Ao utilizar o BTC como meio de pagamento, tanto o envio quanto o recebimento ficam armazenados nos computadores dos envolvidos, por meio de uma carteira digital segura. 

Dessa maneira, não há possibilidade do dinheiro ser manipulado enquanto não é utilizado. Enfim, todo o valor em criptomoedas fica sob a custódia do dono em um HD. 

Com as falhas no sistema financeiro, o valor do dinheiro diminui

Seja pelas falhas do sistema bancário ou as de golpistas, o dinheiro em circulação vem perdendo o seu valor. Isso vem ocorrendo em diversos países, inclusive no Brasil, onde o real cada vez mais é desvalorizado. 

Com o uso de criptomoedas, como o Bitcoin, é possível programar a taxa para emitir novas moedas. Assim tornando previsível e eliminando qualquer risco de inflação.

Afinal, o mercado de moedas digitais já tem como estimativa a taxa de quantas criptomoedas BTC estarão em circulação até 2140. Aliás, com essa operação, ninguém será pego de surpresa ao ver que seu dinheiro não está valendo muito.

O Bitcoin garante a segurança no processo de pagamentos, seja do pagador ou de quem está recebendo. Foto retirada do site Pexels, autor Pixabay.

Qual a vantagem em usar essa criptomoeda? 

O Bitcoin tem muitas vantagens, além de eliminar o risco de inflação. Além disso, essa criptomoeda não serve apenas para comprar produtos, mas sim livrar seu proprietário de vários problemas do sistema tradicional bancário. Já as vantagens são: 

Investimento com maior segurança

Desde 2015 vem sendo considerado o melhor investimento. Sobretudo pelo fato de sua valorização de 120%, ocorrido nesse mesmo ano. Esse índice não tem expectativa de diminuir tão cedo e a tendência é aumentar ainda mais. 

Enquanto a moeda tradicional sofre com crises, o Bitcoin não 

O pós – pandemia trouxe crise financeira em diversos países, onde as moedas locais cada vez mais vem sofrendo desvalorização. Contudo, nesse mesmo cenário o Bitcoin vem mantendo o seu preço em constante crescimento. 

Nos dias de hoje usar o BTC para substituir o dinheiro tradicional, tem sido uma maneira mais segura para a população. 

Em países onde o governo é a ditadura, vem acontecendo o intenso controle de recursos. Entretanto, as moedas digitais se tornaram um escudo para evitar a pobreza de muitos.

O marketing de conteúdo pode usar o Bitcoin?

Os profissionais da área do marketing de conteúdo, podem usar ideias, produtos e serviços que sejam baseados no Bitcoin e Blockchain. De que forma? Simples, confira abaixo: 

Proteja seu conteúdo 

O BTC e outras criptomoedas podem ser divididas em várias partes, pelo fato de ser digital, é possível fracioná – las. Assim, podendo ser feito a divisão de até, depois da vírgula, oito casas. Podendo transferir cerca de 0,00000001 Bitcoins. 

Com essa moeda digital, um blog ou site, que esteja sendo visitado por robôs que atrapalham o tráfego, pode ficar protegido. Ao integrar uma carteira digital no conteúdo, é possível cobrar quantias menores para que o site tenha acessos. 

Nenhum leitor irá recusar pagar valores pequenos como 5 ou até mesmo 1 centavo para aproveitar o material que o blog oferece. Entretanto, um hacker, que utiliza os robôs de visitas, não aceitará pagar nada para consumir o marketing de conteúdo do site. 

Proteção para a propriedade intelectual

Os smarts contracts, vieram para facilitar a autenticação de contratos e também registros de propriedade intelectual. Esses contratos inteligentes interagem com o Blockchain, sendo gerados de forma eletrônica. 

O Bitcoin é considerado o melhor investimento do mundo. Foto retirada do site Pexels, autor Karolina Grabowska

Para evitar o roubo de propriedade intelectual, os profissionais, como redator seo e copywriters, precisam encontrar empresas que façam o registro e autenticação em Blockchain. Assim, protegendo o seu conteúdo. 

Integração de carteira de Bitcoin em blogs autônomos 

Ao integrar uma carteira digital em um blog colaborativo, os redatores freelancer podem enviar seus textos para esses sites. Então podendo ser pagos por meio de acessos ou doações de leitores.

Dessa forma, automatizando o marketing de conteúdo, como também filtrando quais os melhores artigos. Assim, usando como base a remuneração de cada post.

Pagamento de profissionais freelancers 

Os produtores de conteúdo e demais profissionais freelancer estão em vários lugares do mundo. Com o marketing digital, todas as etapas de um projeto podem ser realizadas pela internet. 

Contudo, essa distância gera dificuldades, custos e riscos no pagamentos e também recebimentos dos trabalhos. Onde a distância é o principal motivo. 

No trabalho freelance, o Bitcoin vem sendo cada vez mais utilizado como forma de pagamento. Tornando o processo de transferência mais rápido e barato.

Bitcoin, o dinheiro do futuro?

Com a facilidade e segurança que o Bitcoin oferece, muito em breve essa criptomoeda estará no dia a dia de todos. Principalmente no marketing, trazendo vantagens para criadores de conteúdo.

Comentários (0)
Add Comment