Boas práticas de backlink: saiba como aplicar à sua página

As boas práticas de backlink podem fazer com que um site alcance melhores posições nos resultados de pesquisas, a partir da troca de autoridade com outros

Boas práticas de backlink são um conjunto de ações que visa obter menções de sites externos para o conteúdo da página. Mas, tudo isso feito de modo a não contrariar as quality rater guidelines do Google e assim evitar penalizações.

O que é backlink?

Esse recurso consiste na inclusão de links em uma página que remetem ao conteúdo de outra, com o objetivo de complementar ou reforçar uma informação. Ele traz benefícios para ambas as partes envolvidas. 

Para quem é mencionado, há um ganho em Autoridade da página, uma vez que esse é um modo de sinalizar ao Google que aquele conteúdo é relevante dentro da sua área. Já para quem faz a referência, é uma forma de indicar as fontes de pesquisa.

Qual a importância do link building?

O uso do link building, ou seja, a construção de uma rede de links que referenciam o site traz como benefícios o aumento de autoridade no meio digital. Ainda, outros aspectos que podem melhorar com a aplicação dessa estratégia são:

  • aumento da autoridade;
  • melhoria do tráfego orgânico;
  • sobe posições no rankeamento da página no site de busca.

Diante disso, seguir as boas práticas de backlink pode garantir um crescimento real de um site, para que atraia mais visitantes e consiga se destacar em meio à concorrência. Isso também fará com que haja interesse em mencionar a sua página como referência.

As boas práticas de backlink fazem com que um site possa ganhar autoridade sem infringir as diretrizes do Google. Imagem de Burst no Pexels

Quais são as boas práticas de backlink?

As boas práticas de backlink visam guiar a forma como se obtém links externos, sem que isso seja considerado irregular pelo buscador. Por isso, é preciso primeiro ter uma noção básica daquilo que o Google valoriza.

O principal objetivo ao relacionar os resultados para um termo de buscas online é oferecer para o usuário o maior grau de precisão, além de fornecer opções de qualidade. Para tanto, os robôs de pesquisa vasculham a web em busca de sites que atendam a esses preceitos.

Um dos fatores de rankeamento Google é a existência de links em uma página, que remetem à outras. No momento da busca, ele faz uma série de conexões entre essas menções para apurar se:

  • existe correlação entre os temas tratados;
  • qual a relevância da página de origem e destino;
  • se o conteúdo atende ao termo pesquisado.

Nesse contexto, confira a seguir como seguir as boas práticas de backlink em sete dicas práticas para observar ao fazer o link building no seu domínio.

1 – É preciso ter paciência para obter resultados

O primeiro aspecto a observar é ter a noção de que esse tipo de estratégia leva um tempo para dar resultado, por isso, é preciso saber aguardar. Ao pensar em alguns dos sites mais conhecidos do seu segmento, é possível ver que há um trabalho por trás do sucesso.

Salvo raras exceções, no Marketing de conteúdo raramente se veem exemplos de marcas que tiveram um retorno extraordinário de imediato. Afinal, a construção da autoridade se dá aos poucos, já que é preciso seguir um passo a passo:

  • descoberta pelo usuário;
  • criação de um relacionamento;
  • quebra de desconfianças. 

2 – Tenha metas e objetivos definidos

Outro aspecto importante é relacionar antes de começar a aplicar as boas práticas de backlink quais são as metas que quer atingir. Isso é fundamental para no futuro conseguir mensurar se os resultados foram positivos ou não. 

Uma questão importante é que as metas definidas devem ser realistas, ou seja, que sejam possíveis de atingir. Para isso, vale se pautar com base em resultados obtidos pela concorrência. Além disso, é necessário ter claros nessa etapa os seguintes fatores:

  • período para aplicação e obtenção dos resultados;
  • quais os KPIs de SEO escolhidos para medir o desempenho;
  • cronograma de ações previstas.

3 – Faça uma análise da concorrência

Mais uma das boas práticas de backlink é verificar em sites concorrentes como está a estratégia de link building. A partir disso, pode extrair muitas informações interessantes, como:

  • quais os principais domínios que fazem referência;
  • se há uso de black hat, ou seja, de práticas não recomendadas pelo Google.

Ao identificar que os rivais dentro do mesmo nicho obtêm referências de sites bem avaliados, é possível buscar esses contatos para tentar trazer essas indicações para o seu domínio.

Para fazer esse tipo de análise, uma opção é usar ferramentas de análise como o SEMrush, por exemplo, que faz um diagnóstico completo a partir de uma URL. Além dessa ainda há o Ahrefs ou o Monitor de backlinks, cada uma com um tipo de plano diferente.

4 – Invista em guest posts de qualidade

A estratégia de guest posts é muito útil para aumentar a sua autoridade no meio digital de forma mais rápida. De modo simples, consiste em produzir conteúdo para um outro site ou canal, em troca da possibilidade de mencionar o seu próprio domínio. 

Isso ajuda porque é uma oportunidade de mostrar o seu conhecimento para uma outra audiência e ainda divulgar o seu próprio endereço web. No entanto, para que seja eficaz, é preciso que exista conexão entre os temas tratados nas duas páginas.

Caso contrário, a menção mesmo que venha de um domínio com alta relevância não vai trazer o efeito esperado em ganho de autoridade. Isso porque, o Google pode entender essa ação como uma tentativa de burlar o algoritmo para obter mais links.

Para atender as boas práticas de backlink é preciso que os links venham de uma página com tema correlato. Imagem de picjumbo.com no Pexels

5 – Evite redes privadas de blogs

Uma prática muito comum, mas que é condenada pelo Google é criar comunidades de troca de links para tentar aumentar a qualificação de uma página. Isso ocorre porque, nesses casos, as menções não têm nenhuma relação entre os conteúdos. 

Com isso, fica claro que se trata de um esquema para tentar rankear melhor a página, o que vai contra o que o Google define como boas práticas de backlink. Nesse caso, pode ocorrer até mesmo o efeito inverso e o site perder posições no ranking de resultados de pesquisa.

6 – Crie conteúdo relevante

O princípio básico para conseguir menções externas de forma natural, é destacar o conteúdo por sua qualidade. Desse modo, vai estimular os usuário que têm contato com a página a compartilhar e incluí-la como referência.

Essa medida também ajuda a aumentar o alcance do site por meio da busca orgânica, e assim fazer com que as linkagens ocorram de forma natural. Assim,em um dado momento sequer vai precisar buscar parcerias para obter links de qualidade.

7 – Faça a análise de links quebrados

Ter muitos links na página, mas que levem a páginas inexistentes, por exemplo, também não trará o efeito esperado em melhorar o rankeamento do site. Por isso, uma boa estratégia é fazer essa análise nos sites que gostaria que o mencionasse. 

Ao identificar a existência de links quebrados, aproveite para oferecer a possibilidade de substituí-los por um conteúdo seu. Assim, ambos saem ganhando já que de um lado resolve um problema com um link errado e do outro obtém uma nova menção.

Como saber se as boas práticas de backlink deram retorno?

Para saber que as boas práticas de backlink surtiram efeito, é preciso criar um planejamento com os objetivos, bem como, acompanhar cada etapa. Portanto, a escolha de indicadores que possam mostrar essa evolução é essencial. 

Isso ajuda a equipe a acompanhar o andamento do projeto e ainda a ver se é preciso fazer algum tipo de ajuste no cronograma. Também é a oportunidade de substituir algum backlink que não faça mais sentido para o site.

As boas práticas de backlink trazem benefícios para ambas as páginas. Imagem de Startup Stock Photos no Pexels

Como começar a aplicar as boas práticas de backlink?

As boas práticas de backlink devem ser precedidas por uma boa estratégia de SEO on page para que sejam ainda mais eficazes. Afinal, quem quer ser referência e obter menções externas deve manter o seu domínio em ordem. 

Para tanto, unir o SEO e marketing de conteúdo é uma das melhores formas de começar a colocar esse plano em ação. Afinal, isso ajuda também a fazer com que a página seja localizada por outros produtores de conteúdo que se interessem em uma parceria.

Fora isso, ao enviar uma proposta para guest post ou mesmo para inserir links para sua página, vale saber que a pessoa vai buscar informações sobre a sua página. Desta forma, ter um site otimizado aumenta as chances de sucesso nessa tarefa.

Foque na qualidade

Um ponto importante é compreender que ter vários links que mencionam a sua página nem sempre é sinal de sucesso. Ao contrário, pode ser até mesmo prejudicial, uma vez que o Google tende a punir comportamentos que entenda como spam.

Logo, vale a pena fazer um diagnóstico prévio de como está a reputação do site e ainda verificar a origem de sites externos que o mencionam. Assim, pode avaliar se fazem sentido dentro da sua estratégia e caso contrário solicitar a remoção. 

As boas práticas de backlink estão entre as estratégias de SEO off page, uma vez que têm uma origem externa em relação ao domínio. No entanto, devem estar sempre integradas às demais técnicas de otimização  da página para garantir o sucesso.

Links externosSEOSEO off page
Comentários (0)
Add Comment