A implementação de uma estratégia de canais de venda multicanal tornou-se um requisito para todas as empresas hoje em dia. Portanto, as marcas mais fortes são aquelas que atendem o seu público-alvo onde eles já passam grande parte do tempo.
Esses negócios oferecem experiências comerciais excepcionais e estabelecem fortes identidades de marca. Então, veja neste conteúdo em detalhes quais são os diferentes tipos e como você pode configurar a sua empresa para ser mais resiliente a longo prazo.
O que são canais de venda?
Um canal de venda é o caminho que uma empresa percorre para alcançar seus clientes finais para vender-lhes um produto ou serviço de modo direto ou indireto. Dessa maneira, isso inclui mercados tradicionais, comércio eletrônico, atacado, aplicativos móveis e muitos outros.
Como eles funcionam?
O papel dos canais de venda envolve muitas funções que são tratadas por um ou vários intermediários. Então, o objetivo é maximizar a eficiência no processo de comercialização. Portanto, as pessoas envolvidas neste processo lidam com:
- Comunicação;
- Estratégia de vendas;
- Transporte;
- Expectativas do cliente para que cada entrega seja um sucesso.
Construir um processo eficiente da fábrica ao cliente pode, portanto, mudar de modo significativo a forma como as pessoas veem a sua marca. Um varejista normalmente cria uma estratégia multicanal, mas isso é para ajudá-lo a obter o produto que deseja vender a um custo reduzido, obter lucro nas vendas e garantir que chegue ao cliente no menor tempo possível.
Uma empresa pode ter inúmeros canais de venda. Mas, eles precisam ser bem aplicados para serem eficazes para os seus negócios. Isso porque, é neste meio que se constrói e nutre relacionamentos com os intermediários envolvidos no processo de negociação, logo, isso se torna fundamental.
Quais são os canais de venda offline?
Os canais de vendas offline são os meios pelos quais diferentes negócios como o seu podem comercializar produtos e serviços com outras empresas, com o governo ou com o consumidor final.
Você pode usar um, combinar vários ou operar com todos eles no mercado, para fazer isso, no entanto, é preciso conhecê-lo antes de tudo. Por isso, neste post, veja alguns que são os principais.
1- Franquias são canais de venda interessantes
As franquias são uma maneira popular para os empreendedores iniciarem um negócio, ainda mais, quando entram em um setor altamente competitivo, como o de fast food. Uma grande vantagem de comprar uma franquia é que você tem acesso à marca de uma empresa estabelecida . Sendo assim, não precisará gastar recursos para divulgar seu nome e produto aos clientes.
2- Distribuidores são canais de venda eficientes
Um canal de distribuição é uma cadeia de negócios ou intermediários pela qual um bem ou serviço passa até chegar ao comprador final. A partir disso, esse tipo de veículo pode incluir atacadistas, varejistas e distribuidores em geral.
3- Telemarketing
O telemarketing é o marketing direto de bens ou serviços para clientes em potencial por telefone ou internet. Dessa forma, ele pode ser realizado por operadores ou, cada vez mais, por chamadas telefônicas automatizadas ou “robocalls”.
4- Loja própria
É onde a empresa interage com o cliente diretamente por meio de lojas próprias. Então, neste caso estabelece uma interação com o consumidor por meio da equipe de vendas e com isso, a marca sempre tem a oportunidade de mostrar suas capacidades e pontos fortes.
Canais de venda online
Os canais de vendas online são o caminho que uma empresa percorre para alcançar seus clientes finais para vender-lhes um produto ou serviço, direta ou indiretamente, por meio da internet. Alguns dos principais exemplos incluem:
- E-commerce;
- Marketplace;
- Aplicativos móveis e muito mais.
Continue a ler o conteúdo abaixo, a fim de conferir os canais de venda online que têm movimentado milhões pelo mundo inteiro e que podem agregar mais potencial em seus lucros.
5- Marketplace
O Marketplace é uma plataforma onde indivíduos e empresas podem vender seus produtos ou serviços no meio virtual. Portanto, veja exemplos desses mercados na atualidade:
- Amazon;
- eBay;
- Walmart Marketplace;
- Google Shopping;
- Shopee.
Não confunda com uma loja online, pois vendedores e compradores estão fora da plataforma e da transação entre eles. No e-commerce quem vende é a empresa por trás. Os marketplaces, no entanto, têm muitas vantagens para quem vende seus produtos nesse canal, já que é relativamente fácil trabalhar com eles, pois trazem muito tráfego, o que não se compara a um pequeno negócio online.
Para os compradores também traz vantagens, como há concorrência entre as marcas, os preços são baixos e sempre há promoções ou ofertas. Além da garantia de que o pagamento será feito com segurança, sem comprometer os dados do usuário.
6- E-commerce
Um e-commerce (comércio eletrônico) é a compra e venda de bens ou serviços, bem como, a transmissão de fundos ou dados por meio de uma rede eletrônica, principalmente a internet.
Essas transações comerciais ocorrem como business-to-business ( B2B ), business-to-consumer ( B2C ), consumidor-consumidor ou consumidor-empresa. Os termos e-commerce e e-business são frequentemente usados de forma intercambiável.
Nas últimas duas décadas, o uso generalizado de plataformas de comércios eletrônicos, como Amazon e eBay, contribuiu para um crescimento substancial no varejo online. Em 2011, esse setor representava uma modesta fatia do total de vendas. Em 2020, com o início da pandemia do COVID-19, aumentou para o triplo das vendas no varejo.
7- Redes sociais são bons canais de venda
Plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Snapchat e Pinterest podem ser canais de venda para você, porque criam a oportunidade para seu comprador-alvo encontrar seus produtos e se converter em clientes. Aqui estão seis maneiras diferentes de usar as mídias sociais para sua loja de comércio eletrônico:
- Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e Pinterest são canais de publicidade;
- Crie conteúdo e promova com publicidade ou inove como gifs, emojis e adesivos;
- Possuem recursos de gerenciamento de comunidade como os grupos do Facebook;
- As plataformas sociais são a base das parcerias e ações de influenciadores;
- Os canais de mídia social estão se tornando plataformas de compras completas;
- Facebook Messenger, WhatsApp e chat ao vivo são adições relativamente recentes.
Dado que há tanta conversa sobre mídia social, pode ser difícil descobrir onde e quando usar esse tipo de plataforma para sua loja de comércio eletrônico. Então, estude em qual rede o seu público está mais presente.
8- Google Ads
O Ads é o programa de publicidade online do Google que permite que você crie anúncios online para alcançar públicos interessados nos produtos e serviços que a sua marca oferece. A plataforma Google Ads funciona com publicidade pay-per-click (PPC), ou seja, o empreendedor paga toda vez que um visitante clica em sua campanha.
É uma maneira eficaz de direcionar tráfego qualificado ou clientes adequados para sua empresa que estão pesquisando produtos e serviços como os que você oferece. Com ele, é possível receber mais ligações, bem como, aumentar as visitas à sua loja.
9- Programa de afiliados conta como um dos canais de venda
O marketing de afiliados é a promoção de produtos de outras pessoas em troca de comissão. Usado por grande parte das marcas e dos editores online, desse modo, vale a pena considerá-lo para o seu negócio.
Os programas de afiliados ganharam popularidade nos últimos anos por vários motivos. Por um lado, é uma estratégia adequada para o mundo digital conectado, tanto que o valor médio do pedido para vendas de afiliados é maior do que outros canais de marketing.
10- E-mail marketing
O e-mail marketing é um poderoso canal, uma forma de publicidade direta que usa esse meio eletrônico para promover os produtos ou serviços da sua empresa. Ele pode ajudar a conscientizar seus clientes sobre seus itens ou ofertas mais recentes, integrando-os aos seus esforços de automação de marketing.
Ele também pode desempenhar um papel fundamental em sua estratégia para a geração de leads, reconhecimento de marca, construção de relacionamentos ou manter os consumidores envolvidos entre as compras por meio de diferentes tipos de e-mails de marketing.
Use os canais de venda para alavancar seu negócio
Você não pode colocar seus produtos à venda em qualquer lugar e esperar que o lucro chegue sem grandes estratégias. Atualmente, o melhor e mais sustentável modelo de sucesso é escolher alguns canais de venda de alto desempenho que potencializam o comércio das suas mercadorias ou serviços.
Esse plano pode resultar em melhores vendas, um relacionamento mais próximo com os clientes e mais lucros anuais em geral, algo que deve servir como estímulo para começar o quanto antes a aplicar em seu negócio.
Os multicanais são uma das ferramentas mais poderosas do mundo do comércio eletrônico. Eles não são apenas para aumentar o volume de vendas, mas ajudam sua marca a permanecer competitiva em um cenário digital cada vez mais concorrido.
Aproveite-os para possuir todos os aspectos da experiência do cliente e alcance os consumidores finais de uma forma que cause um impacto duradouro. Mas, não esqueça que estabelecer uma estratégia de vendas multicanal exige muito trabalho. Então, reúna a sua equipe e comece a esboçar um plano matador.