A captação de leads pode ser impactada de forma positiva com o uso de webinars, um tipo de seminário ao vivo e que ocorre online. Isso porque as mudanças nos padrões de consumo favorecem o ambiente virtual e essa é uma forma de manter os usuários engajados.
O que é a captação de leads?
Esse termo se refere ao processo de atrair leads e conseguir mantê-los em sua base de contatos. Desse modo, o foco desse procedimento é a conversão dessas pessoas em clientes, mas tudo passa pelas etapas do funil de vendas.
A obtenção desses leads passa ainda por conseguir os dados de contato, como telefone ou e-mail, para alimentá-los sobre conteúdos direcionados. Contudo, isso deve ser feito de maneira legal e o webinar pode te ajudar com o processo.
O processo deve ser feito com uma estratégia, mesmo que a captação de leads seja feita com uso de um webinar. Por isso, existem uma série de detalhes que você deve levar em consideração antes de iniciar o seu planejamento.
A criação de um conteúdo de valor é uma boa maneira de conseguir atrair o público antes de lançar o seu webinar. Do mesmo modo, veja a seguir alguns pontos que vão te ajudar a curto, médio e longo prazo.
Como fazer um webinar para aumentar a captação de leads?
Existem várias formas de iniciar o seu projeto, de acordo com a sua atividade. Com isso, a criação de um material interativo ajuda a atrair um público inicial e que ajuda a melhorar a sua presença virtual.
O webinar pode ser planejado com um início que passa pela educação do público a respeito de um tema. Por sua vez, este pode se referir a várias coisas, como você pode ver abaixo:
- Um produto novo;
- Novas soluções ou ideias;
- A importância de conhecer determinado assunto.
Você pode usar possibilidades diversas para criar o seu webinar e muitos se referem até a troca de experiências sobre algum tema em específico. Então, é uma chance de aparecer como autoridade sobre o tema frente à concorrência.
O objetivo de criar um projeto como esse é a captação de leads, já que fortalece as relações entre você e o público. Afinal, ele permite feedbacks mais diretos e um contato mais simples com estes leads, então veja abaixo o que não pode faltar no seu projeto.
Um bom webinar precisa de um tópico relevante
Para começar, é preciso ter um tópico interessante e que atraia a atenção inicial das pessoas. No entanto, o processo é mais complexo do que a identificação de um tema para um artigo. O ideal é identificar possíveis dores dos seus clientes ou problemas que o seu público-alvo enfrenta no momento. Assim, você pode usar para isso a sua base atual ou fazer pesquisas mais táteis no mercado.
A etapa inicial do seu processo de conversão passa por oferecer algo que realmente seja útil. Isso porque as pessoas geralmente se inscrevem para acompanhar o evento, e essa é a magia do mesmo. É preciso entender que o webinar traz a vantagem de capturar leads mais qualificados e isso é muito por conta do tema. Logo, é uma das fases mais importantes de todo o planejamento.
Usar como base e-Books e conteúdos que você já tenha pronto e publicado pode nortear a escolha de um tema que já domine. Por isso, ao escolher o tema você deve ter certeza da sua confiança no domínio do mesmo.
Para aumentar a captação de leads precisa oferecer conteúdo de valor?
Outra etapa crucial para o seu webinar é ter um conteúdo de valor para seu público e trazer especialistas sobre determinado tema pode contribuir para isso. Bem como, este pode ser base de um evento nos seguintes formatos:
- Mesas redondas ou entrevistas;
- Oficinas e treinamentos direcionados;
- Análises de eventos;
- Publicidade de produtos.
Mesmo que o seu formato seja atraente, o tema deve ser bem pensado para uma boa captação de leads. Desse modo, você consegue manter o público atento até o fim do evento, o que é interessante para quem busca conversões a um menor prazo.
Como criar um webinar impactante?
O ideal é pensar em um webinar que dure em média 60 minutos, para não ficar cansativo. Da mesma forma, o ideal é iniciar com um mapeamento mental do que irá abordar ao longo do evento, para que o público se sinta mais confortável e tenha um norte.
É ideal ainda promover um evento com uma boa qualidade de imagem e áudio para ajudar no entendimento das pessoas. Além disso, esse ponto pode fomentar a captação de leads pela imagem passada às pessoas.
Um webinar com foco em captação de leads usa recursos de imagem
Você deve investir ainda em conteúdos com bons recursos de imagem para captar a atenção das pessoas. Portanto, mostre mapas mentais e animações, bem como dados em gráficos para melhorar a experiência do usuário.
Como promover um webinar para aumentar a captação de leads?
A promoção do seu webinar deve ser feita após definir data e hora para o encontro com o público. Da mesma forma, é ideal escolher uma boa plataforma e que te ajude na hora de transmitir o seu evento.
Usar uma copy clara e que destaque as vantagens do seu evento devem ser a principal atenção na hora de divulgar seu webinar. Porém, use técnicas de SEO também para melhorar o rankeamento de sua página de divulgação.
Inclua ainda um formulário para que as pessoas possam inserir suas informações. Com isso, você pode usar o LinkedIn, uma forma social mais voltada para experiências de trabalho, para conseguir uma captação de leads mais qualificada.
É possível usar ferramentas de automação de e-mails?
Para conseguir captar mais público qualificado, o disparo de e-mail ajuda a manter a sua ideia “quente” na mente das pessoas. Do mesmo modo, é ideal para reforçar a sua presença e a importância do tema para os leads.
Uma ferramenta de disparos e automação de e-mails pode te ajudar com isso. Em suma, lembretes podem ser enviados ao longo da semana do evento para melhorar ainda mais a divulgação.
Importância de um webinar interativo para aumentar a captação de leads
É ideal promover a interatividade com o público para que o seu webinar flua como uma conversa entre duas pessoas. Com esse fator, você consegue melhorar o humor e a experiência do público, bem como segurar as pessoas por mais tempo.
Aumente a captação de leads criando um webinar de sucesso
Oferecer um conteúdo ou material para download no fim do seu webinar, pode ser uma boa ideia também de criar um evento de sucesso. Do mesmo modo, você pode incluir alguns pontos no fim do mesmo, como:
- Responda perguntas do público;
- Deixe o evento aberto para comentários;
- Faça um follow-up no fim do webinar.
A captação de leads pode ser favorecida pelo envio do link do evento ao seu público logo ao final do evento. Então, use estas dicas para criar um evento de sucesso e conseguir atingir o seu objetivo.