Saber como negociar com influenciadores pode ser muito útil para a sua estratégia de marketing, pois há diferentes formatos de parcerias que são bons para ambos
Entenda como negociar com influenciadores do jeito certo, desde a escolha de um parceiro até a maneira de abordar o mesmo para um diálogo. Afinal, é preciso se atualizar e aprender novas formas de fazer marketing, para sair na frente dos seus concorrentes.
Por que aprender a como negociar com influenciadores?
O marketing de influência é uma das tendências do mercado, por isso, é preciso saber como negociar com influenciadores para poder adotar essa estratégia. Para tanto, é importante conhecer mais sobre essa nova profissão no meio digital.
Quem são os influencers?
Um influenciador digital é uma pessoa com certa relevância nas mídias sociais e que são capazes de influenciar um grande número de pessoas que o acompanha. Por sua vez, eles geralmente seguem um padrão dentro de um nicho.
Quais são os segmentos que eles atuam?
De modo geral, eles podem atuar no segmento de games, moda ou qualquer outro assunto pop do momento. Além disso, existem vários tipos de influenciadores, e alguns exemplos deles são:
- influencer líder;
- fit ou top celebridade;
- autoridade.
Em cada segmento, existe um certo padrão de abordar os temas e produtos de uma marca. Logo, é preciso ter um processo seletivo muito bem elaborado, para conseguir fechar negócio com alguém perfeito para sua marca.
Qual o diferencial do trabalho?
Geralmente, o influencer tem uma boa comunicação e o seu jeito de falar cativa a audiência, que deseja consumir aquele tipo de conteúdo. Então, eles conseguem ter uma boa persuasão, na grande maioria das vezes, ao divulgar um produto ou serviço.
Afinal, como negociar com influenciadores?
É preciso ter cautela nas ações da sua estratégia de marketing, como negociar com influenciadores, e ver se há um perfil de público parecido. Nesse sentido, algumas dicas a seguir vão te dar uma luz nesse caminho.
Antes, entenda que o grande sucesso da divulgação feita por um influencer é a relação dele com o seu público, então leia os comentários sobre o mesmo e nas suas postagens. Assim, você diminui os riscos de comprometer seu plano de marketing com uma escolha errada.
Defina suas personas
Pode parecer um clichê, mas antes de mais nada é preciso definir as personas para o seu negócio. Isso porque é quase impossível saber como criar um conteúdo voltado para alguém que você nem sequer conhece, não é mesmo?
Isso ajuda a saber como negociar com influenciadores?
Não restam dúvidas que saber qual é seu cliente ideal ajuda na negociação com influenciadores digitais. Afinal, é essa definição que indica qual é o perfil certo de parceiro que fará sucesso com os consumidores da sua marca.
Faça uma lista dos possíveis influencers
Com a definição do seu público-alvo, é hora de listar os possíveis influencers para tentar abrir a negociação. Mas, é preciso saber qual o local mais eficiente para falar com seu público, seja o Instagram ou até mesmo o YouTube Shorts.
Analise os números de cada um deles
Nessa etapa, é preciso analisar de forma quantitativa os perfis de cada um. Então, é hora de observar alguns pontos muito importantes, como você pode ter uma noção nessa lista a seguir:
- veja o número de inscritos no canal, se for o caso;
- seguidores nas redes sociais;
- engajamento médio.
Você deve observar também o número de visualizações, em média, que cada postagem do influenciador consegue atingir. Desse modo, será mais fácil a tomada de decisão e o ideal é ter uma equipe para te ajudar nesse processo.
Analise o perfil dos mesmos
Analise se o perfil dos seguidores desse influencer condiz com o que você busca para os seus produtos, para não investir tempo e dinheiro onde não vai dar retorno. Em suma, essa é a parte onde a qualidade será mais importante que a quantidade.
Veja se esse profissional tem o perfil mais sério ou se ele é mais descontraído ao criar seu conteúdo. Afinal, tudo isso será associado à imagem da sua marca e o ideal é não escolher ninguém muito polêmico, para fugir da cultura do cancelamento.
Estude sobre curva de ascensão
Faça um estudo mais detalhado sobre a curva de ascensão e saiba qual o momento certo para negociar com uma determinada pessoa. Isso porque o número de influenciadores cresce a cada dia, além do volume de canais.
Antes de mais nada, saiba qual o momento em que essa pessoa está nessa curva de ascensão, para que a sua marca não esteja nas mãos de alguém em declínio. Mas, isso é bem simples e não deve tomar muito tempo do seu planejamento.
Tente fazer uma previsão dos resultados
Faça uma pequena projeção e sempre leve em consideração que os resultados podem não ser os mais esperados. Assim, você deve estar preparado para o que pode acontecer e o que pode falhar na sua estratégia.
Alguns profissionais são capazes de trazer um grande número de acessos ao seu site ou blog, então você deve se preparar para um aumento na demanda. Nesse sentido, veja se a estrutura do seu site é confiável para não decepcionar a audiência.
Veja se o mesmo possui um agenciador
Olhe se o mesmo é agenciado por alguém, já que geralmente essa informação fica na bio do mesmo, nas mídias sociais. Assim, você deve contatar primeiro essa pessoa que cuida das mídias do seu provável parceiro.
Crie uma relação com o influencer
Seja agradável e cordial no primeiro contato, para construir uma relação legal com o time do influenciador. Do mesmo modo, deixe as coisas mais em aberto, e solicite um material da pessoa, para analisar os cases do mesmo.
Como negociar com influenciadores na parte financeira?
Após o primeiro contato, é preciso saber que essas situações delicadas, como negociar com influenciadores, não tem uma resposta imediata. Da mesma forma, você deve aguardar os seguintes retornos:
- se há ou não afinidade entre influencer e marca;
- os valores, que podem ser altos.
Você deve lembrar que cada profissional tem um número de pessoas que consomem seus conteúdos todos os dias, e são capazes de guiar uma decisão de compra deste pessoal. Então, a escolha é a etapa mais importante, mas esteja com os bolsos prontos.
Esteja pronto para respostas negativas
Esteja preparado também para uma possível resposta negativa, pois o influencer pode não ter um feeling inicial com aquele produto ou serviço. Por isso, o ideal é ter mais de uma opção “na agulha”, para ser eficiente na estratégia.
Pense sempre pelo lado positivo: é melhor ter um não de cara e partir para a próxima, do que ter um problema mais a frente com uma parceria. Assim, você diminui as chances desse influencer não ter uma boa aceitação dos seus clientes em potencial.
Veja a forma de cobrança da agência
Analise também se a agência ou o influencer vão comprar por material ou por métricas. Isso porque o pagamento pode ser definido a cada mil exibições do seu anúncio, se for o caso, ou até mesmo por meio do CPC, ou custo por clique na sua oferta.
Use um briefing para facilitar o processo
Deixe pronto um briefing para o influencer, principalmente se estiver em contato direto com ele. Mas, você deve deixá-lo livre para criar algo à sua maneira, pois esse material não deve servir como roteiro ou pautar a criação de conteúdo dessa pessoa.
Como negociar com influenciadores na prática?
Para ter eficiência ao aprender como negociar com influenciadores na prática, o ideal é deixar uma amostra do seu produto ou serviço à postos. Com isso, será mais fácil que aquele profissional conheça de verdade o que você faz.
Tenha certeza que ele entendeu sua proposta
Enviar esse material também diminui as chances dele criar algo morno, pelo fato de não entender a proposta da sua marca. Além disso, ele pode mostrar o produto na divulgação de forma mais detalhada.
Ofereça cupons aos seguidores do influencer
Você pode oferecer cupons de desconto com o nome do influencer ou algum bordão que sua audiência conheça, para induzir ainda mais os acessos e as conversões. Assim, ele pode divulgar esse presente por meio de vídeo ou texto para seus seguidores.
Analise bem o material do seu parceiro
Estude o resultado do material que o seu parceiro criou, para ver se agradou a sua equipe. Da mesma forma, você pode até mesmo analisar se a mensagem da sua empresa ou campanha foi realmente o foco da criação desse conteúdo.
Como negociar com influenciadores ao ver os resultados?
Ao analisar os números da sua campanha, é preciso saber como negociar com influenciadores para uma nova parceria. Do mesmo modo, você pode ver como o público reagiu a um primeiro contato, caso a sua campanha seja mais extensa.
Trabalhe com o mesmo uma possível mudança de horário de postagens ou datas, se for o caso. Contudo, seja delicado ao abordar e ver as disponibilidades do influenciador, mas deixe tudo isso definido em contrato escrito para não ter problemas.
Fique ainda mais próximo às suas mídias sociais
Após investir em uma campanha com influencer, você deve estar ainda mais ativo em suas mídias sociais. Isso porque essa estratégia deve atrair muitas pessoas, e você pode adotar a postura de marca interativa para se relacionar com os novos clientes em potencial.