O uso de conteúdo para impulsionar vendas é cada vez mais comum na estratégia de marketing das empresas, porque é uma opção com menor custo e alto retorno
Entenda como usar conteúdo para impulsionar vendas nas suas ações de marketing digital e quais são os formatos que podem te ajudar nesse processo. Além disso, saiba o porquê de incluir essa tática no seu planejamento para converter mais ainda.
O que é um conteúdo para impulsionar vendas?
Conteúdo para impulsionar vendas é um material que irá gerar tráfego orgânico de forma eficiente para os ambientes digitais do seu negócio. Por isso, você deve usar da maneira certa para conseguir criar um modelo que consiga gerar leads de modo constante.
O que significa conteúdo nesse contexto?
Para essa finalidade, é útil qualquer informação ou dado que possua algum tipo de relevância para o seu público. Assim, é possível elaborar um conteúdo em vídeo ou outros materiais, como:
- artigos ou revistas;
- podcasts ou webinar;
- blog posts;
- pesquisas.
Os infográficos também são úteis para a sua campanha de marketing com o uso de conteúdos. Então, analise o que será melhor para a sua persona e invista na proposta para atrair prospects e leads qualificados.
Leve conhecimento ao seu público
É possível utilizar ainda algo relevante que tenha a ver com o seu público-alvo no seu blog corporativo. Por isso, toda forma de conteúdo que a sua equipe de vendas possa consumir para oferecer aos usuários será viável nesse formato de campanha.
Por que usar conteúdo para impulsionar vendas?
Usar conteúdo para impulsionar vendas é ideal para mudar a visão dos consumidores sobre o valor da sua marca. Afinal, hoje em dia a venda não passa apenas por receber uma quantia sobre determinada saída de um produto.
Mais vantagens de usar conteúdo para impulsionar vendas
Esse tipo de material ainda oferece a chance da sua marca mostrar seu produto como uma solução, além de adequar o problema das pessoas àquele item. Nesse sentido, ajuda também seus representantes a ter uma relação mais próxima com seus clientes.
Construa sua autoridade
Construir sua autoridade de forma eficiente, para que todos o tenham como referência no seu segmento. Assim, será bem mais fácil se destacar dos concorrentes, sejam eles da sua região ou de um potencial diferente.
Melhore o seu relacionamento com o cliente
Entender quem são os seus clientes em potencial e fazer conteúdos que pensem neles de forma direta permite construir uma relação mais duradoura e intensa entre consumidor e marca, o que é muito valorizado hoje em dia e tende a ser ainda mais.
Como usar conteúdo para impulsionar vendas do jeito certo?
O conteúdo para impulsionar vendas só terá sucesso nessa finalidade se ele for útil para alguma pessoa ou um determinado grupo. Por isso, você pode chegar a essa conclusão com testes pesquisas em sua base de contatos.
Apenas com os resultados e uma análise precisa, você consegue definir qual material é ou não bom para o seu negócio. Então, pense no que irá focar, se é no cliente ou na sua equipe de vendas, e ache um ponto de ligação entre ambos.
Conheça a persona do seu negócio
Essa dica vai facilitar o seu trabalho quase que completamente, pois elimina o formato de tentativa e erro na sua estratégia. Portanto, defina as personas para o seu negócio e garanta uma criação de conteúdo ainda mais eficiente.
Quais são os tipos de conteúdo para impulsionar vendas?
Você pode usar conteúdos para impulsionar vendas voltados à dicas para os seus clientes ou esclarecimento, além de informações de segurança. Aliás, é possível alinhar tudo isso com base no público-alvo dessa criação de material.
Conteúdos de capacitação
Esse é um tipo de conteúdo voltado para os seus consultores de vendas e as pessoas que compõem o seu time de colaboradores. Por isso é tão importante criar materiais que capacitem todos, e isso pode ser feito com:
- pesquisas sobre o mercado;
- artigos e documentos sobre as personas do negócio;
- descrição detalhada dos serviços ou produtos;
- criação de um processo de vendas.
Aqui, é possível utilizar o máximo de informações relevantes que puder, para que o seu time entenda sobre o seu processo de modo detalhado. Bem como, com o material certo, você torna todos experts em seus serviços e produtos.
Conteúdos para prospecção
Esse tipo de conteúdo é importante porque serve para as pessoas te acharem, em meio a tanta disputa no mercado. Desse modo, você aumenta seu nível de credibilidade junto aos seus clientes em potencial.
Você pode aproveitar o blog da sua marca para aplicar essa técnica. Além disso, detalhe assuntos que estejam presente na mente das pessoas e tente resolver uma situação em específico, pois isso ajuda a lembrarem da sua marca.
Materiais para a fase de negociação
Nessa etapa, o seu conteúdo deve servir para criar ainda mais interesse dos clientes em seu produto ou serviços. Então, dê exemplos de como eles podem ser úteis de várias formas e aumente as chances de reverter até mesmo vendas “perdidas”.
Pós-venda
Com o conteúdo voltado para o pós-venda, você deve trabalhar maneiras de fidelizar aquele cliente, para que ele possa voltar a consumir da sua marca. Afinal, o processo de experiência do usuário não tem a duração apenas do período da compra.
É preciso atualizar os mesmos sobre novas instruções sobre seu produto e até, quem sabe, oferecer treinamentos gratuitos à eles. Além disso, inclua newsletters na sua estratégia com notícias sobre o mercado e guias com soluções de problemas.
Como usar o marketing de conteúdo para impulsionar vendas?
Para usar o marketing de conteúdo para impulsionar vendas, você deve pensar na qualidade do material e na experiência positiva dos consumidores. Por isso, pense que todo esforço possível deve ser feito, mas de forma inteligente.
Alinhe seus times de marketing e vendas
Ofereça diversas formas de alinhar o seus times de vendas e de marketing para ter resultados melhores. Assim, você terá novas formas de gerar atração dos clientes pela sua marca e conseguir aumentar as suas conversões.