O que é core competence e como aplicar com sucesso?

A core competence é a união de atributos que tornam uma empresa única, assim, permite que se deixe claro para a firma e para os consumidores os seus diferenciais.

A core competence é um conceito que se difunde cada vez mais por ser um modo de mostrar como a empresa se diferencia das concorrentes para ajudar as personas a solucionarem suas questões. Por isso, entenda como funciona e porque isso é importante para as marcas.

O que é core competence?

Core competence, também chamada de competência central, é algo muito usado para descrever atributos da sua organização. Portanto, é um aspecto essencial para se destacar no nicho de mercado e obter uma vantagem competitiva. 

Core competence é um dos conceitos mais interessantes para uma marca que deseja ter uma ótima reputação. Imagem de Kampus Production em Pexels.

É um conjunto de capacidades que evidenciam a empresa em relação aos seus rivais. Dessa forma, é um jeito de mostrar os motivos para o sucesso em seu mercado e conquistar ainda mais clientes.

O conceito é tido como um diferencial competitivo, porque é algo que a empresa faz melhor do que seus concorrentes e que é difícil de se replicar. Assim, ele pode se relacionar a diversos aspectos do negócio, como: 

  • tecnologia; 
  • inovação; 
  • marketing
  • gestão de cadeia de suprimentos; 
  • atendimento ao cliente.

Ao identificar esses aspectos, a marca pode direcionar seus recursos e esforços para fortalecer essas áreas-chave. Isso porque, ao focar em seus pontos fortes, dá para aproveitá-los ao máximo, o que leva a vantagens competitivas sustentáveis e ao sucesso a longo prazo.

Por que é importante para as empresas?

A core competence é crucial para as empresas por várias razões, já que a destaca de seus rivais. Por isso, veja a seguir quais são os principais aspectos que a tornam importante.

Vantagem competitiva 

Com o uso dessa técnica dá para se diferenciar dos concorrentes e ganhar uma vantagem competitiva no mercado. Então, ao identificar pontos centrais, pode-se oferecer algo único e valioso para atrair clientes e chamar mais atenção no mercado.

Foco estratégico 

Além de encontrar seus atributos fortes é bom definir uma estratégia e direcionar seus recursos de maneira eficiente para atingir as metas. Dessa forma, ao concentrar seus esforços e recursos nessas áreas, dá para aumentar suas chances de sucesso.

Inovação e crescimento 

Esse conceito muitas vezes se associa à capacidade de inovar que a empresa tem. Portanto, ao melhorar suas competências, a marca gera novos produtos, serviços e soluções que atendam o mercado, o que a leva a crescer.

Resiliência 

As competências centrais são pontos que ajudam a marca a se adaptar às mudanças nos negócios e a superar desafios. Assim, quando se sabe do que é capaz, pode se ajustar aos gostos dos clientes, às demandas do mercado e à situação econômica.

Reputação e confiança 

Quando seus aspectos são bem definidos, dá para usar eles em busca de construir uma reputação sólida e uma imagem positiva. Por isso, quando a organização é reconhecida por suas expertises em certas áreas, ela ganha a confiança dos clientes, parceiros e stakeholders.

Como usar core competence para aumentar o sucesso da empresa?

A core competence é muito útil para aumentar o sucesso da empresa no seu nicho de mercado, porque busca meios de inovar. Dessa forma, veja a seguir quais são os aspectos mais comuns em que este conceito auxilia: 

  • ver quais são as suas competências centrais; 
  • alinhar a estratégia com seus pontos positivos;
  • desenvolver e melhorar suas qualidades;
  • integrar as competências centrais em todos os aspectos do negócio;
  • buscar meios de inovar;
  • colaborar com parceiros estratégicos; 
  • monitorar o ambiente de negócios;
  • ter uma comunicação assertiva e promover seus pontos positivos.

Ao alinhar a estratégia da empresa com suas competências e investir para desenvolvê-las de modo contínuo, você está em busca de um maior sucesso. Então, elas fornecem uma base sólida para crescer, inovar e dar vantagem competitiva para melhorar os lucros.

Quais as áreas mais importantes de competência para as empresas?

As áreas mais importantes da core competence para as empresas variam de acordo com o setor de atuação, do modelo de negócio e das necessidades de cada organização. No entanto, há alguns pontos cruciais que são críticas para o sucesso, veja a seguir.

A core competence é ideal para se destacar no seu nicho de mercado. Imagem de Gustavo Fring em Pexels.

Conhecimento de mercado 

É bom entender de modo profundo o mercado onde a marca atua. Dessa forma, quem quer crescer, tem que ver as necessidades dos clientes, as tendências, os concorrentes e as chances de evolução.

Gestão de cadeia de suprimentos 

A marca precisa desenvolver a capacidade de gerenciar a cadeia de suprimentos. Isso porque, é assim que deve garantir a disponibilidade de matérias-primas, a eficiência na produção e a entrega pontual dos produtos ou serviços.

Pesquisa e desenvolvimento (P&D) 

A sua capacidade de inovar se baseia também em gerar novos produtos ou serviços para a sua linha de produção. Por isso, vale a pena seguir as mudanças tecnológicas para atender às demandas do mercado.

Gestão de qualidade 

A core competence se destaca quando se tem uma gestão para conseguir fornecer alta qualidade em tudo que entrega para os seus clientes. Assim, é capaz de cumprir padrões e regras exigidas pela indústria para ter um alto padrão.

Gestão de relacionamento com o cliente 

Quem deseja chamar atenção no seu nicho tem que entender as necessidades dos clientes. Então, pode oferecer um atendimento personalizado, construir um marketing de relacionamento sólido, a fim de garantir a satisfação do usuário.

Como medir e avaliar a sua core competence?

Saber medir e avaliar a sua core competence pode ser um desafio, mas, é possível fazer isso com uma análise interna e feedbacks, dentre outras avaliações de aspectos complexos. Portanto, algumas das formas que podem ser úteis para isso estão logo a seguir:

  • análise interna; 
  • comparação;
  • feedback dos clientes; 
  • indicadores de produtividade e desempenho; 
  • parcerias e alianças; 
  • análise de tendências e mudanças no mercado.

É bom lembrar que cada um pode definir um processo para obter suas métricas e fazer as suas análises. Então, conforme o mercado e as demandas dos clientes, é preciso ajustar seus pontos fortes para se adaptar. 

Um aspecto crucial para as empresas que querem se destacar é ser capaz de revisar e atualizar de modo regular a sua avaliação. Assim, se garante que ela continue a ser uma boa vantagem competitiva e a gerar valor para a firma.

Como avaliar o core competence de outras empresas?

Quem deseja se destacar também tem que avaliar o core competence de outras empresas, a partir da pesquisa e análise do mercado. Isso, aliás, tem que ser feito com cuidado para ter métricas reais. 

Dessa forma, algumas abordagens são úteis para avaliar o desempenho de outras firmas, como:

  • pesquisa e análise de mercado; 
  • avaliação das habilidades e competências do grupo;
  • quais as parcerias e alianças feitas de modo estratégico; 
  • compare com outras marcas; 
  • analise os documentos e relatórios financeiros; 
  • qual o feedback dos clientes e avaliações online; 
  • analise as patentes e a propriedade intelectual; 
  • como são as tendências e as mudanças no mercado. 

É bom lembrar que a avaliação dos pontos fortes de outras empresas se baseia em dados disponíveis para o público e em análises externas. Por isso, pode se tornar um desafio obter informações com mais detalhes e precisas, já que as marcas não divulgam de modo completo. 

Como desenvolver core competence?

Desenvolver a core competence é um processo contínuo para aprimorar as habilidades que acontece por meio da definição de metas. Assim, algumas etapas para melhorar seus pontos estão a seguir:

  • identifique as competências principais; 
  • defina metas claras;
  • busque chances de aprender; 
  • aplique o que se aprende na prática; 
  • busque feedback e avaliação; 
  • mantenha-se atual; 
  • desenvolva habilidades interpessoais; 
  • cultive uma mente de crescimento.

Lembre-se de que desenvolver as competências de núcleo é um processo contínuo. Então, se comprometa a avaliar e buscar crescer o tempo todo, esteja disposto a investir tempo e esforço para se aprimorar o máximo possível.

Quais as tendências atuais em core competence?

O sistema conta com várias tendências que se renovam junto com o mercado. Portanto, algumas das principais que existem envolvem acelerar o modelo de negócio atual, desenvolver novos métodos e promover a cultura correta. 

Como implementar a core competence em sua empresa?

A core competence oferece vantagens, já que até as pequenas empresas podem pôr em prática esse conceito com dedicação e análise contínua. Então, é crucial analisar os pontos fortes que se tem e o que se deseja obter para aplicá-los de modo eficaz.

Gestão de negócios
Comentários (0)
Add Comment