O EdgeRank é um algoritmo do Facebook que filtra as publicações do feed de notícias que são mais relevantes para o usuário com base em três fatores principais.
O EdgeRank é um algoritmo do Facebook que tem como função filtrar as publicações que aparecem no feed de seus usuários. Para isso, então, ele se baseia em três fatores principais para mostrar apenas os conteúdos mais relevantes da plataforma.
O que é o EdgeRank?
Para quem não sabe, o EdgeRank é um algoritmo do Facebook que filtra o que vai aparecer na linha do tempo do usuário. Então, ele tem como base o que parece ser mais relevante de acordo com o tipo de conteúdo que a pessoa consome nesta rede social.
Antes de aparecer em qualquer feed de notícias, todos os status atualizados, curtidas, compartilhamentos ou comentários, passaram pela análise desse algoritmo.
Com isso, o público tem acesso ao que o EdgeRank considera mais relevante, não só para o usuário, mas para quem cria anúncios que convertem nesta plataforma do Meta.
O que o EdgeRank leva em conta ao filtrar os conteúdos no Facebook?
Ele considera três grandes fatores como o tempo, afinidade e relevância para decidir o que o usuário vai ver em seu feed de notícias. Quem usa o Facebook, já deve ter notado que não são todos os posts dos seus amigos que aparecem na sua linha do tempo.
Para quem atua com marketing digital, por exemplo, isso pode ser um entrave poderoso, já que a publicação da página de uma marca pode não aparecer para o público-alvo da empresa.
Por conta disso, entender como o EdgeRank funciona é essencial para superar essa barreira e ter os melhores resultados nesta plataforma com bilhões de usuários ativos.
Tempo
Esse critério do algoritmo é o mais óbvio, afinal, os conteúdos mais recentes ganham prioridade e portanto, são exibidos à frente das publicações mais antigas.
Afinidade
Quem usa muito o Facebook, já deve ter notado que os posts de certos amigos e páginas aparecem com mais frequência em seu feed do que outros. A explicação para isso é a afinidade.
A partir da interação entre os dois lados, a rede social avalia o nível de conexão entre eles, o que tem um peso maior no aparecimento das publicações. Assim, as interações podem ser as seguintes:
- mensagens no mural;
- visualização de fotos;
- curtidas;
- comentários;
- visitas em uma página ou perfil;
- compartilhamentos.
Quando um post é feito, somente aqueles que têm uma afinidade maior conseguem visualizar. Então, de acordo com o quão receptivos os usuários se mostram a ele (curtem, clicam, compartilham, comentam), a publicação é exibida para cada vez mais pessoas.
Relevância
O último fator do EdgeRank é sobre a relevância e cada tipo de postagem tem uma importância diferente. Por exemplo, os vídeos e as imagens são mais relevantes para os usuários do que links e textos.
Também se destacam por sua relevância os posts da própria página do Facebook do que aqueles vindos de aplicativos de terceiros.
Como superar as barreiras do EdgeRank e ter melhores resultados no Facebook?
É possível superar os entraves do EdgeRank ao escolher um bom horário para as suas publicações, usar imagens e vídeos, além de mensurar os Insights. Poucos negócios se dedicam a essas ações, o que gera menos retorno para a marca.
Cerca de 12% apenas da audiência que curte uma página, de fato, visualiza o status da mesma. Mas, é possível superar as barreiras que esse algoritmo impõe com algumas dicas que vão fazer a diferença.
Escolha bons horários para publicar os seus posts
Cada rede social tem um horário de postagem ideal e ter esse conhecimento faz toda a diferença, por isso, entenda:
- quais são os hábitos do seu público;
- as horas de pico na plataforma.
Ambos os fatores vão gerar um impacto positivo no alcance de suas publicações. Também é essencial levar em conta que o Facebook é muito usado para lazer. Ou seja, os horários de pico da rede social podem não ser os mesmos para a estratégia de e-mail marketing.
Cabe a empresa testar vários horários de publicações para descobrir qual oferece os melhores resultados. Mas, a quarta-feira é um dia da semana que vale a pena postar, ainda mais entre 9h e 15h.
Use vídeos e imagens
Os vídeos e imagens são de grande relevância para o público-alvo, de acordo com o EdgeRank. Mais do que isso, esses recursos por seus tamanhos e cores na linha do tempo, atraem muito mais os usuários.
Com isso, cresce a chance da sua marca obter comentários, cliques e compartilhamentos em seus posts, o que vai tornar a publicação mais relevante e assim, vai chegar até mais pessoas nesta plataforma.
Turbine a sua publicação
Esse é um recurso do próprio Facebook que vai ajudar a sua marca a driblar o EdgeRank. Com o “turbinar publicação”, é possível mostrar o seu conteúdo relevante para usuários que não o veriam de modo orgânico, ou seja, gratuito.
Isso quer dizer que essa é uma ferramenta paga, mas que pode aumentar a visibilidade da sua empresa em uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. No fim das contas, ao ter mais engajamento pago, isso pode expandir também o seu alcance orgânico.
Mensure os Insights
Outra forma eficaz de superar os desafios que o EdgeRank impõe as marcas é o Insights, um recurso que faz uma análise sobre:
- o quanto um post foi visualizado;
- número de cliques;
- quantidade de interação.
Basta fazer o login de administrador da sua página e adicionar /insights no final da URL. Por exemplo, facebook.com/JorgeMoreno/insights. A partir dos resultados, você avalia o que mais gera engajamento em seus leads.
Por que o EdgeRank é tão importante?
O EdgeRank é essencial porque mostra quantas pessoas conseguem ver os seus posts, não apenas de modo orgânico, mas também de forma paga. De fato, você pode estar deixando de alcançar milhares de usuários sem se dar conta.
Neste momento, menos de 10% da sua audiência visualiza as suas publicações. Portanto, para reverter isso, invista em maneiras de aumentar o engajamento nas redes sociais.
Incentive o seu público a curtir e compartilhar os seus conteúdos, a fim de que eles cheguem para cada vez mais pessoas. Acima de tudo, crie posts relevantes e interessantes para conquistar os seus clientes.