O empreendedorismo digital oferece novas oportunidades para aqueles que buscam iniciar ou expandir seu próprio negócio, pois é uma nova abordagem para abrir e operar negócios.
O Empreendedorismo Digital é um dos assuntos mais discutidos hoje em dia, tudo por conta da eficácia desse tipo de negócio. Assim, é preciso falar sobre as características do empreendedorismo on-line e entender o sucesso por trás desse método de comerciar.
O que é o Empreendedorismo Digital?
O Empreendedorismo Digital é um modelo de negócios para a venda de variados tipos de produtos no meio on-line. Portanto, pode-se associar esse tipo de comércio como um fruto dos avanços da tecnologia na atualidade.
Como surgiu esse modelo de negócios?
Esse modelo de negócios surgiu na década de 1970, junto com o início da internet na época. Porém, o processo de abertura de uma empresa digital se popularizou só depois dos anos 2000, com o maior acesso ao computador.
Por que esse jeito de empreender se popularizou?
Esse jeito de empreender se popularizou por conta da rápida evolução e democratização do acesso à internet, principalmente após os anos 2000. Desse modo, fica clara a influência dos aparelhos digitais na expansão do negócio on-line.
Principais aparelhos utilizados para consumir produtos digitais
Os aparelhos que têm um maior uso para negociar no meio virtual são os smartphones, tablets, notebooks e computadores de mesa. Assim, pode-se concluir que quanto mais esses bens de tecnologia evoluem, mais o empreendedorismo digital cresce.
Os negócios on-line e a era dos smartphones
É importante considerar que o telefone celular foi o maior aliado na evolução do modelo de negócio virtual. Dessa forma, destaca-se a grande importância desses aparelhos para o futuro desse tipo de comércio, tanto pela sua praticidade quanto pela segurança.
Quais são os benefícios do Empreendedorismo Digital?
Os benefícios do Empreendedorismo Digital são a facilidade ao abrir um negócio, a boa gestão de vendas e o alcance de clientes. Nesse sentido, fica fácil entender o motivo de tanto sucesso dessa forma de gerir uma empresa.
Menor burocracia na abertura do negócio
A menor burocracia na hora de abrir um negócio virtual ocorre por conta da rapidez na análise setorial de informações pela internet. Dessa maneira, o novo empresário encontra mais motivação para seguir nesse ramo profissional.
A boa gestão de vendas no meio virtual
A boa gestão de vendas no meio virtual ocorre por conta da estrutura da internet que permite vendas 24 horas de forma automática. Nesse sentido, o cliente pode comprar a hora que quiser sem precisar de um vendedor, tudo de forma segura e rápida.
Além disso, as empresas usam várias plataformas para se unir aos clientes no meio on-line. Dessa forma, alguns desses recursos são bem conhecidos na hora de fazer compras pela internet:
- sites que conectam empresas e clientes com segurança como o Mercado Livre;
- perfis de vendas no Instagram;
- sites criados pela própria empresa.
O alcance de clientes no mundo digital
O grande alcance do mundo digital é causado pela velocidade e facilidade em como divulgar e-commerce. Desse modo, os empreendedores espalham informações de seus produtos de um jeito mais eficiente e com custos mínimos.
Sendo assim, as empresas usam certos meios de comunicação que são, hoje em dia, os principais aliados da propaganda no meio virtual, o que é conhecido como Marketing Digital:
- redes sociais;
- anúncios em vídeos para redes sociais ou para plataformas como o YouTube;
- e-mail;
- divulgação em sites de terceiros.
Por fim, podemos ver que o alcance do meio virtual é maior do que as lojas físicas por conta da falta de barreiras geográficas desse modelo de negócio. Assim, o vendedor alcança um maior número de clientes através dos serviços de entrega como os Correios.
Marketing Digital e o Empreendedorismo Digital
O Marketing Digital são ações das empresas para divulgar seus produtos ou serviços no meio virtual. Portanto, é uma estratégia usada a favor do Empreendedorismo Digital.
Nesse sentido, o Marketing Digital é algo muito importante para o sucesso de um empreendimento nos dias de hoje. Portanto, para garantir o crescimento do negócio o indivíduo deve investir nessas ações de divulgação nos meios on-line.
Como iniciar no Empreendedorismo Digital?
Para começar no Empreendedorismo Digital é preciso criar a empresa, escolher o nicho de atuação e as estratégias de vendas. Dessa forma, é muito importante entender cada um dos pontos citados e ter uma boa visão sobre os concorrentes.
Abertura da empresa
De início o novo empreendedor deve abrir a empresa com planejamento, com a noção se vai precisar de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou não, por exemplo, tudo deve ser pesquisado e bem organizado.
Nicho de Atuação
O nicho de mercado ou de atuação é o ramo de serviços ou produtos que a firma vai atuar. Portanto, no Empreendedorismo Digital é necessário definir bem o nicho para ter um melhor atendimento aos cliente e, assim, ser notada dentro do mercado.
Nesse sentido, o cidadão deve escolher com muito cuidado o nicho para seguir na empresa, ou seja, o tipo de produto e mercado que quer atender, sempre com mercadorias que ele já tenha um certo conhecimento.
Estratégias de vendas no Empreendedorismo Digital
Por fim, o empreendedor precisa montar uma estratégia de vendas, tudo através de pesquisas e ajuda de outros profissionais que conhecem o mercado, na intenção de se posicionar melhor diante dos concorrentes.
Algumas estratégias de vendas são destaque hoje no mercado virtual. Dessa forma, os novos negócios on-line se espelham em algumas delas para ampliar seu mercado consumidor:
- crie redes sociais com publicações que levem direto ao seu site;
- tenha um site fluido e com o carrinho de compras prático;
- faça parceria com serviços de cartão de crédito para diminuir taxas;
- trabalhe com algoritmos inteligentes em seu site para atrair clientes.
Quais são os melhores negócios no Empreendedorismo Digital?
Os melhores negócios no Empreendedorismo Digital na atualidade são os infoprodutos e os e-commerces. Assim, para conseguir um bom fluxo de vendas no meio virtual é recomendado seguir esses modelos de empreendimento.
O que são infoprodutos?
Infoprodutos são produtos que contém informações e são vendidos no meio virtual, podem ser e-books, vídeo aulas, cursos, entre outros. Assim, fica claro que esse tipo de mercadoria tem fins de aprendizado.
Porém, apesar de ser um artigo com grande potencial de mercado, esses produtos são cheios de problemas com fraudes e pirataria. Dessa forma, esses bens digitais devem ter seu acesso limitado ao cliente, para evitar cópias indesejadas.
E-commerce e Empreendedorismo Digital
E-commerce é o termo utilizado para o termo ‘’Comércio Eletrônico‘’, que são as lojas presentes no meio virtual. Nesse sentido, sabemos que esse tipo de negócio é o objetivo da maioria dos empreendedores digitais, já que é o modelo que mais cresce no mundo.
Assim, fica claro que o objetivo da maioria dos novos apostadores no comércio on-line é crescer com o e-commerce. Desse modo, podemos citar algumas empresas que são exemplos de sucesso nesse ramo:
- Submarino;
- Amazon;
- Magazine Luiza;
- Netshoes.
Por que o Empreendedorismo Digital é o futuro dos negócios?
O Empreendedorismo Digital é o futuro dos negócios por conta da sua forma fácil, rápida e democrática de negociar. Nesse sentido, fica nítida a dominação desse modelo virtual de trocas de produtos.
Nesse ponto de vista, ficam claros os motivos da prioridade dada a esse tipo de negócio, o que não descarta a importância do método convencional das lojas físicas e regionais.
Desse modo, o Empreendedorismo Digital é visto como o futuro dos negócios, mas, apesar desse fato, as bases desse modelo de mercado ainda estão ligadas ao modo tradicional de compras e vendas.
A diferença entre o jeito tradicional e o digital de empreender
A diferença entre esses dois modelos de negócios é dada, principalmente, por conta das bases de cada um dos dois tipos. Mas, tanto o tradicional quanto o digital têm importantes papéis no na economia do país.
Nesse sentido, enquanto a forma tradicional é praticada com lojas físicas, com um grande quadro de funcionários que atendem a uma certa região, o digital aumenta todas as fronteiras e diminui os custos com empregados, aluguel da loja e gestão dos produtos.
Por fim, temos que dar os créditos a todos os tipos de empreendimentos existentes, uma vez que se trata de um ato arriscado e que depende de vários fatores para dar certo.