O empreender gov veio para facilitar a vida de quem deseja se tornar um grande empresário, mas, para ter sucesso, veja tudo sobre esse processo antes de se inscrever.
O empreendedor gov traz praticidade e segurança aos seus usuários. Assim, qualquer um que deseja se tornar um grande empresário precisa saber como ele funciona. Então, se esse é o seu desejo, descubra tudo de forma detalhada com este artigo.
Você sabe que é o portal empreender gov?
Empreender gov é um site criado pelo governo, destinado às pessoas que querem ou já são MEI. Desse modo, nele você pode achar todos os serviços cruciais para que esse grupo consiga cuidar do seu negócio.
O que é o MEI?
Criado em 2008, o microempreendedor individual MEI é um termo associado a figura jurídica. Desse modo, com ele o indivíduo pode:
- criar CNPJ;
- emitir notas fiscais;
- se aposentar;
- ter auxílio-doença.
Na prática, ele torna possível ser um empresário de forma mais econômica. Portanto, ele é ideal para quem está iniciando um pequeno negócio e não tem capital para arcar com os custos de uma licença maior.
Um fato relevante é que no portal há até alguns cursos que mostram como empreender no Brasil de forma eficiente. Portanto, ele é ótimo para quem está começando e ainda não sabe como esse mundo funciona.
Pelo que foi citado, ele é bom caminho para que você entenda o que é o MEI e os desafios que esse título contém. Assim, ele vai ajudar a agir diante das adversidades dessa jornada.
Quais são os benefícios do portal empreender gov?
O portal empreender gov permite que o individuo se torne MEI de uma forma simples, prática e gratuita. Então, ele elimina diversas burocracias que, na prática, não ajudam o cidadão. Além disso, ele tem outros pontos positivos, como:
- regularização gratuita;
- emite documentos;
- permite o acesso aos benefícios da previdência;
- gera notas fiscais;
- oferece apoio técnico.
É bom saber que os MEIs podem participar das licitações públicas. Desse modo, se você estiver com tudo regular no site e souber como esse meio funciona, terá uma grande chance de ampliar o seu negócio.
Na prática, esse portal incentiva pessoas a seguirem os seus sonhos de se tornarem empresários de um jeito simples e prático.
Todos os pontos acima são essenciais para quem deseja se tornar um MEI. Portanto, apenas citá-los não é o bastante para você entender como tudo funciona. Então, para ficar mais claro, veja mais sobre cada um logo abaixo.
Regularização gratuita
No portal, você pode regularizar todas as suas pendências de forma gratuita, o que evita multas. Mas, caso as tenha, é possível renegociá-las. Então, não será preciso ir em outro site ou ponto físico.
Para evitar atrasos, é bom sempre colocar em sua planilha ou planner relativo às finanças. Desse modo, poderá pagar tudo de forma imediata para não se esquecer de nenhum débito. Além disso, sempre anote todos eles em um caderno para conferir no fim do mês.
Emite documentos
O site pode emitir o CCMEI, alvará que libera o negócio para funcionamento. Portanto, com ele fica mais fácil gerir tudo que envolva a parte burocrática da sua empresa.
Permite o acesso aos benefícios da previdência
Ao se tornar MEI, o indivíduo tem acesso a todos os benefícios da previdência. Desse modo, ele vai conseguir se aposentar por idade, gozar do auxílio-maternidade e mais. Então, ele tira a preocupação de quem deixou de ser CLT e quer ter um futuro com conforto.
Gera notas fiscais
O Portal ainda permite que você emita notas fiscais eletrônicas. Ou seja, ele facilita a regularização de um serviço prestado, o que é ótimo para quem deseja ter tudo sempre em ordem.
Oferece apoio técnico
A plataforma oferece um suporte técnico eficiente caso ocorra qualquer dúvida durante os processos. Assim, mesmo que não exista experiência com os trâmites, será possível fazer tudo de forma precisa e eficaz.
Outro fator relevante é que caso exista alguma dívida, será mais fácil entender o que aconteceu. Isto é, se houve um erro ou falta de atenção, será mais fácil resolver o problema.
Quais são as novas funções do empreender gov?
O empreender gov permite que o indivíduo use seu nome social. Mas, para isso, ele deve estar vinculado ao CPF do inscrito. Além disso, há outras novidades, como, por exemplo:
- em caso de morte, a atualização é automática;
- não precisa de muitos documentos para formalizar.
A realidade é que o governo digital veio para tornar tudo mais prático. Desse modo, foge do antigo padrão burocrático, onde as pessoas passavam horas para resolver uma situação.
Acontece que hoje em dia, com o auxílio da tecnologia, é possível ter mais praticidade em várias áreas. Inclusive, na hora de resolver um problema. Então, ver que essa lógica é implantada até nos órgãos públicos, é uma amostra clara do avanço social.
É bom saber que caso você tenha outros nomes MEIs, eles podem ser incluídos no mesmo cadastro. Assim, será possível juntar todas as pessoas jurídicas, o que torna os processos mais simples.
Caso de morte
No passado, quando uma pessoa falecia, a família tinha que fechar a empresa do indivíduo, o que gerava mais dor e estresse. Então, para evitar esse transtorno, hoje o sistema faz tudo de forma automática.
Para essa ação, o governo usa as informações fornecidas pelo CPF. Desse modo, basta esperar um pouco, que tudo será atualizado e não será mais preciso se preocupar com a empresa do falecido.
Documentos necessários
Para abrir o MEI, é preciso apenas o RG e comprovante de residência. Ou seja, quase todos os cidadãos podem executar a ação de forma prática, fácil e muito eficiente, o que estimula a vontade de ser empresário.
A realidade é que, no passado, havia a solicitação de vários documentos que não tinham tanta importância prática. Assim, eles só faziam desestimular as pessoas a seguirem com a vontade de ter o seu próprio negócio. Então, fica claro que essa foi uma mudança muito benéfica.
O que são os selos de confiabilidade do portal empreender gov?
Na prática, o selo de confiabilidade do empreender gov são medidas que visam garantir a segurança do MEI. Ou seja, elas servem para garantir que é você de fato que está usando o cadastro. Além disso, é bom saber que ela se divide em três níveis distintos.
Bronze
O bronze é o nível mais básico. Inclusive, ele acontece quando o usuário preenche um formulário na Receita ou deseja ser atendido de forma física nas agências do INSS, por exemplo.
Prata
A validação prata acontece quando você cadastra a sua leitura facial no aplicativo. Assim, ela faz a comparação entre o seu rosto e a imagem da sua CNH para conseguir acessar as funções de forma eficiente.
Ouro
O ouro é o status para quando todas as validações já foram feitas. Desse modo, o site entendeu que é o dono do registro que está usando a conta. Portanto, é possível ter acesso a todas as funcionalidades de forma prática.
Vale a pena usar o empreender gov?
Por ser um canal simples, prático e barato, o empreender gov vale a pena para quem deseja se tornar uma pessoa jurídica e quer ter acesso aos seus direitos previdenciários.
A verdade é que ele surgiu para tornar os sonhos de pessoas de todas as classes realidade. Então, se você quer se tornar um empreendedor de sucesso de forma prática, econômica e eficiente, este é o melhor caminho.