Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Erro 502: o que é e como solucionar o problema?

O erro 502 surge por causa de problemas em seu servidor, pois o navegador pode estar com excesso de informações em plugins ou nas extensões do seu cache.

O erro 502 é um erro que tem a ver com os problemas de acesso em um site. Portanto, costuma surgir quando há uma falha na comunicação assertiva entre dois ou mais servidores. Por isso, é importante saber como solucionar essa questão com eficiência.

Afinal, o que é o erro 502?

O erro 502 bad gateway acontece quando um servidor intermediário não recebe uma resposta do principal. Dessa forma, ao abrir um site, o navegador manda uma série de solicitações para outros erros. Logo, enviam de volta o código de status HTTP aos recursos.

erro 502
O erro 502 acontece quando o servidor para de responder. Imagem de cottonbro studio no Pexels.

Por isso, significa que o servidor de origem enviou uma resposta inválida para outra rede que agiu como um gateway ou proxy. Com isso, a maioria das solicitações na internet são caminhadas a seguir em etapas. Além disso, o erro pode vir por meio de vários formatos.

Cada vez que você abre o seu navegador web, há o envio de várias solicitações para os servidores da internet. No entanto, lidar com essas situações por meio de recursos é importante para informar tudo ao usuário. Assim, vai ser necessário uma resposta válida.

Servidor web

Um servidor web é responsável por armazenar, processar e entregar os arquivos dos sites para os navegadores. Portanto, é uma forma de carregar a página solicitada pelo seu usuário, como o Google Chrome. 

Por parte do hardware, o servidor web se conecta à internet, o que permite a troca dos dados e arquivos entre os dispositivos. Porém, podem vir de diferentes formas, como arquivo HTML, JavaScript e outros. Enfim, é um modo de gerar o seu funcionamento.

Código status HTTP

O código status HTTP tem a ver com as respostas padrões que os navegadores recebem dos servidores. Entretanto, serve para identificar quando há problemas em algum site ou em suas funções. Todavia, se não tiver o carregamento correto, é sinal de que teve erro.

Então, como corrigir o erro 502 no seu navegador?

Como visto, o erro 502 tem a ver com o servidor do seu computador, porém, pode acontecer com uso incorreto pelo usuário. Então, por meio de algumas ações, de fato, é possível solucionar o problema com cautela. Veja como corrigir o erro passo a passo:

  • recarregue a sua página;
  • limpe o cache do navegador;
  • limpe o cache do DNS;
  • tente acessar o site por outro dispositivo;
  • confira os plugins;
  • entre em contato com o suporte.

O erro pode vir em vários formatos e tamanhos no seu navegador, por isso, é importante saber as técnicas para corrigir. Afinal, muitas empresas precisam aprender a sua correção para se manterem funcionando de forma plena, em especial, em páginas de vendas.

Recarregue a página

A primeira solução essencial é recarregar a sua página, além de esperar cerca de dois minutos. Dessa forma, o erro costuma ser temporário e o simples recarregamento costuma dar certo. Enfim, há como conferir se o site está fora do ar por meio de ferramentas offline.

Limpe o cache

Caso o erro se mantenha, então, será preciso limpar o cache do seu navegador para manter a usabilidade do site mais leve. 

Isso quer dizer que algum cache pode causar algum problema em alguma função do computador. Por isso, é uma ótima opção para tentar corrigir o erro e voltar a navegação.

erro 502
O erro 502 pode atrapalhar a usabilidade do usuário. Imagem de Christina Morillo no Pexels.

Tente outro navegador

É importante testar o uso da página web por meio de outro navegador, pois é uma forma de tentar ver a origem do problema. Com isso, é possível descartar a opção de que o erro apareceu por causa do Google Chrome, portanto, tente o Mozilla Firefox, por exemplo.

Limpe o cache DNS

O erro 502 também costuma aparecer por causa de problemas com o cache DNS do seu navegador. Desse modo, os valores do endereço IP podem estar armazenados de forma incorreta no seu computador. Enfim, é preciso seguir um tutorial para fazer essa limpeza.

Tente outro dispositivo

Uma outra alternativa é tentar usar a conexão da internet em outro dispositivo, para testar o seu funcionamento. Portanto, tente se conectar a uma página web responsiva por meio do seu tablet ou smartphone. Por fim, essa opção ajuda a saber se o problema é o seu PC.

Confira os plugins

Às vezes, os erros podem surgir por causa de alguma mudança ou atualização no site da web. No entanto, é possível que a culpa seja dos plugins ou extensões do Chrome, além de ser mais fácil de corrigir. Todavia, no navegador há como checar os registros do seu erros.

Contato com o suporte

Caso nenhuma das soluções acima dê certo, é preciso entrar em contato com o seu suporte. Afinal, é possível descrever o seu problema de acordo com os tipos de hospedagem de sites. Entretanto, é necessário enviar um volume maior de informações.

Onde o erro 502 pode acontecer com facilidade?

O usuário pode se deparar com o erro 502 em vários momentos durante o acesso ao seu navegador web. Porém, é importante ter mais atenção com algumas funções específicas, como a conexão direta com os servidores. Veja onde esse erro é mais comum:

  • ao acessar uma página web;
  • no e-mail;
  • ao usar o Twitter;
  • falhas com a comunicação integrada na web;
  • e-commerces.

Esses são os pontos principais para o usuário ter mais atenção durante o uso do seu navegador. Logo, é fundamental seguir as etapas para manter o seu cache limpo para evitar outros erros.

Por que é importante corrigir o erro 502?

É fundamental evitar problemas como o erro 502 para não prejudicar a experiência de uso e navegação dos visitantes. Assim, é essencial garantir o funcionamento do seu site da melhor forma. Afinal, é o modo mais assertivo de gerar um impacto positivo no usuário.

Por último, é uma forma de manter os serviços mais estáveis, além de garantir que as ferramentas de SEO não sejam afetadas. 

Isso porque, os algoritmos entendem que os erros prejudicam os usuários. Como resultado, isso pode levar a perda de posição no ranqueamento do Google. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes