Fazer um blog post de sucesso requer que o redator siga algumas etapas na produção do conteúdo. Elas são importantes para que o assunto central não se perca durante o processo de escrita.
Para fazer um blog post, é preciso seguir algumas etapas, como por exemplo, encontrar o seu público-alvo. Ao conhecer melhor essas etapas, você conseguirá ter uma ideia geral do que fazer em cada uma delas, e assim, irá conseguir construir seu blog post de forma fácil.
Qual a importância de definir um objetivo ao fazer um blog post?
Quando for fazer um blog post, definir um objetivo será muito importante. Todo texto tem o intuito de informar algo. Sendo assim, todos eles possuem uma função. Mas, quando não se tem um objetivo claro, seu texto poderá ficar sem um direcionamento central.
E a impressão que isso causa, é que o seu texto está ali para “encher linguiça”. Entretanto, um objetivo bem traçado, evitará que você se perca durante a escrita. Ou seja, ele te servirá como um guia, para que consiga manter seu texto coeso do início ao fim.
Como fazer um blog post para meu público-alvo?
Para fazer um blog post, você deve pensar no público que vai ler o seu texto. Portanto, criar uma persona pode te ajudar nisso.
As personas são uma representação fictícia de um consumidor ideal. Ela se baseia nos dados sociodemográficos de clientes, mas também leva em consideração hábitos de consumo e gostos pessoais.
Com uma persona definida, você pode estudar sobre seu público e usar a escrita mais adequada a eles. Por exemplo, para prender a atenção de um pré-adolescente, talvez seja interessante inserir alguns gifs animados ou referências pop nos seus textos.
Quais são os tipos de texto mais usados para fazer um blog post?
Existem formas de se fazer um blog post. Dentre elas, posts educativos podem ser uma boa opção para o crescimento do seu blog.
Além disso, você também pode explorar outros modelos de escrita. Conheça agora alguns outros tipos de post usados para essa finalidade:
O que é um Post Educativo?
O Post Educativo, tem como objetivo educar os seus leitores sobre um tema que seu site é referência. Esse tipo de post é muito comum, e consegue chamar atenção daqueles que buscam por algum conceito que ainda não conhecem.
Mas, os posts educativos provocam outros efeitos, além de educar. Ao oferecer conteúdos relevantes de graça, isso gera um grande reconhecimento por parte do seu público para sua marca. Desse modo, seus leitores podem começar a criar uma conexão com sua empresa.
O que é um Post Tutorial?
O Post Tutorial ensina o leitor a fazer algo em um formato de passo a passo. A estrutura desses textos costumam ser linear e diretos. Além disso, possuem muitas imagens e vídeos, para que cada passo fique claro e ajude o leitor a completar cada etapa.
Como esse tipo de post é muito versátil, você pode escrever ele para muitos contextos. Só para exemplificar, se você for fotógrafo, é possível criar um post tutorial de como criar presets por meio de aplicativos de fotos.
O que é um Post de Guia Completo?
Os Posts de Guia Completo, abordam um tema de forma mais completa, por isso, possuem uma estrutura mais alongada. Entretanto, apesar de serem extensos, esse tipo de post condensa muitas informações, que são passadas de forma simples ao longo do texto.
Se forem bem escritos, possuem uma grande capacidade de prender leitores em sua página, já que a quantidade de informações que eles agregam, faz com que os usuários explorem por mais tempo o seu conteúdo.
Além disso, alguns dados apontam que conteúdos mais completos, entre 2250 a 2500 palavras, tendem a receber mais visitas orgânicas do que textos menores. Assim como, recebem mais compartilhamentos em redes sociais e são mais citados em outros sites.
O que é um Post de Case de Sucesso?
Esse tipo de texto possui uma finalidade muito específica, transformar um leitor em cliente da sua marca. O Post Case de Sucesso, tem o intuito de mostrar como um cliente cresceu ao contratar seu serviço. A saber, esses textos costumam usar técnicas de Storytelling.
A estrutura desse texto costuma começar no contexto de desafio em que o cliente se encontrava, a busca por solução como um sinal de evolução e como o seu serviço os ajudou, com dados reais dos resultados finais, que podem ser quantitativos ou qualitativos.
Como estruturar um texto quando for fazer um blog post?
Para fazer um blog post, é necessário primeiro criar uma pauta. Isso facilita o processo de escrita. Toda pauta precisa ter alguns elementos básicos, e só para exemplificar:
- estrutura dos tópicos que serão abordados;
- resumo de cada tópico;
- links para as referências de pesquisa.
Para construir a estrutura dos tópicos, é preciso pensar no que quer falar e como vai desenvolver cada um deles. Agora, basta você começar a escrever suas ideias e, com base nas suas pesquisas, fazer um blog pessoal.
Nesse contexto, eles servem para construir o raciocínio lógico do seu texto. Mas eles podem sofrer mudanças na medida em que você escreve. Ao criar essa estrutura, garantirá que você siga com o plano que elaborou.
Como estruturar um post para o Google indexar da forma correta?
Usar os tópicos da maneira certa, ajuda o Google a reconhecer o assunto do seu texto. E desse modo, ele consegue indexar seu site na página de busca, quando a palavra-chave do seu tema for pesquisada.
Quanto menor for o “H” dos títulos, menos o Google dará importância. Ou seja, são os principais títulos que terão uma maior relevância para o algoritmo, indexar sua página com as palavras-chave certas.
Como tornar meu post escaneável?
A escalabilidade, se refere a uma técnica para facilitar a experiência do usuário em ler seu texto de forma fluida. Quando bem aplicada, ela evita que o leitor desista de entender o seu conteúdo e mude de site.
Um exemplo dessa técnica é a “Leitura em F”. Uma pessoa que lê em livros físicos possui um padrão de movimento ocular em “Z”. Lê uma linha, depois desce para ler a próxima. Mas quando se lê em aparelhos eletrônicos, esse padrão muda para um “F”.
O usuário faz duas leituras horizontais e depois disso, lê verticalmente. É assim que ele confere se o conteúdo vale a pena ser lido. É por isso que textos de sites costumam estar sempre alinhados à esquerda. Mas existem outras técnicas que facilitam a leitura.
Quais técnicas usar para aumentar a escalabilidade do meu texto?
Entre outras formas de tornar seu texto mais escaneável estão: o número de palavras, quanto menor, mais fácil de fazer o escaneamento, e escrever parágrafos pequenos, com no máximo 3 linhas. Além delas, existem outras técnicas, como por exemplo:
- bullet points;
- itálico;
- negrito;
- definir intertítulos;
- links;
- mídias.
Com elas, você consegue tornar seu texto mais legível e evita que o usuário se canse ao tentar entender do que se trata seu tema.
Como usar o Google para ter novas ideias de textos?
Outra dica importante para se destacar na ferramenta de busca é usar a pesquisa do Google ao seu favor. Ele te dará pistas do que você pode focar. Por exemplo:
- pesquise as palavras-chave e leia com atenção a primeira página de busca;
- pesquise em outros idiomas, às vezes é estratégico buscar por fontes internacionais.
Dessa forma, você consegue ampliar sua visão de como explorar um tema. Por isso, o uso do Google pode ser interessante quando se pensa em escrever um texto.
Como redigir um texto ao fazer um blog post?
Fazer um blog post após definir seu objetivo, traçar o público-alvo, selecionar o tipo de texto mais adequado, estruturar suas ideias em tópicos e escolher as técnicas de escalabilidade que vai usar… Fica mais fácil.
Agora, você só precisa desenvolver cada tópico que estruturou. Mas não se esqueça de pensar no texto como um todo quando for escrever cada parte. Dessa forma, seu texto se tornará mais coerente.
Com essas dicas, você irá fazer um blog post de qualidade. Entretanto, um bom post, não irá garantir que muitas pessoas irão acessá-lo. Por isso, aqui vão algumas outras dicas para fazer seu texto ganhar mais acessos.
Como criar pontos de conversão em um texto?
Diferentes textos possuem objetivos distintos. Assim como a ideia de conversão. Para algumas empresas, a conversão tem o objetivo de fazer o leitor se cadastrar em algum serviço. Outras empresas querem que o usuário acesse outras páginas do site.
Independente do objetivo, toda conversão requer que o redator saiba direcionar o leitor para o contexto oportuno. Por isso, é necessário que você entenda como funciona um funil de vendas. Com esse conhecimento, você poderá conquistar seu leitor em cada etapa do funil.
Em quais contextos se deve inserir links nos textos?
Inserir um link externo pode agregar valor ao seu texto. Mas esses links devem ser inseridos nos locais certos e em contexto específicos. Colocá-los de forma aleatória na sua página acarretará em punições.
Você deverá inserir links em partes do texto que façam sentido para quem está lendo. Tudo terá que ser de forma natural. Dessa forma, você poderá enriquecer seu post com conteúdos de outros sites. O que vai melhorar a experiência do usuário.
É importante colocar imagens, vídeos e gráficos no texto?
Uma das melhores formas de reter a atenção de um leitor, é por meio de arquivos de mídia. Eles ajudam a “quebrar o gelo” e no descanso do usuário após alguns parágrafos de leitura.
É possível inserir prints para mostrar um passo a passo, ou gráficos para ilustrar alguns dados. E também é possível usar gifs divertidos, mas é claro, isso depende do contexto. Para isso, é preciso fazer uma avaliação do público-alvo e da empresa.
E por fim, com tudo isso em mente, fazer um blog post se torna mais simples. Agora, é só colocar as dicas em prática e começar a se aventurar na sua escrita.