As ferramentas básicas do Google Webmaster Tools são úteis para identificar e corrigir erros em seu site a fim de torná-lo mais amigável para o buscador.
As ferramentas básicas do Google Webmaster Tools são recursos cruciais para conhecer os erros que afetam o desempenho do site. Mas também é possível corrigi-los com o uso da mesma plataforma, entenda como funciona.
O que são as ferramentas básicas do Google Webmaster Tools?
As ferramentas básicas do Google Webmaster Tools são os recursos disponíveis que permitem tornar o seu site mais amigável para o buscador. Elas são cruciais para que o Googlebot interprete todo conteúdo das suas páginas e melhore a experiência do usuário.
Webmaster Tools
Hoje, ele é mais conhecido como Google Search Console. Trata-se de uma ferramenta importante para quem tem um site, pois permite realizar a análise de relatórios e corrigir alguns erros.
Análise de relatórios e marketing digital
Alguns dos relatórios oferecidos em ferramentas básicas do Google Webmaster Tools permite desenvolver estratégias de marketing mais assertivas. Um exemplo, é a análise do CTR orgânico em seus conteúdos.
Otimize o seu site para o Google
Uma das vantagens de usar as ferramentas básicas do Google Webmaster Tools é poder otimizar o seu site para os padrões do buscador. Assim, suas páginas serão indexadas com mais facilidade e atenderão a expectativa de melhor experiência para o usuário.
Como acessar as ferramentas básicas do Google Webmaster Tools?
Para acessar as ferramentas básicas do Google Webmaster Tools, basta usar a sua conta do Google para fazer login. O acesso é gratuito, assim como outras plataformas da empresa, mas é necessário realizar uma autenticação para provar que é o dono do site.
Para quê servem as ferramentas básicas do Google Webmaster Tools?
As ferramentas básicas do Google Webmaster Tools servem para monitorar a segurança, organização, métricas e do site. As principais funções permitem analisar os seguintes pontos
- invasão do site;
- baixa velocidade de carregamento da página;
- remoção URLs do site.
Diante disso, o Webmaster Tools é uma das melhores ferramentas gratuitas para quem deseja entender qual é a situação do seu site e trabalhar para melhorar os números.
Quais são as ferramentas básicas do Google Webmaster Tools?
As ferramentas básicas do Google Webmaster incluem PageSpeed Insights e Google Index. Existem vários recursos acessíveis nessa plataforma, mas há alguns que são essenciais para o bom desempenho do seu site em relação ao buscador.
1- Robots.txt Tester
Robots.txt tester é um dos recursos do Google para webmasters que serve para analisar as alterações mais recentes feitas no arquivo Assim, é possível saber quais URLs e outros arquivos como imagens e vídeos estão bloqueados para os rastreadores do Google.
2- Sitemaps
O sitemap é um arquivo que serve para informar aos rastreadores a estrutura de um site e ajudá-los em sua interpretação. No Search Console, é possível analisar relatório de erros que o buscador encontra, bem como notificar sobre a criação de sitemaps.
3- Sitelinks
Sitelinks são os atalhos para algumas páginas do seu site que aparecem na SERP, por exemplo. Vale destacar que não é possível escolher quais vão ser exibidas, mas pode-se retirar um atalho que seja irrelevante com essa ferramenta.
4- PageSpeed Insights
PageSpeed Insights é uma das ferramentas básicas do Google Webmaster Tools para saber qual é a velocidade de carregamento das suas páginas. Além disso, esse recurso sugere algumas alterações para que elas fiquem mais leves e ágeis para carregar.
5- Links to you site
É uma ferramenta útil para descobrir quantos e onde estão os backlinks que apontam para o seu site. Aliás, algo muito importante para analisar se há páginas spam com eles e rejeitá-las, bem como analisar sua estratégia de link building.
6- Internal links
As ferramentas básicas do Google Webmaster Tools também permitem analisar como está a linkagem interna em seu site. Além de levar o usuário a conhecer outros conteúdos seus, elas mostram para o buscador que há mais textos sobre o mesmo tema.
7- Google index
Serve para entender como o Google indexa suas páginas e quais problemas encontra para fazer isso. Também pode ser usada para remover as que você deseja que não apareçam para o usuário nos resultados de pesquisa.
8- Index status
O index status é um relatório que exibe quais são as páginas que foram indexadas ou não pelo robô do Google, bem como as que estão bloqueadas por diretivas do robots.txt.
9- Rastreio
As ferramentas básicas do Google Webmaster Tools de rastreio permitem saber quantas vezes por segundo o Googlebot solicita o rastreamento ao seu site. Pode-se configurar essa taxa a fim de não sobrecarregar o seu servidor.
10- Blocked resources
São as páginas que estão com acesso de rastreio bloqueado para o Google no robots.txt. Vale destacar que mesmo que elas não possam ser rastreadas, o buscador ainda pode indexá-las, portanto, é necessário conferir se está de acordo com sua estratégia.
11- Crawl stats
É o relatório de estatísticas de rastreamento, ele mostra o histórico desse processo no seu site. Então, pode-se saber quando e quantas solicitações foram feitas, a resposta do servidor e os problemas encontrados.
12- Crawl errors
Ainda no mesmo relatório, pode-se conhecer quais foram os erros que o robô do Google encontrou para rastrear suas páginas. Eles podem ocorrer pela falta de um arquivo robots.txt, DNS ou com o servidor.
13- Fetch as Google
É uma das ferramentas básicas do Google Webmaster Tools para analisar como a sua página aparece para o buscador e para os usuários. O que ocorre é uma simulação de como um outro navegador exibirá o mesmo endereço.
14- URL parameters
Serve para indicar mudanças de exibição de páginas para usuários, mas também para analisar se há conteúdo duplicado em seu site. O Google de fato consegue fazer a diferenciação sozinho, mas indicar os parâmetros torna o processo mais ágil.
15- Change of address
É uma das ferramentas básicas do Google Webmaster Tools para quem planeja ou precisa mudar o domínio do seu site. Com isso, o buscador pode atualizar as informações e evitar que dados sejam perdidos.
16- Site settings
Por meio dessa função, pode-se mudar a taxa de rastreio a fim de não sobrecarregar o servidor do site. Além disso, ela serve para verificar a propriedade de URLs e definir qual é o seu tipo favorito entre os dois.
17- Security issues
O relatório de problemas de segurança mostra quais são os perigos que o site oferece aos usuários. Alguns exemplos do que pode estar nesse documento são:
- conteúdo invadido;
- malware e software indesejado;
- engenharia social.
Nesse relatório, você também pode consultar quais foram as páginas afetadas e corrigir todos os problemas. A revisão pode levar dias ou semanas para ocorrer, mas você recebe notificações via email sobre todo o processo.
18- Remove URL’s
Você pode remover URL’s que ainda não tiveram o rastreio bloqueado no robots.txt. Essa é uma das ferramentas básicas do Google Webmaster Tools que permite retirar páginas que já foram indexadas. Caso erre, não há problema, pois é possível cancelar o pedido.
19- Structured data
É o relatório de dados estruturados identificados pelo Google e os erros em algumas marcações. Depois de baixar esse documento, pode-se corrigir os problemas apresentados.
20- Search Appearance
Search Appearance é uma configuração que permite analisar como as suas páginas aparecem nos resultados de busca. Mas não apenas isso, pode-se avaliar como os títulos SEO e meta descrições são exibidos.
21- Verifying ownership
Trata-se da verificação de propriedade do site, ou seja, é uma forma de comprovar que você é o dono. Ela também é necessária ao acessar sua conta no Search Console e pode-se usar vários métodos para isso.
22- Content keywords em ferramentas básicas do Google Webmaster Tools
É o relatório de palavras-chave que mais aparecem em seu site. Deve-se ficar atento a elas, porque indicam a forma que o Google interpreta os seus conteúdos, o que influencia no rankeamento e exibição delas em resultados.
23- Search queries
É uma das ferramentas básicas do Google Webmaster Tools valiosas para avaliar o desempenho dos seus conteúdos na web. Alguns números que podem ser vistos nela são:
- impressões;
- cliques;
- posição média da página em resultados de pesquisa;
- CTR.
CTR é a relação entre o número de impressões e cliques, o ideal é que eles sejam o mais próximos possível. Caso não seja assim, você pode testar mudanças em seus títulos e meta descrições a fim de atrair mais visitantes.
24- HTML improvements
Com essa função, pode-se conferir e corrigir erros de HTML do seu site. Alguns exemplos são as páginas com títulos idênticos e ausência de title tags.
25- Data highlighter
É uma das ferramentas básicas do Google Webmaster Tools que serve para ajudar o buscador a entender a organização do seu site. É um marcador de dados, o qual pode indicar nome, local, data e tipo de negócio, por exemplo.
Respostas rápidas
É um recurso útil para que esse tipo de informação apareça abaixo do link do site, sem que o usuário precise acessá-lo. Então, faça essa marcação em duas ou três páginas com o mesmo formato e o robô do Google conseguirá identificar o restante.
Qual a importância de conhecer as ferramentas básicas do Google Webmaster Tools?
Usar as ferramentas básicas do Google Webmaster Tools permite tornar as páginas do seu site mais amigáveis para o buscador. Portanto, além de melhorar a experiência do usuário, há mais chances de alcançar as posições mais altas no ranking de resultados.