As figuras de linguagem são uma forma de expressão que se distanciam do sentido denotativo. Com isso, uma pessoa é capaz de interpretar frases com ideias amplas, sem perder o entendimento da frase. Logo, elas são usadas em poemas, artigos e músicas.
O que são e qual a importância das figuras de linguagem?
São recursos estilísticos que propiciam ao texto um significado que vai muito além do sentido literal. Ou seja, ao trabalhar com a linguagem conotativa nas frases, pode-se gerar efeitos nos discursos e ênfase à comunicação. Assim, elas são divididas em figuras:
- Semânticas;
- Construção ou sintaxe;
- Pensamento;
- Som.
As figuras de linguagem são utilizadas para tornar o trecho de uma frase muito mais bela e expressiva devido ao significado que as palavras podem assumir. Dessa forma, elas podem alterar a construção de sentenças, a sintaxe e até os efeitos sonoros de um artigo.
35 figuras de linguagem
A língua portuguesa é bastante diversa, já que tem várias palavras que podem assumir diferentes sentidos conforme o contexto no texto. Desse modo, veja a seguir um guia completo que aborda desde as figuras mais conhecidas até as menos usadas pelo público.
1 – Metáfora
Uma comparação não implícita onde se atribui uma característica a um objeto, mas sem que haja um item comparativo. Logo, tem-se como exemplo a frase: ‘Ler é voar sem sair do chão’.
2 – Comparação é uma figura de linguagem
Define uma relação de igualdade entre dois elementos do texto graças ao uso de uma conjunção comparativa. Assim, ela é mais fácil de ser entendida do que a metáfora.
3 – Metonímia é uma das figuras de linguagem mais usadas?
Refere-se a substituição de uma palavra por outra, desde que haja uma relação explícita entre ambos. Além disso, ela ocorre com a omissão dos termos da parte pelo todo e do efeito pela causa.
4 – Como usar a analogia?
Uma espécie de comparação feita por meio da relação entre dois itens distintos. Logo, essa é uma das figuras de linguagem que consiste na exibição de dois termos na frase que de início não tem nada em comum. Em seguida, se define uma relação entre eles.
5 – Hipérbole é uma das figuras de linguagem mais famosas?
Exalta uma ideia com o intuito de causar um maior impacto, entusiasmo ou exagero na declaração. Exemplo: ‘Pablo estava com tanta fome que podia comer um boi inteiro.’
6 – Perífrase é uma figura de linguagem
Acontece ao substituir um termo ou nome por uma qualidade marcante ou por algo que o torne ainda mais célebre. Dessa forma, pode-se usá-la para evitar repetir muitas palavras.
7 – Sinestesia é uma das figuras de linguagem?
Trabalha com a mistura de mais de um sentido humano, ou seja, visão, paladar, olfato, tato e audição. Assim, nos livros, é possível utilizá-la para ampliar novas sensações para o leitor.
8 – Catacrese é um tipo de figura de linguagem
Ocorre devido ao fato de que não existe um termo para designar um certo objeto, logo, tem-se o uso de outras palavras para suprir essa falta. Desse modo, essa é uma das figuras de linguagem que tem exemplos famosos como ‘braço do sofá e céu da boca’.
9 – Pleonasmo é uma das figuras de linguagem mais conhecidas?
Em uma sentença, tem-se a repetição de uma palavra de modo excessivo e com outros termos diferentes. Assim, caso não seja usado de forma intencional, ele pode ser visto como uma falha ou vício de linguagem pelos gramáticos.
10 – Eufemismo como uma figura de linguagem
Envolve o uso de expressões ou palavras que visam atenuar uma ideia tida como agressiva. Dessa forma, o sentido do período permanece, mas, só que menos direto e negativo, como nos exemplos a seguir: ‘Juliano bateu as botas’.
11- Anáfora faz parte das figuras de linguagem?
Este recurso ocorre de modo sucessivo no início de versos, períodos e frases. Desse modo, ele serve para propiciar mais ênfase ao texto, por meio do uso da repetição de termos ao longo do artigo.
12 – Ambiguidade
Uma das figuras de linguagem cuja construção linguística expressa duplo sentido e pode confundir o leitor na interpretação do trecho de um livro. Além disso, deve-se evitá-la nas redações e nos textos técnicos, pois não é bem vista pelos corretores.
13 – Simbologia integra as figuras de linguagem?
Trata-se da utilização de simbologias para designar algo, assim, ela é bastante usada na literatura, na música e em diversos poemas. Exemplo: ‘O coração representa o amor, a compaixão e a saúde’.
14 – Alegoria como uma figura de linguagem
Transmite uma ou mais significados para a frase, além do sentido literal. Dessa forma, o mito de Platão, o conto da formiga e da cigarra são exemplos famosos de alegoria nas escolas e na internet.
15 – A antonomásia está incluída nas figuras de linguagem?
Uma espécie de metonímia que consiste na substituição do nome de um indivíduo por um atributo que ele tem. Logo, a frase ‘O poeta dos escravos’ se refere ao poeta brasileiro Castro Alves.
16 – O que é Zeugma?
Serve para omitir verbos ou nomes que já foram citados antes no texto. Assim, um exemplo que caracteriza mais uma das figuras de linguagem dessa lista é: ‘Prefira os caminhos fáceis aos difíceis’.
17 – Elipse é uma das figuras de linguagem?
Consiste na omissão de um termo, mas sem alterar o sentido completo da frase. Desse modo, no período: ‘ Vou te ligar, qual o seu número?’, o termo omitido foi ‘de telefone.’
18 – O que é Silepse?
Trata-se de uma concordância ideológica que pode ser dividida em três tipos: gênero, número e pessoa. Porém, ela concorda com a ideia, não com a palavra que foi escrita.
19 – Hipérbato é uma das figuras de linguagem mais aplicadas?
Tem-se uma inversão da ordem natural dos principais elementos de uma oração. No exemplo: ‘Dorme bem tranquilo o menino’. A frase normal seria: ‘O menino dorme bem tranquilo’.
20 – Assíndeto
Ocorre graças à exclusão de um conectivo na oração, com o intuito de trazer uma sequência de novas informações. Contudo, essa é uma das figuras de linguagem que é substituída de forma fácil pela vírgula.
21 – Polissíndeto é uma das figuras de linguagem menos conhecidas?
A repetição intencional de uma conjunção como recurso estilístico que pode ligar termos do período. Logo, o conectivo ‘e’ é o mais comum, mas, é preciso ter cuidado para que o texto não fique repetitivo.
22 – Anacoluto
Alguns teóricos defendem que ele é um erro de gramática. Mas, sua causa consiste na falta de conexão sintática entre o início da frase e a sequência de ideias que é interrompida por um item solto na oração.
23 – Paradoxo como uma das figuras de linguagem mais famosas
Usado para indicar sentidos opostos na mesma oração, as duas palavras que são contrárias devem constar no período, em geral, lado a lado. Assim, na frase: ‘Ele era doce e salgado ao mesmo tempo’, ocorre um paradoxo.
24 – O que é Antítese?
O ponto de vista do autor fica mais claro no texto graças a dois termos opostos usados para reforçar o seu discurso. Dessa forma, essa é uma das figuras de linguagem mais famosas do português brasileiro.
25 – Climax é uma das figuras de linguagem do portugues?
Também chamado de gradação, ele acontece devido a organização das palavras em progressão crescente ou decrescente. O anticlímax é a ordenação de modo contrário.
26 – Prosopopeia
A figura de linguagem que designa qualidades e atributos humanos a objetos irracionais e seres inanimados. Além disso, ela concede emoções, ações e gestos a esses itens.
27 – Apóstrofe é um dos tipos de figuras de linguagem?
Utilizado para indicar invocação, surpresa, indignação e outros sentimentos humanos. Um exemplo comum de apóstrofe é a frase ‘Meu Deus!’ usado por uma pessoa que se espantou com algo.
28 – Como usar a figura de linguagem de ironia?
O autor escreve algo, porém, com sentido contrário. Desse modo, essa é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas por milhares de pessoas durante a vida diária.
29 – Quiasmo integra as figuras de linguagem?
Utilizado para enfatizar certo fato, ele ocorre no cruzamento de termos, o que faz com que eles se repitam. Assim tem-se como exemplo: ‘Desfeito em cinzas, em lágrimas desfeito’.
30 – Alusão como uma figura de linguagem
Um recurso usado para escrever citações ou referências a pessoas, trabalhos ou personagens de histórias. Ele pode acontecer de forma implícita ou até mesmo explícita.
31 – Cacofonia é um dos tipos de figuras de linguagem?
A junção de dois termos, em especial, as últimas letras da primeira e as letras iniciais da segunda, tornam o som de um período diferente.
32 – Onomatopeia
Muito usado em contos infantis, essa é uma das figuras de linguagem que servem para ajudar a reproduzir sons, barulhos e ruídos no texto.
33 – Aliteração faz parte das figuras de linguagem?
É a repetição do som das letras consoantes no mesmo período. Além disso, pode-se usá-lo para criar trava-línguas, ditar o ritmo e dar ênfase a uma palavra.
34 – O que é Assonância?
Resulta da repetição de uma vogal tônica, das sílabas com vogais distintas ou de consoantes iguais. Logo, ela é bem utilizada nas músicas e por autores em seus poemas regionais.
35 – Paronomásia é uma das figuras de linguagem mais complexas?
Ela se constitui de termos ou sons iguais, mas com sentidos bem diferentes. Desse modo, um exemplo seria a frase: ‘O docente aplicou a prova essa tarde para os discentes’ que se refere ao professor e aos alunos.
Use as figuras de linguagem no marketing da sua empresa
As figuras podem deixar o processo de comunicação dos seus textos e das campanhas de marketing mais persuasivas e fáceis de entender. Além disso, elas trazem benefícios como:
- Combinação de ideais e pensamentos;
- Facilitam o processo de escrita.
Tornar os textos, sejam eles para um blog ou post nas redes sociais mais criativas, é algo desejado por vários produtores de conteúdo. Assim, as figuras de linguagem são essenciais para quem quer engajar pessoas com uma escrita divertida e inspiradora.