Atuar como freelancer de marketing digital envolve ações práticas. No entanto, para trabalhar neste mercado, manter o estudo de forma constante é crucial.
O trabalho de freelancer de marketing digital segue a tendência de um mercado ágil que cobra, por sua vez, atuações cada vez mais específicas. Se você tem vontade de seguir por essa área continue a leitura e saiba tudo sobre esse mercado.
O que é um freelancer de marketing digital?
Um freelancer de marketing digital é um profissional autônomo que presta serviços para empresas ou pessoas físicas. Eles são especialistas em ações diversas, como por exemplo:
- marketing e publicidade on-line;
- redes sociais;
- marketing de conteúdo;
- email marketing;
- análise de dados.
A atuação desses profissionais ocorre em projetos específicos, como por exemplo, uma consultoria em marketing digital. Podem oferecer seus serviços a um cliente por vez e atuam de forma online ou “in loco”.
Por ser um trabalho freelancer, os profissionais dispõe de horários mais flexíveis, assim como facilidade de retorno ao cliente. Possuem habilidades diretivas, bem como saberes atualizados de modo constante.
Como está o mercado para um freelancer de marketing digital?
O mercado para o freelancer de marketing digital é amplo e diverso, tal como a ágil mudança no setor da comunicação em geral. A oferta de várias vagas junto à evolução de carreira são alguns dos atrativos da área.
Além disso, a forma de atuação complementar à área de formação também chama a atenção. Há quem atue, por sua vez, longe da área de graduação. A seguir, vamos detalhar as demandas, a fim de começar a apresentar o marketing digital para iniciantes.
Demanda de trabalho múltipla
O mercado oferece uma ampla atuação, que ganha força por meio dos benefícios do marketing digital. Aliás, é comum encontrar um freelancer, por exemplo, que começa com a gerência de redes e, em pouco tempo, também atua com o conteúdo.
Isso significa que o trabalho freelancer está mais presente nas empresas, startups e até mesmo, agências. Os títulos, no entanto, é o que dita a crescente do profissional.
Necessidade de especialização
Por falar em títulos, o estudo é vital para definir o freelancer que cresce na carreira, enquanto outros “ficam para trás”. O marketing digital, por se tratar de uma área que acompanha a tecnologia, possui uma dinâmica de atualização frequente.
Logo, a única maneira de permanecer atraente aos olhos do mercado é buscar conhecimento de modo constante. Isso, a saber, é visto como um diferencial na hora da contratação.
Seletivas mais diretivas
O processo seletivo, por sua vez, acompanha a tendência de estudo. Isso porque, a disputa por uma vaga de freelancer varia hoje entre a geração Z e os Millenials.
Então, ter um diploma que valide a formação é apenas mais uma informação para o currículo. Ao passo que a “cereja do bolo” são os saberes mais pontuais, junto à atuação prática.
Com meios de estudo cada vez mais intuitivos, cabe ao profissional acumular conteúdo e dessa forma, criar um portfólio singular. Isso o qualifica frente a muitos concorrentes que apenas possuem o diploma de graduação.
Como se tornar um freelancer de marketing digital?
Para se tornar um freelancer de marketing digital é preciso se destacar em meio a um mercado disputado. Se esse é o seu desejo listamos quatro pontos que fortalecem o seu caminho na busca por uma vaga, a saber:
- consumo de conteúdo;
- estudo de mercado;
- plano de carreira;
- destreza frente ao universo do marketing digital.
A seguir, vamos detalhar os tópicos acima, a fim de nortear a formatação de um bom currículo, bem como torná-lo diferente da ampla concorrência.
Consuma conteúdo
Consumir conteúdo, por sua vez, é crucial para se manter informado. No entanto, é preciso buscar informação de boas fontes. Fuja de tudo que parece mágica. Ative, por exemplo, as notificações no navegador de conteúdos que valham a pena.
Para se destacar no mercado freelancer é preciso, a saber, navegar por conteúdos em blogs renomados, por exemplo. Foque em quem apresenta casos reais com base em estatísticas e conceitos. Isso vai ajudar a adaptar conteúdo para a sua estratégia.
Estude o mercado
Certificações sobre tópicos pontuais de marketing digital, criadas por empresas reconhecidas no mercado, indicam boas chances de aprendizado.
Além de validar a sua bagagem, esses estudos oferecem conteúdos ricos e atualizados. E dessa forma, ajudam na especialização, ao passo que lapidam suas habilidades, assim como desenvolvem novas competências.
Outro ponto vital da certificação é ter um diferencial na busca por vagas na área. Isso, a saber, demonstra um compromisso do profissional com a qualidade do trabalho, assim como com a atualização contínua na área de marketing digital.
Planeje sua carreira
Planejar a carreira envolve os objetivos como profissional, bem como de atendimento às demandas dos clientes em potencial. Isso quer dizer que quanto maior for a sua bagagem, mais experiência prática você tem a oferecer.
Em um cenário concorrido é a prática que aponta quem fica com uma vaga freelancer. Trabalhe, então, para construir sua história, como em um portfólio online. Este pode aparecer em um blog ou produto digital, que venda a importância do marketing pessoal.
Explore o universo do marketing digital
Contatar profissionais que atuam na área implica em ajuda para sanar dúvidas a todo momento. É uma chance ímpar que não deve ser perdida. Vale lembrar que tal contato não deve ser mais uma troca de mensagens a fim de conseguir trabalho.
Em vez disso, busque contato para tirar uma dúvida, elogiar o trabalho, assim como oferecer ajuda de modo real. Dessa forma, você constrói links com os melhores da área.
Ao passo que essas interações são uma fonte valiosa de networking.
Como ter sucesso como freelancer de marketing digital?
Hoje em dia, o sucesso como freelancer de marketing digital se relaciona com a busca por habilidades do mundo digital. Essa experiência prática oferece um diferencial único para desenvolver projetos pessoais e construir uma carreira sólida.
Seguir as dicas acima ajuda a criar uma base forte de saberes, habilidades e práticas de negócios. Essas, a saber, são essenciais para quem deseja ser um freelancer bem-sucedido.
Invista na busca por saber constante, aprimore o marketing pessoal nas redes sociais e faça networking. Além disso, busque sempre por novas oportunidades para crescer e evoluir na área.