Existem dúvidas sobre a frequência de postagem em um blog, entenda que isso afeta o SEO, mas é um mito a ideia de quanto mais posts, melhor para o ranqueamento.
Há mitos sobre a frequência de postagem, um deles é de que quanto mais posts publicar, melhor. Ou que uma quantidade X de artigos pode influenciar no marketing de conteúdo da sua empresa. Então, entenda o que levar em conta antes de começar a publicar.
Por que ter uma frequência de postagem é essencial?
Ter uma frequência de postagem é essencial para um blog, porque este é um ótimo canal de interação, captação de leads e para o seu plano de SEO. Aliás, quem cria conteúdo:
- conquista a confiança do público;
- gera autoridade em sua área.
Quando se trata de obter bons resultados nos meios virtuais, não há um script pronto, já que cada negócio terá o seu tipo de material e público-alvo, por exemplo. O ideal para a sua marca, pode não servir para outra empresa.
O que é uma certeza, no entanto, é que ter um blog e mantê-lo atualizado de forma periódica pode oferecer diversas vantagens. Mas, para isso, é essencial atingir um ponto de equilíbrio no que diz respeito às publicações.
Elas precisam ter qualidade, afinal, quando se fala de marketing, produção de texto e como ter sucesso nessa estratégia, entregar materiais bem escritos é o básico para se destacar. Então, veja o que levar em conta para definir a sua frequência de postagem.
Tenha um objetivo claro
Caso a sua estratégia seja ter um ranqueamento com base em palavras-chave de alto volume, divulgar muitos conteúdos ou gerar consciência de marca em pouco tempo, o ideal é ter um número maior de postagens.
Os termos-chave long tail fortalecem os seus textos principais, o que vai ajudar para que os seus artigos rankeem melhor. Em contrapartida, se a ideia é criar materiais de interesse para se tornar uma autoridade em seu nicho, a frequência de postagem pode ser menor.
A questão principal aqui é o foco do seu plano de marketing. A quantidade de posts que publicar em seu blog não é o que vai te deixar no topo da primeira página de resultados do Google. O que vai te levar a rankear é:
- ter uma estratégia eficaz de link building;
- sempre solucionar o problema do usuário em seu conteúdo.
Crie um foco editorial
Para quem vai criar um blog agora, uma regra de ouro é nunca fugir do seu assunto principal. Afinal, quando um usuário clica em seu domínio, ele espera encontrar textos que respondam as suas dúvidas sobre um tema em específico.
Como este meio de interação é mais textual e não visual, abordar diversas temáticas pode passar a ideia de que a sua empresa não é uma especialista no assunto que desperta o interesse do seu público.
Quantidade versus qualidade
Criar bons conteúdos em um blog não é o bastante para conquistar e fidelizar uma audiência. No entanto, uma frequência de postagem muito alta pode reduzir a qualidade dos seus textos.
Isso, por sua vez, pode prejudicar o seu ranqueamento e fará com que a sua marca perca a confiança do público-alvo. A dica é publicar o máximo de conteúdo que puder, mas de modo que não afete a qualidade da sua escrita.
É possível postar dois textos no mês ou 30, isso não importa tanto, se eles solucionarem a dor da sua persona e caso invista também em uma divulgação eficaz do seu trabalho. Os resultados positivos chegarão com certeza.
Existe uma definição de frequência de postagem?
Não há uma frequência de postagem ideal pré-definida, porque um negócio nunca é igual ao outro. Dessa forma, a periodicidade com a qual você publica textos vai depender de vários fatores, como:
- área de atuação;
- persona;
- recursos de que dispõe;
- concorrentes.
Caso o seu blog tenha um bom número de colaboradores, de fato, mais de um post por dia se torna bem viável, mas, isso não é uma obrigação. Entretanto, se o seu negócio tem pouco pessoal para cuidar de um domínio na web, diminuir a frequência é o ideal.
O motivo é que sem a pressão de escrever muitos artigos, é possível dedicar mais tempo para pesquisar e produzir conteúdos de mais qualidade. Portanto, a sua frequência de postagem deve levar em conta todos esses fatores.
Para quem não sabe como criar um blog ou é novo nessa jornada, comece com um cronograma menor de publicações e vá aumentando de forma gradual. A fim de não frustrar as expectativas do seu público e perdê-lo antes mesmo de ter a chance de conquistá-lo.
Adapte a sua criação de conteúdo
É possível que uma marca tenha várias personas e não apenas uma. Dessa maneira, não deixe de considerar isso ao criar a sua estratégia de conteúdo e determinar a sua frequência de posts.
Leve em conta diferentes tipos de público
Antes de publicar conteúdo em um blog, não se esqueça de que está escrevendo para distintas audiências e com expectativas diversas. Por exemplo, alguns usuários sempre vão visitar o seu domínio para se educar sobre seu nicho.
Já outros chegaram até o seu endereço na web sem pretensões, a partir de um post no Facebook ou de um link no Twitter. Assim, depois de satisfazerem a curiosidade, vão embora e talvez nunca voltem. Por isso, alinhe seu conteúdo de acordo com o público.
Seja constante nas postagens
É essencial que o criador de conteúdo seja fiel a sua audiência, acima de tudo. Isso para que ele não frustre as expectativas do seu público no que diz respeito à frequência de postagem.
Iniciar com um certo número de textos e depois ir reduzindo ao longo do tempo ou até mesmo, parar de publicar, não gera uma boa imagem para os usuários. Além disso, desconstrói a sua autoridade e os seus esforços em criar uma comunidade virtual.
É preciso conquistar e reter a confiança dos seus leitores, logo, ter uma frequência de posts estável desde o começo é essencial para isso. Portanto, a regra é simples, você pode aumentar o seu volume de textos, mas nunca diminuir.
Quais são as regras para a frequência de postagem de um blog?
Há algumas regras sobre frequência de postagem as quais você deve se atentar como entender o seu público, não repetir pautas e ser consistente. Mais do que guiá-lo, essas dicas poderão impulsionar o blog do seu negócio.
Conheça o seu público
Estude o seu público, analise os comentários dos usuários em suas publicações e como eles se comportam. Acima de tudo, fique atento às críticas e use-as ao seu favor para tornar os seus conteúdos ainda melhores.
Não repita pautas
Não escreva sobre o mesmo assunto várias vezes só para manter a sua frequência de postagem alta. Temas repetitivos cansam o leitor e geram resultados negativos para o seu SEO.
Seja consistente
É essencial ser constante em seus posts e nunca entregar menos do que foi prometido. É interessante aumentar o número de posts (jamais diminuir) em situações como:
- mudanças importantes em seu nicho;
- assuntos que sejam do interesse do público;
- crescimento da sua empresa.
Guest post
Considere agregar a estratégia de guest post em seu blog. Portanto, avalie com atenção o seu público externo e interno, afinal, trazer diferentes visões sobre um assunto pode dar um aspecto renovado em sua página, além de contribuir para a frequência de postagem.
Conheça o seu negócio
Algumas marcas possuem necessidades distintas de outras, o que se reflete na quantidade de vezes em que você posta. Por exemplo, uma grande empresa, com um amplo catálogo de produtos requer um volume de publicação maior.
Já uma empresa local, por outro lado, que presta apenas um tipo de serviço, não exige tantas atualizações em sua página na web. Então, vale a pena considerar esse aspecto antes de iniciar suas publicações.
Como fazer a análise e mensuração para a frequência de postagem?
A mensuração da frequência de postagem pode ser feita por meio de comentários em seu blog ou em suas redes sociais. Esse tipo de análise é essencial para entender se a sua estratégia está tendo o efeito que esperava ou se requer adaptações.
Ter esse feedback de quem consome os seus conteúdos é fundamental e serve como um termômetro para avaliar se os textos estão interessantes, se agradam ao público ou se há necessidade de publicar mais posts ou não.
Ser regular na frequência de postagem é o mais importante?
Manter a regularidade é o que mais importa quando se trata de frequência de postagem, seja ela alta ou baixa. Assim, o seu público reconhece o seu padrão e sempre vai voltar para consumidor mais conteúdos.
Crie um calendário editorial para orientar a sua produção de artigos, com direito às datas dos posts, onde serão publicados, bem como, os tipos de mídias usadas (fotos e vídeos ou apenas texto).
Mais do que tudo, sempre analise os seus resultados de tempos em tempos, a fim de avaliar o que está dando certo em sua estratégia de produção de textos e o que requer melhorias para conquistar um público leitor fiel cada vez maior.