O geomarketing otimiza os resultados das suas ações de marketing com o uso da inteligência para alcançar pessoas nos momentos e locais certos para vender mais.
O geomarketing é uma técnica que ajuda os profissionais desta área a realizar campanhas com foco na localização dos clientes. Ou seja, é um meio de comunicar um anúncio ou conteúdo no local e horário certos para otimizar os seus resultados. Veja como funciona.
O que é geomarketing?
O geomarketing é uma estratégia muito usada pelo setor de marketing, a fim de segmentar o público por meio da sua localização. Dessa forma, um IP de um computador ou o GPS de um celular, por exemplo, fornecem informações valiosas.
Com base nesses dados, o time responsável pela criação de campanhas consegue fazê-las com muito mais eficiência e assertividade. Isso porque, eles indicam os comportamentos, interesses e perfil dos consumidores da sua marca.
Um bom exemplo deste método é quando uma pessoa visita muito o mesmo lugar, como um pub no final de semana à noite. O GPS registra os dias e horários que ela costuma frequentar o local e logo deduz que ela gosta de sair à noite para o seu lazer.
Isso indica às marcas onde você costuma ir, o que gosta de fazer, assim como, os seus hábitos. Nesse sentido, pode ser uma boa forma de determinar um ponto físico para criar ou ampliar o seu negócio. Mas, o conceito também se aplica ao marketing digital.
Qual a relação do geomarketing com o marketing digital?
Como qualquer outra estratégia de marketing, o geomarketing tem o objetivo de atingir o seu público-alvo no local e horário certos. O que antes se restringia aos pontos de venda físicos, hoje também se aplica no meio digital.
O uso dos smartphones, que acompanham a movimentação das pessoas, ajudou muito neste sentido. A inteligência sobre localização só fez se aprimorar e ajudar a otimizar campanhas, além de ações de marketing que se tornaram cada vez mais assertivas.
Para que tudo funcione como o esperado no geomarketing, o suporte do big data é muito importante no processo. Afinal, eles fornecem toda a matéria-prima sobre os usuários para a criação dessas tarefas.
Qual a importância do geomarketing?
O geomarketing é importante para otimizar campanhas em formato de mensagens, anúncios, e-mails, notificações ou posts. Isso porque, te fornece dados vitais sobre a localização atual dos usuários ou locais que eles visitam com recorrência.
Basta ter um celular que o GPS capta essas informações e fornece para quem busca métricas sobre o seu público. Mesmo que os consumidores não percebam, a geolocalização está em um check-in na rede social, ou marcação de um lugar em uma foto.
Com base nesses dados é possível entregar aos clientes o que, de fato, é relevante em suas vidas e rotinas. E não um conteúdo raso que tenha foco somente na venda em si, sem trazer nenhum valor agregado a sua audiência.
Quem usa o geomarketing?
O geomarketing é cada vez mais útil, principalmente para empresas. Então, é comum o seu uso em estratégias para que os negócios tenham mais resultados. Confira em seguida, uma lista com os principais tipos de marketing com esse foco:
- geotargeting;
- site personalizado;
- geofencing;
- check-ins;
- geotagging;
- geofiltros.
O que é geotargeting?
Geotargeting é a forma mais comum do uso do geomarketing, ou seja, por meio da segmentação das pessoas de acordo com a sua localização. Dessa forma, uma campanha pode ser segmentada para um determinado país, cidade ou bairro.
Vale ressaltar que não é somente a localização que vai determinar a efetividade da ação de marketing. Nesse sentido, é importante avaliar outras variáveis somadas à estratégia para que os objetivos sejam alcançados.
Como aplicar o Geotargeting?
Várias plataformas de mídia paga oferecem esse tipo de segmentação, como o Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo. Afinal, eles coletam os dados dos IPs das máquinas conectadas à internet.
Elas costumam ser tão completas que oferecem também a segmentação por raio de distância, bairro, CEP e até mesmo o alcance que você terá para cada tipo de seleção. Basta escolher onde e quando deseja atuar.
De que forma o site personalizado usa o geomarketing?
Os sites costumam pedir, assim que você os visita, a informação da sua localização. Esse é um método usado para que seja enviado para o seu consumo apenas conteúdos relacionados à sua região no momento do acesso.
Um site brasileiro acessado na Espanha, por exemplo, tende a mostrar uma versão do conteúdo em espanhol. Assim como, se o site identifica que você está no Rio de Janeiro, irá apresentar anúncios de lojas físicas deste estado.
A disposição e apresentação de um e-commerce também costumam seguir essas regras, a fim de indicar os produtos do modo mais personalizado possível.
Como fazer geomarketing com o site personalizado?
Não é garantido que você consiga a localização do usuário, já que informá-la é um processo opcional quando acessa o site. Afinal, ele pode configurar o navegador para nunca mostrar onde ele se encontra para evitar pop-ups ou conteúdos que não são do seu interesse.
Com isso, a informação da localização não é garantida. Deve-se saber que trata-se apenas de uma estimativa de onde e quando está o seu público-alvo. O envio desse tipo de notificação ao usuário é obrigatório por conta do sigilo dos seus dados.
O conhecimento sobre API de Geolocalização e programação, aliás, vão te colocar à frente da concorrência e fazer com que você consiga mais dados para a sua base.
Você conhece o Geofencing?
É um modelo de geomarketing para oferecer materiais em tempo real de acordo com a movimentação do usuário no GPS. Assim, a empresa consegue apresentar conteúdos via SMS, e-mail ou celular sobre os locais onde a pessoa está se movimentando.
Como o Geofencing é feito?
O Google usa muito este tipo de estratégia e envia para os usuários do sistema Android dados sobre o trânsito local ou sobre um restaurante no qual a pessoa está visitando naquele exato momento. Nesse sentido, é uma maneira de beneficiar os negócios locais.
Como funcionam os check-ins para o geomarketing?
Os check-ins são muito usados em redes sociais como forma de engajamento dos consumidores. Os negócios locais também costumam investir nesta prática. Ou seja, quando o usuário visita um estabelecimento, ele pode fazer o check-in em troca de algo.
O que você pode oferecer em troca dos check-ins?
Em troca dos check-ins, então, você pode oferecer aos seus clientes:
- brinde;
- desconto;
- oferta;
- produto exclusivo.
O Foursquare se popularizou no período do seu lançamento com o uso deste modelo. Hoje em dia, os estabelecimentos costumam usar para disponibilizar internet gratuita, por exemplo.
O que é Geotagging?
Geotagging é um modelo de divulgação espontânea que o usuário coloca na sua publicação. Esse recurso é muito comum em redes sociais como:
- Facebook;
- Instagram.
Ele é muito usado por usuários que fazem turismo em outra cidade, por exemplo, para mostrar onde se encontram no momento em que a foto foi tirada ou a publicação foi feita. Esses dados agregam informações sobre o local e o divulgam para a sua rede.
Os estabelecimentos podem usar esse modelo como uma espécie de feedback. Basta acompanhar a sua publicação nas plataformas e consultar o que o público está falando sobre o seu negócio e assim, aproveitar para fazer os devidos ajustes.
Como fazer o Geotagging?
Do mesmo modo que o check-in, o Geotagging deve ser incentivado. Seja criativo e use promoções e ofertas para quem fez a marcação, o que vai facilitar a localização do seu negócio para outros usuários.
Não esqueça de manter os dados do estabelecimento atualizados, crie uma página no Facebook na categoria negócios locais para facilitar o processo. Fazer eventos por meio desta rede social oferece o check-in como meio de comprovar a presença.
De que forma se dá o uso dos geofiltros no geomarketing?
Os geofiltros foram introduzidos pelo Snapchat nas redes sociais. Afinal, o uso desse recurso é a sua principal ferramenta. Esses filtros ficam disponíveis de acordo com a localização do usuário no GPS e são carregados automaticamente.
As marcas também podem criá-lo como um meio de divulgar o seu nome e sua identidade quando os usuários estiverem no seu estabelecimento ou participarem de um evento organizado por você.
Como fazer um geofiltro?
Em 2016, o Snapchat liberou a criação de filtros sob demanda no Brasil. Dessa forma, qualquer negócio consegue criar e publicar filtros por um custo a partir de US$ 5. O mais básico cobre 19 mil m² e pode ser usado por 1 hora.
Vale a pena usar o geomarketing na sua estratégia?
O geomarketing é um método que traz uma série de benefícios para o seu negócio, logo, o seu uso pode potencializar os seus resultados. Veja em seguida, uma lista com os principais benefícios dele:
- engajamento e relacionamento com a marca;
- expansão, fechamento ou abertura de novas unidades da empresa;
- precificar produtos;
- analisar o mercado e os pontos de distribuição;
- definir o melhor território de vendas.
Agora é aplicar esse conceito e checar qual é o melhor modelo para o seu negócio, a fim de otimizar as campanhas, vendas e por fim, ampliar a sua base de clientes.