Gerenciador de anúncios: entenda os recursos dessa ferramenta e otimize suas campanhas

Com o gerenciador de anúncios do Facebook você tem uma plataforma completa com recursos que irão trazer muito sucesso para suas campanhas. Todavia, para usar uma ferramenta como essa é necessário muito preparo, bem como conhecê-la.

Embora seja de fácil uso, é vital ter um certo domínio sobre ela, visto que há diversos elementos que você deve entender como funciona. Por isso, este artigo traz o conceito do que é a plataforma, todas as suas funções, para que ela serve e como usá-la.

O que é gerenciador de anúncios do Facebook?

É uma ferramenta que está dentro do gerenciador de negócios do Facebook, ao passo que a sua função é administrar campanhas de marketing. Assim, você pode criar publicações orgânicas ou pagas para as redes sociais de uma marca. Contudo, o seu objetivo é ajudar os profissionais dessa área e agências que precisam de uma plataforma para gerir perfis e contas dos seus clientes.

O gerenciador de anúncios oferece muitos recursos para que possa otimizar o seu trabalho. Afinal, o Facebook ainda é uma das plataformas mais populares do mundo, ou seja, ideal para gerar leads e divulgar sua marca. Por isso, conhecer todas as ferramentas dessa rede social para o seu negócio fará com que saia na frente da concorrência.

Deixa a suas publicações organizadas

Com a ferramenta de gerenciar anúncios do Facebook você pode criar, otimizar e organizar as suas campanhas, sejam elas orgânicas ou não. Além disso, é possível agendar tudo o que irá publicar, segmentar o público-alvo que será impactado, definir o prazo de duração e o orçamento.

Essas funções são pensadas para que o profissional tenha um leque enorme de possibilidades para fazer o seu trabalho de forma criativa. Assim, poderá mensurar os resultados que irá obter de forma fácil e também fazer novas campanhas de anúncios mais eficazes. 

Para que serve o gerenciador de anúncios do Facebook?

O gerenciador de anúncios do Facebook serve para planejar, criar e divulgar suas campanhas dentro da rede social e também no Instagram. Além disso, possui diversas funções que tornam mais fácil o trabalho de seus clientes. Dessa forma, quem atua na área de marketing digital pode elaborar seus projetos com essa plataforma e explorar o seu potencial máximo.

Vale ressaltar que essa ferramenta de anúncios está dentro do gerenciador de negócios do Facebook que é dividida em etapas, são elas:

  • Planejamento;
  • Criação e gerenciamento;
  • Mensurar.

Esse processo faz parte dos passos necessários para elaborar uma campanha com a plataforma. Por isso, veja nos tópicos a seguir com mais riqueza de detalhes o que acontece em cada fase dessa produção.

Aba de planejamento do gerenciador de anúncios

Na aba de planejamento do gerenciador de anúncios do Facebook, é possível ver e acompanhar os insights sobre a audiência da sua página. Além disso, você também pode criar vários modelos de anúncios. Contudo, na opção “Central de criativos” dentro da plataforma, tem a função especial de facilitar que as campanhas internas sejam aprovadas.

Criação e gerenciamento 

Essa é a segunda aba da plataforma, é nessa área que se realiza o upload de todas as suas campanhas e também dos posts orgânicos. Contudo, é nessa seção que está presente o gerenciador de anúncios, visto que, nela você cria e analisa o desempenho deles com muito detalhe.

Na opção de negócios, é onde terá um panorama geral de todas as suas atividades dentro da sua conta. A parte de comércio também está nessa aba, é lá que irá integrar os resultados e pedidos que receber de anúncios específicos de vendas.

Mensurar e relatar

Essa é sem dúvidas uma das abas mais importantes dessa plataforma administrativa, afinal, é por ela que irá puxar os relatórios dos anúncios. Além disso, é nessa área que terá acesso ao Analytics, que fornece uma análise com mais detalhes sobre acesso por meio de dispositivos diferentes. Por fim, é nessa opção que poderá adicionar o pixel do Facebook, que é um recurso da ferramenta para monitorar o tráfego do seu site. 

O gerenciador de anúncios é uma ferramenta que pertence ao Facebook. Imagem de Tobias Dziuba no Pexels.

Aba de configurações

Essa é a última aba do painel do gerenciador de negócios do Facebook no qual pode definir as formas de cobrança da sua conta, ou seja, como irá pagar pelos anúncios que fará dentro da plataforma. Além disso, também vai decidir quais são as pessoas que vão trabalhar no perfil, bem como limitar os acessos e as funções que eles terão. Tudo isso feito de acordo com as responsabilidades que cada membro da sua equipe possui.

O gerenciador de anúncios otimiza o trabalho de marketing?

Uma boa estratégia de marketing passa diretamente pelas ferramentas que os profissionais da área usam para obter dados sobre o seu público-alvo. Por isso, essa ferramenta fornece recursos para que seja possível otimizar todo o processo de planejamento e criação de cada campanha. Ainda mais quando se trata do uso de redes sociais como o:

São as plataformas da qual o gerenciador de negócios deste artigo se refere. No entanto, é preciso conhecer bem a sua funcionalidade, bem como seus atributos, porque até mesmo aqueles acostumados a lidar com outros canais têm dificuldades. Afinal, há diversos mecanismos para que usar em prol das suas estratégias, então, ter o domínio da ferramenta é um grande ponto positivo.

Quais as vantagens de usar o gerenciador de anúncios do Facebook?

Usar o gerenciador de anúncios do Facebook é ideal para quem busca divulgar seu negócio dentro da plataforma, bem como no Instagram. Ou seja, é a ferramenta que fará com que use essas redes sociais para mostrar os seus produtos e alcançar muitos resultados, como:

  • Alcance de público;
  • Maior tráfego de visitantes para o seu site;
  • Gerar leads;
  • Aumentar as suas conversões.

Entre outros benefícios que terá, mas, vale lembrar que é muito importante conhecer o gerenciador de anúncios, afinal isso fará a diferença nas suas estratégias. Ela oferece diversos recursos para que possa usar a seu favor, portanto, entender as suas funções é vital para qualquer operador, iniciante ou experiente.

Como usar o gerenciador de anúncios do Facebook?

Há alguns passos vitais para que use o gerenciador de anúncios do Facebook, ao passo que o primeiro deles é criar uma conta. Depois disso, poderá seguir com as próximas etapas desse processo que contam com:

  • Associar uma página;
  • Incluir uma conta de anúncios;
  • Dividir as tarefas;
  • Vincular uma conta no Instagram;

Tudo isso você verá de forma detalhada nos tópicos a seguir para saber como fazer, então leia com atenção todas as informações deste artigo.

Abra uma conta

Esse é o primeiro passo para usar o gerenciador de anúncios, você irá entrar no site do Facebook Business uma. Contudo, logo na página de login poderá associar ao seu perfil, sendo um requisito obrigatório da rede social ter uma conta pessoal. Assim, terá a versão profissional para poder trabalhar estratégias de marketing e planejar suas campanhas.

Associe uma página ao gerenciador de anúncios

Depois de abrir sua conta no Facebook Business e efetuar o login, a tela que irá aparecer são os negócios associados ao seu perfil. Então, isso quer dizer que você já está incluso como um dos administradores de uma página antes de criar o gerenciador de anúncios.

Inclua uma conta de anúncios

Nessa fase, você irá incluir uma conta de anúncios ao gerenciador, isso porque, a plataforma consegue comportar várias delas. Contudo, veja a seguir quais são as opções de configuração que essa etapa oferece.

Adicione uma conta existente

Pode ser que para uma agência de SEO é muito melhor usar uma única conta de anúncios para gerenciar todo o quadro de clientes que ela possui. De modo que, esse processo funciona de tal forma que é como se você a levasse até o perfil deles.

Inclua a conta de outra pessoa

Para incluir a conta de outra pessoa no gerenciador de anúncios você irá precisar da permissão do administrador da página. Contudo, essa é a opção mais viável, ao passo que ela ocorre quando o cliente já possui outro perfil de anúncios. Ou seja, antes mesmo de ter que contratar uma agência ou um consultor.

Para usar o gerenciador de anúncios, você precisa criar uma conta no Facebook. Imagem de Lisa Fotios no Pexels.

Crie uma conta de anúncios

Essa opção é para o caso de um perfil nunca ter feito um anúncio, nesse caso, ela terá que ser configurada do zero. Além disso, todos os dados de pagamento também devem ser incluídos, como cartão de crédito, débito, boletos de banco, Paypal e entre outros.

Atribua funções aos usuários do gerenciador de anúncios

O próximo passo para usar o gerenciador de anúncios do Facebook é dividir as tarefas dos usuários que estão vinculados ao perfil. Dessa forma, pode criar diversas funções para os membros do time com atividades pontuais para cada um deles executarem, por exemplo:

  • Administrador;
  • Editor;
  • Analista de finanças.

Entre muitas outras atribuições que irão depender da necessidade do projeto, bem como as qualidades de cada um da equipe. Contudo, eles terão acesso a dados da ferramenta, bem como as diversas funcionalidades.

Vale lembrar que o convite é o Facebook que faz, logo, todos os usuários que estiverem envolvidos no processo devem ter um perfil pessoal. Todavia, outro detalhe de suma importância é que os acessos dessa etapa são para o gerenciador de anúncios e não necessariamente da página.

Vincule um perfil do Instagram

Para que o seu gerenciador de anúncios do Facebook seja ainda mais efetivo, você pode incluir uma conta do Instagram ao perfil. Dessa forma, irá fazer com que crie as campanhas que serão veiculadas nas duas redes sociais de um modo mais fácil. Além disso, também permitirá mensurar todos os resultados obtidos da mesma maneira.

Realizar esse processo é simples, você terá que acessar a opção “Configuração de Negócios”, logo depois em “Contas do Instagram” e inclua o seu perfil. Contudo, isso trará vantagens para o seu negócio, porque fará uma sobreposição dos públicos. Além disso, irá permitir que os conteúdos orgânicos e pagos fiquem mais próximos, visto que somente quando as contas se associam é que dá para ir ao perfil de uma marca pelo seu anúncio.

Como criar uma campanha no gerenciador de anúncios?

O primeiro passo que você deve fazer é definir qual será o objetivo da sua campanha antes mesmo de usar o gerenciador de anúncios. No seu projeto inicial, terá que efetivar todas as fases de configuração. Mas, também para tornar o processo mais fácil, pode alterar uma que já existe. Contudo, as etapas deste tópico serão para orientar a sua criação do zero, como:

  • Definir o objetivo da campanha;
  • Escolher a forma de pagamento.

Vale lembrar que você deve ter muita atenção em cada um desses aspectos para que tudo saia de acordo com o seu plano. Então, veja esses dados com muito mais detalhes a seguir para que saiba como proceder e elaborar a sua campanha do zero no gerenciador.

Defina o objetivo dessa campanha

Antes de iniciar o seu projeto de marketing, você precisa definir o propósito que deseja alcançar com ele, seja reconhecimento da marca, conversões ou consideração. Em seguida, vá na opção “Criar” para começar a configurar as etapas da campanha. Todavia, no site do gerenciador de anúncios pode ver uma explicação sobre cada objetivo de forma mais completa com relação às etapas de vendas.

Vale lembrar que é preciso escolher de acordo com a persona que deseja alcançar, bem como todos os esforços anteriores das estratégias de marketing. Contudo, veja nos tópicos abaixo mais detalhes a respeito do propósito que deseja alcançar com a sua campanha de anúncios.

Reconhecimento da marca

Nessa etapa, a sua marca já possui reconhecimento pelos leads que consideram uma opção de consumo dos seus produtos ou serviços. Mas, há ainda dúvidas sobre diversos aspectos que o impedem de fazer isso. Contudo, tudo isso pode ser convertido em um conteúdo com mais qualidade, bem como estratégias com outros diferenciais, como descontos ou maior prazo na negociação.

O objetivo do reconhecimento da marca

No reconhecimento da marca, a meta de negócios é tornar os seus produtos, serviços, bem como sua empresa uma autoridade no mercado. Por isso, suas campanhas devem ter esse aspecto como foco principal do projeto.

O gerenciador de anúncios coleta dados sobre seu público para otimizar suas estratégias. Imagem de Pixabay no Pexels.
Reconhecimento da marca com o alcance

Em relação ao alcance, o objetivo é mostrar os anúncios para um maior número de pessoas possíveis que tenham o perfil do público-alvo. Afinal, para tornar uma marca conhecida, ela deve chegar até aos clientes que podem vir a se tornar seus consumidores fiéis.

Consideração

Essa etapa é quando os leads buscam mais informações sobre a sua marca. Ou seja, estão mais sujeitos a conhecer um produto que você venda ou baixar algum conteúdo de valor que dê a ele uma experiência boa. Além disso, experimentar seus serviços também é uma opção, afinal, oferecer ao seu cliente o que possui de melhor é o ideal. 

Caso queira gerar tráfego ao seu site, crie uma campanha no gerenciador de anúncios que incentiva as pessoas a visitarem a sua página. Dessa forma, você poderá mostrar o que de diferente a sua empresa terá para oferecer.

O objetivo da consideração

Na consideração há muitos objetivos que se deve definir, como gerar mais tráfego do Facebook para um site que você escolher. Além disso, pode ser também um blog, app, contato de Whatsapp e muitas outras, contudo, há muitos outros que vale destacar.

Engajamento

Aqui, a meta de negócios com o gerenciador de anúncios é alcançar pessoas que possam interagir com o seu post, como curtidas, compartilhamentos e comentários. Tudo isso, irá fazer com que o seu conteúdo tenha um maior engajamento e aumente o público da sua página nas mídias sociais.

Instalação de aplicativos

Nesse aspecto, o objetivo é bem simples, que é levar o seu público a sua loja de aplicativos para baixar o app da sua empresa. Assim, eles terão um contato mais próximo aos seus produtos e serviços, bem como um suporte maior que a sua empresa oferece.

Visualizações de vídeo

Aqui também o objetivo é bem simples e claro, ao passo que a meta é atrair as pessoas a assistirem o seu conteúdo de vídeo. Dessa forma, irá mostrar todos os recursos da sua empresa no Facebook para que o seu público a conheça e desperte o interesse neles.

Gerar cadastros

A meta para gerar cadastros é criar campanhas no gerenciador de anúncios que coletem dados sobre as pessoas que estão interessadas em seus produtos. Sejam com boletins informativos ou apenas incentivar elas a ligarem para sua empresa, dessa forma, também terá referências que poderá usar nas suas estratégias.

Mensagens

O objetivo é enviar mensagens para as pessoas que possam se tornar clientes em potencial. Dessa forma, você pode fazer o contato pelo app do Messenger do Facebook, no direct do Instagram ou pelo Whatsapp.

Conversão

Os leads dessa etapa são os que estão propícios a consumir seu produto ou serviço. De modo que, você poderá configurar uma campanha para estimular a visitação deles a um ponto de vendas (PDV), por exemplo. Assim terá um grande fluxo de conversões com o gerenciador de anúncios.

Faça a sua escolha

Cada um desses objetivos oferece várias vantagens para a sua campanha com diferentes benefícios. Ou seja, escolherá de acordo com aquilo que deseja alcançar para o seu negócio, por isso, definir qual a correta terá impacto direto nos resultados. Além disso, as configurações no gerenciador de anúncios terão influência no formato deles, então leia com atenção e decida qual o melhor caminho para trilhar.

Escolha a forma de pagamento

Para veicular as suas campanhas no gerenciador de anúncios do Facebook, você pagará valores à plataforma, por isso terá que adicionar as formas de pagamento. Alguns métodos de cobrança que a rede social aceita são por meio de cartões de crédito ou Paypal, assim basta incluí-las. Depois disso, o passo a seguir é definir qual será o tipo de compra, como:

  • Alcance e frequência;
  • Ou por leilão.

Essas são as formas que poderá explorar, portanto, veja nos próximos tópicos os principais aspectos de cada uma dessas modalidades e suas permissões.

Compra de alcance e frequência

Esse tipo de compra permite que você antecipe os planos das suas campanhas. Contudo, pelo fato desse formato ser previsível, ele possibilita um controle maior sobre o fluxo de veiculação, bem como o valor que irá pagar. Todavia, há duas ferramentas que podem ajudar a criar o projeto de marketing adequado, são eles o gerenciador de anúncios e o planejador de campanhas.

O gerenciador de anúncios permite que você tenha insights em tempo real das campanhas. Imagem de Firmbee.com no Pexels.
Gerenciador de anúncios

O gerenciador de anúncios está dentro da plataforma de negócios do Facebook. Com ela, você pode criar campanhas de alcance e frequência com as condições ideais para que a sua divulgação seja adequada. 

Para criar essa modalidade na ferramenta você escolhe a opção “Criar” e depois como opção de compra “Alcance e Frequência”. Após isso, defina o objetivo, como já viu neste artigo, em seguida acesse os detalhes da campanha e configure conforme o necessário. Por fim, clique em “Fechar” para salvar o projeto ou em “Avançar” para continuar com a criação dos anúncios em conjunto.

Planejador de campanhas

Com essa ferramenta, você pode elaborar, comparar, compartilhar e adquirir planos de mídias no Facebook, bem como no Instagram e no Audience Network. Além disso, há muitos outros recursos que poderá explorar, por exemplo:

  • Criar e também salvar as previsões de alcance e frequência;
  • Fazer versões diferentes de campanha para efeito de comparação entre elas;
  • Compartilhar o planejamento com o gerenciador de anúncios.

Entre outras funcionalidades que esse mecanismo oferece, ao passo que só terá acesso a ele se estiver disponível para você. De modo que apenas contas qualificadas que usam esse tipo de compra podem usar.

Compra por leilão

O valor da cobrança irá depender de fatores como qualidade das imagens, se contém ou não erros de ortografia e a segurança da campanha. Assim quanto melhor forem esses detalhes, mais chances terá de obter cliques. Essa opção de compra está disponível para todos que usarem o gerenciador de anúncios do Facebook, ao passo que eles devem definir alguns aspectos, como:

  • Controles de frequência;
  • Previsão de alcance;
  • Veiculação;
  • Programação diária.

Isso é importante para o sucesso do projeto e também poderá ajustar uma campanha para utilizá-la em seu objetivo e definir o formato do anúncio.

Como criar uma campanha de leilão no gerenciador de anúncios?

O primeiro passo que você deve fazer é acessar o gerenciador de anúncios do Facebook e ir em “Criar”, e depois na opção “Leilão”. Escolha qual é o objetivo como este artigo já mostrou, após isso, clique em “Continuar” para entrar no painel de criação. Defina o nome do projeto, bem como a descrição dele e por fim, decida a questão do orçamento, seja diário ou no total da campanha.

Como mensurar os resultados pelo gerenciador de anúncios?

O gerenciador de anúncios do Facebook permite que você acompanhe os dados da sua campanha como um todo, não somente ao término. Dessa forma, poderá editá-la com o objetivo de fazer as devidas melhorias no processo. Outra maneira de mensurar os resultados é pelos testes A/B, na qual você faz dois projetos iguais, mas com mudanças pequenas.

Esse anúncio irá para o mesmo público, bem como o seu orçamento e depois disso ocorrem as avaliações de forma parcial, antes do seu fim. Assim, será possível saber qual delas obteve os melhores frutos e com isso, pausar o anúncio que teve a menor taxa de conversão para continuar apenas com outro até o final.

A extração de relatório

Esse é outro recurso do Business Manager por meio do gerenciador de anúncios no qual você pode extrair seus relatórios. De modo que irá selecionar quais aspectos deseja avaliar e obter dados específicos sobre eles. Além disso, nessa aba também é possível ter uma visão da sua conta de forma geral, como alcance, frequência, impressões e valor gasto.

Vale a pena usar o gerenciador de anúncios?

O gerenciador de anúncios é a ferramenta ideal para que você consiga ter bons resultados nas suas estratégias de marketing. Por isso, é vital usá-la para a divulgação de seus serviços, produtos ou tornar a sua marca ainda mais conhecida na internet. De modo que ela trará uma série de benefícios para as suas campanhas na qual poderá usar para fazer melhorias em seus projetos, como:

  • Dados sobre o comportamento do seus clientes;
  • Quais as campanhas que mais tem resultados;
  • Várias formas de segmentar o seu público;
  • Aumentar o alcance da sua marca.

Entre muitas outras vantagens que essa plataforma pode fornecer, no entanto, para usar o gerenciador de anúncios é preciso conhecer bem a ferramenta. Afinal, mesmo que ela ofereça diversos recursos para otimizar suas estratégias, entender como ela funciona, é vital para extrair o seu potencial máximo.

O gerenciador de anúncios é ideal para otimizar o trabalho de uma equipe de marketing. Imagem de Canva Studio no Pexels.

Use o gerenciador de anúncios para otimizar seu negócio

Com o gerenciador de anúncios do Facebook, você tem vários recursos que poderão ajudar nas suas estratégias de marketing digital e obter grandes resultados. Contudo, alguns desses mecanismos que a plataforma oferece são de extrema importância, por exemplo:

  • A escolha do seu público-alvo;
  • Criar campanhas do zero;
  • Veicular anúncios em vários apps;
  • Definir o orçamento;
  • Acompanhar o desempenho de cada projeto e fazer os devidos ajustes;
  • Insights em tempo real.

Entre muitas outras ferramentas dentro da plataforma que você pode usar para melhorar todos os aspectos das divulgações da sua marca. Além dos benefícios que este artigo trouxe que a sua empresa terá com o uso do gerenciador de anúncios, então não deixe de usar.

Estratégia de Marketing
Comentários (0)
Add Comment