O Google Adsense é uma das melhores maneiras dos blogueiros e proprietários de sites rentabilizarem seus acessos e aumentarem o faturamento das suas páginas. Desse modo, é ideal saber todos os detalhes sobre o tema para automatizar os anúncios em seu domínio.
A procura por espaços é muito grande por parte dos anunciantes e com o Adsense as marcas podem divulgar seus produtos ou serviços. Por isso, entenda mais a fundo o que é e como funciona essa ferramenta presente no plano de marketing de muitos negócios.
O que é Google Adsense ou GA?
Esta é uma das melhores ferramentas já feitas pelo Google e que, sem dúvida, impacta de forma positiva no aumento da receita dos sites. Dessa forma, é a responsável por exibir aqueles anúncios nas laterais dos conteúdos do seu blog favorito e até mesmo os banners de propaganda entre os parágrafos dos textos nos grandes domínios da web.
Há grandes chances dos banners que você visualiza no seu site favorito serem exibidos pelo Google Adsense. Afinal, este é um dos recursos mais conhecidos e utilizados pela facilidade com que os donos de página conseguem iniciar o processo de exibição dos banners patrocinados, logo, as exigências são:
- Ter um site ou blog com conteúdo próprio;
- Criar uma conta Google;
- Fornecer dados postais para se inscrever.
O Adsense é uma ferramenta gratuita do próprio mecanismo de busca e não é necessário nenhum investimento inicial para usar a plataforma ou algo do tipo. Isso porque, o Google irá dividir a receita gerada pelos anúncios com o proprietário do domínio e este só precisa se inscrever para começar a usar esta aplicação, mas seu cadastro precisa ser aprovado para tal.
Como o GA funciona?
É comum que algumas pessoas possam apresentar dúvidas a respeito do funcionamento do Google Adsense. Todavia, é uma ferramenta simples e não precisa ser complicada, já que toda a exibição feita na mesma é de forma automatizada, apenas precisa de uma configuração prévia.
Já que é possível personalizar os espaços onde os anunciantes vão exibir as suas marcas, a aplicação pode ser muito atrativa ou até mesmo intimidar o público. Para evitar isso, uma boa dica é evitar anúncios que sobreponham o seu conteúdo principal, até para não comprometer a otimização do seu site.
Os anúncios devem ser criados sempre pelas marcas e as mídias presentes na ferramenta, para só depois serem disponibilizadas dos domínios pelo Google Adsense. Então, as demais funções são, em sua grande maioria, automatizadas, para mais conforto do dono do site e também da marca que está pagando pela exibição do seu material.
Disputa de espaço dentro de um site
Devido ao alto número de anúncios diários exibidos por meio do GA, é natural que as marcas disputem espaço nos sites que também usam a ferramenta. Em suma, o Adsense visa facilitar a vida de ambos lados e para melhorar a experiência, utiliza de algumas funcionalidades como um todo.
Para não exibir dados que entrem em conflito entre o nicho do seu site e o público-alvo que a empresa deseja alcançar, o Google Adsense usa um filtro para definir a persona das duas partes e evitar exibição de propagandas que não falem de forma direta com o leitor daquele blog em questão.
O Adsense se tornou uma das ferramentas mais utilizadas por permitir que apenas anúncios que tenham relação com o seu conteúdo sejam exibidos, o que gera mais receita para todas as partes. Então, o benefício é para todos, além do próprio mecanismo de buscas, que também recebe uma parte do valor gerado nas reações aos banners e propagandas.
É possível escolher que anúncio exibir no Google Adsense?
A ferramenta do Google também é uma escolha feita pela maior parte dos blogs e domínios, já que permite sim escolher quais anúncios serão exibidos no Adsense. Isso porque, a opção de personalizar não fica restrita apenas ao próprio Google, o que dá maior liberdade para aceitar ou rejeitar alguns anúncios que você não considera interessante.
O GA é uma das aplicações mais seguras para monetização por anúncios, já que ainda dá a opção de selecionar os tipos que serão mostrados na sua página. Logo, te dá ainda mais autonomia para não aceitar alguns banners que você considere como não seguros, já que empresas sem seriedade podem se passar por anunciantes verdadeiros, mesmo sendo mais difícil com o Google Adsense.
É possível ainda filtrar entre conteúdos impróprios para seu público ou até mesmo a faixa etária que acessa diariamente o seu site. Além disso, dá para alterar dados como a cor dos anúncios, caso estes sejam em texto, para não atrapalhar a visualização dos leitores e não se tornarem uma poluição visual.
A ideia é dividir os espaços no seu site e intercalar os anúncios com o texto da sua página, até para facilitar a leitura das pessoas e terem um ponto de descanso entre os parágrafos. Isso porque, é possível selecionar formatos e padrões de exibição e em seguida, copiar os dados dos snippets do Adsense e colar os códigos em seu site nos locais designados.
Receba sempre que alguém ver seu anúncio
Outro ponto que pesa a favor do Google Adsense é que a cada clique o custo de pagamento é gerado e informado à sua conta Google qual será a sua parte. Por isso, esse é um dos melhores fatores do GA, que ao despertar interesse e receber o clique, distribui de forma correta e completa os valores entre as partes.
É ideal deixar claro que, no entanto, o resgate dos valores só pode ser feito uma vez ao mês, quando o Google faz a liberação em sua plataforma e que precisa ter um mínimo liberado na conta. Do mesmo modo, não é apenas o clique que gera o pagamento, afinal só o fato de clicar e fechar a página não qualifica esse acesso a receber o valor, já que não atinge o público da maneira devida.
Vale destacar ainda que o pagamento não é feito de forma imediata e há um prazo que você deve esperar para ter acesso ao dinheiro. Assim, após o pedido de liberação dos valores, o tempo de espera é de 21 dias, então é necessário se planejar com cuidado.
O Google estipula ainda um conjunto de normas para quem deseja receber os valores do pagamento. Portanto, leia o regulamento completo da ferramenta, veja se as suas soluções e condições são ideais e atendem as necessidades do seu negócio antes de usá-la.
Relatórios do Google Adsense
A ferramenta é uma ótima aliada à sua estratégia de marketing, afinal orienta quais passos você deve seguir e o que está dando certo ou não, graças aos relatórios que a mesma fornece. Dessa forma, eles mesmos irão te ensinar a como trabalhar com a ferramenta e como elaborar um processo eficaz.
É possível ter noção ainda se é preciso mudar todo o foco do trabalho ou apenas alguns pontos e fazer ajustes que podem ajudar a aumentar o faturamento. Por isso, impacta diretamente nos resultados que a sua marca pode atingir e te ajuda a comparar resultados de antes e depois das alterações.
Vale destacar ainda que o Adsense ainda oferece um aplicativo que você pode baixar nos seus dispositivos móveis para um monitoramento mais completo. Com isso, é possível acompanhar os resultados em tempo real até mesmo quando estiver ocupado com alguma outra atividade do seu dia a dia.
Quais os 6 tipos de anúncios do Google Adsense?
Os anunciantes têm a opção de divulgar seus produtos e serviços por meio do GA de várias formas diferentes. Porém, o site pode escolher vários desses tipos de anúncios para divulgação em seu domínio, já que não existem bloqueios quanto ao padrão de conteúdos.
Ao todo, o Google Adsense oferece seis tipos diferentes de campanhas, tanto para os donos dos sites como para as empresas. Nesse sentido, veja a seguir quais são essas opções para entender um pouco mais sobre essa ferramenta Google:
- Anúncios em texto;
- Banners e anúncios gráficos;
- Rich Media;
- Blocos de links;
- Materiais responsivos;
- Conteúdo correspondente.
Devido a essa variedade nas maneiras de anunciar, surge a necessidade de entender mais a fundo cada uma dessas formas, para escolher qual se adequa melhor à sua estratégia. Por analogia, é ideal que as pessoas que vão oferecer o espaço no seu site entendam também o que poderá encontrar entre as propagandas em geral.
Para ajudar nesse quesito, veja abaixo dados mais completos de cada um desses tipos de anúncios para entender mais sobre a ferramenta. Assim também, saiba ainda qual a melhor situação para usá-las, para não cometer erros na hora de elaborar a sua estratégia.
1- Anúncios de texto
Em primeiro lugar, os anúncios de texto são a forma mais básica de divulgação online e os mais simples de exibir em seu site. De modo geral, são compostos por um título, que geralmente contém um hiperlink, para direcionar os usuários até a página do anunciante responsável por este conteúdo.
Os links patrocinados geralmente contam com um botão na cor verde que te leva para o site da marca. No entanto, eles também contam com uma um duas linhas, em geral, com a propaganda escrita, geralmente feita com técnicas de copywriting.
Esse tipo de anúncio do GA é o mais comum de aparecer nas páginas de resultados dos motores de busca. Bem como, é uma das formas mais utilizadas, graças à sua praticidade na criação e na velocidade com que é possível desenvolver, embora uma campanha exija sempre uma pesquisa mais minuciosa para ser efetiva.
2- Como funcionam os anúncios gráficos?
Os anúncios gráficos também são uma forma comum de publicidade online, já que se trata de banners prontos, em sua grande maioria. Desse modo, é possível variar esse tipo de divulgação entre tamanho, formatos e forma de exibição, o que os torna uma opção muito usada.
Vale destacar que o Google Adsense oferece mais de 15 formatos diferentes e você pode escolher entre essas opções para criar os seus anúncios gráficos. Assim, torna-se fácil a tarefa de veicular os mesmos, além de adequar cada um deles para o espaço designado para anúncios no seu site.
Mesmo com números que mostram que essa é uma das táticas mais usadas por anunciantes no GA, esta não é uma das formas mais prováveis de ter uma boa receita. Porém, você pode aliar essa divulgação à sua estratégia de marketing para potencializar a sua visibilidade e criar uma maior presença digital.
3- O que é Rich Media?
Este é um tipo de anúncio do Adsense muito similar ao formato gráfico detalhado acima. Mas, estes são caracterizados por movimentos e uma sensação de interatividade, como gifs e vídeos, além de animações que chamam a atenção do público para essa propaganda.
Alguns desses anúncios em Rich Media podem reagir a alguma ação do usuário, como passar o mouse em cima, por exemplo, ou usar mais artefatos para despertar o interesse das pessoas. Ou seja, se torna quase impossível de não ver a publicidade ou de não ter os olhos direcionados para ele, até mesmo sem querer.
Um detalhe importante para essa forma de anunciar no Google Adsense é que você deve usá-la com cautela, já que uma estratégia mal pensada pode interferir na experiência do usuário. Sobretudo, evite inserir em locais importantes da sua página, para evitar desviar a atenção de algo sério, ou até mesmo um tipo de propaganda que sobreponha partes do conteúdo, o que pode causar uma sensação negativa no leitor.
4- Como os blocos de links funcionam?
Essa forma de divulgação também é simples para as marcas, já que, de modo geral, não apresentam elementos gráficos. Contudo, também visa atrair o clique do usuário, já que esse é o objetivo principal de todas as campanhas que usam o GA.
As propagandas em blocos de links geralmente contam com vários tópicos com temas similares ao conteúdo do site ou blog que a exibe. Dessa forma, no momento em que o usuário clica em algum deles, é redirecionado de maneira automática para a página do anunciante responsável pela exibição do mesmo no domínio que este navegava.
Vale destacar que a página de anúncios que o usuário é guiado é sempre do Google e é preciso que o consumidor clique em algum dos banners ou links presentes nesta. Com isso, a monetização é distribuída entre as partes responsáveis pela campanha no Google Adsense após gerada.
5- Google Adsense e os anúncios responsivos
Essa forma de anúncio visa seguir o avanço dos algoritmos do mecanismo de buscas para melhorar a experiência das pessoas que navegam por meio de dispositivos móveis. Por isso, para que todos consigam ter a mesma visualização e para as marcas aparecerem mais, o GA conta a opção de encaixar o seu conteúdo neste contexto.
Com a ferramenta do Google, você consegue exibir o seu material para estes usuários também. Bem como, ainda é possível gerenciar este tipo de anúncio de maneira fácil, o que ajuda bastante a aumentar sua renda, já que muita gente usa esse tipo de aparelho hoje em dia e pode acessar o conteúdo de maneira facilitada.
O Google Adsense trabalha para entregar o anúncio da forma mais nítida possível, então ele adequa o formato do mesmo ao padrão de tela dos smartphones ou tablets, sem atrapalhar o conteúdo do domínio.
A ferramenta também é capaz de redimensionar as propagandas para o espaço disponível no aparelho, bem como a forma de exibição da tela que está em uso pelo leitor. Por isso, não há porque se preocupar se a pessoa está com o modo paisagem ou retrato ativos, já que o GA exibe tudo de forma certa.
6- Conteúdo correspondente
O conteúdo correspondente é uma forma de anunciar que pode exigir um pouco mais do seu site, já que o Google restringe este a alguns domínios em específico. Portanto, para conseguir exibir esse tipo de publicidade por meio do Google Adsense, é preciso atingir algumas metas, como:
- Número de páginas únicas;
- Quantidade mínima de tráfego.
Essa maneira de anunciar consiste basicamente em publicar um conteúdo online como matéria do seu próprio site, mas com texto feito pelos anunciantes. Assim, caso tenha interesse nessa forma de exibição de publicidade, verifique requisitos no GA e saiba que, o usuário que realiza a ação de clicar na matéria que foi recomendada, a receita é gerada para a sua conta.
De que forma o Google Adsense pode ser usado?
De modo geral, existem quatro maneiras diferentes de usar o Adsense para monetizar o seu site e aumentar a entrada de receita para sua marca. Agora, você pode ver a seguir uma lista com essas formas de anunciar pelo GA:
- Google Adsense em sites e blogs;
- Adsense em sites de jogos;
- Vídeos com anúncios;
- Pesquisa personalizada dentro do site.
Cada uma dessas formas te ajuda a ganhar dinheiro de uma maneira diferente e você deve analisar cada uma dessas mais a fundo. Então, veja detalhes abaixo que vão te guiar na hora de montar a sua estratégia, já que dão uma noção de cada uma dessas funcionalidades que o Adsense apresenta.
1- Google Adsense em sites ou blogs de conteúdo
A forma mais comum, como se deve imaginar, de exibir seus anúncios é usar o GA em sites e blogs de conteúdos que tenham a ver com o seu nicho ou personas. Em suma, domínios voltados para notícias ou blogs dos mais diversos temas geralmente possuem propagandas nas suas páginas e você já deve ter notado isso.
Os sites com essa finalidade são os mais fortes usuários do Google Adsense, já que a sua renda pode depender desse tipo de fonte. Um fato que pode explicar isso é que muitas pessoas o acessam como uma forma de entretenimento ou em busca de uma informação, por exemplo, o que favorece o direcionamento de anúncios para as mesmas.
Sites mais sérios, como endereços corporativos ou domínios que divulgam algum serviço, não veiculam, geralmente, anúncios de nenhuma forma. Afinal, essa prática poderia tirar a atenção dos usuários de algo sério para uma propaganda, o que anularia o propósito da página.
2- Como usar o Google Adsense em sites de jogos?
Outra maneira de usar o GA na sua estratégia de marketing digital é por meio de sites de jogos e quem os acessa tem grande chance de já ter visto a ferramenta em ação. Em suma, anúncios dos mais diversos tipos são veiculados a esses locais e geralmente estes são feitos em forma de vídeo, exibido em tela cheia.
Essa é uma forma de usar o Google Adsense para atrair a atenção do público mesmo antes de chegar ao conteúdo principal do site. Isso porque o mesmo já está em uma hora mais descontraída do seu dia e tende a ser um pouco mais receptivo nesses momentos.
3- Pesquisa personalizada no site
Uma forma interessante de exibir anúncios por meio do Adsense é adicioná-los na página de pesquisas do site em questão, caso o seu domínio conte com uma destas. No entanto, estes devem ter relação com a pesquisa do usuário, para não gerar um sentimento contrário ao esperado no mesmo.
Esse tipo de conteúdo anunciado com ajuda do GA aumenta muito a probabilidade dos usuários encontrarem alguma oferta interessante para eles. Então, é uma alternativa interessante para todas as partes envolvidas na campanha, tanto a marca como o proprietário do domínio.
4- É possível usar o Google Adsense em vídeos?
De forma direta, é sim possível usar o Adsense para anunciar por meio de vídeos, já que o YouTube pertence ao Google. Porém, não é preciso exibir os mesmos apenas na plataforma, afinal você pode adequar esses recursos a sua página e exibi-los sem precisar do YouTube.
A maneira mais comum que esses vídeos aparecem é no meio do material da sua página, mas sem sobrepor nenhum ponto do seu conteúdo. Mas, esses são posicionados de forma estratégica, com o intuito de despertar a atenção dos usuários que navegam no site.
Como usar o Google Adsense de forma eficaz?
Existem algumas formas de usar o Google Adsense com a intenção de tirar o maior proveito de suas funcionalidades. Contudo, é ideal entender cada ponto e saber como elaborar uma estratégia efetiva, para conseguir realmente ter uma boa renda por meio dos anúncios.
Saber como explorar da forma certa cada recurso do GA é essencial para aumentar sua receita. Para te ajudar com essa tarefa, leve em conta alguns pontos e detalhes abaixo.
Otimização dos canais de anúncio
Antes de aderir ao Google Adsense para gerar receita é em formas de otimizar os canais que irão exibir os anúncios das empresas. Em suma, é ideal investir em uma boa estrutura do seu site ou blog para que nada seja atrapalhado e a página seja fluida.
Caso o seu foco seja exibir os anúncios em páginas de vídeos, é preciso pensar em formas de deixá-la o mais rápido possível. Também é ideal saber como posicionar o conteúdo na mesma, afinal, é crucial ter atenção para que o mesmo não atrapalhe o anúncio e vice-versa.
Por que investir no design dos anúncios?
É preciso ainda investir na melhoria dos designs dos anúncios. Isso porque uma arte mal feita ou com elementos que poluem o seu site, podem causar uma sensação de aversão na mente dos leitores. Logo, essa sensação pode diminuir a recorrência de acessos ao seu domínio, o que não é nada interessante.
Vale destacar que, mesmo que os anúncios sejam criados pelas empresas, é você quem faz a seleção do que será mostrado em sua página. Portanto, veja o que se adequa melhor ao espaço no seu site e use os relatórios do Google Adsense. Já que com ele dá para ver o que funciona em seu domínio e o que não deve ser exibido para o seu público.
Qual a importância dos testes A/B para o Google Adsense?
Usar a técnica dos testes A/B é fundamental para melhorar os resultados da sua página e como consequência, aumentar sua receita gerada por meio do GA. Então, o que deve ser feito é testar duas formas de soluções diferentes e analisar o desempenho de cada uma delas.
Parceiro personalizado para usar o Google Adsense
Conseguir um parceiro personalizado é uma das melhores formas de ter uma estratégia de monetização bem definida. Isso porque, os primeiros passos na ferramenta podem não ser tão fáceis e em algumas etapas é comum ter dúvidas ou enfrentar dificuldades.
Ainda é possível recorrer a um parceiro do Google para tirar melhor proveito do Google Adsense. Porém, é sempre ideal saber se o mesmo possui certificação para tal, como forma de se proteger e evitar problemas no seu domínio.
Vale a pena usar o Google Adsense?
O GA é muito interessante, já que pode atender tanto pessoas que não tem experiências até mesmo os conhecedores dos atalhos da internet. Por isso, vale a pena sim usá-lo, já que o mesmo facilita vários pontos da sua estratégia, como:
- Realização de testes, já que oferece relatórios detalhados;
- Posicionamento de determinados anúncios;
- Seleção de conteúdo a ser exibido.
Para quem busca algo mais prático e simples, o Google Adsense é sim uma das melhores opções para monetizar uma página. Mas, se sentir que a mesma não o atende mais, há outras alternativas no mercado que se pode aderir para substituir o GA facilmente.