O Google Data Studio é uma plataforma de coleta e análise de dados que reúne as informações em um só lugar e permite que os usuários as personalize como quiser.
Com o Google Data Studio, a coleta, organização e análise de dados de tudo o que diz respeito ao seu negócio serão mais fáceis. No entanto, é vital conhecer bem a ferramenta para saber como usá-la da forma certa, por isso, este artigo irá ajudar você, então, confira.
O que é a ferramenta Google Data Studio?
O Google Data Studio é uma plataforma de visualização e análise de dados que cria uma dashboard para passar informações de forma eficaz aos usuários. Em suma, ela se destaca por permitir que os desenvolvedores façam relatórios a partir do:
- Google Analytics;
- Adwords;
- Planilhas;
- Google Ads;
- entre várias outras fontes.
Com ela é possível fazer painéis customizados com itens gráficos, templates, mapas, tabelas e uma gama de recursos para você usar. Ou seja, terá uma ferramenta de negócios capaz de transformar dados complexos em algo simples em que qualquer um pode ler.
A ideia é que a sua equipe entenda as informações que ver na dashboard. Desse modo, a partir de outros softwares da sua empresa é possível organizar tudo de uma maneira bem mais amigável para o seu grupo atuar.
O time de marketing, vendas e atendimento pode obter e usar esses dados para criar uma estratégia e saber como abordar o cliente. Portanto, a ferramenta é um dos itens vitais para analisar as informações de uma marca para ela correr menos riscos em suas decisões.
Como o Data Studio funciona?
A plataforma funciona ao conectar ela à fonte dos dados da qual você quer coletar as informações, como o Google Ads, Analytics, entre outros. Depois disso, a plataforma vai gerar os relatórios com páginas com todo o material relevante.
O usuário pode inserir tabelas, gráficos, mapas e diversos outros itens visuais com o comando de arrastar e soltar na interface. Assim como, definir quais são as métricas que querem incluir para monitorar o seu desempenho.
Você tem acesso a muitos recursos de personalização, como templates, cores, fontes, layouts e uma gama diversa de atributos para customizar a dashboard.
Quanto custa o Data Studio do Google?
O Data Studio do Google é uma plataforma grátis para qualquer negócio. Em suma, ela traz uma série de recursos que ajudam a empresa a reunir, organizar e analisar os dados que são vitais para a marca.
A dashboard da ferramenta permite criar um painel em que qualquer pessoa leia as informações de uma maneira simples. De modo que, é essencial para todo pequeno negócio que busca uma ferramenta prática.
Isso, no entanto, pode ir muito mais além com a sua versão paga, o Data Studio 360, onde as grandes marcas têm acesso a recursos extras. Além disso, quem opta por esse modelo também garante um maior espaço para armazenamento.
Para que serve o Google Data Studio?
O Google Data Studio permite visualizar e analisar os dados de um negócio de forma simples e fácil para qualquer pessoa. Em síntese, as informações que a ferramenta fornece para leitura são as mais diversas, como:
- dados de marketing;
- vendas;
- financeiro;
- RH;
- e muito mais.
Como você pode observar, a plataforma é essencial para qualquer área de um negócio, pois ela permite a análise de dados e customizá-los. Desse modo, é possível criar, organizar e avaliá-los de uma maneira simples com o uso de tabelas, gráficos e outros itens visuais.
A ferramenta se destaca por juntar os dados dos mais diversos canais e mostrar tudo em um só lugar, e ainda personalizar a dashboard. Ou seja, você agrupa as informações e define como irá exibi-las.
Isso ajuda você a tomar as melhores decisões para o seu negócio, pois terá uma base de informações que dão margem para o acerto. Contudo, vale lembrar que você pode fazer uma análise dos dados de um site, redes sociais, vendas, clientes, e muitos outros.
Análise de desempenho
Para empresas que buscam otimizar as suas estratégias de marketing, o Data Studio do Google é um ótimo parceiro, pois ele monitora métricas. Em suma, ao criar uma nova campanha, toda a sua equipe pode analisar o desempenho pela ferramenta e seus dados.
Isso permite que você faça ajustes nas ações que visam melhorar os resultados. De modo que, tudo é feito em tempo real, onde a atualização das informações acontece a cada segundo, o que possibilita decisões rápidas e ágeis.
Apresentar relatórios
O Data Studio também é uma ótima ferramenta para apresentar relatórios, ele o faz de uma forma interativa, facilitando a leitura. Em síntese, a plataforma dispõe de uma gama de recursos que torna isso possível, como itens visuais para você personalizar a dashboard.
Ao montar o seu painel com os dados, poderá compartilhar com a equipe, bem como o líder, gestor e o cliente. De modo que, eles podem não só interagir com as informações, mas fazer ajustes, como mudar os intervalos das datas, baixar e filtrar.
Como fazer um Google Data Studio?
Para fazer um Google Data Studio é bem simples, visto que o primeiro passo é acessar o datastudio.google.com. Após isso, crie uma conta ou faça o login, depois, siga as etapas abaixo.
- Crie um novo relatório ao clicar no botão “Criar”;
- Depois clique em “+” para conectar a fonte de dados;
- Adicione tabelas, mapas, gráficos e outros itens que desejar;
- Personalizar o painel ao seu gosto com os recursos da ferramenta;
- Repita o processo para criar uma dashboard mais completa;
- Clique no canto esquerdo da tela em “Arquivo” e depois em “Salvar”;
- Salve o relatório;
- Defina as permissões para quem terá acesso e compartilhe com sua equipe.
Esses são os passos que você deve fazer para criar um novo relatório com a ferramenta do Google e compartilhar com toda a sua equipe. Contudo, vale lembrar que é possível voltar ao Studio e ajustar conforme queira.
Vale a pena usar o Google Data Studio?
Usar o Google Data Studio vale a pena por uma série de motivos, como o fato de ser uma ferramenta gratuita. Contudo, vale citar outros pontos que mostram a sua importância para o seu negócio, como:
- centraliza os dados em um único lugar;
- permite coletar dados de outras plataformas;
- dá insights de muito valor;
- personalizar os relatórios;
- dashboard de fácil leitura.
São muitas as vantagens que o Data Studio oferece para as empresas, o que se compara a outras que são pagas. Para concluir o artigo, você pode explorar ainda mais o que a ferramenta tem para oferecer à equipe em todas as áreas do negócio.