O Google News é um produto desse buscador disponível desde novembro de 2005 no Brasil. A ferramenta conta com mais de 1500 fontes de informações do mundo todo. Ela evoluiu e por isso, é muito mais que um feed de notícias.
A melhora na capacidade na entrega de conhecimento aos usuários virou atrativo para as empresas e profissionais de marketing. Dessa forma, o seu site pode se destacar frente a concorrência nesse meio. Saiba como implementar essa ação ao ler esse conteúdo.
O que é Google News?
É um produto com assinatura Google para exibição de notícias. A curadoria das informações é feita pela empresa, o que qualifica o trabalho de SEO. Ele também é o responsável por definir o feed do usuário. Isso acontece a partir de alguns critérios, a saber:
- Intenção de busca, ou seja, o que a pessoa procura;
- Histórico de navegação, que são os dados armazenados durante o uso do buscador;
- Preferências do usuário, já que toda intenção de pesquisa é refinada.
Com isso, o feed é personalizado com base na experiência. Já que as buscas deixam rastros, ou melhor, dados. Estes são o alimento da inteligência, a fim de dispor aquilo que é de interesse, bem como, algo relacionado a alguma pesquisa feita.
A busca por informação é tanta que há rumores de expansão do produto. Uma versão para smartwatches do sistema operacional WearOS. Imagens de teste foram divulgadas, no entanto, nada é concreto em relação ao possível lançamento.
Como funciona o Google News
O Google Notícias usa muito a inteligência artificial. Para que, em tempo real, exista o filtro entre as news, as buscas e o interesse dos usuários. O produto conta também com a análise dos algoritmos. Além da ação dos editores humanos para a curadoria do conteúdo.
A partir disso, o feed que o usuário vê atende a maioria de seus interesses. Como exemplo, se o seu target gosta de futebol, é natural que a tela dele tenha uma boa quantidade de informações sobre esse tema.
O trabalho, então, é pensar sobre como destacar o seu domínio sobre o mundo do futebol. Dessa forma, a estratégia de SEO, por sua vez, é indispensável.
Por que fazer SEO para notícias?
Esse é o jeito estratégico de melhorar as formas de gerar tráfego para o seu site. Quando o SEO é feito de forma correta, de fato, os resultados aparecem já a curto prazo.
Nesse sentido, a estratégia abrange o site como um todo. A partir disso, filtra as informações para ranquear a página, bem como, cada conteúdo feito. Logo, estar no Google News dá visibilidade. Desde que o material seja atualizado com constância.
Evidência essa que impacta por completo o tráfego do site. A contar também o aumento da autoridade para o seu domínio. Outra vantagem é a crescente no número de backlinks.
Com isso, aplicar o SEO para notícias é um fator diferencial entre você e os seus concorrentes. Além de promover a reputação e por consequência, a relevância junto ao seu target.
Qual o critério para o Google News?
A regra número 1 é que seu site tenha produções de qualidade, a fim de que o usuário tenha uma experiência diferenciada no consumo de informação. Na sequência, respeitar a regra pétrea do produto. Ou seja, o seu domínio deve ser apenas de notícias.
Com isso, ao respeitar essas regras, basta solicitar a inclusão da página no índice do Google News. Isso acontece via Publisher Center. A partir de então, basta torcer para a aprovação e o início do processo de evidência do seu site na plataforma.
Veja 4 erros que você deve evitar no Google News
A checagem de conteúdos é feita de maneira minuciosa. Isso garante o padrão Google de qualidade. A empresa tem uma equipe treinada apenas para avaliar as solicitações de entrada no produto.
Tanto que o padrão observado para as buscas é diferente dessa avaliação. Usar as técnicas “Black Hat” não são recomendáveis para esse assunto. Em síntese, ou o seu site atende aos requisitos ou não será considerado uma fonte de informação.
Como toda estratégia, prever erros e evitá-los é fundamental. Logo, o cenário não seria diferente com o SEO do Google News. Veja abaixo alguns dos erros responsáveis pela maioria das negativas de acesso para a plataforma.
Não ter um site de notícias
O Google é bem rigoroso com os seus produtos. A fim de evitar promoções ou vendas, o site que deseja ser incluído nesse meio deve ser específico em notícias.
Muitos domínios entendem que se existe uma aba de news, já atendem a essa premissa. Pelo contrário, uma vez que a análise é toda manual, cada pré-requisito é analisado. Não há truque disponível que configure uma só categoria como um site completo.
Afinal de contas, quem busca por notícias não está interessado na jornada de compra. Esse passo no funil de vendas pode ser posterior a leitura de uma informação de qualidade.
Lembre-se da qualificação necessária para converter potenciais visitantes em leads efetivos. Assim, o Google News pode ser o ponto de partida para instigar essa futura conversão.
Usar conteúdo que viole as políticas do Google
Outro erro comum é ignorar as informações básicas, como as diretrizes da empresa. O Google tem uma política muito clara em relação ao tipo de conteúdo que é publicado em seu canal de notícias.
Para evitar esses erros, tenha esse check-list decorado:
- Textos de ódio, pornografia ou de apologia ao crime são totalmente proibidos;
- As informações pessoais são sigilosas;
- Use conteúdos com direitos autorais somente se houver a autorização do autor.
A partir desses critérios, saiba que caso algum dos artigos em seu site viole os tópicos acima, o pedido de análise é negado com veemência.
Ser generalista em excesso
Evite, acima de tudo, ser genérico. Para os conteúdos múltiplos, o Google News conta com os conhecidos portais de notícias. Por isso, o seu site deve ser específico.
Não somente para atender esse pré-requisito, mas também para que o domínio seja relevante. A base de referência dessa plataforma do buscador para que um site ganhe relevância é, em princípio, a especificidade.
Não atualizar o site
As notícias do Google são destaques por oferecerem ao usuário informações atualizadas em tempo real. A saber, o seu site precisa acompanhar esse norte.
Não dá para ranquear uma página que é alterada, por exemplo, uma vez por mês. A síntese de um site de notícias está, antes de tudo, na modificação diária e constante.
A projeção que a plataforma oferece funciona se o seu endereço na web se faz presente conforme o modo jornalístico.
O que fazer para levar as suas notícias para o Google News?
Nem só de prever erros vivem os sites que querem aparecer no Google News. Existem alguns ajustes técnicos que agilizam o processo de aceitação para a inclusão do site na plataforma.
Esses ajustes não são um pré-requisito, mas colaboram para a relevância da informação que você dispõe. De forma resumida, são eles:
- Organize as URLs de forma estática, uma preferência do Google:
- Produza conteúdo leve, ou seja, páginas que são carregadas de forma ágil;
- Otimize o código do site, afina, um limpo indica um bloco contínuo;
- Elabore as notícias a partir dos dados do Google.
Com esse último, os algoritmos trabalham de modo mais rápido para identificar os conteúdos. Por fim, crie um mapa XML para as notícias. Embora o Google não considere essencial essa ação, essa é uma recomendação.
Ele pode conter apenas as publicações dos últimos dois dias. Agora, se o giro de produção é alto, limite a quantidade de artigos no mapa em 1000. Crie um mapa XML só para as notícias.
Quais as categorias de notícias do Google News?
O Google News dispõe de amplas categorias de notícias. Por se tratar de um dos maiores feeds de informações da internet, a distribuição de conteúdo é qualificada.
Além da página inicial, com base na conta do usuário, existe a aba “Para Você”. Ela é mais diretiva na oferta de notícias específicas. Considera a experiência de uso e busca por conhecimento.
Na aba “Seguindo”, o usuário pode ranquear assuntos, bem como fontes. Também é possível salvar pesquisas, assim como notícias para ter acesso mais rápido a esses conteúdos. Em “Destaques Jornalísticos”, há um resumo dos principais canais da área.
A navegação se completa por meio das chamadas “sub-abas”, que reúnem materiais específicos. As notícias do Brasil, bem como, do Mundo são divididas com base nisso. Além disso, existem as categorias de:
- Negócios;
- Ciência;
- Tecnologia;
- Saúde;
- Entretenimento.
Por último, a aba “Local” reúne as informações que são relevantes aos lugares próximos do usuário. Como se fosse uma espécie de “jornal regional” digital. Para tanto, o app se baseia na geolocalização.
O Google News tem aplicativo para celular?
Saiba que o Google News está disponível para download tanto para o sistema Android, quanto para o iOS. Uma das últimas atualizações para este primeiro apresentou falhas. Um bug que impede a abertura do aplicativo foi motivo de reclamação geral no início de julho.
Enquanto que na atualização mais recente para o iOS, o produto recebeu um novo widget. Ele mostra os principais destaques com uma notícia por vez e com texto.
O app é tão significativo para o Google, que a empresa extraiu melhorias dele para a versão desktop. Uma das mais recentes aconteceu no fim de junho, que apresentou o design 100% renovado do produto.
Dentre as novidades estão um widget de clima no canto superior da página. Por outro lado, a “sub-aba” local aumentou e o usuário pode inserir várias localizações para acompanhar.
A mudança mais significativa, no entanto, acompanha a realidade mundo afora. No cenário em que a divulgação de muitas fakes virou hábito, o Google News tem o “Checagem de Fatos”. Nela, o leitor confirma se a informação lida é verdadeira.
Quais as vantagens do uso de link building no Google News?
O link building é uma técnica que ajuda a sua página a aparecer no ranking do Google. É uma das estratégias de um plano de marketing que compreende o SEO off-page.
Esse termo significa a busca de URLs e menções para incluir no seu conteúdo. Dessa forma, a sua página mostra a relevância no mercado via produto do Google. Ou seja, o seu site escolhe parceiros a partir de métricas consideradas elevadas.
Por sua vez, elas são definidas a partir de critérios estabelecidos em comum. Mas, o objetivo é único. Incluir um link para o seu site em uma matéria que aparece em um portal de notícias, que já tem credibilidade pautada pelo Google.
Quando ocorre o link building, o buscador entende que o seu domínio também é confiável. Dessa forma, melhora a autoridade da página. Ao adotar essa ação de forma regular, seu site crescerá nos resultados de busca.
Com isso, gera-se uma oportunidade. Isso acontece a partir do momento que você entra para o Google News. Portanto, o leitor pode usufruir de mais uma fonte de informação. Além disso, o parceiro escolhido para a adoção dessa estratégia também sai ganhando.
Como o Google News pode ajudar o seu site?
No geral, de fato, pode ajudar em tudo. As notícias de qualidade estão cada vez mais valorizadas. Afinal, o Google é a grande porta para a construção de autoridade de um site.
Vale o esforço em aprimorar as notícias. Esse empenho junto às estratégias de SEO colaboram para a avaliação positiva do seu material na web. Os sites que conseguem aparecer nessa plataforma ficam conhecidos pela importância do que produzem.
Com isso, reforce a:
- Busca por qualificação de produção;
- Especialização de segmento;
- Personalização de conteúdo;
- Material que oferece uma experiência de valor agregado em conhecimento.
Ao atender esses pontos, tenha em mente que criar um site do tipo ganha o status de formador de opinião. Assim, isso o torna relevante frente ao seu nicho de inserção. Tanto para o target, quanto para os players do mercado.
Usufrua de todos os benefícios de ser um escolhido pelo Google News. Por fim, como saldo, retenha novos públicos e amplie o seu potencial de informação perante o mundo.