Apesar de já ter 100 anos de história, o Guia Michelin ainda é um marco para qualquer empresário, isso porque, ele foi um pioneiro e ainda tem diversas lições para ensinar.
Antes do termo marketing de conteúdo existir, o Guia Michelin já fazia essa atividade. Então, qualquer um que deseja fazer uma boa publicidade para a sua empresa, precisa entender como ele conseguiu realizar essa ação há 100 anos atrás.
O que é Guia Michelin?
Criado no final do século XIX, o Guia Michelin é uma espécie de mapa que tem como objetivo passar boas informações aos motoristas. Vale ressaltar que ele surgiu na França, em um época onde só haviam três mil veículos no país.
Qual a grande sacada do Guia Michelin?
Por passar dicas valiosas sobre restaurantes e hotéis, o Guia Michelin se popularizou muito rápido. Isso porque, as pessoas começaram a ter mais vontade de viajar de carro. Afinal, devido a ele, seria mais difícil ter uma péssima experiência gastronômica ou de estadia.
O que muitos não imaginavam é que o principal produto da empresa era pneu, então, com mais indivíduos pegando a estrada, maior seria o lucro para ela. Uma vez que as manutenções seriam necessárias em um período menor.
Como o Guia Michelin está hoje?
Devido ao grande sucesso e precisão nas informações, hoje em dia, o Guia Michelin é a publicação mais respeitada do mundo. Então, se você estiver em um hotel e a pontuação dele for baixa, é provável que isso traga sérios problemas para o seu negócio.
Qual a história do Guia Michelin?
Apesar de ainda não existir o Guia Michelin, em 1900, os irmãos Edouard e André Michelin já tinham feito a marca ser popular. Dessa maneira, na época ela já tinha cerca de 12 anos no mercado, era conhecida pela ousadia e por fazer bons pneus de bicicleta.
Quando eles começaram a pensar como o mundo poderia mudar com a chegada no século XX, os irmãos decidiram ousar ainda mais. Assim, eles expandiram o seu negócio para fabricar pneus de carros.
O desafio maior era popularizar um objeto que ainda era muito novo na França. Afinal, como foi dito, até aquele momento só existiam 3 mil veículos rodando na região. Ou seja, pela lógica, a saída seria muito escassa.
Para resolver o problema citado, os irmãos perceberam que o sucesso só viria se eles ajudassem a consumir mais o produto. Dessa forma, eles deram origem ao Guia Michelin.
Como foi a distribuição do guia?
Para conquistar o público, André e Edouard criaram 35 mil cópias do mapa e distribuíram de forma gratuita para toda a população. Com o passar do tempo, as pessoas perceberam que tudo que o guia informava fazia sentido. Logo, as experiências melhoraram muito.
Cada ano que passava, os irmãos triplicavam a quantidade de cópias. Assim, o que antes estava apenas na França, passou a dominar o mundo inteiro e virar uma verdadeira febre internacional.
O que mudou em 1920 para a marca?
Em 1920, o guia Michelin passou a ser vendido para os clientes. Contudo, isso não fez com que a sua popularidade fosse reduzida. Inclusive, nessa mesma época, críticos começaram a visitar os restaurantes e fazer avaliações.
O sistema de notas marcou o guia
No ano de 1926, o guia teve uma atualização drástica. No caso, ele passou a dar nota para os hotéis e restaurantes. Assim, se após a experiência ele fosse contemplado com uma estrela, significava que o local era incrível.
O sistema mudou, no entanto, isso porque, o mundo começou a adotar o critério das três estrelas. Portanto, se você for verificar, até os dias atuais o guia Michelin contém essa atualização.
O Guia Michelin é o maior marketing de conteúdo dos últimos tempos?
Parece exagero, mas a verdade é que mesmo após 100 anos, o guia Michelin é a maior forma de marketing devido a sua perspicácia. Afinal, de modo bem sutil ele consegue influenciar as pessoas a realizarem mais manutenções ou a troca dos pneus.
Pelo ponto que foi abordado, esse mapa tem três características que não podem passar despercebidas. A primeira delas, é a sua relevância centenária, além disso, ele conseguiu:
- ser social mesmo antes da internet;
- mudar a vida das pessoas.
Todos os três itens apontados fazem com que o Guia Michelin seja até hoje uma grande sacada. Entretanto, para ficar mais claro, veja logo abaixo a explicação para todos eles.
Por que o tempo da marca é tão relevante para o marketing de conteúdo?
Infelizmente, no mercado não há muitas marcas que tenham 100 anos de estabilidade e sucesso nos negócios. Dessa maneira, o que os irmãos conseguiram foi um marco. Além disso, vale ressaltar que a estratégia de marketing foi feita quando ninguém fazia uso dela.
No passado, as pessoas conseguiam alcançar o sucesso, em grande parte, baseado na sorte. Isso porque, a publicidade e planos para alavancar o negócio não eram algo primordial. Então, os irmãos Michelin, de forma direta, trouxeram uma grande revolução.
O desafio de ser social antes da internet
Hoje em dia, as pessoas conhecem as marcas por meio das redes sociais. Dessa maneira, se a empresa investir em um marketing digital de forma eficiente, é provável que ela conquiste muitos seguidores. Entretanto, há 100 anos atrás essa possibilidade não existia.
Ser social em um mundo que não havia a internet com certeza foi um grande desafio. Mas, ainda assim, os irmãos conseguiram distribuir o Guia Michelin para pessoas do mundo inteiro.
Como o Guia Michelin mudou a vida das pessoas?
Parece inusitado afirmar que um guia conseguiu mudar a vida das pessoas, mas felizmente, essa afirmação é verdadeira. Afinal, quem tinha acesso a ele poderia se poupar de ter experiências ruins em restaurantes e hotéis.
Outro ponto interessante é que quando um ponto comercial estava no mapa, isso significava que ele era bom. Dessa maneira, ele conseguiu elevar a lista de clientes de diversos locais. Ou seja, na época, ele poderia aumentar a visibilidade de sua empresa.
Quais são os benefícios do Guia Michelin para uma marca?
A contribuição para a marca do Guia Michelin são inquestionáveis, isso porque, ele ajudou a educar o mercado. Além disso, mostrou como se estabelecer com autoridade e que nem sempre tudo está relacionado com o preço do produto.
É importante saber que, até os dias atuais, esse mapa ainda é muito popular no mundo. Inclusive, ele se adaptou às mudanças sociais e por isso, é possível encontrá-lo até na versão de aplicativo. Então, se chamou sua atenção, saiba mais sobre os pontos citados.
Como o Guia Michelin ajudou a educar o mercado?
O Guia mostrou para o mercado o quanto é importante se arriscar e pensar sempre a frente. Afinal, pela lógica, se só haviam três mil carros na França, apenas esse número de cópias já era o bastante para instruir os motoristas.
Os irmãos imprimiram cerca de 35 mil exemplares, porque eles queriam educar toda a população. Ou seja, para eles todo mundo tinha que saber onde ficavam os melhores hotéis e restaurantes.
Com acesso às informações, elas se sentiriam estimuladas a terem os seus veículos e as suas próprias experiências. Em outras palavras, a demanda de pneus iria crescer.
O que a marca fez para ter autoridade no mercado até hoje?
Um dos segredos para a marca conseguir se manter como autoridade até os dias atuais é a mistura entre a ousadia e saber como usar o marketing de atração. Afinal, durante os anos, ela precisou tomar diversas decisões que mudaram a sua história.
A realidade é que, infelizmente, diversos indivíduos acabam falhando devido ao medo do fracasso. Dessa maneira, eles renunciam às boas estratégias e mantêm sempre a mesma rotina. Mas, como o mercado muda, essa falta de ação pode trazer sérios prejuízos.
Quem deseja alavancar vendas, precisa ter um bom time de marketing para poder traçar as estratégias que vão atrair consumidores. Além disso, é importante acreditar no processo traçado.
O preço de um produto não é importante?
Seria uma verdadeira falácia afirmar que o preço de um produto não é importante para a compra. Entretanto, ele não é tudo e o Guia Michelin provou isso. Afinal, ele conseguiu conquistar diversos consumidores no mundo sem precisar fazer promoções de pneus.
No final, o que mais importa é você conhecer as suas personas para saber o que, de fato, funciona com elas. Então, se é seu desejo alcançar esse objetivo, estude o seu público. Assim, será possível montar uma estratégia que, com certeza, vai elevar o seu lucro.
Quais são as maiores lições que o Guia Michelin tem para o mundo?
O Guia Michelin ainda se mantém pioneiro no mercado. Dessa maneira, não é exagero afirmar que ele sempre deixará diversas lições sobre marketing de conteúdo para os empresários, por exemplo:
- ele não precisa ser óbvio;
- paciência e dedicação são necessárias para o sucesso;
- é necessário avaliar e acreditar nas estratégias.
Infelizmente, diversas empresas têm como hábito apresentar aos seus consumidores sempre a mesma publicidade. Além disso, outras costumam copiar o mesmo plano dos seus concorrentes. A realidade é que as duas situações são um grande erro.
Quando o assunto é marketing de conteúdo, a criatividade vem como algo primordial. Desse modo, qualquer local que deseja ser um líder no seu ramo, precisa investir em algo único e excelente para atrair bons clientes e fazer sucesso, assim como o Guia Michelin.