O mapeamento das habilidades e competências é fundamental para que uma empresa identifique os seus maiores talentos e fazer uma melhor alocação de recursos
As habilidades e competências de uma pessoa são vitais para as empresas, por isso ela precisa conhecer todo o potencial de cada um deles. Então, leia este artigo e veja como fazer o mapeamento para saber quem são os maiores talentos que o negócio possui.
O que é um mapeamento de habilidades e competências?
Um mapeamento de habilidades e competências é uma forma de identificar os pontos fortes de uma pessoa ou grupo para avaliá-las e documentá-las. Por exemplo, imagine que você deseja montar uma equipe de marketing na sua empresa.
Ao aplicar essa prática, irá entender melhor sobre cada recurso que os membros do time possuem e direcioná-los às suas funções ideais. Dessa forma, eles terão um melhor desempenho, afinal farão as tarefas conforme suas capacidades, como:
- designer;
- criação de conteúdo;
- social media;
- gestor de tráfego;
- programador.
Entre vários outros cargos que fazem parte do setor de marketing de um negócio. Mas, isso é apenas um exemplo de como funciona o conceito e o quão importante ele é para qualquer tipo de empreendedorismo.
Para aplicar o mapeamento, você deve, a princípio, compreender os dois elementos antes de tudo. Então, os tópicos que lerá a seguir irão mostrar com mais detalhes o que eles significam e o que analisar no processo.
Competências
As competências são fatores que dizem respeito ao aspecto pessoal de cada um, para saber como ele se encaixa no contexto social, por exemplo:
- comportamento;
- atitudes;
- trabalho em equipe;
- comunicação;
- resolver um problema.
São alguns dos pontos que dizem respeito a como os membros de uma equipe se destacam no ambiente de uma organização ou de forma isolada.
Isso porque a maneira de se relacionar com as pessoas pode ser boa ou ruim para a empresa, por isso é vital avaliar esses pontos. Afinal, o capital humano é de muito valor para que qualquer negócio tenha sucesso, então sempre leve em conta as competências.
Habilidades
As habilidades dizem respeito a tudo o que o profissional possui em relação a conhecimentos técnicos, práticos e específicos com sua experiência, alguns exemplos são:
- fluente em um ou vários idiomas;
- habilidades de programação;
- administração;
- saber como liderar uma equipe.
Entre outros tipos de destrezas que o indivíduo possa adquirir ao longo de sua vida. Tudo isso é vital para que você tenha o melhor resultado em relação às habilidades do profissional que trabalha na sua empresa.
Como fazer um mapeamento de habilidades e competências?
Em um mapeamento de habilidades e competências, o passo inicial é definir o objetivo do projeto para o colocar em prática. Por exemplo, avaliar o desempenho e as aptidões da sua equipe, identificar as lacunas de um setor, entre muitos outros pontos.
Depois de decidir essa parte, crie uma lista com o que você considera importante que o profissional tenha para o seu projeto. Em suma, você pode optar por pesquisas ou analisar a descrição do que um cargo precisa.
Colete os dados e avalie
Para coletar os dados sobre as competências e habilidades das pessoas, você pode olhar os currículos, registros de avaliação de desempenho ou entrevistas. Em resumo, a ideia é ter as informações sobre cada um e fazer as análises de forma precisa, seja por meio de:
- testes;
- simulações;
- autoavaliação;
- entrevistas;
- avaliação dos colegas e superiores.
Você vai usar os métodos mais adequados nessa etapa com o objetivo de saber as competências e habilidades das pessoas que trabalham na sua empresa.
Essa prática de gestão de pessoas é vital para saber quais são os funcionários com que têm capacidade de fazer grandes tarefas. Contudo, é possível que classifique esses dados por níveis, assim, saber quem mais se encaixa naquilo que a empresa espera.
Por que fazer um mapeamento de habilidades e competências na empresa?
Um mapeamento de habilidades e competências ajuda a identificar os funcionários de maior potencial na empresa e colocá-los para as melhores tarefas. Dessa forma, contribuirá para impulsionar as vendas do negócio, pois fará tudo com eficiência.
Outros benefícios de um mapeamento
Para concluir, há muitos outros benefícios que um mapeamento pode ajudar na sua empresa, como saber quais áreas estão com lacunas. Assim, tomar as medidas que irão ajudar a fechá-las, por exemplo, treinar a equipe ou alocá-los às áreas que se identificam.
Isso também vai ajudar na hora de contratar, uma vez que a empresa já sabe quais são as competências e habilidades que precisa do funcionário.