Utilizar dados para se planejar melhor é o objetivo do Hotjar, uma ferramenta que te ajuda a otimizar sua estratégia digital. Desse modo, com várias possibilidades de análises sobre como o público interage com suas páginas, traz diversas vantagens ao seu negócio.
Quando é usado com outras plataformas como o Google Analytics, pode trazer ainda mais resultados e formas de se beneficiar com os dados adquiridos. Então, saiba mais sobre o que ele se trata, todas as funções que ele possui e como isso impacta nas conversões.
O que é Hotjar?
Uma das ferramentas online mais inovadoras para analisar dados é o Hotjar, que oferece informações de como os usuários se comportam em um site. Assim, ela apresenta os resultados por meio de recursos visuais que podem complementar ainda mais as análises de outras vias.
Esse apelo visual é o que o destaca dentre as ferramentas do tipo e o tornou popular entre profissionais de marketing, UX e gerência de produtos.
Recursos visuais
Alguns dos recursos visuais são mapas de calor, gravações que mostram os movimentos dos usuários, análises de funil e formulários. Então, eles mostram como as pessoas interagem com as páginas e qual parte delas precisa de mais atenção.
Com essas funções e dados sobre o usuário, é possível ter uma base para tomar decisões sobre o design e arquitetura do site. Bem como, decidir as estratégias de negócio e os planos para o marketing que a empresa vai usar.
Quais as principais funções do Hotjar?
O Hotjar tem diversas funcionalidades que auxiliam na realização de vários tipos de análises por meio de gráficos visuais e intuitivos. Agora, conheça as principais delas e como podem ser úteis para suas estratégias de marketing.
Heatmaps é uma das funções mais conhecidas do Hotjar
Os Heatmaps ou mapas de calor é o grande destaque da ferramenta. Desse modo, ele mostra por meio de uma escala de cores onde os usuários mais e menos interagem com suas páginas. Isto é, as áreas com tons mais quentes, em vermelho, são as que mais recebem interações dos visitantes, como estas a seguir:
- Click: áreas mais clicadas;
- Move: áreas em que os usuários mais passaram o mouse;
- Scroll: mostra até que área o usuário rolou a página.
Cada mapa possui filtros próprios para exibir informações conforme o dispositivo que a pessoa usou para acessar, pois os resultados variam para computador e celular. Além disso, os relatórios podem ser acessados online ou baixados nos formatos PNG e CSV, caso precise compartilhá-los.
Organize a vitrine visual
Essa função do Hotjar te ajuda a organizar melhor a sua vitrine visual, ou seja, escolher o melhor local para exibir informações importantes. Dessa forma, ao anunciar um produto, por exemplo, é mais vantajoso colocá-lo em um espaço que o usuário dê mais atenção. Como resultado, as conversões aumentam, pois mais pessoas clicaram no link.
Da mesma maneira, você também consegue identificar os produtos que menos chamam a atenção do público e analisar se ainda vale a pena vendê-lo. Pois se a procura por ele é baixa, fabricá-lo no momento pode ser um investimento desnecessário.
Visitor recordings
As gravações da tela dos visitantes são uma função que mostra como eles moveram o mouse no seu site, por exemplo:
- Percurso dele;
- Cliques;
- Rolagens;
- Páginas que visualizou e outras ações parecidas.
Com isso, o Hotjar apresenta um vídeo com todos esses elementos e informações sobre a localização do usuário, data, navegador, o dispositivo e sistema operacional. Você pode organizar as gravações colocando tags e notas, compartilhá-las caso precise e filtrar os dados que deseja ver no momento.
Saiba porque deixam o seu site
Além das análises, com as gravações de tela você consegue ver exatamente porque alguém saiu do seu site. Por exemplo, ao verificar que costumam sair na página de pagamento de um produto, pode ser que haja algum problema no preenchimento dos dados. Bem como, opções de parcelamento que a empresa não ofereça ou algo que requer uma investigação mais profunda.
Entenda os comportamentos individuais com Hotjar
O objetivo dessa função é demonstrar como o usuário se comporta individualmente, por isso, não veja cada vídeo como se representasse todos os visitantes. Aliás, eles servem para identificar problemas de navegação no site, como a dificuldade para encontrar certas informações.
Conversion funnels
Com os funis de conversão do Hotjar, você pode descobrir o motivo que leva os usuários para fora do seu site. Desse modo, podem ser distrações ou problemas maiores que atrapalham as conversões. Então, por meio da análise das páginas que fazem parte do funil, é possível entender quais são eles e checar a porcentagem de abandono. Igualmente, se tem acesso ao número de visitantes que chegam até o final do processo.
Form analysis
Os formulários são um recurso muito importante de um site, pois são um dos maiores responsáveis por aumentar a taxa de conversão. Por isso o Hotjar tem uma função de análise que te permite verificar algumas informações sobre os campos, como:
- Quais levam mais tempo para preencher;
- Qual deles fica em branco;
- Quais o usuário preenche várias vezes;
- Qual deles o faz sair da página.
A ferramenta também mostra no relatório o número de usuários que deixaram a página sem preencher o formulário e quantos deles tiveram falhas no envio. Dessa maneira, você pode não só ajustar sua estratégia, mas também fazer uma manutenção na estrutura do site caso precise.
Feedback pools é a função do Hotjar para entender os usuários
O Hotjar também possui funções que te ajudam resolver os problemas que as análises apontam e uma delas são as pesquisas de feedback. Aliás, elas podem ser bem mais eficientes que as outras ferramentas, já que é o próprio usuário que aponta onde precisa haver melhorias.
Com o recurso, há como perguntar de forma direta aos visitantes o porquê de decidirem sair da página, não preencher o formulário ou sobre dúvidas.
Inclua as pesquisas do Hotjar onde for mais necessário
Nessa função tem como configurar o local em que as pesquisas vão aparecer, então elas podem ficar exatamente na área necessária. Isto é, onde os usuários mais têm dificuldades, para então obter deles as respostas que precisa para conseguir conversões maiores. Além disso, existem vários recursos disponíveis como checkbox, múltiplas escolhas, textos curtos e longos, além de ter detalhes sobre o NPS.
Incoming feedbacks
O Incoming feedbacks é outra função do Hotjar com relação à opinião dos visitantes, contudo, essa serve para avaliações do layout do site. Portanto, você pode incluir nas páginas uma pequena pesquisa de satisfação com uma pergunta para que os usuários respondam. Em seguida, um relatório reúne todas as respostas para que possa analisar e adaptar aquilo que as pessoas menos gostam no design.
Pesquisas
Para obter respostas mais aprofundadas dos seus visitantes, há o recurso das pesquisas que vão além das funções de feedback. Pois elas consistem em questionários maiores onde você pode conhecer o público melhor e adquirir mais detalhes sobre ele. Assim, elas são simples de elaborar e fáceis de criar, com vários tipos de perguntas e um layout que se adapta a qualquer dispositivo.
As pesquisas também podem ser enviadas por meio de e-mails, nas redes sociais ou aparecerem por pop-ups nas páginas. Por fim, assim como as outras funções, também é possível emitir um relatório visual das respostas.
Recruit test users
O Hotjar também tem a funcionalidade de recrutar usuários de teste para avaliarem seu site e identificarem problemas. Portanto, é um recurso importante para que antes de fazer qualquer mudança na interface ou lançar algo novo, se verifique possíveis erros e os corrija. Dessa forma, você não toma uma decisão sem ter certeza de que tudo funciona do modo certo.
Para fazer o recrutamento, suas páginas podem ter um formulário de cadastro para que os visitantes se candidatem. Em seguida, selecionar aqueles que mais se aproximam do público que pretende ter. Uma boa ideia é oferecer alguma retribuição àqueles que se cadastrarem para ajudar nos testes, pois farão uma contribuição para o sucesso do site.
Como aplicar o Hotjar em sua estratégia?
Além de úteis, as funções do Hotjar também são bastante versáteis e podem ter vários usos diferentes de acordo com cada caso. Dessa maneira, é possível otimizar seu site para que a experiência do usuário seja melhor e isso ajuda nas conversões.
O ponto positivo é que com o uso da plataforma essas análises podem ser constantes para que se resolva todos os problemas sempre que necessário. Nesse sentido, o conhecimento sobre seus usuários vai crescer ao longo do tempo, será possível identificar padrões do seu público. Bem como, imprevistos comuns que podem acontecer com o layout do site, mas que serão fáceis de ajustar, graças às indicações da ferramenta.
Para entender melhor como realizar tudo isso, veja a seguir como utilizar as funções do Hotjar na prática e gerar benefícios para o seu negócio.
Otimize as taxas de conversão
Para que os visitantes do seu site se tornem clientes, de fato, é preciso que eles realizem alguma ação como se cadastrar. Bem como, deixar um meio de contato ou fazer uma compra para que haja uma conversão, pois só assim vai surgir uma chance de negociar.
O Hotjar vai ajudar a otimizar esse processo por meio das funções que analisam cada etapa antes da compra ou do preenchimento de um formulário.
As ferramentas do Hotjar ajudam na tarefa
Com a análise de funis, você consegue ver exatamente as páginas em que perdeu visitantes e conversão, a fim de tomar uma atitude para melhorá-las. Igualmente, ao analisar formulários e aprimorar a experiência de preenchê-los, aumenta o número de cadastros, o que também resulta em mais conversões.
A otimização do site também pode melhorar com os mapas de calor, que vão indicar casos específicos. Por exemplo, de usuários que perdem informações cruciais fora da área de rolagem, assim como as gravações que mostram se os visitantes ficam perdidos. Ou seja, situações que vão converter mais clientes caso sejam resolvidas.
Repense a hierarquia
Para impedir que os visitantes se percam em meio a distrações que dificultem o acesso a áreas importantes, é necessário pensar na hierarquia das informações. Nesse sentido, se deve priorizar aquilo que é essencial no layout do site e excluir os elementos desnecessários. Assim, os próprios usuários podem apontar esses detalhes ao responderem os questionários que o Hotjar oferece.
Conheça melhor a sua persona com o Hotjar
As funções do Hotjar ajudam a conhecer melhor os interesses do seu público e criar personas que condizem mais com eles. Essa é uma questão muito importante, já que é para este perfil que o seu conteúdo é feito, então, as ferramentas serão úteis desta maneira:
- Os mapas e as gravações indicam os interesses e o comportamento da persona;
- A análise de cliques mostra quais temas chamam mais atenção;
- Ao analisar a rolagem é possível ver se os usuários leem os posts até o fim;
- Pesquisas e questionários fornecem feedbacks sobre a recepção dos conteúdos.
Com essas informações você pode planejar novas medidas para que os usuários interajam mais com as páginas e passem mais tempo nelas. Por exemplo, fazer postagens sobre os assuntos que eles mais leem e publicar textos de tamanhos mais adequados.
Use o Hotjar para planejar design e usabilidade
Como já deve ter percebido, as ferramentas do Hotjar influenciam bastante na questão do design do site, além de sua usabilidade. Assim, os mapas de calor exibem as zonas da página que o usuário ignora. Por isso, se tiver alguma informação importante em uma delas, será preciso colocá-la em uma área com maior interação.
No caso de problemas na usabilidade, a função de gravação pode ajudar a identificar botões que não funcionam, páginas com erro e demora na resposta. Como resultado, você saberá onde é necessário mais otimização para uma navegação fluida.
Aja conforme a estratégia
Tomar decisões sobre o layout também precisam levar em conta a estratégia do seu negócio, como o caso de um produto principal da sua marca, se ele receber menos cliques ou estiver com o mesmo destaque que outros itens menos importantes, será preciso reajustar a estrutura do site. Isto é, para que fique em evidência e receba a maior parte da atenção.
Funcionalidades de teste adicionais do Hotjar
Além das funções principais que o Hotjar oferece, ainda tem algumas outras que também são muito úteis para verificar alguns detalhes do site. Nesse sentido, são testes que fornecem dados adicionais sobre o layout e o comportamento dos visitantes, então veja quais são eles abaixo.
Fold test para maior equilíbrio
O Fold test ou teste de dobra, permite verificar por meio das análises qual parte da página recebe maior engajamento, isto é, cliques e interações. Uma movimentação maior somente no topo ou no final são ruins para o site, então é preciso haver um equilíbrio entre as áreas.
Por mais que seja importante posicionar links e elementos nas áreas mais quentes, ao considerar o mapa de calor, deve-se ter um planejamento. Pois a ideia é atrair a atenção do visitante para onde mais importa, seja na parte superior ou inferior da página.
Esse teste deixa claro como o Hotjar possui uma grande versatilidade, pois pode haver várias interpretações dos dados de acordo com os casos. Por isso, cada análise deve ser bem estudada para que as decisões sejam certeiras e estejam de acordo com a estratégia digital.
Testes de dispositivo
Os testes de dispositivo verificam a responsividade do site em tamanhos diferentes de tela. Isto é, se as páginas se adaptam bem a celulares e tablets, por exemplo, além dos computadores. Desse modo, você pode perceber se há alguma diferença ao analisar a taxa de cliques, movimentação e visualização em aparelhos diferentes.
Esses detalhes podem ser um sinal de incompatibilidade em algum dos dispositivos e vale a pena checar a situação para melhorar o desempenho. Aliás, uma dica é sempre ter certeza de que a adaptação para telas diferentes funciona antes mesmo de testar um novo design ou layout. Portanto, alinhe esses detalhes com o desenvolvedor do seu site para evitar problemas futuros.
Teste de links no Hotjar
Esse teste do Hotjar tem relação com os cliques, pois permite descobrir se os visitantes costumam clicar em elementos por pensarem que são links. Por exemplo, imagens, títulos ou outros detalhes que possam confundi-los e fazê-los sair da página por conta disso.
Caso isso aconteça, pode ser melhor mudar algum elemento visual para que não haja confusão e seu layout passe mais clareza ao usuário.
Teste de profundidade
Ao analisar a rolagem, é possível fazer um teste de profundidade para checar se os usuários sabem que existe conteúdo ao final das páginas. Ou seja, caso eles rolem até certo ponto, mas não cheguem até o fim, pode ser necessário colocar mais links âncora na área.
Teste do Header
O topo da página de um site onde fica o menu de navegação, também recebe o nome de header. Dessa maneira, este teste consiste em verificar com o mapa de calor se a maior parte das interações fica na área de cima. Assim, pode ser que os usuários recorrem a ela por não conseguirem navegar pelo site por outras vias.
Esse é um indicador de que se deve fazer alguma adaptação no layout do site, para que não seja preciso ir ao topo. Isto é, sempre que alguém quiser mudar de página, então, um menu lateral é uma boa forma de melhorar essa questão.
Qual o investimento para contratar o Hotjar?
O Hotjar funciona como um serviço de assinatura mensal e possui planos diferentes que são ideais para sites de vários tamanhos, são eles:
- Basic: plano gratuito para sites menores com até 2 mil visualizações por dia;
- Plus: € 29 por mês para 10 mil visualizações por dia;
- Empresarial: € 89 por mês para até 20 mil visualizações por dia.
A assinatura para empresa também aumenta de valor conforme as visualizações dos sites aumentam, ou seja, acima dos 20 mil acessos diários. Igualmente, existem planos próprios para agências, que permitem que tenha mais de um cliente na mesma conta.
Um ponto positivo é que em qualquer uma das opções não existe limite de usuários, então todo o time pode fazer uso do Hotjar. Contudo, há uma limitação no plano gratuito que possui um número máximo de relatórios que se pode emitir.
Ferramentas alternativas ao Hotjar
Mesmo após conhecer as funcionalidades do Hotjar pode ser que ele não tenha despertado seu interesse ou você não tenha gostado dos planos. Mas, se for o caso, existem outras alternativas de ferramentas similares que vale a pena checar, assim, conheça quais são elas a seguir.
Crazy Egg
O Crazy Egg também oferece análises de calor e esse é o foco principal dessa opção. Além disso, também possui as gravações de usuários individuais, então você tem boas funcionalidades que são muito eficazes na otimização de sites.
Outra função interessante é a possibilidade de criar testes A/B, que fazem comparações entre variáveis de marketing para definir o melhor caminho a seguir. Além disso, o Crazy Egg também tem um editor, ainda que simples, para mudar o layout do site.
Ele funciona por meio de assinaturas mensais, assim como o Hotjar, que se iniciam em $24 por mês para sites de até 30 mil visualizações. Também é possível fazer um teste gratuito de 30 dias das funcionalidades antes de começar a pagar.
Mouseflow
O foco do Mouseflow é a análise das movimentações que os usuários fazem nas páginas para entender como se comportam. Contudo, ele oferece ainda mais funções como os mapas de calor, gravações, funil de conversões, analisar formulários e realizar pesquisas para feedback. Assim, o valor dos planos começam em $29 mensais para sites de até 10 mil visualizações por mês.
Lucky Orange
O Lucky Orange tem as mesmas funções que o Hotjar e o Mouseflow, exceto a análise de movimentações. Desse modo, ele cobra a partir de $10 por mês para sites que têm até 25 mil views mensais e oferece 7 dias grátis para testes.
Clicktale x Contentsquare é mais uma alternativa ao Hotjar
O Clicktale é uma alternativa que é ideal para testes de usabilidade do site, além disso, também capta dados de aplicativos. Portanto, é uma boa opção caso seu negócio também conte com um app, além da plataforma web.
Ele é um sistema integrado que inclui ferramentas de e-mail marketing, gerenciamento de conteúdo, Live chat e VoC. Desse modo, oferece algumas funções diferentes do Hotjar e se baseia na linguagem corporal dos usuários. Contudo, não possui teste grátis como as outras ferramentas, apenas uma demonstração de 6 minutos do serviço.
Smartlook
A Smartlook é outra ferramenta que tem o ponto positivo de possuir uma versão gratuita para sites menores de até 1500 visualizações. Além disso, ela oferece as funções de análise de eventos e funis, heatmaps e retenção de dados por um mês. O número de relatórios é limitado, então, para ter acesso a mais resultados ou caso seu site seja maior, existem estes planos pagos a seguir:
- Startup: $39 por mês para sites de 5 mil views mensais;
- Business: $111 por mês para sites de 15 mil views;
- Enterprise: plano personalizado de acordo com a empresa.
O preço inicial é um pouco salgado, mas uma vantagem da Smartlook é a possibilidade de dar um upgrade em alguns limites. Por exemplo, você pode aumentar o número máximo de visualizações mensais de 5 mil para até 25 mil, bem como a quantidade de relatórios.
Use o Hotjar para otimizar sua estratégia de marketing
Tudo o que o Hotjar oferece é muito útil para que tenha sucesso em sua estratégia para conseguir conversões no ambiente digital. Pois suas funções te permitem conhecer o comportamento, interesses e insatisfações do seu público-alvo, então é uma boa oportunidade de otimizar suas ações. Agora, relembre algumas das vantagens que essa ferramenta concede ao seu negócio:
- Mapas de calor que indicam com o que o usuário mais interage ou ignora;
- Gravações que indicam problemas no layout ou de compreensão do visitante;
- Recursos de pesquisa e feedback para encontrar a raiz do problema;
- Possibilidade de utilizar usuários para testar seu site antes de fazer um lançamento;
- Otimização e aumento das taxas de conversão com análise de funis.
Investir em algo como o Hotjar traz um retorno significativo para sua estratégia de marketing digital, principalmente para sites com um volume alto de acessos mensais. Portanto, caso tenha se interessado pelas funcionalidades e seus benefícios, não deixe de assinar o serviço. Afinal, o valor não é tão alto e é um investimento que vale a pena.