A inteligência de marketing é uma ferramenta que eleva a estratégia do seu negócio para outro nível com o uso de dados. Desse modo, as organizações que melhor aproveitarem este recurso terão maior competitividade e mais oportunidades no nicho em que atuam.
Nesse artigo, você vai entender melhor o conceito, as áreas, benefícios de usar esse método, assim como, formas práticas de aplicá-la no plano de marketing do seu negócio. Conheça também as principais ferramentas que podem lhe auxiliar no processo.
O que é Inteligência de Marketing?
É uma das áreas essenciais de business intelligence (BI), ou seja, um grupo de técnicas e processos que usam os dados, a fim de gerar otimizações nas ações estratégicas para ter melhores resultados no setor de marketing. O foco é dar forma às informações da inteligência de marketing para ter uma base para a tomada de decisão e minimizar os riscos com essas ações. Esse método permite também saber mais sobre o seu público.
De modo geral, ao usar esse modelo estratégico, você se torna mais competitivo no mercado. Então, as companhias devem estar prontas para usar um sistema de inteligência que faça a coleta, o trato e análise dos dados de modo automático. Além de contar com um time de especialistas para tornar esse volume de informações úteis. Apesar de ser uma função do marketing, toda a organização deve estar envolvida.
Os dados devem estar disponíveis para todos os integrantes da empresa de forma central para que as medidas sejam feitas com base neles e não em achismos.
Quais são as áreas da Inteligência de Marketing?
A inteligência de marketing conta com algumas áreas principais que em conjunto geram um resultado mais efetivo. Então, veja uma lista com as principais e uma breve explicação de como funciona cada uma delas:
- Inteligência competitiva;
- Inteligência de preço;
- Inteligência de produto;
- Inteligência de conteúdo;
- Inteligência de social media;
- Estudos do comportamento do consumidor.
O que é inteligência competitiva?
Usa a coleta de dados e faz o processamento dos mesmos com foco na concorrência. O principal objetivo dessa área é se diferenciar no mercado e arrumar meios de se destacar. Então, a ferramenta mais usada no sistema de inteligência é a matriz SWOT e as 5 forças de Porter que são combinadas da seguinte forma:
- Fatores positivos – forças e oportunidades;
- Fatores negativos – fraquezas e ameaças;
- Fatores internos – forças e fraquezas;
- Fatores externos – oportunidades e ameaças.
De que forma a inteligência de preço atua na inteligência de marketing?
Como o próprio nome diz, essa área trata da precificação do produto. O preço final leva em consideração tanto os elementos internos, quanto externos. Por isso, além de se distanciar da concorrência com valores atrativos e competitivos, você também deve se preocupar com a sustentabilidade e lucratividade da empresa.
Como usar a inteligência de produto na inteligência de marketing?
Esse modelo de inteligência de marketing trabalha de forma direta com o marketing de produto. A ideia desse molde é perceber como o produto está sendo usado, o que precisa mudar para atender as expectativas e necessidades do público, bem como, sugestão de melhorias para se diferenciar da concorrência e aprimorar o seu modelo estratégico. Dessa forma, você amplia a posição do mercado e com isso aumenta as vendas.
A categoria precisa também usar a UX a seu favor. Basta verificar quais os pontos positivos e negativos relatados pelos clientes da marca. Nessa fase entram também as ações de precificação, promoção e distribuição do produto. Segundo pesquisa da Product Intelligence Report 2020, empresas que usam sistemas de inteligência no seu negócio têm 5,5 mais chances de ter a sua receita aumentada em 25% em um ano.
De que forma a inteligência de conteúdo atua na inteligência de marketing?
A tomada de decisões estratégias para a produção de conteúdo são definidas nessa etapa. Com a análise de dados você consegue verificar o tipo de publicação que tem melhor desempenho, os interesses da sua audiência, necessidades e dúvidas da persona na sua jornada do cliente. Assim, consegue produzir materiais mais assertivos e que vão criar conexão entre a marca e o seu público com o marketing de conteúdo.
Como funciona a inteligência de social media?
Os dados das plataformas de redes sociais são vitais para estratégias da inteligência de marketing. Também conhecido como social media intelligence, tem base nas interações dos usuários com os perfis sociais da marca e social listening.
Esse levantamento não serve somente para aprimorar o plano das redes sociais, pelo contrário, ele ajuda em outros setores do negócio como vendas e produtos. Saber o que o cliente fala sobre a marca ajuda em melhorias para o plano estratégico de toda a empresa.
Por que os estudos do comportamento do consumidor são importantes?
Entender os hábitos de consumo e comportamento do seu público-alvo são etapas vitais para o seu planejamento estratégico. Isso porque, somente com o uso de dados estruturados sobre essa audiência você é capaz de criar produtos e serviços que vão conseguir atraí-los e engajá-los com a sua marca. As ferramentas mais relevantes que são usadas para fazer o levantamento desses dados são:
- Grupos focais;
- Entrevistas;
- Questionários;
- Ferramentas de Analytics.
Com isso, é possível reunir dados como perfis de personalidade, cultura, estilo de vida, hábitos, crenças e princípios, por exemplo, para fazer um plano muito mais segmentado para cada um desses grupos.
Qual é a importância da Inteligência de Marketing?
As percepções de marketing foram pautadas no “achismo” por muito tempo. Isso porque, gestores do setor tomavam decisões sem uma base de dados eficiente o que fazia com que campanhas genéricas fossem veiculadas sem mesmo saber quantas pessoas de fato seriam alcançadas com elas. Foi a partir da web 2.0 que esse cenário começou a mudar.
Esse modelo de internet proporcionou a facilidade de conhecer melhor o que os consumidores, bem como, a concorrência está fazendo na web. Hoje em dia, há um universo de dados conhecidos como big data que mudou o desafio das empresas para o uso dessas informações na estratégia de inteligência do negócio. Agora, o foco é combinar esses dados e torná-los úteis para as ações de marketing digital da empresa.
A importância da inteligência de marketing, então, é coletar, analisar e transformar esses dados em conteúdo que facilite a tomada de decisão de todos os setores da empresa de forma estratégica e com muito mais visibilidade, credibilidade e resultados.
Quais os benefícios de implementar a Inteligência de Marketing?
Há muitos benefícios no uso dessa técnica para o crescimento das empresas. Então, confira uma lista com os mais relevantes que você deve conhecer para aplicar na rotina do seu negócio:
- Conhecer melhor o consumidor;
- Antecipar oportunidades e ameaças no mercado;
- Diferenciar-se da concorrência;
- Melhorar os resultados da estratégia;
- Melhorar a UX;
- Otimizar o ROI.
Por que você precisa conhecer melhor o consumidor?
As suas campanhas de marketing e comunicação serão muito melhor estruturadas com o uso no seu plano estratégico. Afinal, você terá dados profundos sobre perfis de comportamento e hábitos de consumo, por exemplo, que irão nortear o caminho que todo o time deve seguir para conseguir concluir a conversão.
Como antecipar as ameaças e oportunidades no mercado impactam na inteligência de marketing?
É possível se preparar para agentes internos e externos que podem vir a interferir no plano do seu negócio. Por isso, o uso dos dados da inteligência permite preparar o seu time e o sua empresa para entender o cenário atual, bem como, o que está por vir no entorno dele. O desenho de algumas tendências para o futuro também pode ser detalhado nessa fase.
De que forma você pode se diferenciar da concorrência com a inteligência de marketing?
Os dados da inteligência de marketing permitem entender como o mercado funciona. Dessa forma, você consegue enxergar o que está sendo praticado e se preparar para entregar algo inédito. É por meio dessa etapa que você identifica os novos produtos ou substitutos e toma as medidas para se diferenciar seja com a criação de novas opções ou melhorias do que já existe no seu negócio.
Como melhorar os resultados das estratégias com o uso da inteligência de marketing?
A inteligência, de forma resumida, serve para aprimorar o planejamento estratégico do negócio em todos os pontos que fazem parte da empresa para entender e atender as necessidades, desejos e expectativas do consumidor e alcançar os objetivos de marketing propostos na sua criação.
Por que melhorar a UX é importante para a inteligência de marketing?
Quando você melhora a sua estratégia para conhecer a fundo a sua audiência você se torna capaz de traçar planos que façam a UX melhorar cada vez mais. Isso porque, a coleta, análise e forma de trato dos dados permite criar soluções para os problemas dos clientes e melhora o entendimento da relação da audiência com a sua marca. Esse é um dos benefícios do uso da inteligência no seu plano.
De que forma você pode melhorar o ROI com o uso da inteligência de marketing?
O ROI nada mais é que o retorno sobre o investimento feito em estratégias de marketing. Então, a inteligência vem para suprir a necessidade de ter mais resultados com os mesmos investimentos. Dessa forma, ela se torna mais perceptível uma vez que trata das questões financeiras do projeto.
Quais as principais ferramentas para a Inteligência de Marketing?
Veja em seguida, uma lista com as principais ferramentas que são usadas no método de inteligência de marketing e como cada uma delas funciona:
- CRM;
- ERP;
- Web analytics;
- Social analytics;
- Automação de marketing;
- SEO.
O que é CRM e como usar no seu plano de inteligência de marketing?
As ferramentas de CRM são base de dados que reúnem todas as informações dos seus clientes em um só lugar. Sejam eles dados do perfil do consumidor, interações com a marca, histórico de compras ou contratação de serviços, ou seja, tudo que você precisa para acompanhar a jornada do cliente no funil de vendas com a inteligência de marketing.
Como usar os sistemas de ERP na inteligência de marketing?
Esses são sistemas mais completos que reúnem dados de toda a empresa nas mais diversas esferas. Assim, quando integrados à inteligência proporcionam insights mais valiosos para praticar novas estratégias para alavancar o negócio.
De que forma o social analytics impacta na inteligência de marketing?
Saber como a sua marca performa nas redes sociais ajuda na inteligência. As ferramentas de social analytics geram relatórios completos sobre a interação com as suas publicações, bem como, o que está sendo dito sobre a sua empresa. O seu objetivo é analisar essas informações e aprimorar o seu perfil cada vez mais para o engajamento.
O que são automações de marketing e de que forma atuam na inteligência de marketing?
Os mais famosos sistemas de automação do mercado são o RD Station e o HubSpot. De forma resumida, eles servem para automatizar as tarefas de marketing, mas também contam com diversos recursos como captação de leads e envio de e-mail marketing, por exemplo. Por isso, é possível alinhar a inteligência de marketing com essas ferramentas.
Como usar o SEO no seu plano de inteligência de marketing?
SEO ou Search Engine Optimization são um conjunto de práticas que você desenvolve nas suas mídias digitais, sejam elas site, blog ou redes sociais, para aumentar o tráfego orgânico, assim como, melhorar o rankeamento nos motores de busca. Quando esse método é atrelado aos dados da inteligência fica muito mais fácil potencializar esses acessos e fazer com que a sua audiência aumente de forma gradativa e constante.
Como aplicar a Inteligência de Marketing?
Para aplicar a inteligência de forma prática, há um passo a passo que deve ser seguido para obter mais resultados. Veja em seguida, uma lista com esses passos e o que você precisa fazer em cada um deles:
- Adotar uma cultura data driven;
- Estabelecer uma estratégia de dados;
- Atentar-se para as restrições de cookies de terreiros;
- Consolidar o Sistema de Informação de Marketing;
- Explorar as pesquisas de marketing;
- Integrar com outras áreas do negócio;
- Saber transformar dados em inteligência.
Por que você deve adotar uma cultura data driven?
Uma nova cultura data driven para a inteligência de marketing do seu negócio não é pautada somente em novas ferramentas, é necessário mudar o mindset de todo o time para que as ações da empresa sempre tenham como base os dados coletados, analisados e tratados pelo setor de inteligência. Isso será o ponto principal para a tomada de decisões independente no setor e dos colaboradores que fazem parte do projeto.
Como você deve estabelecer uma estratégia de dados?
Os dados primários, secundários, qualitativos e quantitativos devem ser bem trabalhados na sua estratégia. Não basta adquirir ferramentas de ponta para lidar com eles, você deve saber de fato como elas funcionam e como processam essas informações. Assim como, entender como eles vão impactar no seu plano estratégico de marketing para alcançar resultados.
De que forma as restrições aos cookies de terceiros podem interferir na inteligência de marketing?
Hoje em dia é muito comum usar ferramentas que registram cookies de terceiros para a coleta de dados do comportamento dos usuários na Internet. Ou seja, são ferramentas que captam o histórico de navegação e reportam informações que são úteis para a sua estratégia. Porém, navegadores como Safari e Chrome já anunciaram que não vão mais trabalhar com esse molde de dados. Então, para não depender deles, mude sua estratégia.
O ideal é que você consiga as informações de modo direto com a sua audiência. Seja por meio de entrevistas, enquetes, formulários ou até mesmo conteúdo interativo, por exemplo.
Por que você deve consolidar o sistema de informação do marketing?
O sistema de informação do marketing tem por objetivo centralizar todos os dados do seu negócio, ou seja, dados dos consumidores, dos seus concorrentes diretos, e até mesmo os dados da sua própria empresa. Então, para gerar a inteligência de marketing você precisa que eles estejam integrados e disponíveis para todo o time. Assim, todos caminham juntos para que o resultado final traga benefícios ao negócio como um todo.
Como explorar as pesquisas de marketing impactam na inteligência de marketing?
Pesquisas de marketing geram dados para a inteligência. Mas, não são a única forma de consegui-los. Essas pesquisas envolvem técnicas diferentes de coleta de dados como observação participante, etnografia, entre outros. Isso pode ser feito tanto de forma presencial, quanto online. Dados secundários também podem ajudar a deixar essas pesquisas mais completas. Então, alinhe esse modelo ao seu plano de marketing.
É possível integrar outras áreas do negócio à inteligência de marketing?
A inteligência de marketing não funciona de forma isolada. Ela precisa somar os esforços de todos os envolvidos no negócio para que o BI aconteça de fato. Por isso, promova essa interação e criação de uma cultura com base em dados para que todos alcancem juntos os objetivos gerais do negócio e posicionamento da marca no mercado.
Como transformar dados em inteligência?
Para transformar dados em inteligência é necessário processá-los para que se transformem em informação. Além disso, essas informações precisam ser interpretadas para gerar o saber. Somente dessa forma é possível alcançar a inteligência.
Vale a pena implementar a inteligência de marketing no seu negócio?
Agora que você conhece os conceitos, as aplicações, os benefícios e as principais ferramentas desse tipo de inteligência, fica mais fácil perceber a importância do seu uso no negócio. Então, para que você alcance os seus resultados de marketing, você deve aliar os esforços de toda a sua equipe para que os dados sejam usados da melhor forma para fazer a sua marca crescer. Então, mantenha-se atualizado e treine o seu time.