O Keyword Explorer ou apenas KWE é uma das maiores revoluções quando se fala em otimização de mecanismos de busca. A ferramenta, lançada há mais de 6 anos, impacta os resultados das campanhas online.
Para a MOZ, a empresa responsável por ela, trata-se do maior recurso que a mesma já projetou ao mercado. A proposta é otimizar, bem como, facilitar o trabalho do time de marketing digital que atua com estratégias de SEO para negócios na internet.
O que é Keyword Explorer?
Essa é uma ferramenta completa para a pesquisa e análise de palavras-chave (PCs). Dessa forma, o trabalho consiste na indicação do melhor termo para determinado conteúdo.
Além disso, o KWE filtra e prioriza as PCs a partir das métricas mais importantes como:
- Dificuldade;
- Importância;
- Oportunidade;
- Potencial;
- Volume.
A eficácia da ferramenta é superior ao que o Google Adwords, por exemplo, apresenta. De modo geral, uma estratégia de SEO consiste na apuração de termos-chave por três meios diferentes. O Keyword Explorer, por sua vez, reúne toda essa ação em uma única busca.
Como funciona o KWE?
A plataforma é fácil de usar e é bem intuitiva. A página inicial, aliás, faz lembrar as páginas comuns de busca. O trabalho, então, começa pela procura da PC que se deseja. Em seguida, o KWE aponta uma tela de análise, a partir do termo de pesquisa.
O usuário tem logo no topo da página as principais informações reunidas. A dificuldade, a oportunidade, o potencial e o volume da PC. A partir delas, a estratégia é direcionada, a fim de atender o objetivo pretendido.
Após esse raio-x, a tela ainda apresenta o Keyword Planner, a análise do Search Engine Results Page (SERP), bem como, as menções feitas ao termo-chave.
Como funciona a análise SERP no Keyword Explorer?
A análise SERP é muito importante para a estratégia de SEO. Essa função no Keyword Explorer apresenta, a partir da PC, os resultados de busca do Google. A partir daí, mostra-se o que é rankeado de forma orgânica.
Outro ponto que a função aponta são os principais recursos que as páginas ranqueadas de modo orgânico utilizam. A ação, por sua vez, também mostra os resultados via Google Adwords.
Com isso, é possível aprender com os resultados, ou seja, extrair insights para o conteúdo que pretende criar. Serve para testar o material e como ele pode se diferenciar dos concorrentes.
Observa-se também o nível de competição de determinada PC, ou seja, o quanto tal palavra é usada, bem como, pesquisada pelos usuários na internet.
O que é Keyword Suggestions?
Essa função é muito utilizada para as estratégias de SEO. Isso porque, ela apresenta os termos-chave relacionados à PC em questão. Todos os resultados apontam o volume de pesquisa, assim como, a relevância. O usuário que delimita o que deseja ver primeiro.
Vale esclarecer que esse último critério tem a ver com o nível de semelhança da PC em pesquisa. O Keyword Explorer permite que essa função filtre os resultados de acordo com o objetivo. Outro tipo de filtro limita pelo volume de busca, por exemplo:
- Resultados entre 1 e 2k;
- Entre 11 e 30k.
Por último, um outro recurso relevante dessa função é a possibilidade de exportar dados. Ou seja, de forma rápida, a pesquisa se torna uma planilha.
Quais as principais métricas do Keyword Explorer?
Como toda boa ferramenta de SEO, o Keyword Explorer guia o usuário a partir de métricas. Porém, o grande plus do instrumento são as que ela apresenta.
Essa análise é fundamental para o bom trabalho de otimização. Afinal, guia a produção do conteúdo para que seja perfeito. Assim, neste produto da MOZ, são quatro as métricas.
Volume
Ao considerar que 93% da jornada de compra parte da busca, o volume é uma métrica muito relevante. É a quantidade de buscas sobre determinada PC. Ou seja, é a sua “fama”.
Quanto mais alto ele for, maior será a sua importância.
Essa métrica ajuda a direcionar a estratégia de SEO. Com o Keyword Explorer é possível ter a exata definição de qual é o melhor termo-chave. A escolha é fundamental para atingir o objetivo pretendido.
Uma dica importante é observar as variações nos resultados da ferramenta. Isso é, focar na mescla de PCs buscadas de 100 a 1.000 vezes ao mês com aquelas que indicam volume médio de 10.000 a 100.000 buscas no mesmo período.
Dificuldade
Esse índice tem por objetivo nortear o usuário para chegar ao top 10 nos buscadores. Logo, ele fornece os 10 primeiros resultados a partir da PC desejada. Ao mesmo tempo que indica o caminho das pedras para ranquear o conteúdo no topo de busca.
A análise SERP também ajuda com essa função, porém, essa métrica do Keyword Explorer já oferece uma excelente base de trabalho. Como vantagens, observa-se:
- Evitar o uso de PCs muito difíceis, já que não colaboram para o alto ranqueamento;
- Priorizar as PCs de melhor oportunidade;
- Analisar a produção dos concorrentes para aprender com seu plano de marketing.
Nesse caso, o diferencial da ferramenta é a sua ampla cobertura. Isso significa que o Keyword Explorer analisa as PCs de vários países e a lista nos resultados de busca.
Oportunidade
Essa é uma métrica vinculada ao CTR (taxa de cliques). Ela aponta que quanto melhor for o ranqueamento de um termo-chave, maior é a chance de cliques por parte dos usuários. Por sua vez, maior será a chance de oportunidade da PC.
Vale lembrar que o CTR está ligado a estratégia de construção do title tag, bem como, da meta description do conteúdo. Ou seja, é uma indicação do KWE para testar a força da PC.
Potencial
É o resultado da equação que combina as métricas vistas acima. Ou seja, a ferramenta calcula o potencial aproximado da PC desejada.
O ideal é um termo-chave de alto volume, com baixa dificuldade e com alta probabilidade de CTR. Além disso, leve em conta também a relevância dela para a estratégia do seu negócio.
Como usar o Keyword Explorer na sua estratégia?
Utilizar o KWE para aprimorar a sua estratégia é fundamental. Otimização é a palavra-chave, afinal, implica em melhorar os resultados. Com isso em evolução, o lucro aparece. Dessa forma, a marca cresce e ganha autoridade.
Além do Keyword Explorer, a equipe de marketing precisa acompanhar as boas práticas do Google para o SEO e o ADS. Isso é crucial para buscar insights, a fim de aperfeiçoar o conteúdo de modo constante.
O SEO não é uma receita de bolo. Então, o que diferencia a sua empresa dos concorrentes é o que é feito diferente. Afinal, não é possível ter uma performance superior se as ações não mudam.