O que é a rede social Koo e como funciona?

A rede social Koo, é uma das novidades mais recentes do mercado digital, pois tornou-se popular nos últimos meses, além de ser uma concorrente do Twitter.

A rede social Koo é semelhante ao Twitter, por isso, ganhou mais popularidade nos últimos meses. Dessa forma, o aplicativo indiano se tornou o centro das atenções pelas suas funcionalidades. Portanto, é importante estar atento com os seus pontos relevantes.

O que é a rede social Koo?

O Koo é uma rede social indiana que surgiu no ano de 2020, além de se destacar por permitir postagens de até 500 caracteres. Logo, segue o mesmo padrão de microblogue do Twitter, bem como, possui o bordão parecido. Por isso, a comparação não é sem motivo.

Além disso, a logo contém um passarinho como o seu símbolo, bem como, os recursos são bem parecidos com a rede vizinha. No entanto, a própria plataforma explicou que o seu nome é o som feito pela ave amarela. Assim, as publicações recebem o nome de “koos”.

Todavia, apesar de ter várias semelhanças, a rede possui algumas funcionalidades específicas. Por exemplo, há recursos que são responsáveis por otimizar a criação de conteúdo na plataforma. Com isso, muitos usuários passaram a ingressar na rede social.

Funcionalidades

No geral, a rede funciona como a maioria das redes sociais mais famosas. Ou seja, o usuário consegue criar um conteúdo e publicar no feed para as demais pessoas que estão na plataforma. Com isso, é possível visualizar o perfil das contas cadastradas na mídia.

Os formatos possuem uma grande variedade de conteúdos, como fotos, gifs, enquetes e links externos. Além disso, há como configurar os seus dados para ter mais privacidade em suas publicações. Enfim, podem ser visíveis para todos ou apenas para os seguidores.

O diferencial da rede

Assim como o Twitter, a rede permite as postagens com textos mais curtos, além de imagens e vídeos. Porém, há alguns diferenciais no seu modo de uso, como o limite de 500 caracteres, usar vários idiomas, bem como, programar o horário de sua postagem

O Koo é uma rede social de origem indiana. Imagem de Hugo Gloss.

Como surgiu o Koo?

O Koo surgiu em 2020, na Índia e os seus criadores são Radhakrishna e Mayank Bidawatka. Dessa forma, no início a plataforma surgiu com a intenção de suprir os vários idiomas e dialetos que existem dentro do país. Então, em pouco tempo se tornou um grande sucesso.

Um dos principais motivos que o tornou necessário foi a crise entre a rede social Twitter e o primeiro-ministro da nação, Narendra Modi. Isso porque, na época, o político acusou a rede social de se omitir em relação aos perfis criados para incitar protestos contra o governo. 

A ascensão do aplicativo no Brasil começou em 2022 quando Elon Musk, comprou a plataforma azul. Assim, desde essa data começou a crescer no país e hoje já tem números expressivos de usuários. Então, é o segundo do mundo com maior número de contas. 

Como se encontra a plataforma hoje no país?

Depois do início do Koo com tamanho impacto, a rede perdeu um pouco de sua força e se estabilizou. Portanto, hoje conta com mais de 500 mil acessos diários e o Brasil ainda se mantém como o segundo país com mais usuários da plataforma em todo o mundo.

As mais de 2 milhões de contas do aplicativo que surgiram em 2022 continuam a existir e o número cresce a cada dia, mas agora o fluxo é lento. Assim, muitas delas não tem um uso frequente, o que faz com que a timeline da rede social seja menor do que os números indicam.

Como se pronuncia Koo?

O Koo é um nome que vem do Híndi, idioma mais falado na Índia, por isso, o fonema usado é “Cô”. Mas, por ser uma grafia diferente que se assemelha a outra palavra, abriu margem para muitas piadas nesse país e ajudou a ele viralizar e se tornar uma potência. 

Para explicar esse conceito, o suporte do Koo Brasil, usou sua própria conta da plataforma para dizer o significado. Dessa forma, o nome nada mais é do que o som feito pelo pássaro amarelo, o qual é uma espécie nativa do país e o símbolo da logo da rede social.

É possível usar o Koo para negócios?

Como a plataforma tem poucos anos de vida, os recursos do Koo para negócios não são tão claros, mas, há algumas oportunidades. Isso porque, estar presente nele gera um tráfego orgânico que pode ser importante para negócios que querem se consolidar no mercado.

Nesse princípio, os empresários podem usar a plataforma para ampliar o alcance de suas marcas ou, até mesmo, divulgar links de produtos e serviços. Assim, um bom recurso, em especial para empresas, é a chance de criar campanha em vários idiomas ao mesmo tempo. 

A rede social permite que empresas e ONGs possam se comunicar de modo rápido com usuários de todo mundo sem precisar criar contas oficiais para cada idioma. Por isso, é uma plataforma mais prática em alguns aspectos do que o Twitter e com um grande potencial futuro. 

Conheça o Koo, uma das principais redes sociais da Índia. Imagem de Pixabay em Pexels.

Quais são os principais recursos para criar uma conta na rede social Koo?

Como visto, um dos seus principais recursos tem a ver com a criação de um usuário disponível após criar uma conta na Koo. Dessa forma, por ser uma plataforma nova, é preciso entender como criar uma conta na rede social. Veja o passo a passo para isso:

  • acesse o site oficial da rede;
  • preencha as informações necessárias;
  • aproveite as ferramentas da plataforma após o login;
  • ferramentas de divulgação para os seus negócios;
  • conecte-se com os seus amigos;
  • invista nos recursos de privacidade.

De modo geral, há várias ferramentas disponíveis dentro da plataforma que ajudam na usabilidade do público. Entretanto, é possível que as empresas e ONGs se comuniquem com os seus clientes do mundo inteiro. Afinal, há cerca de doze idiomas disponíveis.

Acesse o site

A página oficial da plataforma está disponível via desktop, além de conter as informações básicas da rede. Porém, ao acessar o site pelo seu computador, é possível encontrar o QR code dentro da página web. Assim, é possível fazer o download do app e entrar no login,

Preencha as informações

Após acessar a página do login, é possível criar uma conta por meio de um e-mail do Google ou outros. Depois, é preciso adicionar no banco de dados, as suas principais informações de cadastro. Enfim, vai ser solicitado para adicionar os principais dados.

Aproveite as ferramentas

Depois que preencher todas as suas informações, é a hora de aproveitar os principais recursos da plataforma. Ou seja, no seu feed, há a seção de trending topics, assim como é na rede social Twitter. Por fim, há as hashtags com maior engajamento e outras postagens.

Ferramentas de divulgação para os negócios

Por ser uma plataforma nova, não há recursos voltados para as empresas, porém, é possível usar ferramentas para aumentar o volume de vendas. No entanto, é preciso ter boas ideias para o marketing de conteúdo, além de focar no estudo da sua persona.

Conecte-se com os seus amigos

Assim como a maioria das redes sociais, a plataforma permite uma comunicação integrada entre os usuários. Com isso, é possível interagir com os seus seguidores, por meio das suas postagens. Logo, há como gerar um maior engajamento dentro da conta do usuário.

Recursos de privacidade

É importante saber que a rede social conta com um recurso voltado para a segurança da sua privacidade. Afinal, é possível limitar os acesso a sua conta, ou seja, há como privar quem pode visualizar as suas postagens e dados. Isso é uma política para estar seguro.

Quais são as vantagens da plataforma Koo?

Um dos pontos mais vantajosos para a rede social Koo, é o fato de ter as funcionalidades parecidas com o Twitter. Por isso, vai ter uma usabilidade mais simples para os usuários da mídia vizinha. Saiba quais são os seus pontos mais positivos:

  • comunicação visual mais limpa e intuitiva;
  • similaridades com o Instagram nos posts de imagens;
  • é mais fácil de ter uma conta verificada;
  • por ser uma rede nova, é mais fácil de engajar com o negócio online.

O mundo sempre vai estar em mudanças constantes em relação à tecnologia. Aliás, as empresas e pessoas jurídicas precisam estar atentas com esses novos recursos, para descobrir novas formas de engajar na internet.

Quais são as desvantagens da rede social Koo?

Assim como em qualquer mídia, a rede social Koo tem as suas desvantagens, como o fato de ser nova e não ter tanto alcance. Todavia, as demissões em massa no Twitter, foram um dos motivos para a plataforma entrar nas tendências. Veja quais os seus contras:

  • não há a monetização de conteúdo;
  • sem espaço para colocar os anúncios de publicidade digital;
  • há falhas na moderação dos conteúdos;
  • muitas pessoas usaram a rede para propagar discursos de ódio.

Enfim, por não ter algumas regras como limitações para ofensas, cyberbullying e outros conteúdos criminosos, pode gerar alguns problemas. Porém, por ser uma rede muito nova, ainda há muitas ferramentas para desenvolver.

O Koo é um grande concorrente do Twitter. Imagem de Adobe.

Qual é o futuro da rede social Koo?

Por ser uma rede social recente no mercado das mídias digitais, o futuro do Koo ainda é um pouco incerto. Entretanto, não é possível saber se tudo apenas não passou de um buzz content que rendeu vários memes. 

Por outro lado, há como se tornar uma ótima oportunidade para as marcas abrirem uma conta e se engajar em outra mídia. Como resultado, quanto maior for seu engajamento no início, maior será o seu alcance.

Mídias SociaisRedes sociais
Comentários (0)
Add Comment