O LinkedIn Ads é a plataforma de gestão para mídia paga dessa rede social. Assim, é um recurso essencial para empresas que precisam aumentar o seu alcance de marca, lançar produtos ou gerar mais leads.
Uma das vantagens de investir nessa ideia é que é possível atingir um público qualificado no LinkedIn. Ou seja, apesar de ser um grupo restrito, as chances de obter mais conversões são maiores.
O que é LinkedIn Ads?
É a plataforma de gestão de anúncios do LinkedIn, a qual é bem distinta das usadas para outras redes como Facebook e Google. Mas, o grande diferencial dessa ferramenta é que ela permite segmentar muito mais o público que deseja atingir.
O LinkedIn Ads é usado para chegar a empresas e profissionais que possam comprar algum produto seu ou colaborar com seus serviços de alguma forma. A rede facilita essa interação, porque a sua audiência já é bem seleta.
Como funciona o LinkedIn Ads?
A plataforma permite que você gerencie campanhas em diversos formatos e objetivos. Além disso, pode segmentar bastante o público que quer atingir e definir as formas de pagamento da compra de um serviço ou produto.
Quais os principais benefícios em investir no LinkedIn Ads?
Uma das principais vantagens de investir no LinkedIn Ads para promover os produtos da sua empresa é que o público já é influente e qualificado. Aliás, há 58 milhões de brasileiros na rede, dos quais a maior parte tem grande poder de compra e decisão de negócio.
Público influente
Grande parte do público que usa essa rede social exerce algum cargo de liderança ou gestão em seu próprio negócio ou em outras empresas. Dessa forma, você pode se conectar com usuários com maior capacidade de decisão.
Também são essas pessoas que possuem um poder aquisitivo maior. Ainda que anunciar no LinkedIn Ads seja um pouco mais custoso, há mais chances de gerar boas conversões.
Segmentação do público
A mídia nessa rede têm mais chances de sucesso, porque você pode definir muito bem qual público quer alcançar. Então, pode-se segmentar de acordo com interesses e área de atuação, bem como por:
- Cargo;
- Empresa;
- Tempo de experiência;
- Formação acadêmica;
- Sexo;
- Local;
- Idade.
Para segmentar por interesses, pode-se configurar vários tópicos alinhados à atuação do seu negócio. Assim, você garante encontrar o perfil que deseja e tem melhor retorno sobre o investimento em mídia paga.
Aumento das conversões B2B
O LinkedIn é uma rede que reúne profissionais de diversas áreas e empresas. Aliás, os conteúdos presentes nela e as opções de interação são ligadas ao mundo dos negócios. Por isso, é uma ótima chance para:
- Anúncios em vários formatos;
- Lançar produtos;
- Gerar leads;
- Compartilhar conteúdos;
- Várias formas de segmentar o público.
Fora isso, grande parte das empresas que atuam com B2B usam o LinkedIn Ads para lançar produtos ou compartilhar conteúdos. Então, é a principal rede para realizar esse tipo de conversão.
Para que o LinkedIn Ads é indicado?
O LinkedIn Ads é indicado para empresas que desejam anunciar a sua marca por diversos motivos. Dessa forma, a plataforma oferece vários formatos de campanhas que permitem:
- Gerar leads;
- Aumentar o seu alcance de marca;
- Compartilhar conteúdos e lançar produtos.
Vale destacar que nesse espaço profissional, a sua marca pode obter muito destaque com a mídia orgânica também. Mas, planejar os anúncios pagos aumenta seu potencial de crescimento e as chances de encontrar pessoas ou negócios para atuar com sua empresa.
Nessa plataforma, é possível definir a criação de um público lookalike, a fim de encontrar pessoas que tenham o perfil similar das que já te acompanham. Então, o seu negócio pode se conectar a uma rede de profissionais de todos os níveis.
Quais os formatos de anúncios disponíveis no LinkedIn?
A mídia paga no LinkedIn segue os formatos que qualquer usuário da rede consegue ver. Mas, tem algumas vantagens em relação a outros meios de anunciar no Facebook ou no Google Ads, por exemplo.
Sponsored Content
É o que aparece no feed para os usuários com a tag de patrocinado. Assim, é uma opção que pode ser usada para diversos objetivos, já que dá a chance de usar os principais formatos de arquivo como:
- Vídeos;
- Imagens;
- Posts em carrossel.
No Sponsored Content, pode-se inserir links e textos de legenda em cada anúncio. Além disso, é possível incluir um botão com CTA em todos esses formatos. Desse modo, o LinkedIn Ads possui recursos completos.
Text Ads
São textos curtos que aparecem na lateral da tela do site exibido em desktop. Uma das vantagens desse tipo de anúncio é que ele é bem simples, já que se pode colocar apenas a parte escrita. Caso queira, pode-se incluir também:
- Imagem;
- Link para uma página;
- Pequeno texto de descrição.
Como se pode perceber, é um recurso muito útil para a geração de tráfego em seu site ou perfil no LinkedIn. Por isso, é preciso segmentar bem o público e criar campanhas atrativas para ele.
Sponsored Inmail
O LinkedIn Ads também permite enviar mensagens privadas patrocinadas. Assim, esse é um ótimo recurso para educar seu público pelo funil de conversão de modo parecido com o que é feito no e-mail marketing.
A diferença é que a rede social tem uma maior taxa de abertura, já que as interações são de interesse mútuo muitas vezes. Nesse formato, também é possível incluir outros arquivos como:
- Links;
- Formulários;
- Botões de CTA.
Isso permite falar de forma mais direta com cada empresa ou pessoa. Desse modo, há ainda mais chances de conseguir uma conversão. Além disso, pode-se usar automação para manter a interação de forma ágil e segmentada.
Vale a pena usar essa ferramenta de anúncios na estratégia do seu negócio?
O LinkedIn Ads se destaca em vários aspectos para quem deseja fazer conexões mais específicas. Dessa forma, vale lembrar as vantagens de usar a plataforma como:
- Aumento das conversões B2B;
- Público com alto poder de decisão e compra;
- Chance de segmentar bastante a sua audiência.
Nesse aspecto, ainda que o custo para anunciar seja maior em relação a outras redes sociais, há mais chances de gerar conversão. Além disso, em especial nas interações B2B, o ticket médio é muito mais alto. Portanto, invista nessa ferramenta o quanto antes.