Links dofollow e nofollow: como usá-los na sua estratégia de conteúdo

As ferramentas chamadas links dofollow e nofollow são parte da estratégia de conteúdo para melhorar o ranqueamento ou gerar autoridade nele. Nesse sentido, eles são inserções na sua página que o algoritmo do Google analisa e qualifica as suas produções.

O que são links dofollow e nofollow?

Eles são uma forma do seu site citar outros conteúdos que possuem relação com o seu. Desse modo, quando você insere esses links na sua página, eles podem subir ou descer a posição dela no buscador.  

A prática dos links dofollow e nofollow faz parte do Marketing de Conteúdo, que ajuda o site a ter produções de qualidade e bem ranqueadas. Nesse sentido, ela otimiza a sua página, pode aumentar as visitas e gerar autoridade no seu blog.

Building

O Link Building é uma prática de SEO que planeja os links externos ou internos dentro de um site. Nesse sentido, ele cria uma rede de citações por meio dessas inserções que fazem com que o buscador dê maior autoridade ao seu conteúdo. 

Dofollow

O link dofollow é uma citação do seu site ou blog que, ao ser usada por outra página, pode levar o usuário de volta ao seu conteúdo. Dessa forma, eles são considerados na hora do ranqueamento.

A sua página pode ser um dofollow e, além disso, você deve inserir alguns em seu material para referenciar outros sites. Então, escolha bem os links externos desse tipo para que a sua marca ganhe autoridade. 

Nofollow

O nofollow é o oposto, ou seja, ele não conta para o ranqueamento do conteúdo na SERP. Portanto, os buscadores vão ignorar esses links mesmo que eles estejam inseridos nas suas produções.

Verifique com atenção os links dofollow e nofollow para ter backlinks planejados em sua produção. Imagem de Imonk72 no Pixabay.

Quais as opções de link nofollow para o Google?

Para usar o link nofollow é preciso modificar o HTML do código fonte. Nesse sentido, o Google definiu três formas para que você indique o tipo de citação que deseja colocar no site:

  • <a href=”https: // siteexemplo.com” rel=”nofollow”> Link Text </a>;
  • <a href=”https: // siteexemplo.com” rel=”sponsored”> Link Text </a>;
  • <a href=”https: // siteexemplo.com” rel=”ugc”> Link Text </a>.

A primeira modificação é a mais comum para indicar que o buscador não deve usar o link para ranquear o site. Em seguida, a segunda mostra que a citação é um patrocínio e, por último, trata-se de um conteúdo gerado pelo usuário (UGC).

Cada opção deve ser adaptada em relação ao que o conteúdo linkado oferece, então, analise um por um. Com isso, garante-se que todos os links tenham sentido e não corre o risco de ter citações indesejadas no registro do buscador.

O que considerar ao aplicar as técnicas de links dofollow e nofollow?

Ao aplicar as técnicas de links dofollow e nofollow, você deve definir quais parceiros deseja citar e ser referenciado de volta. Nesse sentido, não adianta fazer uma linkagem sem relação com o seu conteúdo só para gerar mais números.

Uso de links externos no seu site e blog

Os links externos são os que levam o usuário para outro site que você atribuiu na citação. Portanto, use-os com base nos conteúdos que acredita agregar autoridade e riqueza as suas produções.

Links externos em outros sites e blogs

É preciso ter muito cuidado em relação aos links externos de outras páginas que referenciam a sua. Afinal, caso blogs duvidosos citem seu conteúdo é possível que o buscador desqualifique ele.

Melhor forma de conseguir links para o seu site

Para conseguir bons links que referenciam o seu site é preciso produzir conteúdo de qualidade. Com isso, uma produção otimizada em SEO vai garantir melhor ranqueamento no buscador e vai fazer com que outros criadores usem-no como citação. 

Vale dizer que é importante ter bons links internos que façam uma interação entre os seus próprios conteúdos. Dessa forma, promove uma melhor experiência ao leitor.

Qual a diferença entre nofollow e noindex?

O noindex é uma meta tag que indica para o Google que ele não deve colocar a página em seu data-base. Nesse sentido, ele ainda pode visitar o link, ao contrário do que acontece com o nofollow, que não permite a visualização.

Meta tag noindex

As páginas com a meta tag noindex indicam que elas não serão indexadas pelo buscador. Nesse sentido, ela é atribuída ao código HTML e se trata de uma mudança importante ao produzir conteúdo.

Como evitar o uso do nofollow na sua página?

Para evitar o uso de nofollow na sua página é preciso que seu conteúdo seja bem planejado e de qualidade. Afinal, quanto mais otimizado for o seu texto, melhor será a possibilidade de linkagem dele. Assim, você pode analisar os links na sua página com as ferramentas:

Esses mecanismos te ajudam a diferenciar os links dofollow e nofollow, a fim de removê-los da sua página. Então, busque compreender quais referências são prejudiciais ao seu conteúdo.

Use os links de modo econômico para não precisar encher de citações e ter que usar os nofollow para não ser considerado um spam. Dessa forma, terá apenas bons apontamentos que qualificam o seu site no PageRank.

As boas práticas de links dofollow e nofollow aumentam seus resultados digitais. Imagem de Tranmautritam no Pexels

Verifique se há links dofollow e nofollow no seu site

Para verificar os links dofollow e nofollow no seu site é preciso recorrer às ferramentas de análise. Nesse sentido, confira algumas das principais plataformas para realizar esse processo:

Todos esses programas são feitos para analisar os backlinks do seu site e também permitem que você os remova. Dessa forma, eles facilitam o trabalho de gerar autoridade para o seu endereço na web.

Para ranquear bem nos buscadores é preciso que os links sejam pensados e planejados. Portanto, garanta que eles se conectem com páginas que se destacam no buscador e aumente o seu tráfego. 

Fazer uma boa escolha com links que estruturam as suas referências é uma forma de otimizar o seu conteúdo para garantir mais visitantes. Então, quanto mais dofollow de qualidade você cita, melhor se qualifica pelo algoritmo do buscador.

backlinkslink buildingMarketing de conteúdoPageRank
Comentários (0)
Add Comment