Marketing esportivo é uma modalidade que busca criar oportunidades de negócios na área dos esportes com estratégias que unem paixão do público e retorno financeiro.
O marketing esportivo é uma maneira muito eficaz de se conseguir oportunidades de negócios ligadas aos esportes. Pois, utiliza a paixão do público-alvo para criar estratégias eficientes, agora, entenda melhor como ele funciona e a maneira certa de aplicá-lo.
Qual é a função do Marketing Esportivo?
A função do marketing esportivo é permitir a criação de uma oportunidade de negócio por meio dos esportes. Igualmente, pode-se usá-lo como um tipo de ferramenta para fazer estratégias para atuação nessa área.
Funcionamento do marketing
Philip Kotler, uma das autoridades mundiais do marketing, diz que o mesmo é uma capacidade de produção e entrega de uma demanda do mercado. Bem como de conseguir enxergá-la, gerar lucros e não somente criar desejos.
A partir disso, o marketing juntamente com suas ferramentas agem para que possam oferecer e também promover serviços que um mercado específico pede.
Quando se trata do meio esportivo, o objetivo é fornecer produtos que tenham relação com marcas, clubes, times, equipamentos e atletas, por exemplo.
Como surgiu o Marketing Esportivo?
O marketing esportivo teve seu início na década de 1920 nos Estados Unidos, a partir de uma estratégia da empresa Hillerich & Bradsby. Como resultado, a companhia liderou a produção de tacos de beisebol durante aquela época.
Desde então, outras ações de marketing parecidas surgiram e levaram o esporte a ser reconhecido como uma grande oportunidade de negócios. Por isso, os norte-americanos entenderam como ele gera um mercado com muita movimentação e potencial para lucro.
Cultura do esporte
Esse evento marcou o início da cultura do esporte no país, em seguida, o marketing esportivo se tornou a forma mais eficiente de ter receita. Aliás, ajudou para que as marcas, atletas e os eventos se envolvessem mais com o público e esse meio da área business.
Dos Estados Unidos para o mundo
Com o passar do tempo, esse tipo de estratégia se espalhou pelo resto do mundo e o marketing era responsável não só por negócios. Mas, também por desenvolver e aumentar o interesse, além da celebração dos esportes.
É de se esperar que o público de cada país tenha suas próprias preferências com relação aos esportes. Dessa forma, oportunidades novas e diferentes surgiram na época, como ocorre até hoje devido às várias modalidades que as pessoas acompanham, por exemplo:
- futebol;
- rugby;
- tênis;
- beisebol;
- basquete.
Em alguns países, um tipo de esporte é mais popular do que em outros, portanto, os negócios seguem o interesse da audiência, ou seja, da população.
Produção e consumo
O marketing para o mundo esportivo também tem a responsabilidade de criar uma harmonia maior entre a produção e o consumo. Isto é, manter um equilíbrio para que não haja nenhum fracasso no mercado, com conhecimento sobre as personas e como atraí-las.
O Marketing Esportivo funciona mesmo?
Quando feito com um bom planejamento, o marketing esportivo pode trazer retornos que quase sempre são positivos. O mesmo tem início a partir da paixão que os torcedores têm por algum esporte, time, um evento ou atleta.
Por conta disso, o marketing cria estratégias que possam aumentar esses sentimentos nas pessoas, bem como, atrair novos adeptos para esse meio. Agora, você poderá ver nos tópicos abaixo bons exemplos de planos que deram certo.
O Super Bowl é um case de sucesso do Marketing Esportivo?
Um dos maiores cases de sucesso do marketing esportivo é o Super Bowl, um evento que é famoso até fora dos Estados Unidos. Ele finaliza a temporada de jogos da liga de futebol americano, NFL, com diversas atrações populares no mundo todo.
É um evento em que o público fica atento, assim, muitas marcas pagam caro para exibir seus comerciais na TV durante os intervalos. Aliás, para se ter uma ideia, algumas delas chegaram a desembolsar cerca de US$650 mil por cada segundo de exibição.
O acontecimento é tão importante que as ações de preparação para ele acontecem não apenas poucas semanas antes, mas até mesmo com meses de antecedência.
Foco das marcas no evento
Os comerciais do evento são de marcas de diversos segmentos, não só do meio esportivo. Por exemplo, é comum que se tenha publicidade de produtos ou serviços famosos de vários tipos como:
- carros;
- bebidas;
- alimentos;
- doces;
- produtos de higiene;
- eletrônicos;
- tecnologia.
A razão para toda essa preocupação que as empresas têm com o evento é o destaque que vão ganhar por meio dele, bem como, a criação de novas oportunidades.
Oportunidade de negócio
As chances de negócios que o Super Bowl oferece não se limitam ao público esportivo, mas também incluem um grupo maior de pessoas. Ou seja, de diferentes faixas etárias, sexo e classes sociais, todas reunidas em frente à TV para assistir ao evento.
Os esportes têm ligação com a demanda de consumo, por isso, o marketing faz uso deles para que se possa atrair, manter e conseguir mais lucro. Pois é um período em que se movimenta muito o financeiro ao mesmo tempo que mantém o público envolvido.
Campanhas chamativas
Os comerciais do Super Bowl se tornam uma verdadeira atração por conta de serem muito chamativos e criativos. Nesse sentido, eles costumam ser bem divertidos, irreverentes e de grande orçamento, a fim de se obter o maior retorno.
Algo que é comum na internet são os usuários postarem suas reações ao assistirem esses comerciais, ou seja, eles são criativos a esse ponto.
O resultado de tudo isso é que desde 2006, os lucros da NFL crescem em uma taxa maior de 50% e tendem a aumentar. Isto é, graças às estratégias de branding que são muito eficazes com as técnicas do marketing esportivo.
Como é o Marketing Esportivo no Brasil?
No Brasil, o marketing esportivo ainda é um pouco lento quando comparado ao de outros países. Pois a estratégia gira em torno apenas de expor algumas marcas e gerar patrocínio para as equipes e os seus atletas.
São poucas as ações de plano de marketing a longo prazo que envolvem os clientes e os consumidores. Contudo, existem alguns exemplos de sucesso que se pode citar, principalmente com relação ao futebol, uma das maiores paixões do brasileiro.
Penalty e a EC Vitória
Alguns anos atrás, a Penalty, que fornecia os materiais esportivos para o EC Vitória, lançou uma campanha com base nas cores da camisa do time. Dessa maneira, por meio da frase “meu sangue é rubro-negro” incentou os torcedores a doarem sangue.
Durante esse período, o clube mudou a cor de sua camisa para branca e vermelha. Em seguida, à medida que se atingia as metas de doação, o branco se tornava preto e ela retornava às suas cores originais.
Zurich Seguros
A empresa Zurich Seguros também já surpreendeu os torcedores de uma partida de futebol com sua campanha de marketing. Pois em um jogo entre o Palmeiras e o Santos, para a surpresa de todos, os times que entraram em campo foram São Paulo e Corinthians.
Quando o jogo começou, os jogadores abriram um cartaz em campo, enquanto um locutor dizia que ainda não existia seguro contra alterações no calendário. Mas, com a Zurich Seguros, as pessoas podiam cuidar de seus bens com tranquilidade.
Todos ficaram aliviados ao mesmo tempo que puderam testemunhar uma das melhores ações de marketing já feitas no mercado.
Como aplicar o Marketing Esportivo?
Para aplicar o marketing esportivo é essencial focar em qualidade e uma produção atrativa que envolva a paixão pelo esporte. Pois apenas criar e desenvolver produtos, bem como, divulgar imagens com atletas e marcas não é o suficiente.
É preciso ter uma estratégia que seja inteligente, a fim de garantir a sua eficácia e também saiba usar o que move as multidões.
Conexão entre interesses
A questão é que os esportes não são somente jogos, mas algo que traz muitos conceitos bons que o marketing esportivo precisa usar, como:
- a conexão entre paixões, entretenimento e o prazer de viver;
- sentir o esporte em busca de novas emoções.
Tudo isso, é claro, ao mesmo tempo em que se consegue lucro e faturamento para as empresas, que inclusive devem ser vistas como parceiras. Ou seja, não apenas um negócio que visa conseguir um maior retorno financeiro.
Empresa com uma imagem positiva
Quando uma marca se associa a um atleta, time ou evento, as pessoas passam a vê-la com bons olhos. Pois elas entendem que a empresa contribui para as conquistas na área esportiva que tanto amam e assim, se cria uma imagem positiva sobre ela.
Vale a pena apostar no Marketing Esportivo?
O marketing esportivo vale muito a pena, porque se envolve com a bilionária indústria esportiva que alcançou grande sucesso por meio de:
- torneios;
- eventos;
- patrocínio de atletas, times e clubes;
- direitos de marca.
Fazer parte desse setor de negócios com a estratégia correta é uma grande garantia de crescer no mercado e ter um bom retorno financeiro.
Serviços x esporte
Entre os tipos de marketing, quando se faz uso do esportivo, é possível oferecer ao público produtos e serviços diferentes de acordo com sua demanda. Desse modo, é possível unir as vendas e os lucros com o entretenimento gerado para as pessoas.