O método kaizen é uma prática muito importante para todas as etapas da vida humana, além disso, se adequa principalmente aos processos das empresas.
O método kaizen é uma filosofia japonesa que foi criada para ter como foco as melhorias que devem ser feitas em todos os sentidos da vida. Assim, um deles é o âmbito profissional com destaque para os processos dentro das empresas.
Afinal, o que é o método kaizen?
O método kaizen é uma filosofia centrada na busca por melhorias: “independente do que você faça, sempre dá para melhorar”. Ou seja, é uma tática bastante parecida com a otimização.
São meios que mostram como conseguir as mudanças necessárias. Desse modo, é bastante utilizado no marketing digital, com a função de gerenciar avanços durante os processos, remover as más práticas e fazer os progressos ideais.
Como funciona o método kaizen?
O método kaizen baseia-se na evolução dos processos em uma produção comercial. Assim, cria-se certos padrões de qualidade e sua mensuração, além da grande etapa de melhoria.
Ele envolve a identificação de problemas, bem como, a criação de soluções. Depois desse processo, ao achar as dificuldades crie uma resposta para elas, teste e observe os resultados. Além disso, padronize os efeitos positivos e repita todo este processo sempre.
Técnicas práticas de aplicação do kaizen
Na atualidade, existem diversas técnicas práticas para se aplicar o kaizen, assim, a primeira delas é aprender a eliminar todo e qualquer tipo de desperdício. Dessa forma, traga a todos os colaboradores o processo de melhoria.
Aumente a produtividade de sua empresa ao ter como base os projetos que não necessitam de grandes investimentos monetários. Por fim, aplique este método em todos os setores da sua instituição.
Os desafios de implementar o kaizen
Ao fazer uso deste método há alguns pequenos desafios, como as mudanças culturais para criar um ambiente receptivo e de boas práticas nas empresas. Além disso, a evolução precisa ser constante e jamais deve ser negligenciada.
Para superar esses desafios, então, deixe de lado as suas suposições e perfeccionismo, não aceite o problema óbvio, date as informações e opiniões das pessoas. Bem como, nunca pare de se aprimorar.
Quais as vantagens do método kaizen?
O método kaizen gera diversos benefícios como reduzir os desperdícios e os erros, bem como, faz crescer a moral e autoconfiança dos funcionários. Isto é, eles se tornam bem mais valiosos e também produtivos.
Isso acontece porque a proposta é criar uma abordagem mais atenciosa para mudar os comportamentos e também os focos, tudo com o esforço de todos.
Ele incentiva também o trabalho em equipe e torna o seu time bem mais seguro para resolver certas questões. Dessa forma, garante que as mudanças aconteçam a curto e a longo prazo.
Pode melhorar o desempenho das empresas
O kaizen é um método que visa a melhoria dos processos e das pessoas. Portanto, ele garante que estes busquem evoluir sempre, mas de forma gradual.
Ele mostra que as mudanças não são feitas de forma rápida, mas que estas melhorias serão mostradas com o tempo e com o esforço de todo o quadro de pessoal.
O método é usado como um meio de produção que procura a eficiência máxima nos negócios. De forma que envolva toda a estrutura e também todos os processos da firma.
Maior chance de aproveitar os recursos de maneira eficaz
Por meio desta prática é possível aproveitar os recursos de uma empresa de forma bem eficaz. Assim, ele destaca um fluxo de ideias constante que permite aproveitar insights daqueles que estão na linha de frente, a fim de melhorar os trabalhos realizados.
É possível também cortar gastos, tirar peças diretamente da fábrica em tempos menores e cada funcionário poderá ser mais produtivo em sua atividade. Esta mudança aumenta a produção e, por sua vez, o lucro da instituição.
Melhores resultados na produção e na evolução dos processos
Por meio dele é possível alcançar os melhores resultados no quesito evolução, pois ele visa atingir a máxima produção dentro das empresas e acima de tudo, diminuir as ineficiências existentes, o que é essencial para a priorização de projetos.
Desse modo, ao evoluir os processos, isso aumenta a competição no mercado e a marca se torna uma referência em metodologia de gestão.
Quais são os princípios básicos do método kaizen?
Os princípios básicos do método kaizen consiste em promover a melhoria contínua, de forma que ela se torne constante e possa abranger diversos aspectos, ou seja, todos eles baseados na vida:
- profissional;
- pessoal;
- doméstica;
- social.
Ele envolve-se por diversos começos básicos e muito importantes que ajudam para que tudo possa funcionar da melhor maneira possível. Assim, divide-se em:
- aprender na prática;
- envolver os funcionários;
- reduzir os desperdícios;
- menor investimento;
- clareza e foco.
O método pode ser aplicado nos locais de trabalho e em todos os setores hierárquicos, desde o operacional até o tático. Bem como, o estratégico que inclui todos os processos.
Exemplos de empresas que usam o kaizen com sucesso
Hoje no mercado consumidor existem diversas empresas que utilizam esta prática para obter sucesso e crescer com esta técnica. Um grande exemplo disso é a Corona, pertencente ao grupo Ambev.
Ela criou um projeto que mostra como o Kaizen pode ser usado para soluções concretas e desafiadoras, como o “Desafio Livre de Plástico”. Há também a Aeris, que atua no ramo da energia renovável e utiliza este plano para garantir destaque em seu campo de atuação.
Já a WEG S.A, que é uma multinacional brasileira, está presente em 11 países e faz uso prático desta filosofia de vida. De modo que busca a inovação e a eficiência máxima em seus processos.
Como usar o método kaizen de forma positiva no ambiente de trabalho?
O método kaizen faz com que cada colaborador aprenda a pensar de modo diferente sobre o seu trabalho e no que ele pode fazer de melhor. Além disso, ele contribui para uma cultura com foco em melhorar de modo constante e gerar mais valor à instituição.
É o ato de aprimorar e evoluir os seus processos, bem como, reduzir os custos e os desperdícios. Assim, adotar esta prática significa pensar nas mudanças durante todo o processo.
Antes de aplicá-lo na empresa, deve-se fazer um estudo de caso para entender o que pode acontecer de positivo ao usar esta ferramenta. Desde já, saiba que o método pode ajudar na comunicação e na concentração da equipe no espaço de trabalho.
É possível também criar a cooperação entre todos, melhorar a autoestima do seu time e o bem-estar na empresa. Do mesmo modo, serve como um investimento pessoal nas companhias.
O papel da liderança ao aplicar o kaizen
O líder kaizen tem um papel fundamental em uma instituição, pois sua principal tarefa como autoridade é atuar por trás dos bastidores. Isto é, de forma que os eventos alcancem os resultados desejados e também que coordene as melhorias.
Ele deve articular as atividades e identificar as necessidades existentes, além de criar estratégias para atendê-las. Bem como, ter uma boa ligação com todas as equipes, ser flexível e fazer uso de uma boa escuta ativa, além de estimular as mudanças.
Também deve oferecer suporte, ou seja, um treinamento técnico para todos os envolvidos com a empresa. De forma que esclareça todas as dúvidas e peça sugestões, a fim de realizar uma boa gestão de processos.
Como se pode definir o método kaizen?
Kaizen é uma palavra japonesa e quer dizer “mudança para o melhor”, assim, o método kaizen é utilizado como uma prática de melhoria contínua.
A sua origem data do período após a Segunda Guerra Mundial com a intenção de reestruturar os processos. Ou seja, para que as empresas japonesas se tornassem competitivas de novo.
Como aplicar o método kaizen na vida?
Para utilizar o método kaizen na vida é preciso entender o que se pretende fazer. Por exemplo, atingir uma meta pessoal, criar um novo hábito ou ainda aprender algo novo. Desse modo, divida o objetivo em pequenos passos e comece a aplicar a técnica.