A metodologia OSEP contribui para a classificação dos diversos tipos de mídias, então, veja detalhes sobre a técnica e como usar da forma certa na sua empresa.
Metodologia OSEP é um termo que diz respeito a uma maneira de classificar diferentes tipos de mídias digitais nos diversos canais de distribuição online. Por isso, entenda quais são essas categorias e veja como esse conceito pode ajudar no seu plano de marketing.
O que é a metodologia OSEP?
A metodologia OSEP é uma forma de classificar os mais diversos tipos de mídias nos seus canais de distribuição. Desse modo, é capaz de transmitir as seguintes vantagens para os usuários:
- facilita a visualização das mídias e suas origens;
- ajuda a planejar abordagens específicas;
- favorece a criação de material.
Para entender um pouco mais sobre o tema, é preciso saber quais são os fundamentos da metodologia e o que significa a sigla OSEP. Assim, não deixe de ler toda essa matéria para ficar por dentro do tema e usar a técnica da forma correta.
Quais são os fundamentos da metodologia OSEP?
Em geral, o principal fundamento da metodologia OSEP é fazer uma convergência entre mídias. Do mesmo modo, foca em melhorar ainda mais a conexão com o seu público-alvo ou as personas do seu negócio.
A OSEP é capaz ainda de relacionar a sua estratégia de conteúdo com a sua mídia convergente. Por isso, veja mais detalhes a seguir sobre a tática em questão.
Como a metodologia OSEP funciona?
Em geral, a metodologia OSEP é capaz de organizar as mídias de acordo com a importância do material e relevância para a persona da sua marca. Desse modo, se divide em:
- owned;
- shared;
- earned;
- paid.
Mais adiante, você pode ver o que significa cada letra dessa sigla e ainda entender como funciona cada um desses termos. Afinal, é preciso ter todas as informações, a fim de aplicar o método corretamente.
Canais próprios (Owned)
Owned ou canais próprios são as suas redes sociais ou plataformas onde você distribui o seu material. Assim, owned pode dizer respeito a:
- site da sua marca;
- blog corporativo;
- suas redes sociais.
É sempre importante manter um cronograma de postagens de mídias para que o seu público possa ver as novidades da sua marca. Logo, esse é um dos canais mais importantes para a sua estratégia.
Publique um material interessante
O canal próprio é o local que mais te aproxima do seu público em geral. Portanto, sempre use o mesmo para divulgar informações interessantes para os usuários da web que acessam sua página.
Distribua conteúdo grátis
Você pode incluir nos seus canais próprios um local com um formulário para distribuir conteúdo de graça para seus visitantes. Desse modo, invista na produção de:
- e-books;
- webinars;
- podcasts;
- vídeos.
Sempre mantenha o foco principal na captação de leads para a sua marca com esse tipo de conteúdo. Assim, fica mais fácil trazer pessoas qualificadas para perto de sua marca e conduzi-las pelo funil de vendas da sua empresa.
Crie algo de valor
Mesmo que as mídias a se produzir sejam de distribuição gratuita, jamais entregue algo mal feito para os seus leads. Afinal, essa pode ser a imagem que fica do seu primeiro contato com o mesmo, então, sempre gere algo de valor e que vale a pena baixar.
Canais compartilhados ou Shared
Shared se refere aos canais compartilhados, portanto, essa é uma etapa bem difícil no seu planejamento e uso da metodologia OSEP. Isso porque, convencer as pessoas a compartilharem suas mídias pode ser algo trabalhoso.
Use as redes sociais a seu favor
Como o compartilhamento é nos canais pessoais, use as redes sociais mais usadas no Brasil a seu favor. Nesse sentido, esteja ativo e compartilhe você também os materiais da sua marca, como forma de atrair mais visitantes também por esse meio.
A partir disso, então, será mais fácil que os outros usuários também tomem essa atitude, por isso, é importante criar algo que valha a pena.
Crie laços com seu público
Sempre responda comentários e feedbacks ou elabore outros planos para manter-se ainda mais próximo da sua audiência. Com isso, aliado à boas abordagens em suas mídias, será mais fácil construir uma autoridade para com o público e criar laços a longo prazo com ele.
Foque no seu público-alvo
Faça análises antes de produzir e divulgar os seus materiais, mesmo que use a metodologia OSEP. Assim, ficará mais fácil compartilhar o seu conteúdo em um local que seja mais aquecido para o seu público-alvo, para ter melhores resultados com a técnica.
Crie uma rede
Com os laços mais fortes criados com seus leads ou audiência, será mais fácil que eles compartilhem seu material. Dessa forma, mesmo que as pessoas tenham poucos seguidores, esses são diferentes dos seus, o que ajuda a criar uma rede de contatos.
Earned ou mídia ganha
Em seguida, vem a mídia ganha ou Earned, na sequência da sigla. Nesse sentido, ela pode surgir a partir de trabalhos voltados às relações públicas ou até mesmo parcerias, por exemplo.
Crie conteúdos virais
Nessa etapa, é ideal trabalhar no sentido de criar vídeos virais para estratégia digital da sua marca. Portanto, você pode usufruir do espaço de clientes ou de grandes ambientes virtuais para divulgar suas mídias, sempre com o foco de atrair pessoas para junto da sua empresa.
Paid (mídia paga)
Por último, mas não menos importante, a sigla se encerra no Paid, ou a famosa mídia paga. Assim, é possível investir para ter espaço em:
- jornais;
- sites;
- revistas famosas;
- SERPs do Google.
Aqui, será preciso um investimento também em um gestor de tráfego, para direcionar o conteúdo ao lugar certo. Portanto, este não deve ser desconsiderado jamais na sua estratégia.
Um modelo em ascensão
Esse tipo de mídia está em ascensão e tende a crescer ainda mais entre as marcas e usuários, o que foi, sem dúvidas, reflexo do avanço do marketing digital. Logo, o investimento pode ser baixo comparado ao retorno que o tráfego pago pode te fornecer.
Crie bons CTA ’s
Crie boas chamadas para ação ou CTA’s, para fazer valer o seu investimento. Do mesmo modo, o uso de palavras-chave e SEO será de grande importância para o sucesso do seu plano.
O que é mídia convergente na metodologia OSEP?
Mídia convergente se refere à combinação dos quatro tipos de mídia, de acordo com a metodologia OSEP. Desse modo, torna-se, até certo ponto, um quinto modelo ou categoria, chamada converged media, tudo com foco no usuário e sua navegação.
Inclua essa tática no seu marketing de conteúdo
É ideal incluir a técnica nas suas estratégias e planejamento para produzir conteúdo, para ter resultados ainda mais interessantes. Assim, será mais fácil se tornar competitivo dentro do seu nicho de mercado.
Reduza os custos
Com a mídia convergente, você consegue reduzir seus gastos, como o custo por lead, por exemplo. No entanto, o investimento que será preciso é de energia e dedicação no projeto.
Prepare-se para o trabalho
O trabalho será árduo e é natural que precise se empenhar ainda mais no começo. Contudo, os resultados virão, caso consiga gerir um modelo inteligente que integre todos os seus canais de mídia e a sua estratégia digital.
Quais são as consequências das mídias convergentes da metodologia OSEP?
Com a converged media e a metodologia OSEP, você consegue alinhar todos os canais para atingir o ápice da sua estratégia de marketing. Portanto, vale muito a pena investir em um só tipo de mídia para convergir nos canais da sua marca.
Trabalhe tudo em conjunto
A partir do momento que você trabalha com a mídia convergente e a OSEP, seus canais irão trabalhar como um conjunto. Então, quando conseguir atingir tal nível, será muito mais fácil focar no que é necessário: o usuário.
A metodologia OSEP pode melhorar a experiência do usuário?
Com a metodologia OSEP fica muito mais fácil gerenciar o seu conteúdo em mídia, o que favorece sim a experiência do usuário. Afinal, o trabalho não consiste apenas em divulgações de campanhas, mas também nas vendas e no contato direto com as pessoas.
Foque sempre nas suas personas
O uso da OSEP é um dos principais aliados na hora de criar um conteúdo perfeito para as personas do seu negócio. Mas, elas devem estar perfeitamente definidas ao iniciar o seu planejamento.
Faça abordagens mais pessoais
É ideal começar a trabalhar uma visão mais holística junto à sua equipe, para proporcionar abordagens mais pessoais, em geral. Desse modo, os laços ficarão mais fortalecidos na relação entre cliente e marca, ou vice-versa.
Pense em uma estratégia multifacetada
As empresas investem cada vez mais em estratégias com várias nuances e facetas. Logo, é preciso acompanhar os avanços e mudanças nos padrões de consumo das pessoas para não ficar para trás, mesmo que o seu capital ainda seja baixo.
Não espere demais para agir
O ideal é colocar tudo em prática, mesmo que ainda não saiba tudo sobre a metodologia OSEP. Afinal, se você quiser começar algo perfeito, corre o risco de começar tarde demais.