Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que significa conflitos e como evitá-los no trabalho e aumentar a produtividade?

Saber o que significa conflitos e como lidar quando eles surgem no ambiente de trabalho é essencial para ter uma equipe colaborativa e com alto rendimento

Entender o que significa conflitos é uma habilidade essencial na gestão de pessoas, porque se a situação cresce, pode prejudicar o trabalho de todos. Por isso, tanto líderes como funcionários precisam aprender como lidar com a situação e gerir suas emoções.

O que significa conflitos?

O conceito de o que significa conflitos se traduz em uma divergência de opinião sobre um determinado assunto ou forma de agir. Eles podem surgir por diversas razões, de ordem econômica ou social, como por exemplo:

  • diferenças culturais, que refletem na forma como cada um enxerga o problema;
  • competição interna para obter destaque em um cargo ou empresa;
  • falta de recursos;
  • preconceito, por achar que o antagonista tem menos capacidade.

Tais situações ocorrem em todos os níveis de relações, como no ambiente familiar, no trabalho, escola e até mesmo em uma escala mundial. Assim, é comum que se vejam notícias sobre discussões políticas que levam a guerras entre nações. 

Como isso afeta a produtividade no trabalho?

No ambiente de trabalho, esse tipo de discussão em que nenhuma das partes se dispõe a ceder, atrapalha a rotina, porque perde-se muito tempo no embate entre dois pontos de vista. 

Por outro lado, se um dos lados sai vencedor, o outro pode se recusar a colaborar ou mesmo deixar de executar suas tarefas com a mesma eficiência. 

Nesse contexto, o clima organizacional fica prejudicado, uma vez que não existe um espírito de união e trabalho em equipe para atingir os mesmos objetivos.

pessoas discutindo no trabalho
Competição é o que significa conflitos no ambiente de trabalho, em que uma parte não aceita a ideia do outro. Imagem de Yan Krukau no Pexels

O que causa e o que significa conflitos no trabalho?

O que significa conflitos no trabalho em geral tem como principal causa um ambiente muito competitivo. Por exemplo, se há uma pressão pelo cumprimento de metas coletivas, podem surgir discussões se um dos lados acha que o outro não atendeu a contento. 

Um outro fator que pode ocasionar esse tipo de situação é a falta de uma definição clara sobre as atribuições de cada membro da equipe. 

Caso um colaborador receba uma tarefa que entende que seria atribuição de outro, pode se sentir sobrecarregado. Já o outro que poderia realizar a função, pode entender a medida como uma desvalorização do seu trabalho.

Por que os líderes de equipe devem saber o que significa conflitos?

O papel dos gestores exige saber o que são conflitos para saber como resolver as questões dentro da equipe. Assim, ele deve exercer o papel de mediador entre as partes, o que exige algumas habilidades como:

  • saber ouvir;
  • ter clareza ao expor os motivos e delegar tarefas;
  • fazer uma avaliação de desempenho justa e apontar os pontos de melhoria;
  • estimular o diálogo e a cooperação entre a equipe.

Nesse momento, também é preciso buscar saber qual o motivo da insatisfação do colaborador, como a falta de recursos para realizar uma tarefa importante. Dessa forma, poderá ter ideias de como melhorar o dia-a-dia de trabalho para todos.

Há casos, no entanto, em que a origem no conflito está no preconceito de uma das partes, como por exemplo, um colega de trabalho que desconsidera as opiniões de uma mulher, ainda que ela tenha as competências para a função.

Nessas situações, é papel dos líderes coibir práticas que sejam contrárias aos valores da empresa. De acordo com a gravidade da situação, é possível resolver em uma conversa, colocar a pessoa em um treinamento, ou realizar o desligamento se não houver mudança.

Melhorar a comunicação ajuda a entender o que significa conflitos e resolver?

A comunicação é a chave para entender o que significa conflitos e conseguir resolvê-los de forma fácil. Isso porque, permite que cada um expresse seus sentimentos, opiniões e necessidades de forma clara, o que evita mal entendidos. 

Por outro lado, quando a comunicação é inadequada, as pessoas podem interpretar mal as intenções umas das outras, e isso pode levar a conflitos desnecessários. Assim, alguns itens que podem ajudar a transmitir de forma mais clara um ponto de vista são:

  • ser objetivo, ou seja, evitar prolongar a história;
  • usar exemplos práticos, como situações similares resolvidas da mesma forma;
  • organizar as ideias de forma linear, com anotações por exemplo;
  • questionar se a outra parte tem alguma dúvida ou posição;
  • estar disposto a ouvir opiniões contrárias ou sugestões.

Para chegar a isso, é essencial saber o que é comunicação assertiva e colocar em prática essas lições para reduzir conflitos ao apresentar de forma racional em que se baseou ao dar uma opinião.

Como desenvolver habilidades de resolução de conflitos?

O primeiro passo para conseguir evitar ou resolver conflitos é saber ouvir, isto é, fazer uma escuta ativa, com empatia e respeito pelas opiniões contrárias. Isso permite também identificar se a pessoa está influenciada por alguma emoção, como por exemplo:

  • medo da demissão, por achar que não atingiu o desempenho esperado;
  • preocupação decorrente de algum problema externo, como doença na família;
  • sente-se oprimida no trabalho.

Também faz parte da arte de resolver conflitos uma boa inteligência emocional, que ajuda a compreender as suas próprias emoções e assim conseguir verbalizar melhor. 

Fazer concessões também é essencial para que tais divergências não atrapalhem o dia-a-dia dentro da empresa. Afinal, uma boa ideia sempre tem a ganhar com uma visão nova, e o foco deve ser o que é melhor para a empresa.

pessoas dando as mãos
Uma boa comunicação ajuda a entender o que significa conflitos, sua origem e como resolver. Imagem de Sora Shimazaki no Pexels

Os colaboradores devem entender o que significa conflitos para um convívio melhor?

Entre os membros da equipe é importante entender o que significa conflitos e como extrair algo positivo a partir deles. Em um ambiente de trabalho diverso, é natural que haja diferenças de pensamento, e isso nem sempre é algo ruim.

Quando se sabe como conduzir uma discussão com pontos de vista diversos, um conflito se torna uma grande oportunidade de crescimento. Afinal, ele serve para que os envolvidos aprendam a negociar e chegar a uma solução intermediária.

Para que isso seja possível, é essencial ter em mente que não existem vencedores e derrotados, mas sim aquela ideia que é mais viável para o momento diante do que a empresa precisa.

Como identificar o que significa conflitos e as melhores práticas para lidar?

Entender o que significa conflitos negativos, ou seja, aqueles que prejudicam o trabalho é o primeiro passo para começar a resolver. Assim, se existe uma disputa de poder ou ânimos alterados, é o momento de buscar uma forma de conciliar.

O diálogo é a chave para resolver conflitos no trabalho?

Essa é peça-chave para a solução de qualquer conflito, porque permite entender as motivações de cada uma das partes. Além disso, quando há um diálogo aberto, tem-se uma relação de confiança e respeito, que é essencial para um bom ambiente de trabalho.

Caso as pessoas envolvidas não consigam chegar a esse nível de comunicação sozinhas, uma opção é ter o auxílio de um mediador. Ele pode ser o líder da equipe, um funcionário do RH ou mesmo um colega que tenha essa habilidade em se relacionar.

O mais importante é dar a cada parte a chance de expor o que pensa e também ouvir do outro os motivos pelos quais defende um ponto de vista. Por fim, pode estimular para que cheguem a um acordo com base no ganha-ganha.

Como a tecnologia pode ajudar?

Muitas empresas viram a relação entre home office e produtividade e adotaram esse modelo de trabalho. Mas, a distância por vezes pode gerar conflitos em razão da falha na comunicação, que nem sempre é clara por aplicativos de texto, por exemplo.

Para evitar isso, uma sugestão é adotar um canal oficial para as tratativas entre os funcionários, bem como, criar grupos de trabalho em que possam interagir em conjunto. 

As reuniões online, por meio de aplicativos como Google Meet e Microsoft Teams, por exemplo, também são um bom recurso, em especial para tomar decisões importantes. 

Com eles, é possível ter uma comunicação mais eficaz, com acesso a recursos visuais, além de compreender a linguagem corporal, que ajuda a transmitir a mensagem.

homem e mulher conversando em ambiente de trabalho
Para saber o que significa conflitos e tentar resolver, é preciso trabalhar a escuta e a inteligência emocional. Imagem de Yan Krukau no Pexels

Quais são os benefícios de entender o que significa conflitos no trabalho?

Trabalhar em uma empresa que entende o que significa conflitos e busca solucionar traz mais satisfação aos empregados. Com isso, eles entendem que têm espaço para expor suas opiniões, com respeito às diferenças e cooperação entre todos.

Essa medida também reduz o turnover, ou seja, a rotatividade de empregados dentro da empresa. Isso ajuda na produtividade, porque com mais tempo na atividade a pessoa se torna mais ágil, e consegue entregar mais. 

Já no caso de uma constante troca de colaboradores, é preciso dispender tempo para treinamento, além de um período para que atinja sua curva de aprendizado. 

A colaboração também é um aspecto que vai impactar nos resultados, uma vez que com menos disputas internas, todos executam suas tarefas em conjunto para atingir o objetivo central da empresa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes