OKR é a famosa metodologia do Google, um modelo de gestão que se adequa às empresas grandes, médias ou pequenas. Ela tem como principal objetivo alinhar o foco para a atividade principal do negócio e manter seus resultados, saiba como funciona.
O que é OKR?
A metodologia OKR é um modelo de gestão que visa encontrar os objetivos essenciais de um negócio e transformá-los em metas tangíveis. Assim, a empresa consegue tornar o seu processo mais fácil de avaliar. Em síntese, os pilares dela são:
- Definir metas claras;
- Fazer uma gestão por resultado e não por tempo de trabalho;
- Definir indicadores de eficiência concretos.
Esse conceito já é antigo, mas ficou conhecido por ser o método de gestão de uma das maiores empresas hoje, o Google. Na década de 90, quando foi implementado, ele tinha cerca de 40 funcionários apenas.
Para todos os portes de empresa
O exemplo do Google mostra que grandes e pequenos negócios podem usar a gestão por objetivos. Dessa forma, é essencial que as equipes de todos os setores alinhem seus esforços em torno da mesma meta.
Como funciona o método OKR?
A metodologia de Objetivos e Key Results, como o nome sugere, busca definir não apenas a meta, mas também como avaliar o resultado do trabalho. Então, entenda mais sobre cada conceito a seguir.
Objectives
Representam o foco principal da empresa. Além disso, eles são definições mais abstratas e que tem potencial de manter a atenção nos principais desafios ao longo da trajetória do negócio.
Key Results
São os indicadores de resultado, afinal, é preciso saber qual é o parâmetro para avaliar se o objetivo foi atingido ou não. Desse modo, pode-se dizer que são metas menores e específicas, as quais devem ser claras e alcançáveis.
Como estruturar um plano de OKR?
Depois de conhecer os conceitos principais, é preciso criar um passo a passo para alcançar o sucesso da empresa. De fato, ter um plano concreto é essencial para engajar as equipes e alinhar todas elas na estratégia.
Passos importantes
Há que se pensar em vários aspectos antes de trabalhar com esse modelo de fato. Aliás, pode levar um tempo até que o plano seja aplicável, já que é preciso ser claro e específico em suas metas. Portanto, passos importantes são:
- Definir metas;
- Classificar objetivos;
- Definir prazos;
- Acompanhar resultados;
- Deixe o plano à vista;
- Não confunda esforços e resultados.
A seguir, entenda no que consiste cada uma dessas etapas, a fim de saber como proceder no seu negócio. Assim, será mais fácil entender no que precisa focar e quais são os erros a se evitar.
1- Como definir metas para o OKR?
O essencial é que elas indiquem a direção que a empresa deseja seguir. Elas devem ter como foco todas as atividades do negócio, por isso, precisam ser claras e concisas. Por exemplo, um restaurante pode ter como meta oferecer um ótimo atendimento ao público-alvo.
Alinhe as expectativas
Leve em conta o que se espera da sua empresa também. Isso vale tanto para o seu time quanto para o que seus potenciais clientes desejam. Alinhar suas metas a esses anseios pode motivar sua equipe a alcançá-las.
2- Classifique os objetivos entre top-down e bottom-up
Top-down e bottom-up são conceitos que definem como ocorre a tomada de decisões em uma empresa. Dessa forma, elas podem acontecer do topo para a base, quando a diretoria decide ou da base para o topo, quando o maior número de pessoas participam.
Gestores e equipe
No modelo OKR, os gestores são responsáveis por tomar 40% das decisões de objetivos. O restante, portanto, fica para os colaboradores. Assim, todos participam do processo e sentem que são úteis tanto na hora de planejar quanto ao executar.
3- Determine prazos curtos
Uma das diferenças entre essa gestão e as mais tradicionais é que ela não visa planejar a longo prazo. De fato, isso prejudica a eficiência do processo, em especial, para empresas que atuam em setores que mudam com mais agilidade.
Torne o seu projeto mais produtivo
O ideal é que se defina prazos curtos como três meses. Dessa forma, há tempo para se realizar os objetivos, avaliá-los e manter o senso de urgência em suas equipes. Em síntese, torna-se uma forma de produzir mais.
4- Como acompanhar os resultados nesse método?
Acompanhar os resultados deve ser uma prática constante com a metodologia de Objectives e Key Results. Isso porque, caso algo não saia como planejado no meio do processo, é possível intervir para mudar o cenário.
Desenhe um prazo confortável
Uma opção é acompanhar as métricas a cada semana. Desse modo, pode-se ter uma visão detalhada dos resultados e realizar ajustes ou não. Além disso, é o tempo ideal para não relaxar nem pressionar demais as suas equipes.
5- Como deixar a OKR à vista de todos?
Em um modelo de gestão por resultado como esse é essencial que todos estejam cientes não apenas do seu papel, mas também com a função uns dos outros. Portanto, busque formas de permitir que a todas as suas equipes possam se:
- Informar;
- Consultar;
- Alinhar definição e execução das metas.
A comunicação é, sem dúvida, muito importante para esse modelo. Afinal, se as metas de cada setor dependem das de outro, um erro pode afetar todo o processo. Além disso, seu time também precisa conhecer os resultados para se motivar.
Ferramentas para o time
Pode-se colocar os objetivos por toda parte na empresa, em banners, por exemplo. Um dashboard também é um recurso útil e de fácil acesso para manter todos informados.
6- Cuidado para não confundir esforços e resultados
Vale destacar que a forma de avaliar o sucesso nesse modelo são os resultados. Portanto, mesmo que as equipes trabalhem muito dedicadas, se as metas não são atingidas, há algo errado no processo.
Você aplica a OKR na estratégia da sua empresa?
A metodologia OKR é ideal para acompanhar o crescimento e as mudanças que uma empresa pode passar. Além disso, busca simplificar os objetivos e ter formas mais concretas de mensurar resultados.