Otimizar imagens no WordPress: 10 plugins para você escolher o melhor

Ao otimizar imagens no WordPress as estratégias de marketing de conteúdo e SEO se tornam mais ricas. Escolher o plugin ideal de uso, no entanto, faz toda a diferença.

Otimizar imagens no WordPress (WP) faz parte das lições de marketing de conteúdo. Isso porque o conteúdo visual é um atrativo para o usuário. Se você está com bloqueios nesta tarefa, continue a leitura e saiba como realizar essa ação sem erros.

Por que otimizar imagens no WordPress?

A ação de otimizar imagens no WordPress é importante por várias razões e uma delas é que não realizar tal tarefa, gera lentidão na página. Tal situação pode ser o motivo pelo qual os visitantes deixam a página e dessa forma, tenham uma má experiência.

O Google e outros motores de busca têm atenção à velocidade de carregamento do site no momento de realizar sua classificação nos resultados de pesquisa. Aliás, é possível aplicar SEO para Google Imagens. E isso também pode colaborar com a ação de otimização.

A economia de espaço e a largura de banda são outros benefícios da otimização. Imagens grandes e não otimizadas, por sua vez, podem ocupar muito espaço no servidor. Isso, a saber, incide no aumento da hospedagem, assim como diminui o desempenho do site. 

Com a otimização, você reduz o tamanho dos arquivos sem perder a qualidade visual, de forma a economizar espaço e reduzir o tempo de carregamento. 

Vale ressaltar que, dentre as opções disponíveis para otimizar imagens, é importante encontrar a solução que melhor se adapta às necessidades da página e do público. Isso vai garantir a performance de modo rápido e eficiente.

Existem vários para otimizar imagens no WordPress, fora ou dentro do servidor do site. Imagem de freepic.diller no FreePik.

Como otimizar imagens no WordPress?

Para otimizar imagens no WordPress não é preciso realizar nenhuma mágica. Aliás, o próprio WP facilita a vida em relação à abrangência de conteúdo, ao passo que disponibiliza vários plug-ins para otimização, como por exemplo:

  • Imagify Image Optimizer;
  • ShortPixel Image Optmizer;
  • Optimus;
  • Hammy.

A seguir, vamos detalhar essas e outras 6 opções, gratuitas ou pagas disponíveis na plataforma. Aliás, esse é um dos motivos para usar o WordPress. Após a leitura, por sua vez, você vai decidir qual meio é o que mais se adequa à sua estratégia.

1 – Imagify Image Optimizer

O plugin número 1 da lista é elogiado pela interface atraente e fácil de usar. Isso torna a experiência do usuário simples ao passo que eficiente. Na página inicial, há o acesso de todas as funções.

A principal delas a compressão de imagens, para impactar seus leitores, sem perda de qualidade. Para isso, no entanto, é preciso usar o nível de compressão “normal”.  Ainda, a saber, existem os níveis “agressivo” e “ultra”, que diminuem muito o tamanho dos arquivos.

Porém, essas duas opções pouco interferem na qualidade das imagens. Quem optar por usar o Imagify, por sua vez, já tem a otimização de forma automática. Para tanto, basta realizar o upload da imagem na biblioteca.

O preço do plugin varia de acordo com o tamanho dos arquivos que você deseja comprimir. Há planos mensais que vão de U$$5,00 para 1GB até quase U$$70,00 para 50GB de dados por mês.

2 – Optimole

Eis a opção de plugin que trabalha 100% na nuvem. Isso significa, a saber, que não há sobrecarrega ao servidor da página. A maior parte da ação ocorre de forma automática. 

Basta criar a conta e fazer upload das imagens para otimização. Então, o plugin se faz todo o trabalho. No entanto, é possível personalizar as imagens após a otimização feita pelo Optimole. Para isso, acesse o Dashboard e modifique os itens que desejar.

O plugin também tem recursos que rastreiam, assim como monitoram as imagens. Isso gera dados sobre o processo de otimização, assim como a quantidade de espaço em economia. Existem três tipos de planos pagos que começam a partir dos U$$9.

3 – Smush Image Compression and Optimization

A terceira opção da lista é um dos plugins mais populares do mercado. Ganhou o prêmio de melhor compressor e otimizador de imagens por duas vezes seguidas. O Smush oferece a opção de otimizar tanto as imagens antigas quanto as novas.

O benefício dessa ação, por sua vez, é da página. Já que assim, se garante que todas as imagens postadas, apesar do tempo, possam ser melhoradas.

Com o Smush, é possível otimizar um número ilimitado de imagens sem custo adicional. Para isso, no entanto, cada imagem não pode exceder 1MB. Caso precise ir para o plano PRO, o valor pago é U$$49 por mês.

4 – EWWW Image Optimizer

O EWWW é um plugin de otimização de imagens que possui uma interface menos atraente, quando comparado a outros plugins. Apesar disso, ele se destaca por permitir a otimização de arquivos em vários formatos, a saber:

  • JPG;
  • PNG;
  • GIF;
  • PDF. 

Com o EWWW, você pode escolher entre compressões maiores. Porém, essas alteram a qualidade da imagem. Ao passo que as menores mantêm a qualidade original.

Ao contrário de muitos concorrentes, o EWWW trabalha com seu próprio servidor. Isso, a saber, evita a perda de tempo ao transferir imagens de um servidor para outro. A boa notícia final desse plug é que ele é gratuito.

Para otimizar imagens no WordPress você pode escolher plugins de formatos dinâmicos. Imagem de DCStudio no FreePik.

5 – ShortPixel Image Optmizer

Com interface semelhante ao Imagify, o ShortPixel possui algumas guias extras para recursos avançados. Após a instalação, todas as imagens incluídas na sua biblioteca são otimizadas de modo automático. 

Existe a opção da otimização em massa.. Ela serve, por sua vez, para lidar com imagens já publicadas anteriormente. O ShortPixel oferece um bônus mensal de 100 imagens gratuitas para uso. 

Caso a sua necessidade seja maior, é preciso escolher um dos planos possíveis. O plano mais barato custa 4,99 dólares e permite a otimização de até 5000 arquivos.

6 – Compress JPEG & PNG images by TinyPNG

Para adaptar conteúdo visual da sua página de forma simples, bem como eficaz, caso seja essa a tônica da estratégia de marketing, o TinyPNG pode ser uma opção relevante.

Ao contrário de outros plugins para otimizar imagens no WordPress, o TinyPNG não limita o tamanho dos arquivos. Isso significa que é possível otimizar, de forma gratuita, 500 imagens por mês. Se você passar esse limite, cada imagem extra tem custo de 9 centavos.

7- CW Image Optmizer

O CW Image Optimizer permite o rápido carregamento da página e o distancia do erro na execução. Outro benefício, a saber, é a queda do uso de recursos de banda larga ao realizar o tratamento das imagens em seu próprio servidor. 

Assim como outros plugins dessa lista, o CW oferece a opção de otimizar de modo automático tanto arquivos novos, quanto antigos. Contudo, o CW se destaca por utilizar o Littleutils, uma ferramenta da Linux que aprimora a experiência do usuário no WP.

8 – Optimus

O Optimus tem como objetivo principal otimizar arquivos grandes sem afetar, desse modo, a qualidade da imagem. A redução no tamanho do arquivo pode chegar a 70%. 

Quando o plugin é ativado, todas as imagens são migradas para um servidor próprio antes de voltarem otimizadas. Então, o trabalho acontece sem afetar o trabalho do desenvolvedor. 

O plugin cede dados para avaliação e desse modo, informa a quantidade de redução de cada imagem. Possui versão gratuita que permite uploads ilimitados, mas limita cada arquivo a um máximo de 100 KB.

9 – SEO Friendly Images

Em 9º lugar na lista de plugins para otimizar imagens no WP está o SEO Friendly Images. Como seu nome indica, trata-se de um meio focado em otimizar imagens para SEO, ou seja, torná-las mais atraentes para os mecanismos de busca. 

A otimização é realizada por meio dos atributos ALT e TITLE de uma imagem, que são importantes para o ranking em buscas por imagens. 

Com a instalação do plugin, todos os atributos ALT e TITLE das imagens são otimizados e dessa forma, melhora a performance da página nos motores de busca. O plugin também atualiza de modo automático as imagens que não possuem esses atributos.

10 – Imsanity

O plugin Imsanity é a solução ideal para quem tem problemas em redimensionar imagens, de forma manual. Em especial, a saber, os arquivos de tamanhos grandes antes mesmo de fazer upload.

Com o uso do plugin é possível configurar limites para altura, qualidade, assim como a largura das imagens. Caso o arquivo enviado ultrapasse os limites configurados, o plugin vai realizar a otimização de forma automática.

Ao otimizar imagens no WordPress as ações de SEO da página são beneficiadas. Imagem de FreePik.

Quais são os benefícios para o site em otimizar imagens no WordPress?

O objetivo de otimizar imagens no WordPress é melhorar a experiência do usuário, assim como a aplicação de técnicas de SEO.  Ao formatar imagens de modo ideal, têm-se o equilíbrio entre tamanho de arquivo reduzido e qualidade aceitável.

Imagens de qualidade são vitais para engajar os visitantes (aliás, esse movimento faz parte da régua de relacionamento). Além disso, as imagens são responsáveis por 21% do peso total da página. Logo, imagens grandes não colaboram para o trabalho de SEO.

Quando a página otimiza imagens, elas rodam em curto espaço de tempo. Dessa forma, não prejudica a navegação, bem como ranqueamento nos motores de busca.

Por meio dos plugins que você conhecer, é possível proporcionar aos usuários uma navegação agradável e, ao mesmo tempo, fortalecer o SEO, o que pode aprimorar a estratégia de Inbound Marketing.

ImagemMarketing de conteúdoOtimizar imagensPluginSEO
Comentários (0)
Add Comment