O outbound sales é uma estratégia bastante recomendada para as empresas que buscam aumentar suas vendas a curto prazo. No entanto, para colocar a mesma em prática é necessário conhecer um pouco mais sobre outbound marketing antes de aplicá-lo.
O que é outbound sales?
Antes de mais nada, esse termo se refere a um método de vendas que faz uso do marketing de saída. Logo, essa tática se dá ao mapear, além de captar possíveis clientes e a partir disso, realizar um primeiro contato com o seu público-alvo. Ou seja, por meio da comunicação, gera-se o interesse do consumidor pelo produto. Desse modo, são características dessa estratégia:
- Conteúdo criado para prender a atenção de qualquer pessoa;
- Seu objetivo é vender produtos;
- O material é usado em TV´s, outdoors e anúncios;
- Sua tática é linear;
- Tem foco em destacar sua propaganda frente às outras;
- Seus resultados são difíceis de mensurar.
O outbound sales não pode ser julgado como ultrapassado apenas porque já é usado há muito tempo. Afinal, apesar de usar métodos mais antigos, nos dias atuais, ele sofreu alterações que trouxeram melhorias e maior relevância.
Convém dizer que esse modelo é muito mais eficaz quando conta com um público-alvo bem definido. Além de que, de modo geral, quando a empresa começa a aplicar esse sistema, o consumidor não está em busca de fazer uma compra ou está a usufruir da solução de algum concorrente. Aliás, essa é a melhor forma para acelerar vendas em curto prazo.
Quais os benefícios do outbound sales?
Apesar de contar com inúmeros desafios, assim como todos os outros métodos de vendas, o outbound possui muitos benefícios. Em vista disso, é possível citar os principais:
- Resultados são vistos em curto prazo de tempo;
- O contato entre empresa – possível cliente, se torna mais próximo;
- É possível prover um diálogo de acordo com cada situação.
Pode-se afirmar que essa metodologia de prospecção ativa ajuda a expandir o nome da marca e mesmo atualmente, onde a internet só cresce, as pessoas ainda confiam em anúncios que passam na TV.
É possível citar também a humanização no processo de vendas do outbound sales e a maior eficácia em captar leads como vantagens desse sistema. Tal qual, ainda permite que novos acordos possam ser feitos por meio de maneiras diferentes como LinkedIn, Whatsapp, telemarketing, cold mail, call, entre outros.
1- Resultados velozes
Não há dúvidas que a capacidade de gerar resultados no período de semanas e no máximo em alguns meses, seja considerada a maior vantagem da estratégia outbound sales. Isso é viável porque nesse modelo o vendedor faz muitas ligações por dia para contactar possíveis leads.
Esse efeito rápido é também devido a comunicação ser feita de forma direta, já que, o vendedor após o primeiro contato, tem como analisar se o cliente possui mesmo o perfil ideal. Portanto, os resultados a curto prazo se dão principalmente devido ao esforço desses representantes em identificar se o indivíduo tem potencial para conversão ou não.
2- Comunicação personalizada
O modelo de venda ativa outbound sales é o modelo tradicional e por meio dele, o vendedor consegue conhecer muito melhor seu cliente em potencial. Dessa forma, o mesmo busca saber muito mais sobre os desejos e necessidades do público-alvo.
Ao ter esses dados, o representante consegue usar uma fala direcionada ao indivíduo. Logo, o mesmo se sente acolhido, inclusive, fica visível que a empresa realmente se preocupa e está disposta a encontrar soluções para os seus problemas.
3- Contato com o público
Na estratégia de vendas outbound, o vendedor inicia o contato com o cliente em potencial logo no início do processo, onde o mesmo talvez ainda nem tenha definido o que realmente precisa. Por esse motivo, o representante consegue conhecer melhor a pessoa prospectada.
A grande vantagem está em ser possível usar esse conhecimento acerca do indivíduo para criar um laço de confiança, conhecer o mercado em que atua, os fatores de peso e ofertar opções irrecusáveis para que a venda seja concluída.
Existe diferença entre outbound sales e inbound sales?
É indiscutível que há diferenças entre os dois modelos. De antemão, pode diferir os dois pelo tipo de marketing que realizam, ou seja, o inbound sales foca em atrair novos usuários com perfil provável a se tornar consumidor. Enquanto no outbound sales, a empresa aborda esse cliente em potencial. Em vista disso, confira as principais características que diferenciam o inbound:
- A mídia digital possui foco em um público específico;
- O conteúdo tem por meta ajudar a solucionar algum problema;
- Publicações interativas em blogs, sites, mídias digitais e entre outros;
- Estratégia que abrange vários canais;
- Dá para avaliar seus resultados por meio de ferramentas de marketing.
O sistema de publicidade de entrada captura vários contatos de forma aleatória e só depois realiza um processo de seleção, dos quais estão aptos a receber um contato com fins comerciais. Bem como, isso gera o interesse do público por meio da criação de conteúdo.
De acordo com isso, apesar de existir diferença, a venda é o objetivo em comum. Porém, no inbound, não há custos com estudos para analisar os clientes em potencial, no entanto, não consegue criar uma marca tão forte quanto aquelas que aplicam o marketing de vendas outbound sales.
O inbound sales é vantajoso?
Saiba que o inbound sales tem muitas vantagens. Dentre os principais benefícios está que ele melhora o funil de vendas, tem menor custo para captar clientes, pois, faz isso de modo mais orgânico. Além disso, tem métricas precisas para montar a equipe ideal para atender a demanda prevista de leads.
Também entram como pontos positivos desse sistema ser prático para o grupo de vendas e não ter custo para o trabalhador se deslocar, devido ao serviço ser feito de forma remota. Além de contar com menor taxa para conversão, em outras palavras, possui uma menor despesa geral em relação ao outbound sales.
Como integrar outbound sales e inbound sales?
Para integrar as duas estratégias de vendas é necessário seguir alguns passos. Bem como, entender que para resultados ainda melhores, integrar os dois significa unir técnicas mais antigas com outras mais modernas, o que pode ser muito bom para a empresa. Em vista disso, veja a seguir três passos simples que podem ajudar nesse processo:
- Alinhar a equipe de vendas com a do mercado;
- Configurar o CRM para diferenciar o outbound sales e o inbound;
- O vendedor realizar contatos de forma personalizada.
Acima de tudo, para nivelar os dois times (venda e mercado), o ideal é começar com uma reunião para que se defina os perfis que ambos buscam alcançar e assim, atrair leads qualificados por marketing (MQL). Além disso, essa etapa inclui criar conteúdo, fazer uso ativo de redes sociais e fazer planos de investimentos.
Note que ajustar o CRM no outbound sales se refere a conseguir adaptar o processo de vendas em relação a cada tipo de lead. Logo, o contato personalizado é feito com os indivíduos que demonstraram algum interesse por um produto ou serviço da empresa. Inclusive, esse pode ser feito por meio de whatsapp, e-mail, correio, entre outros.
Ative o time de vendas
Não se pode negar que o ideal é que o seu time compre a ideia da estratégia do marketing de vendas. Entretanto, caso não ocorra, ainda sim é possível ativar o mesmo. E para isso, conte com aqueles que acreditam no propósito e a partir do mesmo, mostre que os resultados são possíveis. Assim, fica mais fácil fazer o método ganhar apoio dos demais.
Crie conteúdo de valor
Essa fase do outbound sales não pode ser deixada de lado, porque é muito importante. Pois, ao criar conteúdo de valor é possível manter o cliente em potencial engajado, bem como, ajudar em qualquer etapa de compra que o mesmo se encontre.
Na hora de criar conteúdo é crucial planejar cada post para garantir que os mesmos sejam ricos e possuam valor para o leitor. Logo, é necessário que se faça postagens concisas e rotineiras e para isso, é necessário que ocorra gestão de temas. Tal qual, também serve para manter os canais sempre atuais e assegurar o engajamento.
Use o CRM
O uso do CRM é indispensável, pois o cliente consegue ver quando não há união entre marketing e vendas, afinal, muitas empresas captam os leads e só, não existe uma continuação que faça o mesmo querer ficar e comprar. Portanto, é crucial que este seja usado em todas as etapas, para que se mantenha a constância da comunicação.
Aplique o outbound sales no seu negócio de forma estratégica
Para aplicar o outbound sales de forma estratégica na sua empresa, convém lembrar que, é mais comum o emprego desse modelo de forma complementar. E para que haja bons resultados, o ideal é que o negócio possua um nicho definido. Logo, são passos a seguir nessa tática:
- Defina que é o seu público ideal;
- Segmente o perfil dos seus clientes de modo contínuo;
- Crie modelos de prospect;
- Formule um bom compasso para realizar contatos;
- Teste, analise e melhore todas as etapas.
Em razão de vários fatores, ao pensar em implementar, considere pontos como perfil da empresa, estrutura comercial em que se baseia, gastos que possui e como funciona o ciclo de vendas.
Para aplicar o outbound sales de modo tático é indispensável que a equipe conte com ferramentas que ajudem a encontrar de forma mais fácil os leads da empresa. E desse modo, agilizar todo o processo e aumentar a eficácia dos resultados.