Personas x SEO: como e para quem você deve direcionar o seu conteúdo?

Personas X SEO levanta a dúvida de para quem você deve produzir o seu conteúdo. Esse questionamento é a pergunta de milhões para muitos profissionais do marketing digital. Em especial, os redatores freelancers.

O fato é que focar neste primeiro indica a preocupação com o target. Enquanto que pensar neste segundo aponta a estratégia ideal para gerar tráfego orgânico. Então, siga a leitura e entenda como você deve produzir para a internet a partir de agora.

Por que seu conteúdo deve ser direcionado para Personas x SEO?

Nenhum conteúdo aparece pela vontade simples de produzir. Ou seja, deve existir uma estratégia que atenda aos objetivos da marca ou da empresa. Tudo que é escrito precisa ter como base a meta de um negócio.

De modo resumido, essa indicação deve atender a persona, bem como, o SEO. Logo, a relação Personas x SEO é uma equação que tem como lógica os seguintes elementos:

  • Conteúdo sempre atende a um público-alvo específico;
  • Persona sempre tem uma “dor” que requer uma solução;
  • Resolva o problema por meio do seu conteúdo.

Ao atender essa sequência, o próximo passo é pensar em ranqueamento. Isso é, como o conteúdo aparecerá no topo das buscas do Google. Para tanto, ele deve ser atraente, resolver o problema da persona e também agregar experiência à leitura.

Nesse sentido, quanto mais qualificado é o seu material, mais ele será buscado. Dessa forma, terá tráfego orgânico e aí entra em cena a importância do SEO.

O que é Persona?

É um esboço, de forma geral, dos seus clientes, independente se são potenciais ou reais. A criação deles é baseada em dados, por exemplo, a idade.

Os usuários, hoje em dia, estão cercados de muita informação e tem opinião bem definida. Logo, para algum artigo reter a atenção deles, o princípio básico é ser atrativo, além de :

  • Agradável para ler;
  • Com informações relevantes;
  • Dados adicionais.

Com isso, o conteúdo deve ser único, logo, deve-se criar uma estratégia para cada texto que será produzido. Além disso, leve em consideração que o artigo deve provocar a vontade de continuar a leitura. Ou seja, ele deve ser bem estruturado.

Ele precisa ser objetivo ao atender e solucionar a dor do cliente. No entanto, não deve ser “frio”. Muitas dúvidas ficam na cabeça do lead e geram contentamento quando são resolvidas, ou seja, abordadas no conteúdo.

Não é necessário ler a mente da sua audiência para atender a demanda dela. Acima de tudo, é preciso ter estratégia. Assim, a relação Personas X SEO ganha força com foco no cliente.

Como definir a sua persona

A definição de persona compreende pesquisa. É necessário analisar dados quantitativos, bem como, qualitativos. Números como idade, renda e quantidade de eletrodomésticos são apenas uma amostra.

O foco da qualidade é entender a personalidade e o comportamento de compra. Assim como, listar quais são as dores que o seu público precisa resolver. E não menos importante, como ele procura por informação.

Esses dados são obtidos a partir de pesquisas. Podem ser de consulta, assim como os dados demográficos publicados pelo IBGE. Aliás, podem ser externas, encomendadas a institutos ou feitas com ferramentas como o Google Forms.

De posse disso é construído um arquétipo, ou seja, um perfil que reúne as características da persona. Algumas empresas chegam a batizá-lo para conferir mais realismo aos processos de criação.

O Google ranqueia com base em alguns critérios e a relação Personas x SEO quando bem feita atende a maioria deles. Imagem de rawpixel.com no FreePik.

Qual o conceito de SEO?

O SEO significa a otimização para os mecanismos de buscas como o do Google. As estratégias têm por critério ranquear o conteúdo de forma mais natural e assertiva. Para atingir esse objetivo, no entanto, ele deve ser de alta qualidade.

Até pouco tempo atrás, muitos textos ruins tinham espaço nos buscadores. Mas, em 2011, o Panda Update do Google varreu os materiais de baixa qualidade. Já com a atualização Hummingbird, as mudanças valorizaram ainda mais o bom conteúdo. 

Desde então, a preocupação com a qualidade e a solução de problemas em único texto ganhou força. O SEO passou a ser a bússola para quem deseja produzir de modo qualitativo.

Com isso, a relação Personas X SEO ganhou destaque. Some isso à força do cliente ideal e você tem bons resultados. Eles colaboram para os bons números alcançados pelos craques em produção de conteúdo, isto é, aqueles que estão no topo da busca do Google.

Fatores de rankeamento do Google

Quando acontece uma busca via Google, o trabalho dos algoritmos é observar uma série de critérios. Os conteúdos que atendem o maior número deles, por sua vez, ranqueiam no topo da lista.

Hoje em dia, há dois modos de otimização relevantes, a saber:

  • SEO on page: acontece no seu domínio ou em suas páginas específicas;
  • SEO off page: o objetivo é mostrar que domínios externos referenciam o seu.

Além da consagrada ação de otimização dos links, bem como, a aquisição de links. Há quem diga que essas são as estratégias básicas de SEO.

Relação Personas x SEO

O trabalho de SEO é totalmente ligado à aquisição de lead, potenciais consumidores. Assim como, na manutenção e fidelização dos clientes reais. Logo, o equilíbrio é a palavra-chave entre Personas X SEO. 

Não há como produzir conteúdo e concentrar esforços em apenas um lado dessa balança. Afinal, se o material é orientado apenas para a persona, dificilmente alcançará resultados relevantes nos buscadores. 

Enquanto que um texto focado apenas em SEO, não atenderá ao que o leitor espera. Criar uma persona adequada e atrativa conversa de modo direto com a estratégia de SEO a ser empregada. Por isso, prepare planos de atualização de ambos os fatores.

Importância dessa relação

O segredo do sucesso é curar a dor da persona, bem como, qualificar o artigo por meio das estratégias de otimização. Utilizar ações de SEO on page e off page tem o poder de enriquecer esse objetivo.

Usar perfis de clientes ideias podem ser ligados a vários planos de marketing, como o Link Building. Já o Link Bait são as ações que vinculam os interesses da persona a domínios externos. Ou também links que possam referenciar o seu conteúdo.

Há também o Guest Posting, que é uma forma de escrever como convidado para outros blogs. Dessa forma, a sua marca ou empresa amplia o canal de audiência. Assim, aumenta as possibilidades de captação de leads

Personas x SEO: como escrever artigos que dão resultado?

O sucesso do bom ranqueamento de um conteúdo é o próprio texto em si. Afinal, ele precisa ser bem escrito, além de bem organizado. Isso significa que produzir com qualidade é gabaritar o primeiro item na procura de uma boa posição na página dos buscadores. 

Nesse sentido, veja abaixo algumas dicas extras para enriquecer a relação Personas X SEO:

  • Produza algo que possa ser “eterno’, pois a idade da URL ranqueia;
  • O texto deve ser eterno, mas requer atualizações de tempos em tempos;
  • Utilize links externos, pois eles colaboram para o ganho de autoridade;
  • Resolva a dor da sua persona de forma direta e assim, qualifique o seu texto.

Observar e praticar essas dicas junto a outras estratégias de SEO, permite a melhor performance do conteúdo. Com isso, a persona é atraída para o seu conteúdo e na sequência, para seu produto ou serviço.

Da mesma maneira, o seu material torna-se relevante perante a internet e passa a ocupar posições mais elevadas em um buscador importante como o Google.

Busca de palavras-chaves para Personas x SEO

Outro fator que gera relevância é a busca e implementação das palavras-chave (PC). Elas não são aleatórias, mas sim baseadas em dados.

As informações usadas para configurar as personas podem ser fonte de brainstorm para a filtragem das PCs. Por sua vez, a otimização usa aquilo que as pessoas mais buscam para ter suas dores sanadas.

Quando se une o brainstorm junto aos dados SEO, tem-se um leque de PCs que surtirão efeito qualitativo no texto. Assim, a relação Personas x SEO é qualificada. 

A partir disso, o texto entrega a resolução dos problemas que são buscados. Portanto, é aqui que nasce o casamento perfeito entre a audiência de uma marca e SEO que ela deve adotar para qualificar seus conteúdos.

A boa construção de Personas x SEO qualifica a autoridade digital do seu negócio. Imagem de FreePik no Freepik.

Como usar Personas x SEO no seu negócio?

As construções de Personas x SEO quando bem feitas tem o poder de fazer o seu negócio expandir. Isto é, aumenta sua autoridade digital, bem como, a sua presença frente aos players do mercado.

Os dois conceitos são importantes. De fato, são as pedras fundamentais para uma estratégia de marketing digital relevante. A interação, além do alcance no cenário digital, só existe de forma qualitativa quando há a junção entre ambos.

Tudo bem se em certos momentos a prioridade do seu negócio exigir mais de uma construção do que da outra. Com as dicas desse texto, você terá condições de melhorar seus planos, assim como atualizá-los. 

A partir de então, basta monitorar e checar as métricas estabelecidas. Desse modo, o próximo passo é brindar ao sucesso da presença online do seu negócio.

captação de leadsestratégia de marketing digitalestratégia de SEOSEOSEO on page
Comentários (0)
Add Comment