O recurso de pesquisa por voz é uma maneira de fazer buscas na internet a partir da interação com a máquina com uso da fala. Então, tende a ser ainda mais usada com o tempo e é preciso saber todas as nuances desse método e como os usuários o utilizam.
Essa forma de usar os mecanismos de busca ainda não superou a maneira tradicional, com uso de frases ou palavras-chave escritas. Mas, possui a sua importância para o SEO e é ideal se preparar para as mudanças que podem vir com o crescimento desse método.
O que é a pesquisa por voz?
As buscas por voz são pesquisas feitas com uso da fala em mecanismos da internet. Por sua vez, o recurso também é conhecido por Voice Search, termo em inglês que tem o mesmo significado. É possível usar esse método de busca tanto nos motores, como no Google, como nos aparelhos com assistentes embutidos. Portanto, dá para usar no navegador do seu computador ou celular, além do aplicativo para smartphones.
Mudanças na forma de interação
A nova forma de fazer buscas por meio das pesquisas por voz promoveu grandes mudanças no modo de interação entre pessoa e máquina. Logo, trouxe consigo melhorias, como:
- Mais agilidade nas buscas;
- Substitui a digitação;
- Opção de conciliar com outras tarefas.
O método de pesquisa por voz torna a experiência de busca similar à uma conversa. Contudo, o avanço na tecnologia de IA foi um diferencial para a criação do recurso e o entendimento do sentido da pesquisa dos usuários. Vale destacar que essa tecnologia pode avançar ainda mais, já que está em processo de constante evolução. Assim, é possível esperar que a forma de interagir seja cada vez mais próxima do que é observado entre as pessoas.
A pesquisa por voz é uma tendência do SEO?
Ao surgir, esse método de pesquisa foi entendido como uma tendência de SEO. Isso porque eles previam um crescimento rápido dessa tecnologia, além da chance de superar as formas de busca já conhecidas pelos usuários. Um dos responsáveis por prever tal avanço foi Andrew Ng, cientista atuante no Baidu. Por sua vez, ele afirmou que até 2020 cerca de 50% das pesquisas pudessem ser feitas por voz ou até imagens, recurso que também favorece a experiência do usuário.
Números sobre o uso da pesquisa por voz em 2021
Um estudo feito no ano de 2021 pela State of Search Brasil 2 revelou que cerca de 30% das pessoas usavam a pesquisa por voz, além do texto no computador. Além disso, viu ainda que só 2% dos usuários usavam apenas buscar por voz. Esses dados representam um aumento do uso do recurso em comparação com o ano anterior. Por isso, os números devem aumentar ainda mais com o passar do tempo e com as mudanças e atualizações que podem surgir.
Onde a pesquisa por voz é mais usada?
O recurso de Voice Search é mais observado nos celulares, o que revela que as pessoas tendem a usar o recurso em dispositivos móveis. Assim, cerca de 42% dos usuários pesquisam por voz e textos e 5% usam apenas a opção de busca por voz. Com base nesses dados, dá para entender que as pesquisas ainda apresentam um volume maior na forma escrita. Mas, é possível observar um crescimento e uma tendência de que os dados sejam invertidos.
Impacto em outras áreas
A tecnologia que permite usar a fala nas buscas impactou o mercado de assistentes de voz. Com isso, aparelhos com assistentes virtuais embutidos foram impulsionados e alguns itens tiveram um aumento de procura, como:
- Alexa;
- Siri;
- Google Assistente;
- Cortana.
Segundo o mesmo estudo feito em 2020, mais de 85% dos participantes já haviam usado algum tipo de assistente virtual com a opção de comando de voz. Ainda assim, uma média de 92% conheciam algo sobre a função.
A pesquisa apontou ainda que 48% dessas pessoas já usavam os assistentes com alguma frequência. Portanto, com esses dados dá para ter noção do impacto da pesquisa por voz no mercado como um todo.
Como funciona a pesquisa por voz?
Para usar o recurso, é preciso falar de uma forma que o aparelho entenda o que você deseja. Logo, não dá para simplesmente disparar qualquer informação e esperar o retorno preciso do mecanismo. É ideal que o dispositivo reconheça que a sua fala se refere a uma pesquisa por voz e não uma conversa com outra pessoa. Afinal, você já deve ter visto alguma situação onde o recurso é acionado sem querer e capta toda uma frase dita, onde retorna com a mensagem: “não entendi”.
Para usar a função, clique no botão com um símbolo de um microfone, ao lado da lupa do motor de buscas. Logo, essa maneira de acionar serve tanto para o navegador como para os aparelhos mobile. É possível ainda acionar a pesquisa por voz por meio de um comando em voz alta que ative o seu assistente, como Ok Google ou Alexa, no caso desses dispositivos. Depois, é só expressar o que deseja saber, como:
- Perguntas sobre determinado assunto (“quantos anos tem o Neymar?”);
- Notícias sobre algum tema (furacão nos Estados Unidos);
- Busca por dados no seu aparelho (mostrar calendário).
Ao falar com o aparelho, o mesmo transcreve o que entendeu, realiza a pesquisa e mostra o que encontrou. Por isso, é uma forma prática de encontrar respostas e resultados precisos para algum assunto.
Assistentes de voz em outros dispositivos
Para usar os assistentes de voz em outros dispositivos, veja antes qual a forma de acioná-lo. No caso de aparelhos Google ou Amazon, os comandos de voz já foram repassados, mas outros dispositivos contam com formas diferentes de acionamento.
O que diferencia a pesquisa por voz e a busca convencional?
De modo geral, a pesquisa por voz mudou a maneira de lidar com a tecnologia. Isso porque o fato de não precisar de cliques e teclas para acionar as buscas agiliza a vida das pessoas. O fato a seguir é óbvio, mas ajuda a explicar essa mudança: falar é muito mais prático. Logo, esse recurso torna tudo mais intuitivo e cada vez mais os mecanismos avançam no sentido de melhorar o entendimento da máquina.
Interaja de forma natural
As interações são muito mais naturais ao usar a voz para realizar as suas pesquisas. Portanto, dá para usar a linguagem do dia a dia com o seu assistente para obter informações sobre determinado tema.
O avanço permite que a pesquisa seja feita em forma de diálogo com o seu computador ou smartphone. Então, dá para esperar um crescimento ainda maior do seu uso ao longo do tempo e um avanço neste e nos próximos anos.
Vantagens de inclusão da pesquisa por voz
A maneira de realizar a pesquisa por voz ainda favorece a inclusão de mais pessoas no ambiente digital. Em suma, pessoas não-alfabetizadas podem usar as mesmas ferramentas que as demais, graças a esse recurso. O algoritmo do Google avança agora para melhorar o entendimento da fala em mais situações. Afinal, em alguns casos é preciso falar de forma compassada para ter resultados melhores, o que pode não ser preciso em um futuro próximo.
Pesquisa por voz e sua importância para o SEO
Esse recurso não pretende mudar as formas de trabalhar a otimização do seu conteúdo. Desse modo, o foco de criar novas maneiras de usar uma mesma ferramenta é um avanço no sentido de melhorar ainda mais a experiência dos usuários. Por outro lado, uma agência de SEO deve estar atenta às mudanças sutis e adaptar a sua produção de material ao comportamento dos internautas. Logo, esses devem estudar como as tecnologias vão avançar no sentido do processamento da fala das pessoas.
Algoritmo BERT e a pesquisa por voz
Um dos fatores responsáveis pelo lançamento do recurso de pesquisa por voz foi o algoritmo BERT. Em síntese, essa foi uma atualização feita ainda em 2019 pelo Google e que conta com a tecnologia NLP (Processamento de Linguagem Natural).
Antes disso, o mecanismo entendia apenas frases e palavras disparadas no seu motor. Mas, após a estreia do BERT, a ferramenta é capaz de entender contextos e alguns outros detalhes da forma de interação dos humanos com a máquina.
Os algoritmos tendem a evoluir ainda mais
Em 2022, foi adicionado um recurso chamado PaLM, que permite compreender ainda mais a forma que as pessoas se expressam. Dessa forma, dá para projetar ainda mais mudanças nesse quesito e esperar que a experiência melhore de forma surpreendente.
É possível otimizar conteúdos para esse tipo de busca?
A resposta é um pouco complexa, já que a pesquisa por voz não visa mudar nenhuma regra de otimização de conteúdos. No entanto, não existe uma forma de melhorar o SEO para buscas por meio da fala, mas você pode:
- Entender como seu público faz as pesquisas;
- Ter uma comunicação mais clara na escrita;
- Analisar o que as pessoas desejam com a busca.
Você pode otimizar conteúdo nas páginas com base na forma com que seu público fala com a plataforma. Desse modo, veja a seguir alguns pontos a se levar em conta na produção de material, embora o foco do recurso não seja provocar mudanças.
Adapte sua linguagem
Busque adaptar a sua forma de escrever para condizer diretamente com a busca das pessoas. Assim, você aumenta a sua chance de aparecer para usuários que usam com maior frequência a opção de pesquisa por voz.
Busque responder perguntas de forma direta
Na maioria dos casos, as pessoas fazem perguntas aos mecanismos de busca. Então, você pode usar isso ao seu favor e sempre produzir com a intenção de tirar essas dúvidas do seu público em questão.
Essa é uma das dicas mais valiosas, já que também pode servir para as buscas por meio de textos. Contudo, analise se o seu público usa mais aparelhos móveis ou desktops e pense a sua estratégia a partir da sua persona na produção dos seus conteúdos.
Pense a partir de palavras-chave
A maior parte das pessoas iniciam as buscas com palavras-chave como “quando”, “onde”, entre outras. Por isso, inclua essas mensagens no meio dos seus subtítulos e já inicie a frase do parágrafo com uma resposta a esse tema. Esse simples detalhe pode te ajudar a aparecer mais para pessoas que usam a pesquisa por voz. Do mesmo modo, os algoritmos vão entender que o seu material tem foco na resposta a esses questionamentos, já que ele entende também a semântica dos conteúdos.
Dê preferência à palavras-chave long tail
Prefira usar palavras-chave chamadas de caudas longas. Afinal, elas usam ainda mais termos para compor a pesquisa, o que ajuda a ser mais preciso na hora de oferecer a resposta certa. Esse tipo de termo tem, geralmente, um volume bem menor de busca nos mecanismos. Porém, essa também é uma vantagem para o seu material, já que a concorrência será bem menor para esse tipo de resultado na SERP.
Mais dicas para aproveitar a pesquisa por voz
Há mais formas de entender como direcionar as suas técnicas de SEO para aparecer mais para o público que usa a busca por voz. Entre elas, criar conteúdos específicos para cada tema com um aprofundamento maior, ajuda a atingir mais maneiras de pesquisar e mais palavras-chave.
Fale em tom de conversa
Ao usar as buscas por voz, os usuários optam por uma fala que lembra a experiência de conversação. Por isso, use esse mesmo tom para produzir o seu material, como forma de chegar ao público mais facilmente.
Com essa ideia em mente, você consegue criar algo mais agradável para as pessoas. Além disso, a experiência dos leitores pode ser melhorada ainda mais com esse simples pensamento na hora da produção.
Foque nos snippets
Você pode usar a pesquisa por voz para criar materiais otimizados para os features snippets. Isso porque as respostas para as buscas dos usuários são extraídas, em sua maioria, a partir desses campos. É preciso ter em mente que nem sempre o seu material vai aparecer na posição zero da SERP, no topo da página. Porém, é ideal focar na criação de algo para com foco nesse campo, para ter melhores resultados.
Uma dica simples para otimizar seu material
Sempre inicie a frase como uma resposta direto ao subtítulo que a precede. Então, caso a pergunta seja: “o que é uma pesquisa por voz?” Comece o próximo parágrafo com “A pesquisa de voz é…”
Crie seções de FAQ
Use a opção de criar uma seção de perguntas e respostas manuais para ser mais objetivo ao responder ao público. Além disso, esse fator pode ajudar o seu material a chegar ao featured snippet. Criar a sua FAQ manual pode ajudar a entender o comportamento dos usuários e produzir conteúdos para os mesmos de forma mais clara. Logo, você pode usar alguns plugins famosos para te ajudar nessa criação.
Cadastre-se no GMN
Opte por criar ainda uma conta no Google Meu Negócio, já que grande parte dos usuários que usam a pesquisa por voz o fazem por meio de aparelhos mobile. Assim, eles podem buscar por endereços ou rotas para chegar a uma empresa.
Caso você tenha uma empresa com ponto físico, é ideal pensar na criação de uma conta no GMN. Afinal, os motores de busca dão prioridade a marcas que possuam cadastro nas ferramentas próprias como base para mostrar os resultados nessas pesquisas locais.
Otimize suas páginas para o mobile
Faça sempre a otimização do seu conteúdo para aparecer em dispositivos mobile. Com isso, você consegue melhorar o seu rankeamento e ainda potencializar as chances de aparecer para pessoas que usam a pesquisa por voz.
Foco na experiência do usuário
O foco deve ser sempre na experiência das pessoas que vão fazer as buscas no mecanismo. Assim, você consegue aparecer ainda mais e causar melhores impressões, além de manter o ideal do SEO, melhorar a interação e experiência dos usuários.