Planejadores de palavra-chave e como eles ajudam a otimizar o SEO

Os planejadores de palavra-chave são as ferramentas usadas para ajudar a identificar os termos mais relevantes para o seu conteúdo, a sua página ou para o seu website.

Aprender a usar os planejadores de palavra-chave é importante para os profissionais de marketing e SEO, porque eles são grandes aliados para aumentar a otimização de um site. Dessa forma, é essencial entender como eles funcionam e como obter melhores resultados.

O que são planejadores de palavra-chave?

Os planejadores de palavra-chave são ferramentas que ajudam as empresas que querem otimizar as respostas nos sites de buscas. A principal função deles é encontrar as expressões certas para os seus projetos de conteúdo e campanhas de publicidade. 

Eles permitem que os usuários pesquisem os termos relacionados a um tópico ou assunto e vejam dados importantes sobre a relação das palavras pesquisadas com a internet. Ou seja, eles são essenciais para as marcas que buscam ter um bom ranqueamento. 

Com acesso a estas informações os profissionais da área estarão mais preparados para  criar conteúdos e campanhas que sejam relevantes e eficazes. Desse modo, os lucros serão maiores e mais significativos. 

Principais benefícios 

Graças às suas características, estes instrumentos valiosos podem trazer grandes vantagens para as empresas que fazem uso dos seus recursos. Por exemplo:

  • encontrar as palavras-chave mais relevantes;
  • medir a competição;
  • analisar o desempenho;
  • identificar as tendências do momento.

Com os planejadores de palavra-chave você irá encontrar quais são os termos mais importantes para o conteúdo do seu negócio. Assim, será possível identificar quais são os mais procurados pelas pessoas na internet. 

Outra vantagem é poder medir a competição das palavras. Logo, você poderá escolher as expressões menos competitivas e, assim, aumentar as chances da sua marca de conseguir um bom ranqueamento.

Alguns dos planejadores de keywords oferecem a possibilidade do usuário analisar o desempenho do termo escolhido. Dessa forma, é possível identificar o que funcionou e o que precisar ser mudado. 

Por fim, no marketing digital, é essencial estar atualizado e conectado com as novidades do momento. Uma ferramenta do tipo ajuda os profissionais a conhecerem as últimas tendências. Assim, a empresa poderá se adaptar ao público e conseguir ser relevante.

Importância de saber escolher a palavra-chave

Saber usar as expressões certas também faz parte das principais estratégias de marketing. Nesse sentido, escolher a palavra-chave errada pode afetar nos resultados dos seus projetos e impedir que você alcance as metas desejadas. 

Por este motivo, é sempre muito importante fazer uso das ferramentas disponíveis para fazer as melhores escolhas. Assim, ao avaliar as opções de termos, leve sempre em conta qual o seu nicho e qual parcela da população você deseja alcançar.

Conheça as suas personas

As personas são uma tática que permite que a sua empresa conheça melhor e de modo mais específico qual é o seu público-alvo e como alcançá-lo. Além disso, ajudam a conhecer as necessidades dos seus consumidores.

Quando uma marca é próxima do seu público e o conhece bem, aumenta as chances de ter maiores resultados positivos, como fidelizar clientes antigos e atrair novos. Então, é essencial investir em conhecer as suas personas para ter as melhores estratégias. 

Foto: Usar os planejadores de palavra-chave é essencial para melhorar o ranqueamento. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Como os planejadores de palavra-chave funcionam? 

Os planejadores de palavra-chave coletam os dados de diversas fontes e, assim, criam uma lista dos termos em alta. Dessa forma, eles fornecem as opções mais relevantes e populares entre um determinado assunto ou nicho específico. 

Outra função destes instrumentos é verificar e analisar o volume de busca dos termos principais identificados. Isso ajuda a ver quais são as expressões mais populares e, portanto, mais chances de gerar tráfego para o seu site.

Fontes do Google

As informações que eles recolhem tem origem de outras ferramentas. No caso do Google, as mais usadas são o Google Trends e o Ads. Ambas são responsáveis por coletar os dados mais importantes para fazer a otimização de uma homepage, por exemplo.

Como escolher a melhor opção entre os planejadores de palavra-chave? 

Escolher a melhor opção entre os planejadores de palavra-chave é essencial para que a sua estratégia de SEO funcione bem. Nesse sentido, existem várias opções no mercado, cada uma tem as suas próprias características.

Para escolher a melhor ferramenta para as suas necessidades e que te ajude a cumprir as metas da sua empresa, é importante considerar alguns fatores relevantes.

Informações importantes 

Para garantir que os seus objetivos sejam alcançados e que os projetos tenham sucesso é necessário que você tenha certeza do que procura e do que precisa. Assim, leve em conta informações como:

  • recursos;
  • integração;
  • preços;
  • suporte;
  • facilidade de uso.

É importante que você se certifique que a ferramenta escolhida oferece todos os recursos e funcionalidades que a sua empresa precisa. Além disso, verifique se ela é compatível com as outras estratégias de SEO e marketing que você já usa. 

No que se refere ao financeiro, compare os preços e planos de diferentes empresas para encontrar aquele que seja mais acessível e que funcione para o seu orçamento. 

Avalie também, se oferece suporte técnico e atualizações para garantir que você use sempre a versão mais recente. Por fim, leve em conta se é fácil de usar, navegar e se apresenta respostas fáceis de entender.

Prós e contras

Como nenhum recurso é perfeito, ao escolher uma opção entre os planejadores de palavra-chave, pese todos os prós e contras. Ou seja, analise se ela seria capaz de produzir os resultados positivos esperados. 

Foto:Avalie os dados para escolher a melhor opção entre os planejadores de palavra-chave. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

Quais são os principais planejadores de palavra-chave?

Algumas das opções mais famosas entre os planejadores de palavra-chave são o Moz Keyword Explorer e o Übersuggest. No entanto, além destas, existem muitas outras possibilidades disponíveis.

Para que você seja capaz de escolher qual melhor se encaixa no seu planejamento e estratégia de marketing, conheça a seguir um pouco mais sobre três outras fortes opções.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita do Google Ads que permite que você pesquise palavras-chave e veja os dados mais importantes. Por exemplo, o volume de busca e o custo estimado de anúncios para estes termos.

Outra vantagem deste recurso é que ele apresenta informações sobre análises demográficas e geográficas. Dessa forma, a sua marca conseguirá montar estratégias de marketing mais precisas. 

Ele é ideal para planejar campanhas no próprio Google, no entanto, também tem utilidade para melhorar o SEO de outras páginas da internet.

SEMrush

Este é um recurso por assinatura, ou seja, é pago, mas apresenta uma versão gratuita onde o usuário pode usar as ferramentas com algumas limitações. 

O SEMrush também apresenta os dados importantes referentes ao uso da palavra-chave na online e, além disso, mostra outras informações. Por exemplo, quais são as principais tendências de busca e o CPC, ou seja, o Custo Por Clique.

Um outro ponto forte de usar esta ferramenta é que você terá acesso a sugestões de termos relacionados ao apresentado. Por fim, ela também permite a criação de grupos de palavras-chave, o que é uma grande vantagem durante os processos de uma campanha. 

Como nem tudo é perfeito, o seu maior ponto fraco é o fato dos seus recursos que são grátis serem tão poucos. Assim, caso você precise de muitas funcionalidades, talvez seja melhor pagar o plano premium. 

Ahrefs

Também uma plataforma paga, o Ahrefs é muito usado entre os profissionais da área de marketing digital e SEO. Ele não funciona apenas como um dos planejadores de palavra-chave, mas, em outras áreas também.

Esta ferramenta oferece outros muitos recursos, como análise de conteúdo e de backlinks. Além disso, ela faz um controle de posições de classificação. Dessa forma, os usuário conseguem ver como estão os seus resultados .

Ela é uma das plataformas mais completas do mercado, já que oferece instrumentos que funcionam em muitos setores. Portanto, é uma ótima opção para as empresas que querem bons resultados e melhorar a sua classificação nos motores de busca.

Foto: Usar planejadores de palavra-chave ajuda a otimizar o SEO do seu site. Imagem de Василь Вовк no Pexels.

Como o uso dos planejadores de palavra-chave ajudam a otimizar o SEO?

Os planejadores de palavra-chave são essenciais para que os profissionais consigam localizar os termos de cauda longa. Dessa forma, eles ajudam a encontrar as expressões que podem parecer menos populares, no entanto, elas são mais específicas. 

Usar ferramentas do tipo traz uma outra vantagem que é a análise do volume de busca. Ou seja, é um modo de encontrar os termos que são mais procurados. Ao usar estas palavras, você irá otimizar o seu resultado.

Uma forma de aumentar as chances de aparecer nas buscas é usar as palavras-chave que tem um alto volume de busca porque isso é um indicador de que existe uma grande demanda pelo conteúdo relacionado. 

É importante lembrar, no entanto, que o fato de uma keyword ser muito buscada significa que a competição também será maior. Portanto, o ideal é ter um equilíbrio entre todos os fatores.

Título e meta-descrição 

O título e a meta-descrição são elementos para o SEO porque eles são os primeiros a serem vistos pelos usuários nas páginas de resultados de busca. Ao usar os planejadores de palavra-chave, você pode identificar os termos mais relevantes.

Além disso, você também pode analisar a concorrência e o volume de busca dessas palavras para criar textos com resultados ainda mais eficazes.

Conteúdo 

Outra forma de usar essas ferramentas é para encontrar termos relacionados e sinônimos que podem ser usados para enriquecer o conteúdo e torná-lo mais relevante para os usuários e para os mecanismos de busca, por exemplo, o Bing. 

Todos estes recursos ajudam a melhorar o SEO para que a sua página seja encontrada pelo público-alvo certo. Dessa forma, o seu tráfego vai aumentar, assim como as conversões.

Comentários (0)
Add Comment