A procrastinação te acomoda e te faz querer deixar tudo para depois, mas algumas atitudes podem te ajudar a superar esses impulsos que atrapalham a sua vida.
Procrastinação é um impulso natural do ser humano, que tenta te fazer adiar as suas tarefas e obrigações sem uma causa aparente, apenas para evitá-la. No entanto, tal ato acabará por dominar várias áreas da sua vida se você não tomar uma atitude.
O que é procrastinação?
A procrastinação é o ato ou efeito de tentar “deixar para amanhã” o que você precisa fazer de imediato, como suas obrigações do trabalho. Mas, esse depois acaba por ser apenas uma saída para evitar encarar as tarefas de frente, como precisa ser feito.
Seja no trabalho ou nos estudos, ela te leva a pensar que tudo é mais interessante do que aquilo que precisa fazer, como é o caso das redes sociais. Por isso, é preciso identificar esse problema no início e descobrir como começar a mudar o caminho.
O fato de adiar uma tarefa não é algo tão ruim, é verdade. Porém, isso começa a ser um problema com o passar do tempo, já que revela outros fatores que merecem atenção, como é o caso da:
- falta de foco;
- perda de tempo;
- desperdício de recursos.
Esse fenômeno te induz a deixar as obrigações para depois e isso tem grandes impactos no seu bem-estar. Dessa forma, não deixe de acompanhar esse artigo, que deve te ajudar a combater esses impulsos.
A procrastinação te leva a pensar, mesmo que de forma inconsciente, que tudo é mais interessante do que a tarefa em si que você precisa fazer. Logo, é uma barreira que não deve existir em sua vida, até para que a sua saúde e bem-estar permaneçam em dia.
Qual o grande problema?
O grande problema por trás da procrastinação é que deixar tudo para a última hora pode te fazer esquecer de algo importante. Além disso, ainda te faz perder os prazos, já que acaba por fazer tudo às pressas.
Essa situação ainda atrapalha pelo fato dela se tornar uma constante em sua vida. Em suma, para profissionais como um redator SEO, ou para quem trabalha no marketing digital, ela pode comprometer as suas campanhas e todo o seu planejamento.
Mais do que tudo, também é preciso entender como ela age para diferenciar a preguiça do cansaço e por sua vez, da procrastinação. Afinal, elas podem se confundir em alguns casos, embora todos sejam prejudiciais de certa forma.
O que fazer para superar a procrastinação?
Você pode vencer a procrastinação com uma análise ou autoavaliação e jamais deve ignorar o início desses impulsos por protelar suas tarefas. Assim, analise quais são os gatilhos que te levam a essa prática para combatê-los.
Existem algumas atitudes que você pode tomar para não deixar que esse ato de postergar afete mais áreas da sua vida. Por isso, veja a seguir mais detalhes do que fazer para vencê-la e assumir o controle.
Planeje seu dia
Iniciar o dia com um planejamento do que precisa fazer pode te ajudar a vencer esses impulsos. Afinal, você já irá ativar a sua mente e já prepará-la para as tarefas que estão por vir como:
- suas tarefas pessoais;
- obrigações do trabalho;
- demais atividades do dia a dia.
Deixe tudo anotado para que fique mais fácil de conferir ao longo do dia o que ainda falta para fazer. Com isso, a sua mente ainda vai permanecer focada, mesmo que a sua rotina esteja muito corrida.
Uma lista pode de te ajudar
Criar uma lista pode ser uma boa forma de definir todas as suas tarefas. Do mesmo modo, você pode criar um tópico com prioridades para não deixar elas por último e acabar por desperdiçar mais tempo.
Você pode estipular ainda pequenos períodos para usar o seu celular para acessar o seu Instagram ou Facebook, caso seja essa a sua distração. Além disso, desative o máximo de alertas como o de notificações de vídeos no YouTube Shorts, para não te atrapalhar.
Documente seu avanço
Acompanhe e anote todo o seu progresso e quais atividades você já cumpriu, logo, o seu cérebro vai se acostumar com essa nova maneira de trabalhar. Do mesmo modo, isso vai te ajudar a direcionar os recursos e energia para o local certo quando precisar.
Como vencer a procrastinação e respeitar os seus prazos?
Controlar todas as suas entregas e prazos ajudam a vencer a procrastinação e retomar o bom desempenho que você já teve. Nesse sentido, reforça-se a importância de documentar todo o seu processo de avanço.
Mesmo que pareça antiquado, sempre rabisque tudo que precisa ser feito e evite blocos de notas em seu celular ou computador. Isso porque, o fato de realizar essa atividade nesses aparelhos pode te distrair durante a luta contra a procrastinação.
Tenha uma agenda por perto
O ideal é ter uma agenda por perto ou um caderno que possa servir como base para você anotar os seus progressos diários. Com isso, o seu cérebro terá um reforço positivo e vai se sentir mais confiante em seguir na sua jornada.
Melhore seu ambiente de trabalho
Criar um ambiente propício para o trabalho ajuda a manter o foco e a concentração, principais rivais da procrastinação. Dessa forma, leve em consideração alguns pontos, como:
- remover objetos que te distraiam;
- use aromatizantes agradáveis;
- mantenha o lugar organizado.
A sua alimentação e rotina também vão influenciar na forma como o seu corpo se comporta no trabalho. Portanto, é ideal ter um ciclo que vá te ajudar a engrenar e a realizar todas as suas tarefas de forma fácil.
Regule seu sono
Tenha uma vida mais regrada e aproveite a noite para dormir e descansar, pois isso vai te ajudar a criar um conteúdo e fazer um trabalho mais rico. Por isso, não ignore os sinais do seu corpo.
Ao sentir-se cansado, o ideal é parar e repousar e não insistir em uma atividade por base da força. Afinal, isso só irá piorar tudo e fazer com que se distraia ainda mais facilmente com coisas superficiais.
Pensar positivo ajuda a combater a procrastinação?
Tenha um pensamento positivo desde o início de suas tarefas, pois isso te ajuda a vencer a procrastinação. Em suma, a energia e a forma como você pensa são capazes de enviar sinais ao seu cérebro que induzem à ação.
Acredite em si mesmo para melhorar a sua autoconfiança e o seu foco no que precisa ser feito. Desse modo, com essa simples mudança de atitude, o seu corpo vai sentir um impacto positivo e mais força para concluir as tarefas pendentes de finalização.
Crie recompensas para si mesmo
Desenvolva uma maneira de se recompensar pela conclusão das tarefas para recondicionar sua mente e corpo para o trabalho. Afinal, essas emoções positivas vão te ajudar a recuperar o vigor e a “boa forma”.
Você também vai sentir um impacto positivo no seu bem-estar, que está diretamente ligado à maneira que se relaciona consigo mesmo. Então, os sinais positivos também não devem ser ignorados, mas sim reforçados.
Estipular pausas pode combater a procrastinação?
Criar momentos de descanso ao longo do dia e estipular sua duração pode ajudar a combater os males da procrastinação. Nesse sentido, inclua no seu cronograma de atividades alguns momentos de pausa e aproveite para realmente descansar.
Não se distraia em outras atividades, porque para elas deve-se ter também um horário estipulado. Mas, não se preocupe, você não precisa ficar refém de todo um planejamento para o resto da vida, pois logo o seu corpo irá se adequar à nova maneira de agir.
Prefira descansos breves
Evite fazer pausas muito extensas, porque isso pode levar o seu corpo à fadiga. Da mesma forma, quem sofre de procrastinação deve aproveitar essas pequenas pausas para limpar a sua mente.
Ter pausas muito longas pode causar distrações e prejudicar a sua concentração na retomada das tarefas. Então, descansos curtos para aliviar o peso do trabalho ou dos estudos já são mais que suficientes para você não ter problemas.
Não deixe a procrastinação virar rotina
A sua rotina deve ser produtiva e a procrastinação é uma “doença” que compromete esse seu bom desempenho. Mas, não se preocupe com os seus “sintomas”, pois ela é comum de certa forma e é inerente à vida do ser humano.
O grande problema é quando ela começa a substituir a sua vontade de fazer o que precisa ser feito e começa a se tornar uma constante em sua vida. Logo, a dica é não deixar passar a chance de driblar essa prática para que ela não vire presença no seu dia a dia.
Assuma o controle da sua vida
É ideal traçar planos para retomar o controle e as rédeas da sua vida, principalmente se você for um empreendedor ou um profissional autônomo. Isso porque, o controle sobre suas ações e a concentração tornam-se ainda mais necessários nesse tipo de atividade.
Cuide dessa e de outras possíveis adversidades que podem ocorrer no seu dia a dia de trabalho e estudos. Assim, você terá maior chance de sucesso e ficará mais forte, logo, será mais difícil de se deixar abater.