Tudo sobre Protocolo de Internet

O Protocolo de Internet é o que propicia a comunicação de dados na web, assim consegue identificar e também endereçar dispositivos conectados em uma rede.

Protocolo de Internet, também chamado de IP (Internet Protocol), é um conjunto de regras que governa a comunicação e a transferência de banco de dados na internet e em redes. Dessa forma, é uma parte crucial da infraestrutura da web e permite o acesso a ela. 

O que é o Protocolo de Internet (IP)?

Protocolo de Internet é um grupo de normas para rotear e endereçar pacotes de dados para que eles possam viajar pelas redes e chegar ao destino correto. Assim, os divide em partes menores, chamadas de pacotes. 

O Protocolo de Internet é um sistema que permite a inovação e a tecnologia atual. Imagem de Markus Spiske em Pexels.

As informações de IP se anexam a cada pacote e ajudam os roteadores a enviá-los para o lugar certo. Então, cada dispositivo ou domínio que se conecta à internet recebe um endereço de IP e conforme os pacotes se direcionam para eles, chegam onde se deseja.

Quando atingem o seu destino, eles são tratados de forma diferente, o que depende de qual protocolo de transporte se combina com o IP. Portanto, os tipos mais comuns são o TCP e o UDP.

Como atua o protocolo de rede?

Em rede, um protocolo é um modo padrão de realizar determinadas ações e formatar dados para que dois ou mais dispositivos se comuniquem. Dessa forma, eles definem quem envia, quem recebe e mantém isso em um padrão para ter sentido.

Como funciona o Protocolo de Internet?

O Protocolo de Internet é uma tecnologia que permite transferir os dados e funciona devido aos seus pontos-chave. Por isso, vale a pena conhecer quais são os conceitos corretos a seguir.

Versões do IP 

As duas versões mais usadas pelo sistema são o IPv4 (Internet Protocol version 4) e o IPv6 (Internet Protocol version 6). Assim, a quarta versão surgiu em 1983 e usa endereços de 32 bits, o que resulta em um número limitado de endereços (cerca de 4,3 bilhões). 

O IPv6, por outro lado, utiliza endereços de 128 bits, o que possibilita um número maior de endereços IP. Então, eles têm muito mais caracteres e o IPv6 ainda não foi totalmente adotado, portanto, a maioria dos dispositivos ainda possui endereços de IPv4.

Cada aparelho que se conecta à Internet se identifica por um endereço IP exclusivo. Dessa forma, os IPv4 estão em quatro grupos de números de 0 a 255 (por exemplo, 192.168.1.1), já os IPv6 são escritos em grupos hexadecimais que se separam por dois-pontos.

O Procolo de Internet é um conjunto de dados importante para a conexão das redes. Imagem de Negative Space em Pexels.

Desafios do IPv4 e vantagens do IPv6 

Esses endereços IPv4 se esgotam de modo rápido e a grande expansão da internet levaram à adoção do IPv6. Portanto, o IPv6 resolve o problema da escassez de endereços e oferece segurança, além de recursos melhores.

O que é um endereço de IP? 

Um endereço de Protocolo de Internet é um identificador exclusivo que se atribui a um domínio que se conecta à internet. Assim, cada endereço de IP é uma série de caracteres, como 192.168.1.1. 

Por meio de um DNS servidor, os nomes se traduzem para domínio legíveis por humanos em endereços de IP. Portanto, os usuários acessam sites sem memorizar a complexa série de caracteres. 

Todo pacote de protocolo possui um endereço do dispositivo ou domínio que envia o pacote e o endereço do destinatário desejado. Por isso, funciona da mesma forma que um envio de correspondência comum do correio.

Como funciona o roteamento de IP?

O IP permite que os pacotes de dados roteiem de modo eficiente por meio de uma rede de dispositivos conectados. Dessa forma, os roteadores analisam o cabeçalho dos pacotes para determinar para onde eles devem ser encaminhados.

A internet é feita de grandes redes interconectadas, cada uma responsável por certos blocos de endereços de IP. Assim, essas grandes redes são chamadas de sistemas autônomos (AS), mas podem se associar a AMP para acelerar o envio.

Uma variedade de protocolos de roteamento, que incluem BGP, ajudam a rotear pacotes entre sistemas autônomos com base em seus endereços IP de destino. Então, os roteadores possuem tabelas de roteamento que indicam por quais sistemas os pacotes devem trafegar.

Como é a viagem AS?

Os pacotes viajam de AS para AS até chegarem a uma linha que seja a responsável pelo endereço de IP de destino. Portanto, o AS os roteia de modo interno para o destino e eles anexam cabeçalhos de pacotes em várias camadas de modelo OSI, como:

  • application;
  • transport;
  • internet.

É válido entender que há diferentes rotas para o mesmo local. Por isso, os roteadores servem para definir também qual é o melhor caminho para se alcançar o destino. 

Como funciona a fragmentação e a remontagem do IP?

O IP permite que os pacotes se fragmentem quando o tamanho máximo de transmissão de uma rede é menor do que a do pacote. Dessa forma, os pedaços se reagrupam no destino e entregam os dados pensados.

O que é um pacote de Protocolo de Internet?

Pacotes de Protocolo de Internet surgem ao se adicionar um cabeçalho de IP a cada pacote de dados antes de se enviar. Então, um cabeçalho é apenas uma série de bits (uns e zeros) que registra várias informações sobre o pacote, como: 

  • endereço de envio e de destino;
  • tamanho do cabeçalho;
  • comprimento do pacote;
  • tempo de vida (TTL); 
  • número de saltos na rede que um pacote pode fazer antes de se descartar;
  • tipo de protocolo de transporte que usa (TCP, UDP, etc.).

No total, são 14 campos de informação nos cabeçalhos IPv4, embora um deles seja opcional. Por isso, o pacote é uma das partes mais importantes do IP e é por meio disso que a inovação tecnológica se torna funcional.

Como se encapsulam?

O IP encapsula os dados da camada superior com os dados da camada de transporte, em pacotes IP antes de serem enviados pela rede. Dessa forma, é sempre usado com outros protocolos, como o TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol).

O Procolo de Internet é responsável por transmitir os dados de um local para o outro. Imagem de Pixabay em Pexels.

Isso garante que o Protocolo de Internet forneça serviços confiáveis ou não confiáveis de comunicação. Assim, é um mecanismo crucial para promover a ligação entre as redes e poder transmitir os dados com eficiência.

O que é TCP/IP?

TCP é o nome que serve ao Protocolo de Controle de Transmissão, o que significa que é ele que dita como se envia e recebe os dados. Então, se inclui um cabeçalho TCP na porção de cada pacote que o usa. 

Antes de transmitir as informações, ele abre um caminho para se conectar com o destinatário e a sua função garante que todos os pacotes cheguem em ordem assim que a transmissão começar. Portanto, via TCP, o destino reconhece o recebimento de cada pacote que chega. 

Como lidar com os pacotes ausentes?

Os pacotes ausentes se enviam de novo caso não se confirme o recebimento, mas, vale dizer que o TCP surgiu para dar confiança, não velocidade. Por isso, o TCP precisa garantir que todos os pacotes cheguem em ordem, mesmo que carregar os dados demore um pouco. 

TCP e o Protocolo de Internet surgiram de modo original para se usar junto e se chamam de conjunto TCP/IP. No entanto, outros protocolos funcionam também com o IP, veja a seguir.

O que é UDP/IP?

Esse é o User Datagram Protocol, ou UDP, muito usado no protocolo de transporte. Dessa forma, é mais rápido que o TCP, mas também é menos confiável, porque não garante que todos os pacotes cheguem em ordem e não gera uma conexão antes de iniciar ou receber.

Como funciona o endereço hierárquico no Protocolo de Internet? 

Os endereços no Protocolo de Internet se organizam em uma estrutura hierárquica, com partes da rede responsável por seções específicas do espaço de endereços. Assim, isso ajuda a tornar o roteamento otimizado e a gerenciar melhor os seus endereços IP.

Qual é o papel do Protocolo de Internet?

O Protocolo de Internet é uma base fundamental para a que a internet se conecte e continue a evoluir. Então, dá para atender às demandas crescentes das redes globais interconectadas.

Com o IPv4 como base original, a escassez de endereços e a necessidade de recursos melhores faz o IPv6 se desenvolver. Isso porque:

  • IPv4 tem limites devido à sua baixa capacidade de endereço;
  • IPv6 surgiu com sua estrutura maior e recursos de segurança.

A transição para o IPv6 não é apenas uma questão técnica, mas um aspecto estratégico para a web crescer de modo contínuo. Por isso, ajuda a suportar a proliferação da Internet das Coisas (IoT) e garantir a segurança e escalabilidade futuras. 

No entanto, as duas versões podem coexistir juntas, com os mecanismos de transição. Dessa forma, isso permite uma mudança gradual sem interromper de modo significativo sua conexão.

O IP funciona, seja na forma do confiável IPv4 ou no modo IPv6, como um impulso da conexão global. Assim, transforma a maneira como as pessoas, empresas e dispositivos interagem em um mundo cada vez mais digital. 

serviços e hospedagem
Comentários (0)
Add Comment