A publicidade e design gráfico são duas áreas muito importantes para o marketing porque, por meio delas é possível ter muitos benefícios e diversas vantagens.
A publicidade e design gráfico são dois tipos de áreas que influenciam bastante o marketing. Por meio delas é possível criar ferramentas que auxiliem nas diversas estratégias para seus negócios.
Qual o papel da publicidade entre Publicidade e design gráfico?
Entre publicidade e design, a primeira deriva do latim e significa tornar público, ou seja, trata-se da divulgação de produtos e serviços e é qualificada como uma propaganda ou um comercial
Em outras palavras, a publicidade está voltada para a venda de algo que se deseja anunciar. Além disso, um bom profissional deve:
- compreender o que os clientes esperam;
- fazer pesquisas de opinião com os consumidores;
- definir o público-alvo;
- ver os melhores horários, dias e formatos em que será passado.
Publicidade e design gráfico: o que é design gráfico?
Na publicidade e design gráfico, o design deve ser visto como um grande projetista. Dessa forma, ele faz um bom planejamento e analisa tudo o que está no projeto, além de pôr em prática.
Para ser um bom profissional nessa área é ideal que ele se pergunte quais são as intenções da criação, as imagens, as cores, os tamanhos e as fontes desejadas. Assim, essas questões são essenciais para se obter um bom resultado.
Quais os benefícios de unir publicidade e design gráfico?
Unir a publicidade e design gráfico é uma boa estratégia para alavancar seus negócios. Dessa forma, isso é fundamental para uma empresa e uma grande ferramenta para atrair clientes.
Esse casamento é ideal pois ele pode otimizar os projetos de sua instituição e trazer diversos benefícios para ela e para todos os envolvidos no assunto. Contudo, as principais delas são:
1 – Construção de um site que traga a imagem desejada pela empresa
Para se confirmar os objetivos propostos pelos publicitários é necessário contratar o serviço de um design gráfico. Isto é, será definido pela empresa os pontos necessários e o design se tornará real em todos os conceitos propostos.
2 – Fazer uso da psicologia das cores
Fazer uso da psicologia das cores é fundamental para as duas áreas. Isto é, cabe ao setor de publicidade determinar as cores ideais para um certo público e também pela faixa etária das pessoas.
Tudo isso deve ser levado em consideração principalmente pelo sucesso de outras empresas, suas experiências e a pesquisa com os clientes. Bem como, tomar todas as decisões de forma objetiva.
Psicologia das cores
A psicologia das cores é um estudo que revela como o cérebro identifica as cores de formas diferentes. Quer dizer, ela influencia em suas emoções, sentimentos e também em seus desejos.
3 – Criar uma logo que faça a empresa se firmar no mercado
Para se criar o logotipo de uma empresa é ideal que o publicitário elabore as mensagens que ele deve conter, sempre de acordo com o ramo e com a instituição, o que for definido por todos os envolvidos.
Já o papel do design é interpretar tudo o que foi proposto pelo publicitário e agir com muita estratégia e criatividade. Bem como, ter responsabilidade com seus trabalhos e também muito entendimento.
4 – Crie imagens interessantes para diversos materiais
É fundamental fazer uso de imagens nos posts e nas redes sociais mais usadas no Brasil. Dessa forma, os designers devem entender as pautas criadas pelos publicitários e criar as ilustrações do que deverá ser feito, como os:
- e-books;
- infográficos.
O que são ilustrações e infográficos?
No mundo da publicidade e design gráfico, as ilustrações são imagens criadas para divulgar ou representar uma pessoa ou uma empresa. Já os infográficos, são conteúdos visuais que fazem uso de textos verbais e não verbais e variam entre ilustrações, imagens e outros.
5 – Melhore o uso dos serviços
O trabalho em equipe da publicidade e design gráfico ajuda na melhoria dos sites e dos aplicativos de marketing. Quer dizer, os publicitários reúnem as informações e os designers pensam nas implementações.
Todos os serviços dos designers são essenciais para a usabilidade de uma página. Isto é, de forma que agrade os gostos de todos os visitantes e que fique bem mais chamativo visualmente.
Público-alvo
O público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes e que possuem os mesmos interesses por produtos ou serviços. Além disso, esse público pode ser: crianças, adultos, mães, idosos e tantas outras pessoas.
Ele deve ser visto como um grande instrumento que ajudará os departamentos de marketing e de design. Ou seja, com o intuito de apresentar diversas propostas que os atendam.
Melhoria na usabilidade
Para melhorar a usabilidade de um site é ideal ter diálogos simples e naturais, falar a linguagem do público, ser constante. Bem como, possuir boas mensagens de erro, saídas marcadas e minimização de sobrecarga.
Ela facilita a realização de ações dentro de uma página por diversos aspectos. Ao ter uma boa usabilidade o visitante encontrará o que deseja sem dificuldades e sem diversos problemas.
A união da publicidade e design gráfico vale a pena nos negócios?
Sim, a união da publicidade e design gráfico vale muito a pena para toda uma empresa. Dessa maneira, elas são áreas bem distintas, mas que auxiliam muito nas estratégias de marketing.
Esse casamento é essencial pois elas agem em conjunto. Assim, é fundamental ter esses profissionais em suas instituições. Há também a possibilidade de otimizar seus negócios e atrair a clientela. Isto é, chamar a atenção das pessoas para o site ou página.
Portanto, se você deseja alavancar os seus planos, faça uso dessas duas áreas. Com isso, contrate perfis de alta qualidade e lembre-se que eles são os responsáveis por dar vida e aumentar a visibilidade da sua empresa ou produto.